Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diario de cultivo PAINÇO c/PAPELÃO

Diário de cultivo completo.
Bom.. Amigos e Amigas :
Este Diario aquim e uma derivaçao do outro Diario que estou fazendo...
https://teonanacatl.org/threads/2-diario-de-cultivo-strain-gteach-pf-tek.12441/
Como o substrato e tecnica de inoculaçao sao diferentes entao decidi separar os Diarios pra ficar mais entendivel

Entao.. Tenho papelao feito com esta tecnica aquim como base
https://teonanacatl.org/threads/técnica-de-clonagem-em-papelão.731/
Inves de usar microndas esterilize na PP 4 frascos com papelao 10 miinutos
Usei glovebox para as transferencias
Usei pedaço de bolo recem dunkeado...Pinza de depilar esterilizada junto aos frascos e pasei na soluçao 10% de agua oxigenada
Asepsia da glovebox com Agua sanitaria 10 % antes de fechar
Uma vez as maos dentro alcool 70 % aguardo 5 minutos e outra borrifada de alcool 70 antes de empezar
Trabalhei o mais rapido possivel ao abrir e fechar a tampa
Ao dia de hoje(ums 10 dias) eles esta assim
20160512_230543.jpg 20160513_190153.jpg 20160513_190216.jpg
O papelao da terceira foto, por a pouca experiencia que tenho em isolamento pareciera que e o ideal para isolar e iniciar um novo papelao...
Pergunta:
No caso de isolar o micelio rizomatico da foto... tem que ser cortado de uma forma em especial ?
O que e o que nao debo fazer ? rssss e a melhor pergunta..!!!

Sigo...
Entao decidi usar paniço em base aos Diarios de @Malahov e seguir o metodo que explica no diario...
https://teonanacatl.org/threads/spawn-de-painço-a-albino.12201/
Numca usei os alimentos de aves como base de substrato.. mais sempre vi boms resultados entao decidi testar nesta viaggem.. rssss
(Desculpem as veces o PORTUNHOL ):)
Hoje 13/05 os graos estao hidratando em agua por 24 hs.
Blz ?
Gteach:cool:
Editado
Aquim em shroomery acho que esta parte da resposta na pergunta que eu mesmo fiz ...
O post pertenece a "CreamCorn" e e do ano 2007..
" you typically have to transfer bits of mycelium to new plates a couple times in succession until you've truly narrowed it down to a single strain (when it no longer splits up, or sectors, into separate growth patterns on a given plate, you know you've got it truly isolated.)
Traduçao aprox :
Vc tem que transferir uma quantia de micelio a nuevas culturas algumas veces repetidamente ate que
verdadeiramente se estreitaram em uma so *STRAIN.. cuando nao tem mais divisoes o setores, sendo patrones separados de cresciemnto o que se forma.. entao vc tera isolado mesmo mano rsssss
Mais o menos assim,,,rsssss
*onde diz STRAIN acho que referese ao micelio rizomatico.. ao menos esso entendo no cotexto da frase..
BLz ?
Gteach:cool:

Quiz editar pra agregar mais uma foto mais nao consegui no post anterior..
Moderador pode unir..:)
Sera este aquim o corte quetenho que fazer ?(Retangulo amarelo )
micelio rizo.jpg

Uma citaçao de @tupy (lendo agora)
(o que você procura nesse caso é o ponto com o melhor rizomorfismo aparente)

Entao acho que esse mesmo sim...
Gteach:cool:
 
Última edição por um moderador:
Hoje depois das 24 hs tirei os graos do molho;;enxague bem varias vezes.. e comecei a ferver por 10 minutos (ate morder e sentir ao dente )
Pasei na agua fria pra cortar fervor e seque na peneira do arroz.
Entao percibi que os graos nao secavan muito agreguei um toque de vermiculita no asunto.. ;)
20160514_155238.jpg
Preparaçao dos frascos
Vermiculita na base
20160514_155702.jpgGraos 20160514_160313.jpg Aluminio 20160514_160339.jpg Furos20160514_160704.jpg
Tampa/micropore 20160514_160819.jpg
Vedaçao /Luva reciclada
20160514_161011.jpg 20160514_161045.jpg
Barbeiro
20160514_161154.jpg Panela 20160514_164107.jpg

1 hora na pressao
Deixe esfriar 5 horas...
Nesse tempo selecionei o papelao que iria a elegir pra inocular..
Dos cuatro papelaoes que tenho elegi o terceiro em importancia e aspecto;
20160514_220445.jpg

Deixe o melhor pra repiquar soamente e o segundo aguardarei a crescer ainda um pouco mais.O quarto acho que estagno mais fica ai na observaçao.

Chegou o momento e ai estava eu fazendo o primeiro papelao e senti aquela emoçao depois de tanto tempo...por haber superado ate aqui todo o que a travez deste tempo tinha feito... Sonrei.. conmigo mesmo.. mais sonrei..:)

Procedimento
O paso a paso do procedimento e uma simulaçao do que fiz dentro da glovebox pensando em movimentos para demorar o menor tempo possivel e ter tudo na mao;;
Aqui os pasos :
CONTINUARA...
(Internet fico ruim pra fazer upload )
Blz ?
Gteach:cool:
 
Veremos se completa agora...
Entao
Elementos..Screenshot_2016-05-15-16-43-36.png
As tesouras e pinça esterilizadas e prontas pra usar..
deixar flojas as tampas..Screenshot_2016-05-15-16-44-02.pngScreenshot_2016-05-15-16-44-42.png
Pegar com pinça o papelao com delicadeza
Screenshot_2016-05-15-16-45-23.png
Com uma mao seguro papelao com a outra abro a tampa do frasco com substrato
Screenshot_2016-05-15-16-45-37.png Screenshot_2016-05-15-16-45-48.png Screenshot_2016-05-15-16-46-06.png
Pego tesoura,corto papelao sobre aluminio
Screenshot_2016-05-15-16-46-22.png Screenshot_2016-05-15-16-46-32.png Screenshot_2016-05-15-16-46-46.png
Guardo temporariamente o papelao no pote (tem asepsia previa de agua sanitaria 10% e alcool 70 %) pra usar no proximo frasco e fecho a tampa
Screenshot_2016-05-15-16-47-00.png Screenshot_2016-05-15-16-47-56.png
Com a pinça puxo a papelao LEVEMENTE dentro do frasco..
Screenshot_2016-05-15-16-48-15.png Screenshot_2016-05-15-16-48-25.png Screenshot_2016-05-15-16-48-42.png Screenshot_2016-05-15-16-49-12.png
Fecha rapidamente a tampa
Screenshot_2016-05-15-16-49-26.png
Pronto...
Screenshot_2016-05-15-16-50-00.png

Enato.. foi assim que fiz..
Cualquier duvida so perguntar..
Blz ?
Gteach:cool:
 

Anexos

  • Screenshot_2016-05-15-16-47-00.png
    Screenshot_2016-05-15-16-47-00.png
    1 MB · Visualizações: 47
Ri bastante quando vi o vidrinho cheio de esponja picada hehe

RSsssss
Era pra ver se alguem perguntar!!:roflmao:
 
Atualizando meu querido Diario...
Depois de treis dias derom sinal de vida... As fotos sao de ontem na noite

20160516_231324.jpg20160516_231351.jpg
So pra ver como era o crecimento tire outra hoje na noite o seja um dia mais
20160517_213532.jpg :)
Ao menos consegui um paso mais com o papelao.. Fico feliz:D
Os copos parecem bem molhados no frasco..acho que na proxima tem que estar mais secos.. e o ponto de cozimento tb acho que falto um pontinho...
Mais veremos o que os meninos fazem.
Lembren que os use os dos papelaoes mais fraquinhos..
Os dois mais fortes ficarom e seguem crecendo.
aqui o maior..
20160517_213416.jpg
Vou a repiquar amanha este..Para aprofundar mais meus conhecimento gostaria de saber qual dos dois cortes a seguir vcs sugerem !!:)
Corte 1
onde cortar.jpg
Corte 2
onde cortar 2.jpg
Realmente gostaria de aprender e entender o que estou fazendo.. e se tem alguma diferença cortar de um jeito u outro.
Vlw !Blz ?
Gteach:cool:
 
Fala pessoal!! estou sem internet da OI FDP banda larga faz cinco dias ja.. o que nao me permite atualizar os diários... Peço desculpas.. em cuanto possa atualizo..
Blz?
:cool:Gteach

@Cosmik.. Salve Mestre.. Que bom saludarlo novamente...!!! ;)
Gteach :cool:
 
Última edição por um moderador:
Fala CM!!!
Continuo sem banda larga pra subir as fotos.. tem muita novedades por aquim.. tou aguardando por conserto.. por agora so mensagens da Claro e com palavras contadas senao ja estan me cobrando.... rssss
Gteach
 
Atualizando sem fotos ja que continuo sem Servicio da Velox.. Maldita OI
Os 4 frascos a de painço ja quase estao prontos
Os repiques avançan.. fiz 4 para poder selecionar o melhor.. ja tem um de olho;)
Cuando possa subo aa fotos..
Blz?
Gteach :cool:
 
Fala pessoal !!!
Volto provisoriamente nternet...Obrigado ao cara da oi que chegou pra consertar o fixo que tampoco ligava e de boa vibra resolvio dar um jeitinho na internet !!!:)
Entao
Algumas fotos do acontecido
Frascos de painço
20160520_155913.jpg 20160523_233741.jpg 20160530_132917.jpg

COlonizaçao rapida..segui o metodo de @Malahov para painço
o papelao funciono bem.. gostei da tecnica e estou implementando em outros cultivos..

Os frascos colonizados se transformarom em 4 quentinhas de aluminio de bulk..
Fi um frasco para
1 frasco de estrume de boi
1 frasco de humus
2 frascos de vermiculita
Preparados um em um adicionando agua ate chegar ao punto de absorçao
Pasteurize 3 horas entre 65 e 75.. espere esfriar e adicione o painço
Coloque em sacolas pretas con os respectivos furos nas quentinhas e em a prpria sacola.. colonizando a 26 graus
ATe agora levan 5 dias e vou a aguardar mais 5 pra dar a primeira olhada;;;

PAPELAO REPIQUE
Vou no terceiro repique do aquele inicial
2 repique
20160530_132618.jpg
Este foi o melor dos 4 do segundo corte em 4 e foi pra um terceiro
3 repique
20160608_215108.jpg
Vamos temtando.....como falei.. achei o papelao muito legal pra usar em inoculaçoes com a tecnica acima relatada...
Blz ?
Paz
Gteach:cool:
 
:)
Eu sempre vejo essa questão dos repiques, que parece que quanto mais melhor. Você sabe dizer a razão?
A razão científica e micologica nao realmente..
pelo que eu li ele vai ficando mais forte.. ao vc ir fazendo seleção das melhores rizomas do micelio em crescimento..
podendo alcançar quasi seu estado de raza o strain original depois de varios repiques mesmo.. uns 5 ou 7 por falar um numero...
Sempre tento fazer de a 4 papelãoes pra ter mais oportunidades...
Blzinha?
Paz
Gteach :cool:
 
Fala Hermanos !!Rsssss
Atualizando..
Os repiques contaminaron o nao progresarom.. mais acho que como primeira experiencia no papelao foi muito prospera para o aprendizado..
Ao menos iniciar com papelao ate o final da incubaçao foi sucesso..E uma exelente tecnica se vc nao quer o nao tem como iniciar dos esporos..
Em fim..
Agora minha atençao ta em 4 bulks.. que ja tem ums 11 dias hoje..
No dia 7 eu tinha que sair de casa por treis dias entao descidi dar una olhada em eles antes de partir..
Problema um..
Pocos furos de escape de co 2..
Todos os bulks tem a mesma quantidade de substrato.. foi 1 frasco de 330 de painço para 1 frasco de esterco.. 1de humus de minhoca e 2 Frascos de Vermiculita..e 200 ml de agua aprox.. no ponto de absorçao..
Um pequenho comentario aquim e que cuando tire da pasteurizaçao o substrato parecio perder umidade.. parecia um pouco seco entao descidi fazer a correçao de agua novamente e antes de agregar o painço ajustar o nivel de absorçao novamente..
Entao.. encontrei ums bulks todos molhados na sua capa superior..com varias bolinhas amarelas.. que alem de ser painço colonizado parecia ser aqueles metabolitos nas fotos comparativas da web que achei..
Seque eles com papel toalha.. fiz mais furos no aluminio.. (de tres garfadas agora tem 10 ) tampei novamente e deixe ate hoje que voltei e obviamente que olhe de novo eles para ver seu progreso..
Gostaria da sua opiniao e sua avaliacao pra ver como acham que eles vao..
do dia 7 ao dia 10 notei na superficie.. aquele aspecto de micelio mais duro.. aquele que parece um cartilago..
E minha primeira viagem em bulks mais grandes e em cantidad. entao cualquier apreciacao e bemvinda..
Fotos dia 7
Screenshot_2016-06-16-16-15-30.png

Foto dia 10
Screenshot_2016-06-16-16-15-30.png
So envio 2 de exenplo ja que as quentinhas estao quasi iguais..
Blz ?
Gteach
 

Anexos

  • Screenshot_2016-06-16-16-15-24.png
    Screenshot_2016-06-16-16-15-24.png
    482.7 KB · Visualizações: 31
Última edição:
Eu não entendi... Você ainda não aniversariou esses bulks? Estão com uma boa aparência. A presença de metabólitos não é preocupante.
 
Nao. nao aniversei ainda.. estava aguardando os 15 dias para consolidar.. so que assim.. :
no dia 7 cuando abri antes de sair de viagem a apariencia dele era bem rizomorfica e agora mudo na parte superficial.. parece aquele que vc falou num diario @ Malahov que vc fiz" Scratch" ou pasao o garfio nele..nao sei.. tou tentando ver pra onde ele vai...
Obrigado Malahov !!
 
Os que eu passei o garfo foi porque o papel grudou neles, dá uma olhada de novo no meu diário. O que não passei o garfo porque ficou num pote plástico pinou do mesmo jeito e na mesma velocidade que os outros, então não teve vantagem em fazer a raspagem! É normal o micélio molhado ficar com essa cara borrachuda, mas pelo que percebi na prática não tem nenhuma influência. Abraços
 
Blz. entendi..
Acho que e bom entao ficar de olho nas saida de co2 dos bulks..Fazer furos tanto como necesitem..Vou aguardar os 14 dias (Domingo) e aniversar.. Vlw !!
Gteach
 
Back
Top