Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvidas sobre substrato painço

DedoAzul

Hifa
Cadastrado
14/11/2019
34
9
24
Fala galera, boa tarde a todos
estou buscando tópicos eficientes sobre o preparo e esterilização do substrato painço, porém não estou encontrando, se alguém conseguir me ajudar me direcionando a um tópico específico ficaria muito agradecido.
Como não tenho experiência em preparo de outro substrato a não ser o padrão (vermiculita+arroz integral) estou meio inseguro dos procedimentos que já iniciei com o painço.
Comecei com 500g de painço, iniciei hoje com método de tindalizaçao, deixei às 500g fervendo por 10 min., e farei isso por mais 2 dias, quando finalizar a tindalizaçao, deixarei de molho por 24h em uma bacia com 2 colheres de água sanitária, pós molho em água sanitária, deixarei de molho mais 24h em uma bacia com 2 colheres de cal.
Para finalizar deixarei na PP por1h, deixarei descansar e assim partir eu para inoculação e incubação.
Preciso de ajuda pra saber se o procedimento para o painço é outro ...
Desde já, gratidão .
 

Anexos

  • Screenshot_2020-03-23-13-45-16-1.png
    Screenshot_2020-03-23-13-45-16-1.png
    1.1 MB · Visualizações: 5
A pesquisa de painço traz algumas informações esparsas.

Mas não é um substrato muito utilizado pelos cultivadores daqui.

Boa sorte.

 
Opa! Painço é top! É o substrato a qual eu mais trabalho, e os resultados são muito satisfatórios
Fácil de preparar, da pra misturar com FAI, fazer bolo, montar casing. Todo bom.

"Começo preparando o painço, encho um vasilha com água, coloco o painço e levo ao fogo alto até começar a borbulhar, depois baixo o fogo e deixo por cerca de 20-25 min sempre mexendo, quando alguns grãos começam a estourar está no ponto ideal. Depois de fervido coloco o painço para escorrer por volta de 30 min e guardo a água que sai pois é bem rica em nutrientes e pode ser usada caso precise."

Da uma olhada no meu diário que tu vai pegar umas dicas.
 
Muita gratidão pela atenção irmão, estou muito interessado em trabalhar com diversos substratos pra observar os diferentes resultados, só que nessa já descartei a água com os nutrientes rsrs, amanhã, pós fervura hoje, já mando elas pra PP, vou postar o resultado aqui
 
Passando aqui pra avisar que houve uma frustração, não consegui ver onde está meu erro, procedi fervendo os grãos por 30min, dps de um dia descansando deixei de molho 24h na água sanitária, dps sequei os grãos (+/-, ficaram levemente úmido) e mandei para PP por 40m fogo baixo dps de pegar pressão.

Deixei esfriar e parti pra inoculação, hoje faz 7 dias e dos 4 copos, nenhum apresentou sinal do micélio, nem de nenhuma contaminação aparente.

Vou partir para a experiência com o outro substrato que tenho, trigo em grãos.

Comecei hoje fervendo por 25m.

Amanhã deixo de molho na água sanitária por mais 24h

Dps vou deixá-los escoar para tirar o exsesso de umidade

E assim colocarei os copos com trigo na PP

Alguém notou algo de errado no procedimento? Ou na sequência? Ou será ansiedade, não sei a velocidade de colonização no micélio em painço, mas com arroz integral em 7 dias já apresentavam micélio

Abcs
 
Passando aqui pra avisar que houve uma frustração, não consegui ver onde está meu erro, procedi fervendo os grãos por 30min, dps de um dia descansando deixei de molho 24h na água sanitária, dps sequei os grãos (+/-, ficaram levemente úmido) e mandei para PP por 40m fogo baixo dps de pegar pressão.

Deixei esfriar e parti pra inoculação, hoje faz 7 dias e dos 4 copos, nenhum apresentou sinal do micélio, nem de nenhuma contaminação aparente.

Vou partir para a experiência com o outro substrato que tenho, trigo em grãos.

Comecei hoje fervendo por 25m.

Amanhã deixo de molho na água sanitária por mais 24h

Dps vou deixá-los escoar para tirar o exsesso de umidade

E assim colocarei os copos com trigo na PP

Alguém notou algo de errado no procedimento? Ou na sequência? Ou será ansiedade, não sei a velocidade de colonização no micélio em painço, mas com arroz integral em 7 dias já apresentavam micélio

Abcs

Não tenho experiência com painço mas acho que deixar de molho na solução com água sanitária não ajuda muito...

Se não crescer nada nos próximos dias (pq ainda ta em tempo), chutaria que é esse o problema. Nada cresce, nem contaminante nem micélio.
 
Penso eu também que esteja ai o erro, vou fazer o mesmo com o trigo observando cada etapa com minuciosidade.

Comecei meus experimentos deixando os substratos de molho em água sanitária pq vi no procedimento com milho que isso e feito na intenção de limpar o miolo do grão

Hoje esterelizo e anoite parto pra inoculação, caso o micélio não colonize, tem grande chance de o erro estar nesta parte da água sanitária
 
Grato pelo relato, sinto que jaja estarei mestre em preparar variedades de substratos

Só vou insistir neste "erro" ,pq já ficaram 12h de molho na água sanitária

Vou ver oque consigo, posto o resultado aqui, aproveito e vejo se acho vestígios de micélio iniciando no painço
 
Os copos de painço foram todos descartados após 15 dias sem apresentar nenhum sinal de micélio e nem de contaminação.

Os de trigos deram certo! Fiz 4 copos, os 4 estão progredindo com micélio

Só tenho a espécie A+, e acredito que ela esteja fraca, micélio muito algodoado, não consigo faz um tempo ver o micélio crescendo com forma rizomórfica e uniforme, creio que Jajá vou ter que partir pra parte Laboratorial e me envolver com Ágar, pra salvar essa única espécie que tenho

Os primeiros cultivos na parte de inoculação formavam uns micélio lindo, redondos, com filamentos igual raiz de plantas

De um tempo pra cá só se desenvolve como um algodãozinho, só pode ser cobweb

Obgd pela ajuda até aqui, ficou mais fácil pra mim me organizar

Daqui uns dia excluo esse tópico
 
Opa! Painço é top! É o substrato a qual eu mais trabalho, e os resultados são muito satisfatórios
Fácil de preparar, da pra misturar com FAI, fazer bolo, montar casing. Todo bom.

"Começo preparando o painço, encho um vasilha com água, coloco o painço e levo ao fogo alto até começar a borbulhar, depois baixo o fogo e deixo por cerca de 20-25 min sempre mexendo, quando alguns grãos começam a estourar está no ponto ideal. Depois de fervido coloco o painço para escorrer por volta de 30 min e guardo a água que sai pois é bem rica em nutrientes e pode ser usada caso precise."

Da uma olhada no meu diário que tu vai pegar umas dicas.
Nesse caso utilizo somente o painço não precisa de vermeculita?

Opa! Painço é top! É o substrato a qual eu mais trabalho, e os resultados são muito satisfatórios
Fácil de preparar, da pra misturar com FAI, fazer bolo, montar casing. Todo bom.

"Começo preparando o painço, encho um vasilha com água, coloco o painço e levo ao fogo alto até começar a borbulhar, depois baixo o fogo e deixo por cerca de 20-25 min sempre mexendo, quando alguns grãos começam a estourar está no ponto ideal. Depois de fervido coloco o painço para escorrer por volta de 30 min e guardo a água que sai pois é bem rica em nutrientes e pode ser usada caso precise."

Da uma olhada no meu diário que tu vai pegar umas dicas.
Depois desse preparo eu misturo com a vermeculita e vai tudo para PP?
 
Back
Top