Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário para 2021 ( PFTek, Tube in tube, Mungunzá, Painço, Bulk)

Novo terrario, tube in tube, exaustor, umidificador
Diário de cultivo completo.
Parabéns por toda a dedicação e pelo detalhamento dos procedimentos usados. Tenho que certeza que virão muitos frutos e milhares de esporos circulando pelo ar...Obrigado por compartilhar conosco a sua experiência.
 
uma dúvida quando voce utilizar no gelo na caixa externa ele não vai fazer com que a água condense nas partes das paredes em contato com o gelo?
 
uma dúvida quando voce utilizar no gelo na caixa externa ele não vai fazer com que a água condense nas partes das paredes em contato com o gelo?
Correto, mas há indícios de que essa técnica mantém uma umidade relativa dentro do terrário maior do que simplesmente colocar uma garrafa com gelo na parte interna, principalmente se a garrafa estiver em contato com a água no fundo.
 
uma dúvida quando voce utilizar no gelo na caixa externa ele não vai fazer com que a água condense nas partes das paredes em contato com o gelo?

O gelo irá derreter logo e alterar a temperatura da água.
A água que fará a diminuição da temperatura da caixa interna como um todo, pois está em contato com a caixa inteira, assim como acabará resfriando o ar preso entre as caixas, servindo como uma camada de ar isolante.

O gelo direto na caixa é muito gelado (né 🤪) e tem limitação na transferência de calor, a água resfriada reduz gradativamente o terrário inteiro.
Vou colocar gelo pra água ficar entre 10-15 °C

Posteriormente vou trocar pra pastilha de Peltier e uma bombinha de água para passar entre a placa e retornar ao terrário.
Só que como é muita coisa pra comprar, já gastei um bom dinheiro e preciso aguardar um pouco.

Aproveito pra lembrar, uma shotgun fruiting chamber é muito mais eficiente e não chega nem a 10% do custo desse tipo de terrário cheio de frufru.

A ideia é ter meu cultivo em que eu consiga controlar totalmente a temperatura, umidade e troca de ar.
Assim é possível verificar as condições ideais e limitofres da frutificação.

Se for apenas para obter cogumelos, não vale a pena nada disso.

----------------

O primeiro teste do umidificador/exaustor será ligando de 2 em 2 horas por 3 minutos.
Ainda não tenho nem ideia de como as condições se comportarão.
Já encomendei o controlador de umidade, porque fica muito difícil com o timer e tem o limite de 30 liga/desligar.
 
Última edição:
Assim é possível verificar as condições ideais e limitofres da frutificação.
Entendi você quer testar os valores máximos e mínimos de umidade/temperatura correto? bem interessante vai servir de base teórica pra mim no futuro quero ver se consigo cultivar em regiões muito quentes sem controle rigoroso de temperatura
 
Sim, não é uma boa coisa.
Mas estou sem tempo para desmontar todo o terrário.

Vou confiar na decomposição da água sanitária pela luz solar.
2 colheres de sopa de vinagre branco (de álcool) ou H2O2 (água oxigenada) para baixar o ph, resolve esse problema. Particularmente prefiro H2O2, mas o vinagre também funciona. Compre em loja de produtos médico-hospitalares, custa em média R$10,00 o litro. Inclusive uso para sanitizar tudo, menos agulhas.
 
Última edição:
@Texugo e ai beleza?

Quero saber se essa desidratadora que você usou funciona bem? Eu tô procurando por uma no Aliexpress/Shopee e parece que a sua é aquelas que vem da China. É isso mesmo?

abraço e valeu pela partilha!
 
@Texugo e ai beleza?

Quero saber se essa desidratadora que você usou funciona bem? Eu tô procurando por uma no Aliexpress/Shopee e parece que a sua é aquelas que vem da China. É isso mesmo?

abraço e valeu pela partilha!

Sim, na época tinha uma melhorzinha por um preço parecido, com timer e azul.

Optei por essa por não ter nenhum visor digital, facilitando a manutenção caso dê algum problema.

Até agora só usei com 2x 50g de cogumelos (1 bandeira) e secou em 4 horas (por serem pequenos), mas ainda não testei a potência deles. Apesar de achar que estará tudo certo, não posso garantir.

Pra beef jerky e goiaba desidratada funcionou bem hahaha.

Paguei 193 na desidratadora e 89 de frete.
Chegou em 15 dias
 
@Texugo
Sim, na época tinha uma melhorzinha por um preço parecido, com timer e azul.

Optei por essa por não ter nenhum visor digital, facilitando a manutenção caso dê algum problema.

Até agora só usei com 2x 50g de cogumelos (1 bandeira) e secou em 4 horas (por serem pequenos), mas ainda não testei a potência deles. Apesar de achar que estará tudo certo, não posso garantir.

Pra beef jerky e goiaba desidratada funcionou bem hahaha.

Paguei 193 na desidratadora e 89 de frete.
Chegou em 15 dias
Humm entendi, bom saber!! Valeu!! Pesquisei aqui no Brasil e achei uma da Hamilton Beach (marca de qualidade) mas é 1200$.. nao rola.

Ou, lendo o seu diario eu tive uma duvida. Quando vc inoculou os potes PP que tem tampa, vc tirou a tampa toda e jogou a solução de esporos no centro ou abriu um pequeno espaço e fez isso? Eu pergunto porque sempre aconselham a não abrir os potes por conta de contaminantes e etc.. então fiquei na duvida como c fez, pq vc tb nao furou o plastico com seringa e depois tampou com micropore né?

valeu pela informação ai da desidratadora! Abraço
 
@Texugo

Humm entendi, bom saber!! Valeu!! Pesquisei aqui no Brasil e achei uma da Hamilton Beach (marca de qualidade) mas é 1200$.. nao rola.

Ou, lendo o seu diario eu tive uma duvida. Quando vc inoculou os potes PP que tem tampa, vc tirou a tampa toda e jogou a solução de esporos no centro ou abriu um pequeno espaço e fez isso? Eu pergunto porque sempre aconselham a não abrir os potes por conta de contaminantes e etc.. então fiquei na duvida como c fez, pq vc tb nao furou o plastico com seringa e depois tampou com micropore né?

valeu pela informação ai da desidratadora! Abraço

Pra secar cogumelo pra consumo próprio é mais do que suficiente a mais simples.

Imagino que eu vá usar no máximo 3 bandejas de uma vez, aí precisa rotacionar para ficarem crackerdry ao mesmo tempo e não desperdiçar tempo/energia.

Já comprei uma seladora a vácuo também, porque meu cultivo produzirá muito mais do que eu consumo, então devo armazenar cogumelo pra mais de ano.

É só inocular dentro de uma still Air box ou lugar com ar parado.
PFTEK ainda tem selo de vermiculita para proteger, mas mesmo grãos podem ser abertos no local preparado.
Assim como inoculei 1 pote de canjica com pedaço do bolo PFTEK e o outro com um pedaço de cogumelo fresco para testar.
 
Pra secar cogumelo pra consumo próprio é mais do que suficiente a mais simples.

Imagino que eu vá usar no máximo 3 bandejas de uma vez, aí precisa rotacionar para ficarem crackerdry ao mesmo tempo e não desperdiçar tempo/energia.

Já comprei uma seladora a vácuo também, porque meu cultivo produzirá muito mais do que eu consumo, então devo armazenar cogumelo pra mais de ano.

É só inocular dentro de uma still Air box ou lugar com ar parado.
PFTEK ainda tem selo de vermiculita para proteger, mas mesmo grãos podem ser abertos no local preparado.
Assim como inoculei 1 pote de canjica com pedaço do bolo PFTEK e o outro com um pedaço de cogumelo fresco para testar.
Humm nao pensei nessa ideia de rotacionar, faz sentido porque a bandeija inferior é mais quente obviamente né..

massa, seladora á vácuo é bem recomendável.

eu tenho uma SAB, mas sem fiquei na duvida se isso era uma má ideia ou nao.. quando começa a estudar micologia eu vejo um pessoal que põe bastante enfase no cuidado ao expor os graos e etc mas acredito que dá certo sim dentro da SAB.

valeu demais! @Texugo
 
Só uma atualização rápida, que não vou adicionar no diário oficial agora.

Todos os copos de mungunzá apresentaram a mesma contaminação, o que fiz de arroz está indo bem. Com isso, não vou mais utilizar canjica.

Estou trabalhando no terrário e no quarto que ele fica :
IMG_20210701_191512.jpg
(Não dá nem pra perceber as travas magnéticas que coloquei nas portas do terrário)

Estou começando a ajustar a umidade com o sensor que chegou.
Meu casing de preguiçoso (PFTEK esmagado e jogado na vermiculita direto do saco) começou a produzir, mas não em condições ideais.
IMG_20210701_185002.jpg
Pode verificar pela cor que a umidade em 97% deixou os chapéus encharcados e escuros.
Reduzi pra 92%.

Ele produziu 35g com esses cogumelos da foto, que nasceram lá embaixo do casing, quase tudo embaixo do substrato.
Isso quer dizer que foi mal feito.
Mas.por enquanto o objetivo é só "dial"/calibrar o terrário que é novo.

Só vou atualizar o diário propriamente dito na próxima leva de bulk.
IMG_20210701_191035.jpg
 
Back
Top