Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário para 2021 ( PFTek, Tube in tube, Mungunzá, Painço, Bulk)

Novo terrario, tube in tube, exaustor, umidificador
Diário de cultivo completo.
Parabéns pelo cultivo @Texugo .

Muito bom o detalhamento dos processos.

Uma observação: usei canjica aqui e não contaminou nenhum.
Fiz 1 e 1/2 kg.

Mas ainda prefiro o milho de pipoca e o trigo (orgânico, pois o trigo convencional não desenvolveu muito bem.)
Pois a canjica fica mais compacta, o que dificulta soltar os grãos na hora de montar o bulk ou casing.

Abraços,
Boa colheita. 🍄
 
Parabéns pelo cultivo @Texugo .

Muito bom o detalhamento dos processos.

Uma observação: usei canjica aqui e não contaminou nenhum.
Fiz 1 e 1/2 kg.

Mas ainda prefiro o milho de pipoca e o trigo (orgânico, pois o trigo convencional não desenvolveu muito bem.)
Pois a canjica fica mais compacta, o que dificulta soltar os grãos na hora de montar o bulk ou casing.

Abraços,
Boa colheita. 🍄

Com certeza a canjica tem potencial.
O micélio colonizou bem (todos os copos), o problema é que a contaminação dividiu e não vou desperdiçar tentando salvar.

Coloniza mais rápido que o arroz, mas eu não tenho pressa no cultivo.
Então prefiro um cultivo lento sem falhas e sem desperdício de dinheiro/tempo.

A contaminação veio da própria canjica, provavelmente.
Pois foram utilizadas seringas diferentes.
Eu deveria ter deixado mais uns 20 minutos na pressão

Não achei que vale a pena tentar novamente.
 
Legal @Texugo , certamente o ideal é investir tempo e recursos no que está dando certo.

Uma dúvida, como você faz o spawn de arroz?

Nunca usei arroz porque nos posts que acompanhei aqui no fórum estão dizendo que ele vira um bloco difícil de quebrar na hora de montar o casing/bulk.

Tem alguma técnica que você usa para isso não acontecer?

Gratidão pela atenção.
 
Legal @Texugo , certamente o ideal é investir tempo e recursos no que está dando certo.

Uma dúvida, como você faz o spawn de arroz?

Nunca usei arroz porque nos posts que acompanhei aqui no fórum estão dizendo que ele vira um bloco difícil de quebrar na hora de montar o casing/bulk.

Tem alguma técnica que você usa para isso não acontecer?

Gratidão pela atenção.

Cozinho por uns 10 min, seco e mando pra pp.

Não vejo muito problema, só não gosto muito pra g2g.
Por isso vou trabalhar com painço.
Pra usar como "matriz"

Tampas novas para meus potes:
IMG_20210703_122555.jpg

Utilizei broca 6,5mm para as portas de inoculação (o anúncio diz para utilizar 7mm, mas eu não tinha).

Broca 4mm para os filtros PTFE.
O tamanho já deixa fixo, mas comprei conector de seringa para deixar mais firme.
 
Última edição:
Cozinho por uns 10 min, seco e mando pra pp.

Não vejo muito problema, só não gosto muito pra g2g.
Por isso vou trabalhar com painço.
Pra usar como "matriz"

Tampas novas para meus potes:
View attachment 200647

Utilizei broca 6,5mm para as portas de inoculação (o anúncio diz para utilizar 7mm, mas eu não tinha).

Broca 4mm para os filtros PTFE.
O tamanho já deixa fixo, mas comprei conector de seringa para deixar mais firme.
TOP.

Em qual site você comprou essas portas de injeções e esses filtros PTFE?

Para as portas de injeção uso silicone de alta temperatura (vermelho) que compro na autopeças.

Mas tenho dificuldades com o filtro.

Uso fita microporo.
 
TOP.

Em qual site você comprou essas portas de injeções e esses filtros PTFE?

Para as portas de injeção uso silicone de alta temperatura (vermelho) que compro na autopeças.

Mas tenho dificuldades com o filtro.

Uso fita microporo.

PTFE serve apenas pra cultura liquida, pois não permite a passagem de ar suficiente para grãos.
Pelo menos é o que o pessoal relata, vou testar por conta agora.
Nos sites chineses é fácil achar, mas não tem a mesma qualidade que o original, nem o preço, por isso comprei da china. (Whatman syringe filter)

É mais comum utilizarem perlom ou micropore mesmo (que funcionam perfeitamente, estou utilizando na maioria dos copos).

Pretendo testar com filtros qualitativos mais pra frente, mas gostei desses PTFE porque são fáceis de colocar, não precisa usar cola.
Mas se não funciona, também não adianta
 
Oi irmão, mas que legal ein, os planos da sequencia toda das strains, junto com esse renovo dos carimbos estará vindo uma sacolada de cogumelos!
Que legal, tudo no capricho.

Sucesso ai em tudo pra você irmão.
Estarei acompanhando daqui.
 
Muito legal ver novas técnicas chegarem no Teo, e esse "tube in tube" é tipo uma "Boneca Russa Tek" kkk que só sei que deve ter vindo de fora por causa do nome em inglês. Excelente para quem precisa lidar com temperaturas mais baixas, segundo ressalvado pelo amigo, que costuma ser mais problema que temperaturas altas. E, claro, a eficácia contra o calor que é o caso do seu cultivo.

Parabéns pela progressão dos seus cultivos e equipamentos com a experiência. É bom ver alguém que já sabe cultivar se aparementar e ter eficácia; enquanto iniciantes tentam fazer setups milaborantes ineficazes pq n dominam o básico. Eis a importância de avançar aos poucos.

...

Sobre a seladora a vácuo, precisa colocar algumas bolinhas de sílica gel junto pra manter a conservação a longo prazo de anos?
 
Muito legal ver novas técnicas chegarem no Teo, e esse "tube in tube" é tipo uma "Boneca Russa Tek" kkk que só sei que deve ter vindo de fora por causa do nome em inglês. Excelente para quem precisa lidar com temperaturas mais baixas, segundo ressalvado pelo amigo, que costuma ser mais problema que temperaturas altas. E, claro, a eficácia contra o calor que é o caso do seu cultivo.

Parabéns pela progressão dos seus cultivos e equipamentos com a experiência. É bom ver alguém que já sabe cultivar se aparementar e ter eficácia; enquanto iniciantes tentam fazer setups milaborantes ineficazes pq n dominam o básico. Eis a importância de avançar aos poucos.

...

Sobre a seladora a vácuo, precisa colocar algumas bolinhas de sílica gel junto pra manter a conservação a longo prazo de anos?

Não teria necessidade. Se selar bem, fica realmente vácuo, ou seja, a umidade não entra.

Dá até pra reutilizar a embalagem (perdendo um pedaço).

Ainda não sei como fica a longo prazo. Mas provavelmente vou sim colocar umas bolitas junto.
Pelo menos fica como marcador se perder a selagem.
Se ficar transparente sabe que tem problema.
 
Oi Texugo! Queria saber se tem algo que eu possa usar pra substituir a fita micropore na preparação dos potes, como TNT. Só vi aqui no fórum sobre a substituição da micropore no terrário.
 
Oi Texugo! Queria saber se tem algo que eu possa usar pra substituir a fita micropore na preparação dos potes, como TNT. Só vi aqui no fórum sobre a substituição da micropore no terrário.

No terrário pode usar TNT.

Na preparação dos potes pode usar micropore, perlon, filtro qualitativo (celulose).
Eu estou utilizando micropore, posteriormente vou trocar pelos filtros (Em inglês chamam de SFDs - Sintetic filter disks)

O TNT é muito aberto para utilizar em copos em colonização, vai permitir entrar contaminantes.
No terrário não tem problema porque não é um processo estéril.
 
Só uma atualização rápida, que não vou adicionar no diário oficial agora.

Todos os copos de mungunzá apresentaram a mesma contaminação, o que fiz de arroz está indo bem. Com isso, não vou mais utilizar canjica.

Estou trabalhando no terrário e no quarto que ele fica :
View attachment 200641
(Não dá nem pra perceber as travas magnéticas que coloquei nas portas do terrário)

Estou começando a ajustar a umidade com o sensor que chegou.
Meu casing de preguiçoso (PFTEK esmagado e jogado na vermiculita direto do saco) começou a produzir, mas não em condições ideais.
View attachment 200642
Pode verificar pela cor que a umidade em 97% deixou os chapéus encharcados e escuros.
Reduzi pra 92%.

Ele produziu 35g com esses cogumelos da foto, que nasceram lá embaixo do casing, quase tudo embaixo do substrato.
Isso quer dizer que foi mal feito.
Mas.por enquanto o objetivo é só "dial"/calibrar o terrário que é novo.

Só vou atualizar o diário propriamente dito na próxima leva de bulk.
View attachment 200643
uma duvida texugo, bom dia. quando você precisa fazer o dunk em um substrato muito grande como você faz? e tambem estou com muita dificuldade de achar informações sobre a etapa de pasteurização dos bulks, você teria alguma dica de como pasteurizar o substrato?
 
uma duvida texugo, bom dia. quando você precisa fazer o dunk em um substrato muito grande como você faz? e tambem estou com muita dificuldade de achar informações sobre a etapa de pasteurização dos bulks, você teria alguma dica de como pasteurizar o substrato?

Bom dia.

Se não está tão seco, borrifo água por cima, espero absorver e borrifo mais.
Isso durante uns 3 dias.
Tem que tomar cuidado para não exagerar e deixar acumular água que não será absorvida ou evaporada.

Se está muito seco, cubro tudo com água, deixo o dunk e depois escorro a caixa inteira.
Já vi gente derrubando todo o substrato tirando a água, mas é só tomar cuidado.


Pra mim,.o jeito mais fácil de pasteurizar bulk (pequena quantidade) é no microondas.
A técnica do @tupy são 3 sessões de 10 minutos.
Deixa 10 minutos, espera esfriar, mais 10....

Na pressa, já deixei só 10min e não tive problemas, mas não recomendo.

O substrato não pode ir seco no microondas, se não derrete plástico ou queima o prato do microondas.

---------

Outra alternativa, para mais substrato, é pegar uma caixa térmica, colocar o substrato e jogar água fervente em cima dele (até cobrir).
Fechar e deixar até o outro dia.
Depois tirar o excesso de umidade.

--------

A última que conheço e mais trabalhosa é utilizar uma panela com o termômetro culinário e manter a temperatura em 60 por algumas horas.
Nunca fiz essa, porque nunca tive necessidade de tanto trabalho.

---------------

E tem as formas como pasteurizam para comestíveis, que são em maior escala.
 
Parabens por seu cultivo !!!:legal:
Abç

Oi irmão, mas que legal ein, os planos da sequencia toda das strains, junto com esse renovo dos carimbos estará vindo uma sacolada de cogumelos!
Que legal, tudo no capricho.

Sucesso ai em tudo pra você irmão.
Estarei acompanhando daqui.
Saludos irmão !
 
Até que enfim to quase terminando o terrário.
Resfriamento praticamente pronto. (a ideia é só diminuir quando chegar a 30C para 23)

Falta a lâmpada de cerâmica e não consegui regular o termostato.
Ainda não sei se está com defeito ou fiz algo errado.
Deixei o manual no escritório para verificar.

Depois organizo o emaranhado de fios.
Vou testar o higrometro em 90%, ligar exaustor com 95 e ligar umidificador com 85.
Temperatura em 23 - Aquecedor em 16C e resfriamento em 30C

Vai levar um tempo até achar os parâmetros ideais.
A partir de agora só vou trabalhar com bulk em shoebox, para configurar para esse tipo de frutificação.

WhatsApp Image 2021-08-25 at 22.09.38 (3).jpegWhatsApp Image 2021-08-25 at 22.09.38 (1).jpegWhatsApp Image 2021-08-25 at 22.09.38 (2).jpegWhatsApp Image 2021-08-25 at 22.09.38.jpegWhatsApp Image 2021-08-25 at 22.43.40.jpeg
 
Back
Top