Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Verão #3 - MDKs da Clonagem em CL

Experimento de cultivo no calor dos esporos da cepa isolada de MDK no cultivo anterior
Diário de cultivo completo.
@ExPoro teu cultivo não tem nem como dar opinião ou sugestão né, tem experiência que sobra.

Esse teu borrifador azul, tinha comprado um igual.
Cara, ele é horrível kkk
Fiquei 3 meses usando só porque tinha comprado.

Troquei pelo de nevoa e é mil vezes melhor, não precisa ficar bombando, a agua sai bem dissipada.
 
teu cultivo não tem nem como dar opinião ou sugestão né, tem experiência que sobra
Imagina, meu crescimento sempre foi com vocês aqui. :D


Troquei pelo de nevoa e é mil vezes melhor, não precisa ficar bombando, a agua sai bem dissipada.
Legal. Tem um link do produto pra eu entender o que é exatamente?

Por hora, pra mim, desde 2020 o borrifador de pressão tem sido 100%. Me livrou do de ficar apertando sem fim kkkk. Um alívio.
 
Imagina, meu crescimento sempre foi com vocês aqui. :D



Legal. Tem um link do produto pra eu entender o que é exatamente?

Por hora, pra mim, desde 2020 o borrifador de pressão tem sido 100%. Me livrou do de ficar apertando sem fim kkkk. Um alívio.

Ele cabe menos água, mas é suficiente.

Pega pressão também, apertar umas 3x ele começa a soltar mais um tempo sozinho.

A diferença é que a água sai bem mais fina, não fogem gotas inteiras
 
O diário Diário de Verão #3 - MDKs da Clonagem em CL foi atualizado:

Atualização 2 - o calor do verão mata os bolos que se contaminam totalmente de mofo verde. Aprendo que a janela tão boa pro ano todo por ter vento sempre, não é suficiente no verão em que o ângulo do sol e calor ficam tempo demais sobre os terrários. O resultado, os micélios morrem de vez, inclusive com a paralização da maturação de cogumelos jovens.

Mas em algumas semanas retorno pois irei repetir as inoculações e agora acertar um local para crescerem, ainda que no calor, mas sem os matar.
 
Salve man!
Muito interessante a sua técnica com garrafa pet que vc faz o dunk nela mesmo!

- Depois do dunk, noto que vc não faz roll né?
- Vc tem aplicado algum controle de temperatura? (Tive problemas quanto a isso, principalmente na colonização no final do ano passado... Estava frio e demorou muito para colonizar... perdi 3 de 4 copos...)

Paz e Luz!
 
Salve!

Muito interessante a sua técnica com garrafa pet que vc faz o dunk nela mesmo!

Pois é! Aproveita o próprio recipiente. Tudo que o bolo quer é ficar afogado, não importa onde. ;)

Depois do dunk, noto que vc não faz roll né?

Em regra não fazia, hoje em dia faço sim. O que ocorre no roll, além da conservação da umidade, é a recuperação da robustez do bolo, ao menos em parte. A vermiculita é colonizada, criando micélio secundário novo. Contém minerais também, que devem ajudar em algo. Aplicar camadas de vermiculita não apenas ajuda ao bolo manter a umidade (ou chupar a umidade da vermiculita sobre ele), mas também a dar uma renovadinha no micélio mais externo, o que contribui pra longevidade e robustez do bolo.

Além disso, essas micélios que estão se formando e ainda não formaram blocos são mais fáceis de terem pinos. Basta observar que em regra o bolo sempre pina na camada de vermiculita, estando ela pra cima ou pra baixo - o que põe por terra a tese de que o bolo pina embaixo por concentrar mais umidade embaixo. Não. Vire a camada de vermiculita e ele vai pinar apenas em cima, caso esteja ressecado.

Se o bolo sem umidade tiver camada de vermiculita e estiver com baixa umidade, vai frutificar na camada de vermiculita, esteja ela pra cima ou pra baixo. Em condições ideais de umidade, os pinos vão surgir em todo o bolo.

Então, vermiculta do roll ajuda a manter umidade, dar um gás no micélio dando uma pequena colonizada, e criar mais áreas favoráveis a formação de pinos.

Vc tem aplicado algum controle de temperatura? (Tive problemas quanto a isso, principalmente na colonização no final do ano passado... Estava frio e demorou muito para colonizar... perdi 3 de 4 copos...)

Parei de controlar temperatura desde 2016. Exceto na colonização, em que tem a geladeira-terrário com o termostato, então eu uso.

Mas na frutificação, são 5 temperaturas básicas a serem sentidas por você na pele com base na temperatura que você sente na casa ou no recinto em que está o terrário:

  1. Tá muito frio (16º C pra menos) - o micélio não desenvolve na colonização, e a frutificação para.
  2. Tá frio (16 a 23º C) - tudo muito devagar quase parando.
  3. Tá agradável (23 a 29 ºC) - boa temperatura pra tudo com micélios de cubs.
  4. Tá quente (29 a 33 ºC) - o micélio faz as coisas, mas em um ritmo menor. A frutificação fica prejudicada, mas frutifica.
  5. Tá muito quente (33 pra cima) - a coisa só piora, e aos 40 ºC o micélio morre.

E é assim que eu controlo a temperatura do cultivo. Os cubensis meio que curtem exatamente a mesma faixa de temperatura que nós consideramos agradável - pelo menos a galera aqui do RJ que com 23º C já bota casado kkk. Tenha mais uma noção geral que uma noção exata e já fará toda diferença. Não precisa saber o valor exato da temperatura no terrário. Só tenta manter mais fresco em dias mais quentes. E se morar em região de calor absurdo no verão, saiba que renderá 20%.

...

Sobre seu caso, por estar frio, coloca em cima da geladeira a incubadora.
 
Boa! Obrigado pela resposta! :D
Mas me dá dois mais dois insights aqui, pls:
- Qual a temperatura de colonização que vc usa?
- Qual o termostato que vc usa?

(a minha geladeira só esquenta dos lados haha mas tive uma ideia... vou comprar 1 bolsa térmica em gel e colocar no compartimento do armário que fica a caixa encubadeira - toda noite, uma aquecida e deixo lá... deve ajudar na média da temperatura... ou coloco a bolsa em cima da encubadeira mesmo)
 
O diário Diário de Verão #3 - MDKs da Clonagem em CL foi atualizado:

Atualização 3 (2/3/22) - A Segunda Colonização termina com 100% de sucesso!!!

Nossa história emocionante segue em frente! Após a morte por sol direto da leva anterior de inoculações, a nova leva é aniversariada. Novos teoremas sobre dunk e insights acerca da percepção de umidade do micélio através do tato e condensação nos copos. Um teste na lata de milho. Nova técnica pra prender o perlon na boca das garrafas pra deixar mais prática ainda a ventilação desses terrários. Tudo isso você vê só aqui, no Diário de Verão #3! Uhuuuuuuuu
 
O diário Diário de Verão #3 - MDKs da Clonagem em CL foi atualizado:

Atualização 5 (9/3/22) - Duende Verde detectado! Intervenção Cirúrgica!

Como proceder quando um duende verde é detectado assim que surge? Veja... aqui... e agora... :p
 
O diário Diário de Verão #3 - MDKs da Clonagem em CL foi atualizado:

Atualização 6 (14/3/22) - Colheita dos 3 Bolos sobreviventes. A vitória dos terrários de livre circulação de ar no calor extremo.

Pois é, pois é, pois é! Tivemos colheita! Terrários clássicos sem equipamentos extras não prosperam sob condições de calor extremo, devido à vitória do duende verde e, acredito, morte gradual dos micélios por calor - apesar de não ser como foi com exposição direta ao sol. Devagar chegamos à resposta para meu grande mistério: "como cultivar bolos sem terrários, em qualquer temperatura do ano do Sudeste?". Nordestinos serão beneficiados? O que nos aguarda? Até breve!
 
Aqui pelo Sudeste também estou tendo dificuldades na frutificação. :/
Cogitei que fosse a strain... Mas essa temperatura que tem feito na casa dos 30 é definitivamente negativo para a frutificação.
 
Aqui pelo Sudeste também estou tendo dificuldades na frutificação. :/
Cogitei que fosse a strain... Mas essa temperatura que tem feito na casa dos 30 é definitivamente negativo para a frutificação.

Sim. Quando cogumelos crescem no pasto, ainda q no verão, eles ficam em condições frescas, além de n se preocuparem com quantidade de cogumelos. Será um longo caminho de décadas de aperfeiçoamento de genéticas pro calor e métodos de cultivo no verão. Sempre respeitando o limite máximo de temperatura pra morte do micélio, de 40 graus.
 
Na maior parte do nordeste creio que não pela baixa umidade relativa do ar, mas com certeza os nortistas seriam.
Hmmmmmmm...........................................................

A se pensar em como lidar com isso, com modelos de in vitro, talvez. Obrigado.
 
Hmmmmmmm...........................................................

A se pensar em como lidar com isso, com modelos de in vitro, talvez. Obrigado.
se voce levar em conta que a maior parte do nordeste more na região litorânea talvez ajude sim, morei por 10 anos lá e sei que a umidade é meio que padrão durante o ano todo mas aumenta no período chuvoso
 
Show de aula eim.
Eu estou tendo dificuldades pra aniversariar, meu primeiro cultivo deu certo, mas já 2x que não consigo, ficam umas 2 semanas sem nada e depois começa cheiro de mofo, sempre parecendo saudáveis, vou tentar uma garrafa pet em um dos bolos essa semana.
Como que tu faz em relação a iluminação? deixa lá no quarto que pega luz do sol mesmo ou liga algum luz direcionada neles?

Também tentei essa semana fazer um casing ao invés de aniversariar o bolo, mas cometi erro, parte de esterilização é tenso aqui.
Obrigado por compartilhar suas experiências ^^
 
Back
Top