Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Discussão de - O que é "Dunk and Roll"? - da Biblioteca

skatopia

Primórdia
Cadastrado
19/01/2011
1
37
Discussão do tópico - https://teonanacatl.org/threads/o-que-é-dunk-and-roll.174/

---------------------------------------------------------------------------------------

Tenho algumas perguntas :
1 - Pegar o bolo quer dizer tirar tudo que tem dentro do copo e dunkar ele?
2 - E o que seria dunkar?
3 - E o que seria névoa? Pelo que eu entendi seria umidificar o bolo, nao poderia ser com um pouco de agua?
 
Realmente não explica direito.

1 - "Pegar o bolo" significa pegar o bolo
2 - Dunk é "afogar" o bolo durante 24h com a intenção de hidratar os bolos
3 - "Névoa" significa névoa, fala pra umidificar e não enxarcar.
 
Isso mesmo. Significa fazer uma imersão do bolo em um recipiente com água.

O ideal seria água esterilizada, mas também dá certo com água mineral limpa. Isso quer dizer, abra a garrafa de água e use em seguida para a imersão ou dunk.

Embora não seja parte indispensável da técnica você pode fazer um cold-shock junto. Quer dizer, fazer o dunk na geladeira. Se houver contaminantes na água a baixa temperatura diminui a proliferação deles.
 
vlw mano, eu tava vendo no firefox e n apareciam as imagens nem o video, agora no chrome apareceram. Vlw a dica.
 
Ferver a água que vai utilizar no dunk e apos colocar na geladeira, esperar esfriar(gelar) e ai sim mergulhar o bolo e voltar pra geladeira diminuiria o risco de contaminação certo? errado? surgiu essa ideia só não sei se realmente procede
 
Ferver a água que vai utilizar no dunk e apos colocar na geladeira, esperar esfriar(gelar) e ai sim mergulhar o bolo e voltar pra geladeira diminuiria o risco de contaminação certo?

A ideia é por aí mesmo. Água fervida, esterilizada, ou água mineral. E fazer o dunk na geladeira.
 
Ae galera, vi várias explicações de dunk com casings e ainda me resta dúvidas:

Situação: Meu casing tem 30% da camada de vermiculita colonizada e está na incubadora com papel alumínio e alguns furos selados com alguma fita. Para dunkar esse cainsg, eu deveria abri-lo pra confirmar a colonização, adicionar mais água mineral no próprio casing, tampá-lo com o papel alumínio e levá-lo a geladeira por 24h?

Depois de muito ler cheguei a essa conclusão, me confirmem se estiver certo galera! :):)

Valeu!
 
Para dunkar esse cainsg, eu deveria abri-lo pra confirmar a colonização, adicionar mais água mineral no próprio casing, tampá-lo com o papel alumínio e levá-lo a geladeira por 24h?

Não precisa dunkar antes de aniversariar. Se você fez tudo certo até agora, é provável que micélio esteja bem hidratado, pronto para frutificar. A partir do primeiro flush você pode fazer um dunk de 12 a 24 horas.
 
Talvez, mas como não é um material tão nutriente assim, esterilizada antes do uso não deve causar mais problemas do que a vermiculita.

Na dúvida use vermiculita, ou, não faça roll... O bolo de fibra já fica com uma textura diferente, talvez nem precise.
 
Talvez, mas como não é um material tão nutriente assim, esterilizada antes do uso não deve causar mais problemas do que a vermiculita.

Na dúvida use vermiculita, ou, não faça roll... O bolo de fibra já fica com uma textura diferente, talvez nem precise.
Entendi, obrigado.
E em relação ao manuseio com o bolo, seria melhor utilizar as mãos limpas ou luva limpa com álcool gel 70? Acredito que a luva seria um procedimento mais seguro mas o álcool não agrediria o micélio?
 
A vermiculita em que se rola o bolo, precisa ser esterelizada? se sim como posso proceder?
Pelo o que eu ouvi dizer a vermiculita é um material inerte e normalmente vêm "esterilizada" de fabrica. Mas é bem mais recomendado esteriliza-la antes da utilização. Acredito que o método mais indicado seria no microondas dentro de um ziplock quase completamente fechado, uma vez que o ideal é realizar o roll em vermiculita seca.
Mais uma vez, posso estar errado sobre isso! Algum usuário mais experiente pode confirmar isso, por favor?
 
A vermiculita em que se rola o bolo, precisa ser esterelizada? se sim como posso proceder?

@Mr.Mushrooms, fazer o roll em vermiculita "crua" contaminou 5 bolos do meu cultivo. Fiz isso por duas vezes (pois sou bem insistente) e acabei me desiludindo da ideia de que a temperatura a que à vermiculita foi submetida, seja o suficiente para esterelizá-la. Pois isso é feito apenas para expandi-la.

Eis a técnica de PASTEURIZAÇÃO de vermiculita que utilizo: despejo a vermiculita a ser pasteurizada em uma bandeja que possa ser colocada no forno. Em seguida, fervo uma quantidade 'x' de água (o suficiente para encharcar a vermiculita) e deixo-a em repouso por algumas horas, tampada com papel laminado esterlizado. Após isso, coloco a bandeja no forno e deixo lá até que a vermiculite esteja seca, pois do contrário, os bolos não irão se aderir a ela.
 
Última edição:
@Mr.Mushrooms
Eis a técnica de PASTEURIZAÇÃO de vermiculita que utilizo: despejo a vermiculita a ser pasteurizada em uma bandeja que possa ser colocada no forno. Em seguida, fervo uma quantidade 'x' de água (o suficiente para encharcar a vermiculita) e deixo-a em repouso por algumas horas, tampada com papel laminado esterlizado. Após isso, coloco a bandeja no forno e deixo lá até que a vermiculite esteja seca, pois do contrário, os bolos não irão se aderir a ela.
Boa! Sabe se a mesma técnica funciona pra pó de casca de coco?
 
Back
Top