Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvidas sobre o cultivo

Warcelovisk

Esporo
Cadastrado
20/07/2021
4
2
21
Se eu estiver escrevendo no lugar errado por favor me corrijam
Ola a todos, sou um iniciante nas artes dos micélios e acabei de por minha primeira seringa de esporos em um substrato para incubação
Mal comecei e ja tenho diversas dúvidas a respeito... a primeira delas, ao esterilizar a ponta da seringa para a incubação eu utilizei o fogo, não sei se é bem eficaz ou se a temperatura pode ter prejudicado em alguma coisa, se alguem tiver informação melhor sobre isso iria melhorar muito minha ansiedade em relação ao assunto kkkk
A segunda duvida minha (e a que me assombra desde antes do cultivo) é: nessa fase de incubação, eu preciso necessariamente de uma incubadora? Estou deixando meu pote em cima da mesa do meu quarto porque li que ele precisa de luz tambem, o sol não bate diretamente nele mas ele recebe a luz do ambiente, não sei se a luz ou então a falta de um recipiente pra esse pote (pra evitar contato dele com o ar em geral ou algo assim) pode acabar me prejudicando nesta fase que eu considero a mais delicada pelo que ouvi falar
Abraços amigos cogumélicos, tmj 🙏🏻
 
O fogo na agulha da seringa serve para não causar contaminação cruzada (de um copo para outro).

Só de aquecer a seringa não vai inviabilizar.
A primeira gota que passar ali resfria.

Não precisa de incubadora.
Ela serve apenas para aquecimento ou resfriamento.
Apesar de ajudar, não é necessário.
Eu não utilizo.

Não gosto de deixar meus copos expostos a luz.
Não acho produtivo, apesar de não ter contra indicação
 
Obrigado pela ajuda grande Texugo, eu estava cheio de dúvidas e incertezas mas agora após sua resposta me sinto mais confiante e resolvi deixar apenas a natureza seguir seu fluxo, sem mexer mto no copo e esperar ao menos 1 semana pra ver se há algum sinal do micélio
 
Mas agora outra dúvida encontra-se na minha mente, em minha cidade está fazendo ultimamente um frio entre 10 a 20 graus... eu vejo muito falar que o calor pode atrapalhar o desenvolvimento do micelio, mas será que um frio tão intenso desse não pode acabar comprometendo meu cultivo? Não me importo tanto se atrasar o cultivo meu medo é o frio matar os esporos e micelio em potencial '-'
Será que alguém pode me sanar essa dúvida em relação ao frio?
 
Mas agora outra dúvida encontra-se na minha mente, em minha cidade está fazendo ultimamente um frio entre 10 a 20 graus... eu vejo muito falar que o calor pode atrapalhar o desenvolvimento do micelio, mas será que um frio tão intenso desse não pode acabar comprometendo meu cultivo? Não me importo tanto se atrasar o cultivo meu medo é o frio matar os esporos e micelio em potencial '-'
Será que alguém pode me sanar essa dúvida em relação ao frio?
Se não me engano a temperatura boa para Incubação é de 22° - 29°. Depois dos 30 ele começa a se desenvolver lentamente e aos 40° já é a temperatura letal.
Baixas temperaturas vão estagnar o crescimento do micélio.
Você mesmo pode montar sua incubadora e colocar um aquecedor dentro de uma garrafa e controlar a temperatura dentro da incubadora para o crescimento dos micélios. A minha primeira eu fiz com uma caixa de papelão revestida com papel alumínio + garrafa com o aquecedor dentro.
 
em minha cidade está fazendo ultimamente um frio entre 10 a 20 graus... eu vejo muito falar que o calor pode atrapalhar o desenvolvimento do micelio, mas será que um frio tão intenso desse não pode acabar comprometendo meu cultivo? Não me importo tanto se atrasar o cultivo meu medo é o frio matar os esporos e micelio em potencial '-'
Será que alguém pode me sanar essa dúvida em relação ao frio?
É comum guardar substrato colonizado na geladeira (2 a 5°C) por meses. Temperaturas abaixo de 20°C induzem a desaceleração do metabolismo celular micelial gradativamente conforme decréscimo, desfavorecendo a frutificação. Abaixo de 0°C a atividade enzimática é mínima ou nula.
Por isso, armazenar na geladeira é uma forma de preservar inóculos ou bolos PF para cultivos futuros.

A qual temperatura o micelio morre?
Acredito que depende de como ele será congelado e descongelado, se haverá ou não danos à estrutura celular.
 
Última edição:
Back
Top