Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Diferentes variedades no mesmo terrário

dinooficial420

Hifa
Cadastrado
07/11/2019
5
12
60
Tenho uma dúvida: É melhor ter cada variedade em um terrário separado, ou pode-se colocar duas ou três variedades no mesmo terrário? Ou não faz diferença?
 
Estou mais interessado em saber se isto afeta o desenvolvimento do P.Cubensis. No meu experimento inicial (primeiro cultivo) coloquei dois cases, cada um colonizado com uma variedade diferente, TPB e Florida. Ambos pinaram juntos, contudo o Florida abortou tudo, o TPB cresceu forte. Ambos foram ao mesmo tempo para o DUNK, após a colheita. Desta vez, o TPB não pinou e o Florida cresceu forte. Por isto surgiu esta dúvida.
 
Os cogumelos pequenos podem ser uma característica apenas desse lote/cultivo (substrato, condições de colonização etc),ou a genética mesmo, se é tudo de uma única cultura.
Carimbos apresentam bastante variação mesmo entre um mesmo carimbo, já que cada um dos esporos tem a sua própria genética que dará origem à morfologia, dentro das características daquela cepa / strain / variedade.

Dentre as condições de controle do cultivo e terrário, o que favorece o tamanho dos cogumelos é o micélio estar bem "enraizado", para conseguir pinar com bases bem "gordas" que darão origem a cogumelos grandes, desde que haja condições favoráveis para desenvolvimento do fruto (nutrientes e umidade disponível).

No seu caso os seus cogumelos não parecem muito aquém das imagens que temos na biblioteca para a strain Cambodian Gold, a não ser pelo tamanho, e tem uma quantidade razoável de cogumelos. Pode ser que pela profundidade das quentinhas, a altura do substrato colonizado esteja limitando o micélio um tanto, ou seja um fato relacionado com aquela sua dúvida sobre a colonização da camada de casing.

E aguarde o segundo flush, talvez ainda saiam cogumelos maiores.
 
Bem..estou no meu primeiro cultivo mas estou usando 2 variedades p comparar, e espero poder contribuir de alguma forma... Estou usando a A+ Albino e a Porto Rico. Fiz 1 bolo de cada c/ arroz e vermiculita e 7 dias depois, outros 2 de cada c/ arroz, vermiculita e canjica, ficando ao total 6 bolos, 3 de cada tipo. .. fiz todos os rituais iguais entre os pares de Albino e PRico e a impressao que tenho por enquanto, é que o Porto Rico esta se desenvolvendo mais e mais rapido que os albinos. Um dos Albinos eu ate devolvi pro escuro por mais 3 dias pra melhorar a colonizacao do bolo pois foi o unico que faltava uns 20% pra colonizacao total... mas esta diferenca eu diria que e de 2 ou 3 dias...
Outro detalhe interessante foi o numero de dias de incubação ... como estava meio frio, fiquei com medo de abrir a primeira caixa antes de 15 dias e acabei abrindo com 20 dias... quando as culturas com canjica tinham 13 dias e a diferenca de colonizacao entre elas era bem pequena ( exceto aquele bolo de Albino)...
Como nosso colega mais experiente Texugo diz, ha outras razoes mais importantes que a variedade em si p/ explicar a aparente vantagem dos bolos Porto Rico ate agora, mas acho que vale registrar a experiência para os colegas de espírito científico ...kkkk

...mas ainda nao chegamos na parte mais interessante: a frutificação. Quando tiver resultado dos primeiros flushs de cada, eu digo no que deu... 😉
 
Back
Top