Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de True Albino Teacher

Diário de cultivo completo.
Raças
True Albino Teacher
Inoculação
09/05/2022
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
No fogão
Aniversário
31/05/2022
Terrário
Caixa de isopor para colonizar
Técnicas
Tecnicas Pftek para colonização, pra frutificação vai ser usada a técnica casing
Substratos
Arroz e vermiculita, pra frutificação vermiculita + fibra de coco
Um salve para todos os cogumeleiros 🔥
Satisfação á todos, peço licença do pessoal pra chegar na humildade pisando bem fofo pra compartilhar com vocês o meu primeiro contato com o cultivo dos cubensis, esse é o meu primeiro diário sei que irei aprender muito com vocês, caso eu publique algo errado me perdoe pela ignorância hahaha 🍄🙅🏾‍♂️

Entao galera participei de um workshop de cultivo de cogumelos em monotube, o work foi feito pelo portal do cogumelo, todos os alunos ganharam CL para começar o seu primeiro cultivo.
Entao vamos lá a genetica é TAT a tecnica que eu irei usar vai ser a casing!

•Inoculei 5 potinhos de 200 ML
usei arroz integral e vermiculita fina, no processo do arroz eu fiz 50/50 de arroz triturado e outros 50% deixei o arroz inteiro.
No processo da vermiculita eu esterilizei ela antes e coloquei no forno com pouca água so pra deixar ela hidratada e depois fazer toda a mistura
BB2A861D-B6C3-433C-B1AB-3B1B462A5DAC.jpeg


• Antes de esterilizar eu ja deixei os furos preparado, pra inocular melhor sem estragar a agulha da seringa, coloquei duas fita microporosa em um dos furo, e o outro coloquei a fita normalmente e depois coloquei papel alumínio em cima:
5C0A4581-22E9-41E5-A1FA-4321CB7DB741.jpeg


• Quase 2hrs de esterilização para garantir que dê tudo certo 🙏🏽
4E274455-29F3-4BD2-989E-AAF382CD3D56.jpeg

•A inoculação foi feita depois de 30 minutos, os potes estava totalmente frios em temperatura ambiente. A inoculação foi feita na frete do fogão 5E3688BB-9FD9-46E8-9BF9-86D49A53411C.jpeg



• Com 13 dias os potes então quase 100% ✅
96B29104-59D9-49B0-8937-3DA0DE180E43.jpeg

•No meio do caminho perdi um pote pro famoso e terrível tricho 😢
foi so um potinho de verde, então tentei salvar ele retirei a parte contaminada, esterilizei a vermiculita com fibra de coco, misturei o micélio e coloquei em um vazo de planta e fechei com papel filme pra colonizar melhor e larguei com as plantas que eu tenho aqui em casa 🙏🏽
Espero que dê certo….. 👀
C756245B-D18B-4041-B600-2ED4096E4676.jpeg

•No fim das contas sobrou 4 potinhos quase 100% colonizado, achei essa genetica TAT com o micelio bem rizomórfico bem agressiva….
Enfim esperar os neném ficar 100% pra começar as aventuras da técnica casing 🍄

•Na próxima etapa do cultivo pensei em usar: Vermiculita + fibra de coco e calcário de conchas preparado pela bucket tek e depois colocar em um frasco e jogar na pressão para garantir um substrato bem higienizado e esterilizado, porem nao tenho noção nenhuma de como usar o calcário na quantidade correta……

#Dicas construtivas sao sempre bem vindas, caso eu tenha feito algo errado me ajudem por gentileza amigos 🙏🏽🔥
 
Ótimo, @AD47, tá tudo na régua.

A única observação que faço é que, se deseja afastar os copos do fundo, não use pano na PP. Pode soltar fiapo e causar uma explosão por entupir a válvula. Às vezes, não é nem um fiapo isolado, mas vários recortezinhos micro que vão se acumulando com o tempo até... buuuuuum.

Então usa algo como sugerem pelo fórum: um suporte de panela, uma forma de pudim ou de pizza furadas e emborcadas pra caber na panela, suporte de cozimento de legumes em PP, etc. A chance é pequena de um acidente pelo entupimento, mas ela existe.

------

Esse que você enterrou, vamos torcer pra frutificar. Adoro cogumelos que crescem em vasos. :)

------

E bora bora bora
 
Nossa, obrigado por passar a visão da panela de pressão, vou tomar cuidado, ja fiz ate o pedido de um suporte de panela pra colocar no fundo 🙏🏽
aaaah e o micelio no vasoo ta crescendo bem saudavel, vou esperar colonizar melhor pra postar uma foto hahaha
 
Parabéns pelo cultivo @AD47, os potes estão bem bonitos!

Não sei se já foi respondido, mas o uso do pó de conchas tende a ser 5% do peso total do substrato já hidratado.
Dá certo preparar tudo através da bucket tek e não precisa levar pra panela depois não.
O uso da pressão é pra esterilizar, o que acaba matando microorganismos que tem função protetiva no substrato, deixando ele mais exposto à contaminantes.

E se me permite dar uma dica, por ser seu primeiro cultivo, creio que compensa apenas aniversariar os bolos e frutificar da forma como saírem.
Pra fazer casing de pftek é necessário quebrar o bolo, que causa um estresse enorme ao micélio e não necessariamente aumenta a produtividade, mas com certeza bota com fungo em risco.

Quanto ao substrato pasteurizado dá pra utilizá-lo pra fazer uma "cama" no fundo de um recipiente de marmita e depois pra cobrir o bolo inteiro sem quebrar.
Essa técnica não é das mais utilizadas, mas faz muito sentido na manutenção da umidade.
 
Atualizando o diario….
O primeiro frasco que foi inoculado colonizou 100% porém dê ontem pra hoje eu analisei uma anomalia no micélio, parece que o nosso amigo cubensis está em uma batalha contra uma contaminação de cor vermelha puxado pro laranja 🤷🏾‍♂️

Parabéns pelo cultivo @AD47, os potes estão bem bonitos!

Não sei se já foi respondido, mas o uso do pó de conchas tende a ser 5% do peso total do substrato já hidratado.
Dá certo preparar tudo através da bucket tek e não precisa levar pra panela depois não.
O uso da pressão é pra esterilizar, o que acaba matando microorganismos que tem função protetiva no substrato, deixando ele mais exposto à contaminantes.

E se me permite dar uma dica, por ser seu primeiro cultivo, creio que compensa apenas aniversariar os bolos e frutificar da forma como saírem.
Pra fazer casing de pftek é necessário quebrar o bolo, que causa um estresse enorme ao micélio e não necessariamente aumenta a produtividade, mas com certeza bota com fungo em risco.

Quanto ao substrato pasteurizado dá pra utilizá-lo pra fazer uma "cama" no fundo de um recipiente de marmita e depois pra cobrir o bolo inteiro sem quebrar.
Essa técnica não é das mais utilizadas, mas faz muito sentido na manutenção da umidade.
Dahoraa meu mano, super interessante eles se estressa com mudanças, bom saber…
Eu inoculei mais alguns frasco para testar a tecnica PFTEK e reservei outros frascos pra fazer casings, estudando bastante e analisando o desenvolvimento das técnicas de cultivo
 

Anexos

  • 127A5332-02D5-4AD1-959E-67841EA2EB66.jpeg
    127A5332-02D5-4AD1-959E-67841EA2EB66.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 26
Atualizando o diario….
O primeiro frasco que foi inoculado colonizou 100% porém dê ontem pra hoje eu analisei uma anomalia no micélio, parece que o nosso amigo cubensis está em uma batalha contra uma contaminação de cor vermelha puxado pro laranja 🤷🏾‍♂️
Pode ser a excreção do micélio (xixi). Mas melhor esperar os mais experts para dar o veredito final.
 
Um salve para todos os cogumeleiros 🔥
Satisfação á todos, peço licença do pessoal pra chegar na humildade pisando bem fofo pra compartilhar com vocês o meu primeiro contato com o cultivo dos cubensis, esse é o meu primeiro diário sei que irei aprender muito com vocês, caso eu publique algo errado me perdoe pela ignorância hahaha 🍄🙅🏾‍♂️

Entao galera participei de um workshop de cultivo de cogumelos em monotube, o work foi feito pelo portal do cogumelo, todos os alunos ganharam CL para começar o seu primeiro cultivo.
Entao vamos lá a genetica é TAT a tecnica que eu irei usar vai ser a casing!

•Inoculei 5 potinhos de 200 ML
usei arroz integral e vermiculita fina, no processo do arroz eu fiz 50/50 de arroz triturado e outros 50% deixei o arroz inteiro.
No processo da vermiculita eu esterilizei ela antes e coloquei no forno com pouca água so pra deixar ela hidratada e depois fazer toda a mistura
View attachment 205282


• Antes de esterilizar eu ja deixei os furos preparado, pra inocular melhor sem estragar a agulha da seringa, coloquei duas fita microporosa em um dos furo, e o outro coloquei a fita normalmente e depois coloquei papel alumínio em cima:
View attachment 205283


• Quase 2hrs de esterilização para garantir que dê tudo certo 🙏🏽
View attachment 205284

•A inoculação foi feita depois de 30 minutos, os potes estava totalmente frios em temperatura ambiente. A inoculação foi feita na frete do fogão View attachment 205287



• Com 13 dias os potes então quase 100% ✅
View attachment 205285

•No meio do caminho perdi um pote pro famoso e terrível tricho 😢
foi so um potinho de verde, então tentei salvar ele retirei a parte contaminada, esterilizei a vermiculita com fibra de coco, misturei o micélio e coloquei em um vazo de planta e fechei com papel filme pra colonizar melhor e larguei com as plantas que eu tenho aqui em casa 🙏🏽
Espero que dê certo….. 👀
View attachment 205286

•No fim das contas sobrou 4 potinhos quase 100% colonizado, achei essa genetica TAT com o micelio bem rizomórfico bem agressiva….
Enfim esperar os neném ficar 100% pra começar as aventuras da técnica casing 🍄

•Na próxima etapa do cultivo pensei em usar: Vermiculita + fibra de coco e calcário de conchas preparado pela bucket tek e depois colocar em um frasco e jogar na pressão para garantir um substrato bem higienizado e esterilizado, porem nao tenho noção nenhuma de como usar o calcário na quantidade correta……

#Dicas construtivas sao sempre bem vindas, caso eu tenha feito algo errado me ajudem por gentileza amigos 🙏🏽🔥
Opa amigo, pode dizer onde comprou esses potes?
 
Atualizando o diario: entao galera lembra do pote que tava contaminado e depois eu coloquei no vazo ? Então, parece que deu boa pra salvar ele, colonizou super bem, coloquei ele dentro de um terrário feito com pote de guardar arroz, como deu certo resolvi tirar ele de um ambiente aberto pra evitar futuras contaminações hahaha
 

Anexos

  • 6324BA86-9D72-4411-8A86-93DF6DA4BEBC.jpeg
    6324BA86-9D72-4411-8A86-93DF6DA4BEBC.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 29
  • 164AEDC0-5252-4AF4-969F-EA9705152D5B.jpeg
    164AEDC0-5252-4AF4-969F-EA9705152D5B.jpeg
    1.6 MB · Visualizações: 28
batalha contra uma contaminação de cor vermelha puxado pro laranja

Que cor estranha pra excreção micelial...

Deve ter sido uma colônia de bacteria, pela forma não-radial... ou não...

Segue em frente se tá tudo indo bem.
 
Que cor estranha pra excreção micelial...

Deve ter sido uma colônia de bacteria, pela forma não-radial... ou não...

Segue em frente se tá tudo indo bem.
Esse frasco que teve uma bactéria vermelha…. estava ate no topo, porem essa genética é muito resistente, micélio bem rizomorfico.
Tirei a parte contaminada com uma faca bem afiada e coloquei pra frutificar, ele conseguiu vencer a contaminação, tá pinando muito bemmm, coloquei em um pote com vermiculita no fundo e o micélio ta tomando conta de tudo kkkkkk
subindo ate as parede do pote 😂

Agr vem a pergunta amigos cogumeleiros,
Como ter bons resultados no tamanho dos cogumelos??
 

Anexos

  • 090D6CD0-02BB-4EC6-A9BB-0F5CD97448A0.jpeg
    090D6CD0-02BB-4EC6-A9BB-0F5CD97448A0.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 29
  • 6D65B42D-820D-4818-A83C-D45E9E443962.jpeg
    6D65B42D-820D-4818-A83C-D45E9E443962.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 28
  • E0367705-F36E-4B64-932A-32675A5CFDA0.jpeg
    E0367705-F36E-4B64-932A-32675A5CFDA0.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 28
Última edição:
Atualizando o diário:
• Então galera a casing ficou linda o micelio dominou tudo
Coloquei vermiculita media e esterilizada antes de frutificar e fechei a casing com a tampa esperei mais 3 dias e coloquei no terrario e comecei abanar mais de 3 vezes no dia, o terrario bem simples caixa organizadora com furos e sem perlita e sem argila no fundo pra evitar contaminação, com pouca agua no fundo e já era, temperatura em 22….
9D0BACB1-AC03-40BD-8EB2-947F0DFA5D20.jpeg

•Depois de 4 dias apareceu varios pins
E108335C-126B-4EE0-9E9D-AB994E4CBD7D.jpeg

• Resultado depois de 3 dias, os cogu nao ficaram tao grandes mas veio bastante, ainda to tentando descobrir oque influência no tamanhos deles tirando o fato da gênetica🍄
2FA9AD12-A41F-46DB-9E2F-26413E156B54.jpeg
F2128004-51D0-424E-98F6-BBF37A64D2B3.jpeg
Fim do cultivo, dicas construtivas são sempre bem vindas, obrigado por acompanhar o meu primeiro diário de cultivo 🍄🙏🏽
 
Back
Top