Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário de primeiro cultivo, duas técnicas - Australian

Diário de cultivo problemático.
Raças
Australian
Inoculação
11/08/2021
Inoculação via
Seringa multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
glovebox
Terrário
Caixa organizadora / in vitro
Técnicas
PFTek, terrário, in vitro
Substratos
Vermiculita
Água
Farinha de arroz integral (FAI)
Saudações!

Depois de alguns meses colocando os pezinhos na água pra "sentir o terreno", resolvi mergulhar nessa experiência. Estou desde janeiro juntando algumas informações sobre técnicas e os materiais. A primeira tentativa em Maio deste ano foi um desastre e acabei perdendo todo meu carimbo de esporos. Esperei um tempo na fé que se fosse para rolar, iria rolar. Aí um belo dia depois de uma conversa com um conhecido recebi uma doação de um carimbo de Australian. Agora não tinha mais desculpas e fui botar a mão na massa aproveitando o climinha que baixou um pouco, pois moro no nordeste e só quem conhece, conhece. Devido aos necessários e professores infortúnios da vida e da falta de prática, acabou que comecei dois cultivos em uma mesma semana, e resolvi fazer dois tipos de cultivos distintos. O primeiro, por motivos de negligencia na hora da feitura da seringa, será in vitro, e a classifico como um cultivo negligente (e é a que mais estou gostando rs). A segunda, mais cuidadosa e "experiente", será em bolos no copo, que depois vão para o terrário.

Acho indispensável trazer a tona minhas principais referências de estudos. Agradeço a todos e todas, mas principalmente a um Guia de cultivo feito em 2012, acredito. Baixei ele por aqui no começo do ano. E, claro, o tutorial postado por @ExPoro aqui mesmo: Tutorial - Atualização PF Tek 2020. Mas também não me limitei a eles. Busquei muitos diários, desde os completos, aos abandonados e que deram errado. Esse forúm é riquíssimo, parabéns a todo mundo. Bem feliz por poder contribuir uma "beirinha" com vocês.

Feita uma breve apresentação, vamos as datas e ações.

1º - CULTIVO IN VITRO


SERINGA - 09/08/2021

Materiais: seringa 20ml, água mineral, mini colher, carimbo, PP, materiais de higienização.

Usei uma mini colher e água mineral esterilizados 30 minutos na PP. Depois, sem esperar esfriar, pois o pessoal que mora comigo estava chegando e sempre que chegam usam a cozinha, então tive que fazer "rápido" pois o tempo que calculei não deu certo rs. Higienizei a glove e a bancada da cozinha com água sanitária + água e depois com álcool 70. Materiais também higienizados com álcool. Nessa fase, além deu não ter esperado a água esfriar e eu ter colocado os esporos na água quente, o outro problema foi o tamanho da glove box x tamanho da seringa + copo. Tive dificuldade em manter o copo emborcado e a seringa também, e a agulha entortou totalmente. Não tive outra escolha senão abrir a glovebox com o copo de água destampado, com os esporos já raspados dentro. Fiz o processo de puxar e soltar 3x. Puxei por último, embrulhei no papel alumínio e foi pra geladeira.

SUBSTRATO - 10/08/2021

Materiais: Vermiculita, água e arroz integral (FAI), potes, papel alumínio, fita isolante.

Para fazer o substrato, segui o padrão 2:1:1, primeiro a vermiculita, água, depois a farinha de arroz. O arroz ficou com alguns pedaços grosseiros, mas a maioria virou farinha. Testei a quantidade de água e achei bom, só saiu alguns pingos. Coloquei o substrato até a metade do pote e em seguida adicionei uma camada de vermiculita em cima. Só depois prestei atenção que a camada pode estar muito grossa para o processo in vitro. Esperemos.

Coloquei um pano no fundo da PP e deixei por 50m. Usei potes de azeitonas e oleo de coco, pois decidi fazer o experimento in vitro que tinha visto nesse mesmo dia. Pensei: já que minha seringa pode estar contaminada, então vou fazer um cultivo in vitro e deixar os copos para o bolo livres para mais um cultivo que eu pretendia fazer na mesma semana sem negligenciar a seringa. Fiz 3 potes desse substrato.

WhatsApp Image 2021-08-19 at 17.27.23 (1).jpeg(foto tirada depois da inoculação)


INOCULAÇÃO E INCUBAÇÃO - 11/08/2021

Dessa vez o processo aconteceu num banheiro, uma área menor e sem ventilação. Mesmo assim, utilizei a glovebox. Abri a pp somente no banheiro e coloquei os potes na glovebox e inoculei sem muitos problemas. No mesmo dia, fiz um "ensaio" para treinar a mão e não rasgar muito o papel alumínio. Aprendi que se você coloca a seringa bem próxima da parede dos potes ou copos, fica mais difícil dela se movimentar. Fiz entre 5 furos em cada em prestar muita atenção nos ml.

Depois de inoculado, limpei a glovebox e deixei os potes lá mesmo para incubação, dentro do meu quarto em baixo de uma mesinha. A temperatura da minha cidade tem variado entre 21º de madruga e 28º no pingo do mêi-dia.

WhatsApp Image 2021-08-19 at 17.27.24.jpeg

PRIMEIROS SINAIS DE VIDA

Dia 17/08/2021, 6 dias após inoculação.

Pote 3 - Mancha esbranquiçada no fundo do pote.

WhatsApp Image 2021-08-19 at 19.02.03.jpegWhatsApp Image 2021-08-19 at 19.06.56.jpeg

Dia 18/08/2021, 7 dias depois da inoculação.

Pote 1 - Mancha esbranquiçada nas laterais.
WhatsApp Image 2021-08-19 at 18.59.54.jpegWhatsApp Image 2021-08-19 at 18.59.53 (1).jpegWhatsApp Image 2021-08-19 at 18.59.53.jpeg


Minha duvida é saber se no pote 1 é o micélio ou outro tipo de organismo, pois me parece que o branco está quase transparente e tem um aspecto bem esfumaçado. O que acham pelas fotos?

O pote 2 até agora não deu sinal de vida, resumindo: nem tchum!

2º - CULTIVO EM COPOS [PRETENDENTE A TERRÁRIO]​


SERINGA 13/08/2021

Quase mesmo processo da anterior, sendo que dessa vez achei água mineral de copinho numa padaria da cidade vizinha e continuei a fazer no banheiro, não na cozinha. Usei o próprio copo e sua água para fazer a seringa, despejando o restante da água num copo que coloco na glovebox só para isso, assim, não necessito do potinho coletor que até hoje não encontrei ele estéril (só acho não-estéril em todas as farmácias). Dessa vez não coloquei a mini-colher na pp. Mas coloquei ela pra ferver na água por 10 minutos, depois lavei com água sanitária e água, depois álcool 70% para por dentro da caixa e ainda flambei com um isqueiro a ponta que ia usar para raspar o carimbo. Dessa vez deu tudo certo, consegui emborcar o copo sem nenhum problema e não tive que abrir a glovebox. Seringa 20ml e dessa vez enchi apenas 10ml. Foi pra geladeira, passou 3 dias.

SUBSTRATO, INOCULAÇÃO E INCUBAÇÃO 16 à 17/08/2021

Mesmo processo, só que dessa vez usei 4 copos americanos do médio. Não sei bem os mls, sou meio aéreo para mensurações rs. Substrato PFTEk, vermiculita, água e farinha arroz integral. Coloquei uma camada de vermiculita para finalizar e tapei com papel alumínio. Foi para pp 50min. Esperei até esfriar, virando a madrugada, de manhã inoculei no mesmo local (banheiro), sem demais complicações. Coloquei os copos juntos dos potes na caixa.


WhatsApp Image 2021-08-19 at 19.02.49 (1).jpeg

Essas duas etapas (seringa e inoculação) foram menos tensas que a experiência anterior e fiquei mais seguro pois não tive nenhum imprevisto.

EXPERIMENTAÇÃO NA FRUTIFICAÇÃO: Ainda estou "matutanto" se faço apenas o terrario ou uso 1 garrafa pet para ter a experiência de usá-la para comparar 3 modos diferentes de frutificação (in vitro, terrário em caixa e a garrafa pet).

Os potinhos no mesmo lugar, mas mantendo o distanciamento social e usando máscara, claro:

WhatsApp Image 2021-08-19 at 19.00.13 (3).jpegWhatsApp Image 2021-08-19 at 19.00.13 (2).jpeg

*Não tirei fotos dos primeiros procedimentos por motivos de achar que poderia me atrapalhar e o celular ser um vetor de contaminante.
**Não achei onde colocar o pré-fixo "Em andamento"

Até a próxima atualização!

:et:
 
Última edição:
Pro nosso hobby a SAB é melhor do que a glovebox.
O movimento das luvas, puxando e empurrando o látex movimentam o ar.

Alias, não faz sentido limpar a glove com agua sanitária e álcool.
Trabalho a toa.
O melhor jeito é pegar um borrifador com agua, com no maximo 1 pouquinho de sabao/detergente e borrifar ali dentro, esperar descer e pronto.
A agua vai arrastar contaminantes dispersos no ar para o "chao" e o sabão vai atrasar um pouco a evaporação.
Coloco uma toalha no fundo para absorver isso.

É mais comum o micelio aparecer mais denso e menor nos primeiros dias, 6 dias foi bem rápido.
Precisa esperar e observar como se comporta.

Não recomendo copinho coletor, muito melhor comprar agua de copinho, que custa R$,099, e já vem com agua esteril para a seringa.
É so pegar o copinho de agua, limpar com alcool 70 a tampa, enfiar a seringa com agulha, tirar a agua que vai usar, abrir o copinho, jogar a agua em outro copo vazio.
Pegar a agua da seringa, colocar no copinho, raspar os esporos, pegar agua com a seringa, jogar fora e pegar de novo.


A ideia do in vitro é apenas para testar?
Pessoalmente, não gosto muito. Sö o @ExPoro que é especialista nesse tipo de cultivo, que faz até na lata de coca cola.

Obs: Acho que membro novo não consegue colocar tag, atualizei pra você.
 
Pro nosso hobby a SAB é melhor do que a glovebox.
O movimento das luvas, puxando e empurrando o látex movimentam o ar.

Alias, não faz sentido limpar a glove com agua sanitária e álcool.
Trabalho a toa.
O melhor jeito é pegar um borrifador com agua, com no maximo 1 pouquinho de sabao/detergente e borrifar ali dentro, esperar descer e pronto.
A agua vai arrastar contaminantes dispersos no ar para o "chao" e o sabão vai atrasar um pouco a evaporação.
Coloco uma toalha no fundo para absorver isso.
Valeu as dicas. Anotado!
Não recomendo copinho coletor, muito melhor comprar agua de copinho, que custa R$,099, e já vem com agua esteril para a seringa.
É so pegar o copinho de agua, limpar com alcool 70 a tampa, enfiar a seringa com agulha, tirar a agua que vai usar, abrir o copinho, jogar a agua em outro copo vazio.
Pegar a agua da seringa, colocar no copinho, raspar os esporos, pegar agua com a seringa, jogar fora e pegar de novo.
Fiz exatamente isso no segundo cultivo :D Gracias!
A ideia do in vitro é apenas para testar?
Pessoalmente, não gosto muito. Sö o @ExPoro que é especialista nesse tipo de cultivo, que faz até na lata de coca cola.
Sim, também. Pelo fato deu ter negligenciado a seringa e nesse dia acabei vendo um cultivo assim. Pensei em testar, apesar de não ser recomendado fazer muitas experimentações no início. Mas sou dessas! Amo um desafio. Simbora!
Obs: Acho que membro novo não consegue colocar tag, atualizei pra você.
Muito obrigada!
 
Oi! Que legal que está vendo todas as variações da PF Tek pro seu primeiro cultivo! :D

Espera mais uns dias pra confirmar se eh cubs, como ressalvado pelo nobre @Texugo. (Ah, ri e fiquei lisonjeado com o elogio. Obrigado).

Cara @pula , as Teks In Vitro, no Teo, sempre foram incidentais em regra (não planejadas), e o primeiro tutorial-tradução foi meu, na busca de uma hiper-simplificação da Pf Tek - que ainda busco.

O que se deve ter em mente é que o rendimento é inferior a um terrário, ainda. Os primeiros flushes são lindos, mas complica nos subsequentes. É sempre uma troca: menor cuidado, menor rendimento, mais tempo livre, mais bolos ao mesmo tempo ou em sequência pra segurar o consumo se for constante.

Por hora, se está em dúvida, siga pro terrário Pet com os bolos pra terrário, que verá um bom rendimento a zero custo, se quiser manter a linha simplificada de cultivo. Com cuidados diários, a Pet rende como qualquer caixa organizadora... ou como qualquer terrário.

O maior aprendizado dos primeiros cultivos é aprender a cultivar, entender na prática e aí abrir asas pra onde deseja ir.

Meu plano é conseguir desenvolver e maximizar o "in vitro com livre circulação de ar" e retenção de umidade com manutenção do vigor do micelio por duas ou mais levas. São meus vasos de plantas com cogumelos e outros experimentos dos diários do ano passado. Pra isso tenho experimentado materiais e panos diferentes.

Mas isso é papo que vai longe.

Parabéns pelo diário!!!

Ah:

potinhos no mesmo lugar, mas mantendo o distanciamento social
Kkkkkkkk boa
 
Oi! Que legal que está vendo todas as variações da PF Tek pro seu primeiro cultivo! :D

Espera mais uns dias pra confirmar se eh cubs, como ressalvado pelo nobre @Texugo. (Ah, ri e fiquei lisonjeado com o elogio. Obrigado).

Cara @pula , as Teks In Vitro, no Teo, sempre foram incidentais em regra (não planejadas), e o primeiro tutorial-tradução foi meu, na busca de uma hiper-simplificação da Pf Tek - que ainda busco.

O que se deve ter em mente é que o rendimento é inferior a um terrário, ainda. Os primeiros flushes são lindos, mas complica nos subsequentes. É sempre uma troca: menor cuidado, menor rendimento, mais tempo livre, mais bolos ao mesmo tempo ou em sequência pra segurar o consumo se for constante.

Por hora, se está em dúvida, siga pro terrário Pet com os bolos pra terrário, que verá um bom rendimento a zero custo, se quiser manter a linha simplificada de cultivo. Com cuidados diários, a Pet rende como qualquer caixa organizadora... ou como qualquer terrário.

O maior aprendizado dos primeiros cultivos é aprender a cultivar, entender na prática e aí abrir asas pra onde deseja ir.

Meu plano é conseguir desenvolver e maximizar o "in vitro com livre circulação de ar" e retenção de umidade com manutenção do vigor do micelio por duas ou mais levas. São meus vasos de plantas com cogumelos e outros experimentos dos diários do ano passado. Pra isso tenho experimentado materiais e panos diferentes.

Mas isso é papo que vai longe.

Parabéns pelo diário!!!

Ah:


Kkkkkkkk boa
Siim. Então! Consegui acompanhar seu esforço de deixar o cultivo menos laboroso e mais aberto mesmo, mas ainda sim com muita técnica e conhecimento. Gostei bastante desse esforço e me tirou bastante os medos de principiante.

E eu boto maior fé nesse seu projeto. Vou acompanhando e quem sabe não entro nessa também rs

Valeu as dicas e os elogios!
 
ATUALIZAÇÃO

1º Cultivo (3 potes) - 15 dias pós inoculação

Pote 1: Esse pote, se for realmente o micélio de cubensis, está quase completo. Como vocês podem ver o micélio subiu até na parede do pote. Este pote e o pote 3 apresentam bastante umidade.

a969c15b-53a4-4f8f-a9ca-1351656777bf.jpg9d741a58-db11-4e94-b0e5-6169be531958.jpg

Pote 2: Depois de 15 dias, esse pote não mostrou sinal de vida nenhum: nem micélio, nem contaminante. Não tem absolutamente nada. Diferente dos outros dois potes, ele não apresenta gotas de água na parede e está muito seco. Coloquei ele numa bolsa térmica junto com os copos do outro cultivo há 3 dias, pois pensei que essa estagnação pudesse estar relacionada a temperatura, que esta entre 22-28º, alcançando a temperatura máxima só no meio do dia.

Pote 3: Diferente do pote 1, esse pote esta meio lento na colonização, porém, ele está mais branco e mais concentrado onde colonizou:7238db64-6124-41ee-9f70-89f92d986795.jpg21d0d24e-c8c5-4ea7-a878-3b7014a3ad88.jpg

2º Cultivo (4 copos)

Dos 4 copos, 2 contaminaram e eu isolei eles em outra bolsa térmica para acompanhar o comportamento do contaminante e ver se ainda aparece o micélio.
Os outros 2 copos não apresentaram nenhuma eclosão, até onde eu posso ver, pois coloquei muita fita isolante. (Inoculei dia 17/08. Ou seja, 10 dias e nadinha deles). Coloquei todos dentro de outra bolsa térmica, retirei os 2 contaminados e agora, na bolsa, está 1 pote e 2 copos.

eb72dab9-c0e0-4a00-aae8-fd082613c64a.jpg00cc0f3e-db6f-4f8d-b4f4-b87572c36e85.jpg


Dúvidas, nóias, experiência:

1. Não estou seguro desse micélio ser de cubensis. Esta muito fraco e não apresenta filamentos grossos (hifas) como vejo em algumas fotos. Não sei se é característica da raça. Se vocês puderem me ajudar com isso, agradecida.

2. Não sei o motivo do pote 2 está assim, estagnado. Mas pensei alguns motivos: 1. camada de vermiculita impediu que os esporos descesse até o substrato; 2. inoculei menos esporos nesse por ser o 2 e pensar: ainda tem o pote 3 e já tinha colocado bastante no pote 1.; 3. esse pote está estéril porque a seringa não vingou e os outros dois potes não são micélio de cubensis, são contaminantes (a maior nóia que eu to tendo é essa)

3. Como as seringas pros potes e pros copos foram diferentes, não sei se o mesmo se aplica para os copos, mas começo a desconfiar que ambas as seringas ficaram bugadas ou a temperatura não está favorável.

4. Estou aprendendo muito nessa experiência, principalmente minha obsessão e falta de paciência. Depois que fiquei sabendo que pode olhar sempre o pote, eu uso e abuso dessa possibilidade. Mas tentando refrear porque causa muita ansiedade e noias 1000 rsrsrs. E vamos de exercer a paciência que o cultivo é isto.

Espero a ajuda de vocês!
Obrigad
:deolho:
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO

Depois de muitas noias e pesquisa, estou com a certeza que é micélio de cubensis. O colega que me doou o carimbo disse que seu cultivo também estava com esse aspecto e que não era pra me preocupar que estava tudo bem.

POTE 1: 04/09
Esse pote estava muito seco, rachado e já não apresentava nenhum desenvolvimento. Então pensei que fosse falta de hidratação e dei um dunk nele. A água ficou bem amarelada e o esbranquiçado meio que sumiu e estou pensando que estraguei o bolo 🤡

20210908_112304.jpg20210908_112256.jpg

POTE 2: 03/09
Esse bolo que aparentemente estava estéril de vida, pois não aparecia nada nele, apresentou vários pontos de eclosão nas paredes. Acredito que a colonização aconteceu primeiro no meio depois que apareceu nas paredes. Apresentou umidade nas paredes e parece estar saudável. Lembrando que ele foi inoculado dia 11/08. Ou seja, 23 dias depois que ele deu o ar da graça.

20210908_112110.jpg

POTE 3: 01/09
Esse pote está 100% colonizado, bem branco e aveludado. Como a técnica é in vitro, estou esperando ele pinar. Estou receoso se ele vai conseguir frutificar in vitro na temperatura que está rolando (29°). Não sei se faço o terrário, abro o pote e deixo ele dentro do terrário mesmo dentro do pote, pois não consigo tirar o bolo de dentro do pote 🤡 Porém, esse mesmo pote apresentou esses pontos vermelhos em cima. Estou muito esperançoso que sejam pins brotando...
20210908_120528.jpg20210908_112139.jpg

COPOS

Copo II
O copo dois apresentou micélio dia 30/08. Mas seguida apareceu uma contaminação. Todos meus copos estão apresentando contaminação e realmente não sei o que aconteceu pq jurei ter sido mais cautelosa com higienização do que com os potes. Vou esperar o copo consolidar e enterrar 😪
20210908_112029.jpg20210908_112022.jpg

Copo IV - Só nada. Nem micélio nem contaminante desde o dia 13/08. Mas vou deixar lá. Vai que ele me surpreenda igual o pote 2...(alice)


Besitos😘
 
Gente, um help por favor!!!
Essa mancha marrom que apareceu no pote 3 que a Alice aqui jurou que fosse pins simplesmente cresceu e virou uma mancha enorme. Que contaminante é esse e o que eu posso fazer? Lembrando que essa parte de cima é a camada de vermiculita.

Eu tô pensando em inúmeras possibilidades, mas tô super inseguro no que fazer 🤡 AYUDAMEE
20210910_174928.jpg20210910_174917.jpg20210910_174810.jpg
 
Última edição:
Gente fiquei super ocupado com coisas do curso e não pude atualizar.

Restou apenas 1 pote saudável, e todos os copos contaminaram. Tentei salvar o pote 3 com essa mancha marrom e de início parecia ter dado certo, mas aí o contaminante reapareceu. Os dois potes que eu ia fazer in vitro eu os abri e coloquei dentro de um terrário porque estava achando o clima muito quente para deixar in vitro ssem"regular" o clima. Coloquei o terrário com argila expandida e trocava garrafa de gelo, borrifando e abanando 3x ao dia. Mas chegou uma hora que vi que o micélio estava muito estranho, como se tivesse com pouca troca gasosa (apesar de ter bastante furo e eu abanar. acredito que tenha sido por estar dentro do vidro, mesmo aberto, e no terrário). Depois que vi que estavam contaminando tirei do terrário e tentei salvar o pote 2 colocando apenas uma toca em cima, para não cair resíduos ou dá mosquito... mas não deu em nada rs

O único que sobrou e aparenta está sem contaminantes é o Pote 2, que demorou 23 dias para dar sinal de vida e agora que está completando 1 mês que o micélio eclodiu. Estou deixando ele em área clara coberto por uma caixa,porque minha casa é de telha e cai muita poeira de cima.
Estou na esperança de ao menos 1 frutificar para poder tirar um carimbo e retribuir o carimbo que me foi dado.

Nas fotos mostro os contaminados e o pote 2 100% colonizado.

Pote 2, o único sobrevivente:
20211015_171340.jpg
20211015_171300.jpg

Potes 1 e 3 contaminados:
20211015_165915.jpg20211015_165926.jpg20211015_171316.jpg

É isto. Muitos ensinamentos para a boneka que pouco a pouco vai ficando calejada com a experiência. E vamos de torcer para da certo.
 
Back
Top