Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Destaque Entenda e faça o seu Monotub

Tópico em destaque.
Opa!
Irado o post @Cebolo, mas eu segui tudo e os pins ainda não começaram a nascer.
Colonizei bolos de trigo e estavam incríveis, quebrei e coloquei eles em marmitas, aquelas de alumínio.
Cobri com fibra de coco e deixei úmido.
A temperatura do terrario está em 22 e umidade em 97%.
Eles foram para o terrario e receberam essa camada de fibra de coco há 10 dias, e até agora nem sinal de pins.
Porém não parecem estar contaminados ou com algum problema, é normal?
Não há overlay também, afinal a camada de fibra de coco não foi coberta pelas primórdias.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo, ou só devo esperar a natureza seguir?
Fala meu amigo, @Bomdia, boa noite :)
10 dias é o tempo que deixo colonizando (no escuro, quietinho)
Após você põe pra frutificar (luz e ar fresco) que em uns 2~5 dias ta pinando
Se não tem cheiro ruim, nem sinal de contaminantes, só resta aguardar, overlay eu duvido que aconteça/seja nesse caso.
E pelo que entendi você usou somente fibra de coco? Então vc fez uma camada de casing, não bulk.

-edit
Vi agora que seu post foi segunda, tava sem entrar, e ai, pinou?

E uma dica, que já foi dita no tutorial, se você ta iniciando, monotub não é o aconselhado, por ter mais etapas se der errado você perde a produção, recomendo sempre iniciar no PFtek.
 
Última edição:
Fala meu amigo, @Bomdia, boa noite :)
10 dias é o tempo que deixo colonizando (no escuro, quietinho)
Após você põe pra frutificar (luz e ar fresco) que em uns 2~5 dias ta pinando
Se não tem cheiro ruim, nem sinal de contaminantes, só resta aguardar, overlay eu duvido que aconteça/seja nesse caso.
E pelo que entendi você usou somente fibra de coco? Então vc fez uma camada de casing, não bulk.

-edit
Vi agora que seu post foi segunda, tava sem entrar, e ai, pinou?

E uma dica, que já foi dita no tutorial, se você ta iniciando, monotub não é o aconselhado, por ter mais etapas se der errado você perde a produção, recomendo sempre iniciar no PFtek.
HAhAh boa noite!
Então, eu já havia feito alguns PFtek, e sempre deu "bom" pouca ou quase nenhum contaminação e aí decidi partir pra algo mais produtivo.
Dessa vez, o que rolou foi que fiz os bolos de trigo, e após estarem colonizados nos potes, transferi eles para as "marmitas", e fiz uma camada de casing com fibra de coco, e já deixei direto no terrário, com temperatura de 22ºC, ar fresco, e umidade entre uns 98%.
Isso já tem 12 dias.
Não tem cheiro ruim nem nada, só parece travado.
Tirei algumas fotos dos bolos colonizados antes e deles nas forminhas.

As imagens do bolo é antes de estarem totalmente colonizados e irem para as formas.
As imagens das formas são do estado atual.
 

Anexos

  • IMG_6439.jpeg
    IMG_6439.jpeg
    454.6 KB · Visualizações: 16
  • IMG_6440.jpeg
    IMG_6440.jpeg
    665.4 KB · Visualizações: 14
  • photo_2021-06-17_19-02-23.jpg
    photo_2021-06-17_19-02-23.jpg
    114.5 KB · Visualizações: 13
  • photo_2021-06-17_19-02-37.jpg
    photo_2021-06-17_19-02-37.jpg
    104.9 KB · Visualizações: 14
  • photo_2021-06-17_19-02-44.jpg
    photo_2021-06-17_19-02-44.jpg
    161.2 KB · Visualizações: 16
  • photo_2021-06-17_19-02-41.jpg
    photo_2021-06-17_19-02-41.jpg
    182.6 KB · Visualizações: 15
HAhAh boa noite!
Então, eu já havia feito alguns PFtek, e sempre deu "bom" pouca ou quase nenhum contaminação e aí decidi partir pra algo mais produtivo.
Dessa vez, o que rolou foi que fiz os bolos de trigo, e após estarem colonizados nos potes, transferi eles para as "marmitas", e fiz uma camada de casing com fibra de coco, e já deixei direto no terrário, com temperatura de 22ºC, ar fresco, e umidade entre uns 98%.
Isso já tem 12 dias.
Não tem cheiro ruim nem nada, só parece travado.
Tirei algumas fotos dos bolos colonizados antes e deles nas forminhas.

As imagens do bolo é antes de estarem totalmente colonizados e irem para as formas.
As imagens das formas são do estado atual.

Aparentemente você pulou fases importantes, a colonização após montar o bolo (e a montagem em si).

Primeiro, não é ideal que você simplesmente espalhe o spawn no fundo da bandeja e cubra com apenas uma camada de fibra de coco ou vermiculita. Isso é insuficiente.

Você tem que ir montando camadas, alternando spawn e substrato. Começando no fundo com uma camada de substrato e em seguida uma de spawn, e assim sucessivamente até pelo menos 1,5-2,0 cm da borda, finalizando com a camada de cobertura (casing) de 0.5 cm.

Depois da montagem, há o período de colonização do substrato, como o @Cebolo mencionou, tampado com a própria tampa da bandeja ou dentro da caixa organizadora, com alguns furos cobertos com fita microporo ou perlon (pois não requer troca de ar constante), no escuro, por pelo menos 10 dias entre 23-28ºC (a velocidade da colonização dependerá da quantidade de spawn que você utilizar).

Somente quando toda a superfície estiver colonizada, é que você o coloca no terrário para frutificação.

e já deixei direto no terrário, com temperatura de 22ºC, ar fresco, e umidade entre uns 98%.
Isso já tem 12 dias.

Nessas condições não colonizará e ainda fica suscetível a contaminações (ainda que o substrato não seja nutritivo).
 
Aparentemente você pulou fases importantes, a colonização após montar o bolo (e a montagem em si).

Primeiro, não é ideal que você simplesmente espalhe o spawn no fundo da bandeja e cubra com apenas uma camada de fibra de coco ou vermiculita. Isso é insuficiente.

Você tem que ir montando camadas, alternando spawn e substrato. Começando no fundo com uma camada de substrato e em seguida uma de spawn, e assim sucessivamente até pelo menos 1,5-2,0 cm da borda, finalizando com a camada de cobertura (casing) de 0.5 cm.

Depois da montagem, há o período de colonização do substrato, como o @Cebolo mencionou, tampado com a própria tampa da bandeja ou dentro da caixa organizadora, com alguns furos cobertos com fita microporo ou perlon (pois não requer troca de ar constante), no escuro, por pelo menos 10 dias entre 23-28ºC (a velocidade da colonização dependerá da quantidade de spawn que você utilizar).

Somente quando toda a superfície estiver colonizada, é que você o coloca no terrário para frutificação.



Nessas condições não colonizará e ainda fica suscetível a contaminações (ainda que o substrato não seja nutritivo).
Entendi.
Mas eu tendo pulado agora, é possível que haja frutos ou tudo perdido? o que deve ser feito?
Porque se já estavam colonizados, achei que fosse apenas fazer uma camada de casing e assim levar ao terrário para frutificar.
 
Entendi.
Mas eu tendo pulado agora, é possível que haja frutos ou tudo perdido? o que deve ser feito?
Porque se já estavam colonizados, achei que fosse apenas fazer uma camada de casing e assim levar ao terrário para frutificar.

Para bulk (e afins) uma coisa é a colonização do spawn (grãos) e outra é a colonização do substrato, ao contrário do PFTek que é uma coisa só, por isso mais simples.

Agora você deve voltá-los para a condição de incubação, como eu mencionei antes, ou da mesma forma que você fez para colonizar os grãos.
Quando colonizar o substrato por inteiro, pode colocar de volta no terrário para frutificar.
 
Para bulk (e afins) uma coisa é a colonização do spawn (grãos) e outra é a colonização do substrato, ao contrário do PFTek que é uma coisa só, por isso mais simples.

Agora você deve voltá-los para a condição de incubação, como eu mencionei antes, ou da mesma forma que você fez para colonizar os grãos.
Quando colonizar o substrato por inteiro, pode colocar de volta no terrário para frutificar.
Show!
Agora fez um pouco mais de sentido pra mim.
Mas se eu levar de volta para incubação, com a camada de casing, ela não deve ficar totalmente coberta, correto?
 
Show!
Agora fez um pouco mais de sentido pra mim.
Mas se eu levar de volta para incubação, com a camada de casing, ela não deve ficar totalmente coberta, correto?
A superfície ficará toda coberta de micélio, branquinha, daí sim terá condições de frutificar.
Quando colocar no terrário depois de totalmente colonizada, poderá observar a formação dos pins (simplificando).
Acho que pra exemplificar melhor o que o Tupac está querendo dizer, é que a camada de cima deve ficar branquinha com micelio aparente, mas você não precisa esperar ficar 100%, para iniciar a frutificação, o micelio tem que preencher uns 70%~80% da superficie, tipo assim
1624054195028.png
Se estiver 100% branco, o micélio pode (chance baixa) criar uma camada dura que dificulta o surgimento de pins; que podemos chamar de "overlay".
Porém é normal, ao longo da frutificação, ele tomar toda a superfície, já com cogumelos
tipo assim
1624054354352.jpeg
Aliás esse foto é minha 👆
 
Última edição:
Achei muito interessante e até teria vontade de fazer. Pena que ainda não moro sozinho e meus pais são bem conservadores e caretas quanto a essas coisas. Porém, quando me mudar, acredito que utilizarei deste método, parece fácil e ao alcance de qualquer um. Apenas uma dúvida esse "spawn" que você adicionou é algo que se compra na internet ? São tipo "sementes" ? Perdoe a ignorância, sou leigo ainda.
e ai mano o Spawn é o substrato já colonizado pelo fungo.
 
e ai mano o Spawn é o substrato já colonizado pelo fungo.
Spawn geralmente são grãos inoculados com solução de esporos, cultura líquida, g2g, etc... totalmente colonizados, que posteriormente são usados para colonizar substratos compostos diversos (também pode ser usado bolo PFTek para esse fim).

É comum no mercado de comestíveis ser chamado de "semente".

Muito utilizado também para propagação de micélio através da técnica grain to grain (g2g), entre outras.
 
Última edição:
Spawn geralmente são grãos inoculados com solução de esporos, cultura líquida, g2g, etc... totalmente colonizados, que posteriormente são usados para colonizar substratos compostos diversos (também pode ser usado bolo PFTek para esse fim).

É comum no mercado de comestíveis ser chamado de "semente".

Muito utilizado também para propagação de micélio através da técnica grain to grain (g2g), entre outras.
Totalmente exclarecedor
 
Acho que pra exemplificar melhor o que o Tupac está querendo dizer, é que a camada de cima deve ficar branquinha com micelio aparente, mas você não precisa esperar ficar 100%, para iniciar a frutificação, o micelio tem que preencher uns 70%~80% da superficie, tipo assim
View attachment 200515
Se estiver 100% branco, o micélio pode (chance baixa) criar uma camada dura que dificulta o surgimento de pins; que podemos chamar de "overlay".
Porém é normal, ao longo da frutificação, ele tomar toda a superfície, já com cogumelos
tipo assim
View attachment 200517
Aliás esse foto é minha 👆
Foda!
O meu, ficou assim.
Melhor deixar mais tempo ou já posso voltar para o terrário?
 

Anexos

  • photo_2021-06-23_11-35-12.jpg
    photo_2021-06-23_11-35-12.jpg
    134.1 KB · Visualizações: 28
Foda!
O meu, ficou assim.
Melhor deixar mais tempo ou já posso voltar para o terrário?
No seu caso tem que esperar, essa parte do meio não está colonizada.
Quando eu digo 70~80% é quando tem micélio nele todo mas não necessariamente preenchendo 100% da área visível, o seu está sem no meio, falta.
1624481412189.png
Esse é um exemplo, está colonizado mas não tem sua área 100% coberta, e sim uns 80~90.
O seu está faltando no meio, enquanto as bordas estão bastante colonizadas, mas é isso, aguardar, se aniversariar assim pode facilitar a contaminar no meio.
 
No seu caso tem que esperar, essa parte do meio não está colonizada.
Quando eu digo 70~80% é quando tem micélio nele todo mas não necessariamente preenchendo 100% da área visível, o seu está sem no meio, falta.
View attachment 200584
Esse é um exemplo, está colonizado mas não tem sua área 100% coberta, e sim uns 80~90.
O seu está faltando no meio, enquanto as bordas estão bastante colonizadas, mas é isso, aguardar, se aniversariar assim pode facilitar a contaminar no meio.
BOA!
Uma coisa que senti e foi uma experiencia nova pra mim, foi um cheiro muito adocicado quando abri as quentinhas.
Isso é normal? Se deve ao substrato? No meu caso arroz integral.
 
BOA!
Uma coisa que senti e foi uma experiencia nova pra mim, foi um cheiro muito adocicado quando abri as quentinhas.
Isso é normal? Se deve ao substrato? No meu caso arroz integral.
Ih rapaz, cheiro doce pode ser sinal de atividade bacteriana :confuso:
Da uma pesquisada sobre ai no fórum e espera ver o desenvolvimento.
 
Tem q levar em conta a qualidade do seu olfato e o miscelio tbm tem cheiro. Mais como já falaram tem q aguardar pra ver
 

Monotub basicamente é misturar micélio (spawn) com substrato nutritivo (bulk) numa caixa que servirá de terrário para o mesmo.


Mono - do Grego, monos, significa único.
Tub - do Inglês, significa banheira, o que faz referencia à caixa organizadora.​

Não há restrições quanto ao tamanho da caixa, uma altura boa para o crescimento dos cogumelos já é o suficiente, porém é comum e mais rentável se utilizado em grande escala, ou seja, em grandes caixas.

A vantagem do monotub é a alta produção e exigir poucos cuidados, é proveitoso abanar e borrifar, mas teoricamente ele consegue tomar conta de si mesmo.

Normalmente os monotubs são feitos com caixas organizadoras transparentes, contendo 6 furos, sendo 4 nas laterais o mais perto do substrato possível, e 2 em cima no topo.
Pode ser feito de diversas maneiras que funciona, desde uma caixa sem furos, com dois furões ou com vários furinhos espalhados, o importante é que mantenha a umidade alta e tenha troca gasosa, nada que você não possa controlar com abanadas e borrifando água.

Todo bulk geralmente é pasteurizado, e segundo a biblioteca do fórum

Sendo assim, você pode até montar o monotub na sua varanda, que dificilmente irá contaminar, um exemplo é o cultivo outdoor onde o material tem que ser pasteurizado para funcionar, mas é claro que tomar os devidos cuidados para trabalhar em um ambiente limpo, usando luvas e mascara é sempre bom.

A proporção recomendada de substrato para spawn é de 2:1, ou seja, 2 partes de substrato para 1 parte de spawn. Porém até 4:1 é aceitável, tendo em mente que demorará mais para colonizar.

Montagem do tub

Primeiramente escolha o recipiente, usaremos de exemplo uma caixa de 20l.
View attachment 118133

Para fazer os furos a melhor forma é com metal aquecido, se tiver algo como um ferro de solda, ótimo, mas pode ser feito até com uma tesoura esquentando a ponta no fogão. Você também pode usar uma furadeira, mas dependendo da broca utilizada tem chances de rachar o plástico.

View attachment 118134

6 furos sendo 2(dois) furos em cada lateral mais longa, perto de onde acabará o substrato e 1(um) furo em cada lateral mais curta, perto da tampa.

É recomendado escurecer a base da caixa, pintando o plástico de preto ou utilizando um saco de lixo preto por fora do plástico ou por dentro embaixo do substrato.

Como nesse exemplo:
View attachment 118163

Os furos devem ser tampados, na gringa, o pessoal costuma usar muito Polyfil (como na foto acima), que nada mais é do que fibra de poliéster para enchimento.

Porém podemos usar fita micropore tranquilamente, mais fácil e pratico. Deve se observar se perto dos furos o substrato estará com um aspecto normal ou de seco, caso esteja seco, deve-se diminuir o fluxo de ar do furo (mais fita ou poliéster).

Na hora de aniversariar, é recomendado remover a fita dos furos superiores, perto da tampa, para maior troca de ar.


Preparo do Substrato
Existem diversas receitas de substratos, acredito que cada um deve se moldar de acordo com o que lhe convém, faça testes, pesquise, experimente!

A mais básica e comum é 50/50 esterco e vermiculita ou pó/fibra de coco.

Você pode alterar essas proporções, como 70% verm/pó e 30% esterco
View attachment 118203
Também pode-se adicionar café e gesso, ou outros compostos como palhas, bagaço de cana, etc, caso deseje, pesquise sobre.

Após calcular a quantidade desejada, misture tudo e vá adicionando água até chegar naquele momento em que você aperta com as mãos e escorrem poucas gotas.



Pasteurização
Existem diversas formas de pasteurizar seu substrato, aqui será feito no banho-maria, porém se você conseguir outra forma de manter o substrato com temperatura interna entre 60-80°C por 2 horas, também serve.

Você precisará de um termômetro culinário, não existe outra forma de medir a temperatura interna do substrato.
View attachment 118166
O meu é igual este da foto, uma rápida busca na internet, o achei por 15 reais na americanas, então alto custo não é desculpa.

Coloque todo o seu substrato dentro de uma panela ou pote (que aguente calor) e bote dentro de outra panela, maior, cheia de água.
View attachment 118168

Vai demorar um pouco pro substrato atingir a temperatura desejada, a água vai levantar fervura e ferver por alguns minutos, caso abaixe o nível de água tem que repor.

Após atingir a temperatura desejada, você pode desligar o fogo, a temperatura se manterá próxima por uns 20m-30m, após isso ligue novamente o fogo, espere subir e continue nesse processo de babá, tomando conta do seu substrato, mantendo sempre entre 60-80ºC por 2h.

O calor não será distribuído por igual no seu substrato, quanto mais perto do fundo da panela, será mais quente, e quanto mais longe, mais frio consequentemente.
Então você pode deixar a ponta do termômetro bem no meio, marcando 70ºC, assim você tem uma média, no fundo estará 80ºC e no topo 60ºC.

Caso você se descuide e passe da temperatura é só retirar o pote de dentro da panela que logo ele descerá. É necessário prestar uma atenção, mas não tem necessidade de ficar as 2h em pé na frente do fogão, de 15 em 15m vá dar uma olhada, ou se programe para fazer enquanto cozinha, assim já estará na cozinha em frente ao fogão ;)

Após esfriar naturalmente para temperatura ambiente de 25ºC, você já pode confeccionar o monotub.


Confecção

Você pode tanto misturar todo o substrato com o spawn de forma uniforme, como também pode fazer camadas, como um sanduíche (substrato-spawn-substrato).

Aqui nós iremos misturar tudo.

Como spawn, o mais indicado sãos os grãos, pela maior área de contato, porém bolos pftek funcionam perfeitamente.

Caso deseje, o spawn pode ser dunkado antes da confecção.

View attachment 118202View attachment 118201View attachment 118197View attachment 118198View attachment 118196View attachment 118199View attachment 118200

Primeiro despeje metade do seu substrato e adicione o spawn, adicione o resto do substrato e misture muito bem. Não tem problema deixar grãos expostos na superfície, mas é aconselhável cobrir com substrato, ao final tente dar uma nivelada com a palma da mão e está pronto para tampar.


Colonização e Frutificação

Após a confecção, você deve deixar ele colonizar quietinho, num ambiente escuro e com pouca ventilação de preferência, um armário é o ideal, não tem necessidade de controlar a temperatura pois o monotub gera calor e aquece a si mesmo, mas o ideal é que o ambiente esteja entre 20-25ºC.

O tempo de colonização pode variar de 7 a 21 dias, dependendo da sua proporção de substrato:spawn, em média são necessários 10 dias.

O momento certo de frutificar é quando o substrato estiver totalmente colonizado, nesse momento você deve retirar do armário, retirar as fitas dos buracos superiores e caso queira, iniciar a troca gasosa (abrir para abanar e se estiver seco, borrifar água)

Um exemplo do substrato totalmente colonizado, pronto para frutificação, esse estava com 8 dias, na proporção 2:1.
View attachment 118174

Não é necessário cobrir o monotub colonizado com uma camada seca de vermiculita, há quem defende e quem não, vá do seu gosto, novamente, experimente!

Agora é so esperar e seu monotub renderá cogumelos lindos!

View attachment 118176View attachment 118175View attachment 118178View attachment 118177

Bom, acredito que é isso, qualquer coisa eu edito e adiciono depois.
O crédito do tutorial é meu, mas as fotos a maioria são do google.

Espero que ajude quem não conhece a técnica, qualquer duvida só perguntar :)
Cara que lindo esse monotub e os flushes são gigantescos mesmo em comparação a casing e pftek.

To partindo pro monotub depois de vários acertos com pftek e casing. Vamos pro próximo passo.

A minha dúvida em questão ao gesso. - Pode ser o pó de concha no lugar dele ?
- achei aqui no aviário perto de casa.

E caso não use. Tem algum problema ?

Pelo jeito vou ter que comprar um termômetro pra fazer a pasteurização correta.

Grato 👽🙏🏻👊🏻
 
Cara que lindo esse monotub e os flushes são gigantescos mesmo em comparação a casing e pftek.

To partindo pro monotub depois de vários acertos com pftek e casing. Vamos pro próximo passo.

A minha dúvida em questão ao gesso. - Pode ser o pó de concha no lugar dele ?
- achei aqui no aviário perto de casa.

E caso não use. Tem algum problema ?

Pelo jeito vou ter que comprar um termômetro pra fazer a pasteurização correta.

Grato 👽🙏🏻👊🏻

Pode ser pó de concha sim mano! Discutimos um pouco sobre ele recentemente aqui.
Idealmente a variação de pH que ele (e o gesso e o calcário) provocam seria positiva, mas é que essa sedimentação leva muito mais tempo pra acontecer do que o tempo de frutificação. A conclusão é que provavelmente o efeito não é tão expressivo, mas considerando o preço, acaba valendo a pena tentar.

Sobre o termômetro, com certeza vale a pena mano! Depois que peguei um daqueles de espeto nunca mais queimei o substrato (fazer no forno elétrico é difícil demais) kkk
 
Vi em outras fontes sobre o uso do carbonato de cálcio como opção, e até comprei 1 kg para experimentar (é barato, paguei 11 Reais)
No fim das contas, qual o melhor adicional?
Gesso, calcário, pó de concha ou carbonato?
 
Back
Top