Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dunk - Volume de Água absorvida em 48 h

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Por que eu fiz o teste? Manipulações com in vitro (Completo - Cultura Negligente #2 - In Vitro Tek no Copo de Requeijão - TKSSS - 12º Cultivo) me deram uma absorção de menos de 2 ml/dia em bolos que ficam com o "pézinho" na água e o resto fora. Então, é hora de avaliar o alcance da efetividade do dunk em fazer o bolo absorver sua água.

------------------------

Vamos lá. Fiz o teste.

Condições: bolo PF Tek padrão, feito em um copo de requeijão de 250 ml, com camada de vermiculita e sem sinal de ressecamento.

Outras condições de dunk: 48 horas em submersão total de um bolo que tinha sido feito roll ao ser aniversariado, e que tinha acabado de ser colhido do primeiro flush e sem cold shock.

Pesei antes:
20200908_223152.jpg ==> 100 gramas, arredondando.

Passadas as 48 horas:
20200910_235906.jpg ==> 150 gramas (!!!), arredondando. São 50 ml de água absorvidos!


Um ganho de 50% de peso!


Com um total de mais de 1/3 de sua massa de água (pois já tinha água antes dos 50 ml), o bolo todo estava "fofo" ou "molenga". Cheguei a fazer um corte pra confirmar se por dentro o micélio estava bem. Estava.

-----------------

Conclusão: o bolo num dunk absorve um enorme volume de água (50% de seu peso neste caso) num bolo com as condições acima, nas condições acima - abaixo listadas:
  1. Bolo com a parte externa não ressecada;
  2. 48 horas de dunk;
  3. Submersão total;
  4. Após primeiro flush;
  5. Cerca de 230 ml de volume de bolo;
  6. Camada de vermiculita por roll presente na superfície (vermiculita retém água);
  7. Em temperatura ambiente (cold shock reduz o metabolismo pelo frio).

Acredito que essas são as principais variáveis que façam mudar a quantidade de água absorvida de bolo pra bolo. Isso porque a água é absorvida ativamente pelo bolo, e não passivamente. Quer dizer, ele chupa a água, não é ela que penetra nele. Bolos são impermeáveis. Então as condições do micélio podem influir mais do que qualquer coisa no quanto de água ele vai decidir absorver.

Devagar quando tiver oportunidade de ver bolos em condições diferentes, repetirei o dunk de 48 horas pra seguir em comparações.

E fico feliz de tirar a prova do quanto um bolo pode absorver num dunk. Espero que lhes seja útil também como foi pra mim saber disso.

Até a próxima experimentação de dunk. :)
 
Última edição:
Por que eu fiz o teste? Manipulações com in vitro (Completo - Cultura Negligente #2 - In Vitro Tek no Copo de Requeijão - TKSSS - 12º Cultivo) me deram uma absorção de menos de 2 ml/dia em bolos que ficam com o "pézinho" na água e o resto fora. Então, é hora de avaliar o alcance da efetividade do dunk em fazer o bolo absorver sua água.

------------------------

Vamos lá. Fiz o teste.

Condições: bolo PF Tek padrão, feito em um copo de requeijão de 250 ml, com camada de vermiculita e sem sinal de ressecamento.

Outras condições de dunk: 48 horas em submersão total de um bolo que tinha sido feito roll ao ser aniversariado, e que tinha acabado de ser colhido do primeiro flush e sem cold shock.

Pesei antes:
View attachment 118324 ==> 100 gramas, arredondando.

Passadas as 48 horas:
View attachment 118323 ==> 150 gramas (!!!), arredondando. São 50 ml de água absorvidos!


Um ganho de 50% de peso!


Com um total de mais de 1/3 de sua massa de água (pois já tinha água antes dos 50 ml), o bolo todo estava "fofo" ou "molenga". Cheguei a fazer um corte pra confirmar se por dentro o micélio estava bem. Estava.

-----------------

Conclusão: o bolo num dunk absorve um enorme volume de água (50% de seu peso neste caso) num bolo com as condições acima, nas condições acima - abaixo listadas:
  1. Bolo com a parte externa não ressecada;
  2. 48 horas de dunk;
  3. Submersão total;
  4. Após primeiro flush;
  5. Cerca de 230 ml de volume de bolo;
  6. Camada de vermiculita por roll presente na superfície (vermiculita retém água);
  7. Em temperatura ambiente (cold shock reduz o metabolismo pelo frio).

Acredito que essas são as principais variáveis que façam mudar a quantidade de água absorvida de bolo pra bolo. Isso porque a água é absorvida ativamente pelo bolo, e não passivamente. Quer dizer, ele chupa a água, não é ela que penetra nele. Bolos são impermeáveis. Então as condições do micélio podem influir mais do que qualquer coisa no quanto de água ele vai decidir absorver.

Devagar quando tiver oportunidade de ver bolos em condições diferentes, repetirei o dunk de 48 horas pra seguir em comparações.

E fico feliz de tirar a prova do quanto um bolo pode absorver num dunk. Espero que lhes seja útil também como foi pra mim saber disso.

Até a próxima experimentação de dunk. :)
Interessante, hoje fervi a agua e depois de esfriar foi para o congelador, fiz uma imersão total em um bolo com a agua geladona, podia ter feito isso com a balança ,pois vejo logica no que disse sobre (cold shock reduz o metabolismo pelo frio), mas vc viu alguém fazer este teste de concentração de absolvição no (cold shock) se for isso mesmo, fiz um Dunk errado, gostaria de ver estes dados com e sem (cold shock) e suas variações de absolvição, seria interessante saber isso. se for real, pra que geladeira? ( vou começar a pesar meus bolos, antes e depois ).
 
Última edição:
"seria interessante saber isso. se for real, pra que geladeira? ( vou começar a pesar meus bolos, antes e depois )."
Olha, pelo que eu entendo sobre cold shock, é somente para abaixar a temperatura e indicar ao micélio que está no momento de frutificação.

Eu particularmente gosto, faço junto de todos os dunks, as vezes quando está muito calor em casa eu deixo o terrário uns 30m na geladeira para abaixar a temperatura interna do substrato.
 
Até onde sei pela prática e com base em diversas postagens do @tupy no fórum, o cold shock no caso dos cubensis não tem nenhuma eficácia comprovada.

Normalmente se usa mais para reduzir chances de desenvolvimento de contaminações durante a submersão devido a baixa temperatura da geladeira
 
Olha, pelo que eu entendo sobre cold shock, é somente para abaixar a temperatura e indicar ao micélio que está no momento de frutificação.

Eu particularmente gosto, faço junto de todos os dunks, as vezes quando está muito calor em casa eu deixo o terrário uns 30m na geladeira para abaixar a temperatura interna do substrato.
Ola Cebolo, tudo bem?

Olha que estranho isso: hoje retirei um bolo da hidratação, me assustei parecia que tinha 500g kkkk, então peguei mais dois bolos que colonizou por completo para aniversariar, mas eles tem a mesmas medidas e não pesaram nem 200 G, pensei aniversariar pra que? não deveria eu antes hidratar eles para ja iniciar com todo seu potencial? o outro ja deu fruto e pesa mais que esse kkkk

fiquei na duvida.
 
Ola Cebolo, tudo bem?

Olha que estranho isso: hoje retirei um bolo da hidratação, me assustei parecia que tinha 500g kkkk, então peguei mais dois bolos que colonizou por completo para aniversariar, mas eles tem a mesmas medidas e não pesaram nem 200 G, pensei aniversariar pra que? não deveria eu antes hidratar eles para ja iniciar com todo seu potencial? o outro ja deu fruto e pesa mais que esse kkkk

fiquei na duvida.

Dunkar antes da primeira leva é bem comum. Em qualquer momento, é comum.

A única leitura que já fiz é que não se recomendaria dunkar entre a primeira e a segunda levas, porque os nós hifais da segunda leva já estariam ali. Mas, acho que também não deve fazer diferença, já que a submersão não mata nada no micélio, apenas o hidrata.
 
Back
Top