Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvidas sobre incubação

atlexical

Cogumelo maduro
Cadastrado
19/10/2008
9
57
Olá, Estou tentando iniciar meu primeiro cultivo mas encontrei umas informações que me deixaram em dúvida, que me parecem desencontradas em relação ao que praticamos aqui no Brasil. Vejam só por exemplo as informações no Shroomery:

No link: http://www.shroomery.org/10256/PF-Tek-v2

Antes de traduzir, chamo a atenção para dois pontos:

a) temperatura máxima de 27C, mas fala que o preferível seria algo em torno de 21C.
b) manter os potes em ambiente que não bata sol direto, mas que receba luz indireta, e não manter em ambiente completamente escuro.


a Seção 'Incubação de Potes Inoculados' fala o seguinte, numa tradução apressada:

"Após inoculação dos potes, feche a tampa e coloque a fita adesiva/durex nas frestas dos potes e feche os buracos da agulha [com durex]. Coloque os jarros em um lugar que não fique sob luz direta do sol. Luz indireta é tudo que é necessário. Se a temperatura for mantida em cerca de 70F (21C), a germinação começará em 3 ou 5 dias. Os esporos aparecem de início como pontículos esbranquiçados, que crescem e se espalham com uma aparencia de algodão e pedaços rizomorficos. Qualquer temperatura interna está OK. Se ficar muito frio, coloque uma lâmpada quente sobre os jarros. Uma lâmpada comum com refletor já basta. Mantenha a temperatura em 70F/21C (não sobreaqueça - monitore a temperatura com um termometro). Uma temperatura ambiente morna é o suficiente. Mas no plano geral, temperaturas baixas nunca são um problema. A regra é ficar atento ao sobreaquecimento.

Uma nota sobre incubação:

A incubação não é fundamental. Desde que as temperaturas fiquem ao redor de 70F[21C] o processo funcionará bem e você não precisará se preocupar com demasiado trabalho extra e gastar com uma incubadora. Ainda que a incubação a uma temperatura a 80F/26.5C acelere um pouco o processo, isso tende em compensação a aumentar a taxa de contaminação. É porque as temperaturas mais altas também são atrativas para os contaminantes. Na verdade, até beneficia e acelera mais o desenvolvimento dos contaminantes do que do cogu, dando àqueles maior probabilidade de se propagarem no substrato.

De todo jeito, a temperatura não deverá ficar acima de 80F/26.5C, pois temperaturas acima disso poderão ser prejudiciais ao crecimento da colônia, até o ponto em que com muito calor acabará matando-a."

Então é isso pessoal, acabei ficando com mais dúvidas?! :)

--> a temperatura aqui na minha terra está baixa, por volta de 20C 25C no máximo, já estava até pensando em comprar termostato, mas agora estou em dúvida depois desse texto do Shroomery.

--> estava mantendo os potes (inoculados anteontem) no escuro completo, dentro de um armário, mas pelo que eles falam seria até bom um pouco de luz indireta, fraca.
 
A temperatura de incubação são 28 graus constantes...


e os potes se não me engano o mauricio disse que não é necessário total ecuridão na incubação...
 
Vale lembrar que no começo do texto há a seguinte nota:
So read this, try and fully understand it, and then read about the upgrades to the PF TEK in the Basic Cultivation Guides section.

Sobre a questão da "alta" temperatura, você já respondeu a si mesmo:
Ainda que a incubação a uma temperatura a 80F/26.5C acelere um pouco o processo, isso tende em compensação a aumentar a taxa de contaminação.
A taxa de contaminação vai aumentar de qualquer forma se você esterilizou ou inoculou incorretamente.
A luz indireta não faz mal, mas também não parece ser benéfico, além do calor que ela possa produzir.

Nos meus cultivos eu deixo na incubadora aos 27 ºC, no escuro, e coloniza perfeitamente em média de 25 dias.
 
Sugestão? Ou você segue o que está escrito aqui, ou o que está no Shroomery.
 
Vale lembrar que no começo do texto há a seguinte nota:

Sobre a questão da "alta" temperatura, você já respondeu a si mesmo:

A taxa de contaminação vai aumentar de qualquer forma se você esterilizou ou inoculou incorretamente.
A luz indireta não faz mal, mas também não parece ser benéfico, além do calor que ela possa produzir.

Nos meus cultivos eu deixo na incubadora aos 27 ºC, no escuro, e coloniza perfeitamente em média de 25 dias.

Ok Cosmik! Tem um video de aprendizado do pf tek, http://www.shroomery.org/11432/Lets-Grow-Mushrooms-Pf-tek-videos , em que recomendam deixar entre 24 e 28C, então a recomendação de 27 e 28C está dentro. Vou usar um termostato para manter a temperatura em 27C.

Vou fazer uma experiencia deixando 3 potes no escuro, controlando a temperatura em 27C, e os outros 2 potes pegando um pouco de luz indireta e sem controlar temperatura.

Ecuador, vou seguir as recomendações do CM, se a colonização deslanchar, abro um diário de cultivo com fotos e explico todos os passos que segui, valeu!

Na verdade é minha segunda tentativa. Tem uns 2 anos que tentei sem sucesso, cometi pelo menos esses 2 erros: 1) inoculei o pote que tinha deixado esfriando por apenas 2 horas depois de tirar da panela de pressão, ainda que parecessem frios por fora, o interior podia estar ainda quente; 2) não hidratei os esporos: raspei o carimbo, coloquei na seringa e inoculei, tudo no mesmo procedimento;

Resultado que não consegui colonização, nem contaminação, nada, nada, nem sinal de micélio depois de 2 semanas.(n) :(

Abçs!
 
Poxa... faço votos que esta sua nova tentativa seja coroada de SUCESSO! Eu também estou na segunda experiência, depois da primeira fracassada por contaminação de cobweb. Acima e avante. Tenho certeza que o Grande Cogumelo ainda há de nos abençoar. Coragem, vamos que vamos :)
 
Eae galera, na minha city a temperatura fica entre 20º a 30º, dai to pensando em colocar meus PFTek em uma incubadora de isopor, sem o aquecedor, vocês sabem dizer se a temperatura interna sera como ate externa ?

Atualmente os meus PFtek estão em pratilheira dentro de sacos de lixo preto, onde bate uma luz indireta do sol; Tbm borrifei uma solução de desinfetante com água sanitária dentro do saco com os recipientes, vocês isso acham isso necessário ? fico pensando se essa solução poderá afetar de algum modo o micélio.

Ou manter a pratilheira sempre limpa, borrifando essa solução já cuida de uma possível contaminação ?
 
Última edição:
Eae galera, na minha city a temperatura fica entre 20º a 30º, dai to pensando em colocar meus PFTek em uma incubadora de isopor, sem o aquecedor, vocês sabem dizer se a temperatura interna sera como ate externa ?

Conforme o micélio se desenvolve, ele passa gerar calor, então a temperatura interna da incubadora sempre será um pouco acima da temperatura externa.

Atualmente os meus PFtek estão em pratilheira dentro de sacos de lixo preto, onde bate uma luz indireta do sol; Tbm borrifei uma solução de desinfetante com água sanitária dentro do saco com os recipientes, vocês isso acham isso necessário ? fico pensando se essa solução poderá afetar de algum modo o micélio.

Se os potes estão bem lacrados não há porque afetá-los. Mas também não vejo necessidade de passar desinfetante. Basta que os sacos de lixo estejam limpos.

Ou manter a pratilheira sempre limpa, borrifando essa solução já cuida de uma possível contaminação ?

Pode ser.
 
Oi Cosmik e Equador! Bom dia, agradeço a atenção, ah sim, tem alguns coberto só com o papel alumínio sem esparadrapo, pq tem a tampa mas, não selei os furos da inoculação; vendo agora tbm acredito que alguns não selei direito, selei por cima do alumínio e não na borda. :eek:. Saí agora pra comprar fita isolante e acabei de sela as furos da inoculação e as bordas do aluminio. então tirei uma fotos de antes e depois. vou deixar os recipientes fora do saco.

Aki dps da caixa de isopor
Foto0377.jpg
Recipientes antes
Foto0378.jpg

Recipientes agora
Foto0379.jpg
 
tem alguns coberto só com o papel alumínio sem esparadrapo, pq tem a tampa mas, não selei os furos da inoculação; vendo agora tbm acredito que alguns não selei direito, selei por cima do alumínio e não na borda.

Você colocou aquele selo de vermiculita no topo do bolo? Se colocou, é uma camada extra de proteção. Então não precisa se preocupar tanto.

Bem, só resta esperar alguns dias e se achar necessário abra um diário de cultivo para que possamos acompanhar o cultivo.

vou deixar os recipientes fora do saco.

Melhor deixar dentro dos sacos, não? Ficam mais protegidos.
 
Você colocou aquele selo de vermiculita no topo do bolo? Se colocou, é uma camada extra de proteção. Então não precisa se preocupar tanto.

Bem, só resta esperar alguns dias e se achar necessário abra um diário de cultivo para que possamos acompanhar o cultivo.

Melhor deixar dentro dos sacos, não? Ficam mais protegidos.

Oie Cosmik, então, ah que bom, coloquei sim uma camada de vermiculita na parte de cima, tbm coloquei na parte de baixo pra melhor extração do bolo. É verdade pensando bem, vou colocar os recipientes dentro dos sacos. Estou escrevendo o diário, dps vou organizar pra colocar aki na comuidade. :LOL: Galeera! agradeço por me ajudar com essa strain South American... E tbm já já irei começar com os cogumelos B+, vai ser show. Abrção, Namaste!
 
Pessoal, pra quem mora no Brasil (a não ser que seja no extremo sul em algum lugar muito frio) a incubadora é completamente desnecessária. Podem deixar os potes colonizando em qualquer estante ou gaveta, garanto que dá tudo certinho. Incubadora é perda de tempo, dinheiro e ainda por cima pode ser um ambiente ideal para contaminantes
 
Pessoal, pra quem mora no Brasil (a não ser que seja no extremo sul em algum lugar muito frio) a incubadora é completamente desnecessária.

Acho que depende do propósito. Por exemplo, em CL e placas eu acho a incubadora necessária. Já deixei algumas CLs em temperatura ambiente (por volta de 20 graus) e demoraram muito para germinar.

Em colonização de spawn (inoculados com CL) ou bulks dá para variar bastante a temperatura.

Incubadora é perda de tempo, dinheiro e ainda por cima pode ser um ambiente ideal para contaminantes

A incubadora se torna ideal para contaminantes para quem é relaxado no cultivo e deixa a incubadora com umidade elevada e/ou não veda os potes corretamente.
 
Acho que depende do propósito. Por exemplo, em CL e placas eu acho a incubadora necessária. Já deixei algumas CLs em temperatura ambiente (por volta de 20 graus) e demoraram muito para germinar.
Tem toda razão, estou deixando minhas CLs incubarem a temperatura ambiente e o frio da noite alem de atrasar a germinação esta atrasando o crescimento.
 
coloquei nakelas sacolas termicas q se ganham em empresas no final do ano hauehuahueha!

Ficou 2 graus mais quentes q no ambiente externo q seria no armario fechado!

Estao vdados com a tampa do pote hermetico, aluminio com fita isolante e plastico filme tudo esterilizado!

Estou cultivando pesa em milho.
Boa sorte pra todo mundo!
 
Ola pessoal, eu moro no interior do PR, estou usando incubadora pois anoite a temperatura aqui despenca, mas de dia faz calor de nao ficar embaixo do sol, pelo menos protege da ação externa de temperatura do dia a dia.
 
Back
Top