Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duende Verde Maldito!

Bolha

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/10/2009
99
48
33
trichoderma, trichoderma é nome cientifico desse fdp:mad:... eu axo...

Quero saber se alguem ja teve o azar de ter contaminações com esse cara, e depois teve o sucesso de ele não afetar no crescimento do micélio na incubação!?

E se tem alguma salvação para meus copos? Posso retirar o maldito e fazer um casing? OU sera que posso esperar mais alguns dias para ver no que que da?:confused::rolleyes:


Por favor, preciso de ajuda com isso, ja pesquisei mas só axei um diario de cultivo que tem muita informação sobre o "trichoderma" e mesmo assim fico na duvida. https://teonanacatl.org/threads/pesa-1º-cultivo.3203 Ajuda por favor:(
 
Última edição por um moderador:
:( apenas isso? jogue fora? não tem oque fazer? posso taca algum antibiotico nele? posso taca lysol diretamente nele?

é facil falar taque fora, mas isso não é ajuda... desculpe, mas se tiver alguem qui ja fez uma experiência diz ae por favorr?:(
 
Continue pesquisando.

E antibióticos são eficazes contra bactérias, não contra fungos.

Lysol matará tudo, incluindo o micélio de cubensis. E, acredite, o contaminante está espalhado por todo o meio.

Você viu as áreas que estão maduras e com a coloração típica, mas ele está por todo o resto.


Agora, fácil é ignorar os conselhos e sair fazendo o que lhe dá na cabeça. Só que há riscos envolvidos :cool:


Nas minhas culturas toda vez em que apareceram contaminantes verdes tudo se perdeu.
 
Boas, eu penso ter esse duende verde num dos meus bolos, mas apenas em um deles, o que está menos desenvolvido e onde ainda nem apareceu micélio, nos outros onde o micélio já se esta a desenvolver e cobre cerca de 40% dos bolos ainda não tem nada...

Agora a minha duvida é se o trichoderma me vai aparecer no resto dos bolos?

Segui todos os cuidados, e em cada inoculação chegava fogo a seringa, fiz tudo dentro de uma glove box e tudo desinfectado com alcool 70%, apenas não desinfectei numa panela de pressão
 
Boas, eu penso ter esse duende verde num dos meus bolos, mas apenas em um deles, o que está menos desenvolvido e onde ainda nem apareceu micélio, nos outros onde o micélio já se esta a desenvolver e cobre cerca de 40% dos bolos ainda não tem nada...

Agora a minha duvida é se o trichoderma me vai aparecer no resto dos bolos?

Segui todos os cuidados, e em cada inoculação chegava fogo a seringa, fiz tudo dentro de uma glove box e tudo desinfectado com alcool 70%, apenas não desinfectei numa panela de pressão

Como isso? Vc não usou panela de pressão? Então vc fez como a esterilização?:confused:
 
Com panela normal, uma hora e meia a ferver em lume alto.

Sei que não garante total eliminação de fungos mas teve que ser.

Tinha 5 bolos, agora tenho 4, o que infectou era o único que não tinha micélio, a infecção era pequeníssima mas deitei fora, todos os outros estão ficando branquinhos...

Edit: De salientar que a pequena infecção teria menos de 1cm2, talvez 0,3cm2 pequeníssima mas não quis arriscar e deitei fora simplesmente, até porque me estava a incomodar te-lo junto dos outros!
 
Caraca bitcho! Fiz isso e não funcionou, mas se vc diz isso.... VELHO! funciona, funciona faze o bagulho na panela normal.... XUPAAA!!!:p:

Voltandoo, vc tem um diario de cultivo (se tem manda o link ae):D?
Qual substrato vc usou?
Vc fexou a tampa da panela? Colocou mais agua nela? Vedou BEM os copos?


Cara se vc pudesse explicar tudo bem, ia se muito rok em rou!:eek:

VLW:pos:
 
Caraca bitcho! Fiz isso e não funcionou, mas se vc diz isso.... VELHO! funciona, funciona faze o bagulho na panela normal.... XUPAAA!!!:p:

Voltandoo, vc tem um diario de cultivo (se tem manda o link ae):D?
Qual substrato vc usou?
Vc fexou a tampa da panela? Colocou mais agua nela? Vedou BEM os copos?


Cara se vc pudesse explicar tudo bem, ia se muito rok em rou!:eek:

VLW:pos:

Cara, tem panela de pressão a 19 reais no mercado...
 
Para já parece estar tudo bem, apenas um pote foi para um lixo, mas talvez por este ter sido fervido numa panela diferente, mais pequena, onde a agua acabou cedo demais e pelo que pude notar ficou muito denso este bolo, quase como que cozido.

Ainda não fiz o diário, mas amanha penso fazer com foto-report e o procedimento que tomei.

Pois podia ter comprado a panela de pressão, apenas não o fiz talvez por comodismo, para a próxima compro.

Bolha eu vedei totalmente os bolos, os copos tem tampa com filtro, tapei a panela com a tampa e vedei com a prata, ferveu durante aproximadamente 2h (distrai-me e ficou 30 mints a mais) e não ficou sem agua, apenas a panela pequena onde tinha o bolo infectado ficou sem agua. Para evitar a perda de agua pus no fundo da panela cartuchos de prata enrolados a mão que retiveram a agua durante todo o processo. O substrato é o mais simples, vermiculita e farinha de arroz integral.

Amanha posto fotos de todos os bolos.

Abraços
 
Cara, tem panela de pressão a 19 reais no mercado...

¬¬² não to me refirindo a isso... to falando das pessoas qui falaram que é IMPOSSIVEL, não vejo problema em gastar 20tão na panela, pq vo comprar uma semana qui vem. E ai faço outro cultivo:):pos:

entendes?
 
Estou sentindo que vem mais cultivo em vão por aí :p:
 
Apesar destes 4 aparentemente estarem bem, também tenho esse pressentimento Ecuador, agora só resta mesmo esperar, inoculei os esporos dia 24 de Abril, no mínimo só daqui a 1 semana saberei se consigo alguma coisa desta cultura, como eu disse vou postando fotos.
 
Nem estou falando do seu cultivo, Souza. Espero que os seus copos colonizem totalmente. Mas você está em outro ambiente, outro clima etc. De repente dá certo por aí.

Aqui no Brasil quase sempre quente e úmido, com esporos de quase tudo pelos cantos, é outra história.

Mas avise do seguimento aí.
 
Pois, como o clima mediterrânico é menos complexo que o vosso tropical acredito que jogue a meu favor, de todas as maneiras vou fazer um reporte, mesmo que dê errado fica um aviso para os outros.

Já li muita coisa sobre as mais variadas técnicas que existem, mas não consegui perceber qual a que tem melhor rácio facilidade/quantidade, que tek me aconselhas onde a facilidade e a quantidade imperam?


Abraços
 
Pelo que você escreveu é novato no cultivo. Então use a PF tek mesmo. Quando dominar esta e tiver um suprimento garantido poderá testar outras.
 
Back
Top