Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de Cultivo

Diário de cultivo completo.
Fala galera, sou novo no fórum então se eu estiver postando no lugar errado me desculpe hehe. Esse é o meu terceiro cultivo porém estou enfrentando algumas dificuldades nele e tinha a intenção de abrir esse tópico para vocês me darem uma luz e que possa servir de ajuda pra alguém futuramente também.

Utilizei um tutorial daqui do fórum mesmo "Tutorial ilustrado de cultivo de Psilocybe Cubensis método simples - Bolo PF".

substrato:
01 copo 250ml: Arroz integral orgânico ou comercial triturado no liquidificador 02 copos 250ml: Vermiculita 01 copo 250ml: Água mineral

usei potes descartáveis de plastico 350ml e recobri com papel alumínio, levei ao fogo alto na panela de pressão por 1h30 mais ou menos. Lembrando que esterilizei todo os recipientes com álcool 70º e fechei as portas para evitar correntes de ar.

inoculação:
ao passar mais ou menos cinco horas quando a panela já tinha esfriado tirei os potes e fiz a inoculação, utilizei um carimbo do meu primeiro cultivo (p.cubensis camboja).

incubação:
na incubação deixei em uma caixa de isopor dentro do armário, com os potes lacrados e no 10º dia fiz um buraco na tampa do papel alumínio para a troca gasosa.

Por volta de um mês, todos estavam colonizados e saudáveis, porém um bolo estava com umas manchas pretas e quando abri para ver como estava, toda a superfície do bolo estava preta, fiquei com medo de ser alguma contaminação (em especial Aspergillus sp) e descartei o bolo. O restante coloquei no terrário.

*Eles estão uns quatro dias no terrário e estou vendo que um bolo esta desenvolvendo uma mancha esverdada e que ela esta aumentando com o tempo, estou com medo de que seja alguma contaminação (Trichoderma harzianum) ou algo parecido, não sei se devo retirar a parte esverdeada ou esperar para ver, não sei se é normal ou se aflige de alguma forma os cogumelos. Enfim não sei oque fazer pois não acho muita informação sobre contaminações irei colocar as fotos para vocês terem uma ideia melhor.

É isso galera, se alguém souber algo que possa me ajudar ficarei bem feliz :D

...valeu ;d
 

Anexos

  • Sem título.png
    Sem título.png
    2.3 MB · Visualizações: 36
  • IMG_4401.JPG
    IMG_4401.JPG
    236.6 KB · Visualizações: 35
  • IMG_4402.JPG
    IMG_4402.JPG
    203.4 KB · Visualizações: 34
estou com medo de que seja alguma contaminação


É um contaminante sim. Parece Penicillium. Trichordema é realmente verde, e muito mais agressivo.

Tire esse bolo daí. Pode fazer um outdoor com ele se tiver como e quiser.
 
Valeu pela dica @Ecuador hoje eu isolei ele dos outros como você disse. Minha duvida agora é: se esse bolo der frutos seria algum problema utiliza-lo p/ carimbo ?
 

Anexos

  • IMG_4405.JPG
    IMG_4405.JPG
    287.9 KB · Visualizações: 17
Não deixa isso aí não! Tira de faca!!! Pra cada facada, limpa com álcool pra não espalhar mais!
Antes vira de cabeça pra baixo e passa água pra tirar a parte de cima e não esporular!
 
Valeu pela dica @Ecuador hoje eu isolei ele dos outros como você disse. Minha duvida agora é: se esse bolo der frutos seria algum problema utiliza-lo p/ carimbo ?


Creio que qualquer carimbo desse bolo vai estar contaminado com os esporos do competidor. Faça um outdoor ou descarte-o.

Acho que não vale a pena ficar brincando com esse bolo por aí. Você vai acabar espalhando esporos por todo o ambiente.



Não deixa isso aí não! Tira de faca!!! Pra cada facada, limpa com álcool pra não espalhar mais!
Antes vira de cabeça pra baixo e passa água pra tirar a parte de cima e não esporular!


Com uma contaminação dessas não vai adiantar fazer isso.

Mesmo em contaminações menores dificilmente cortar fora a porção visivelmente contaminada ajuda.
 
Concordo que deva tirar esse bolo de casa para não espalhar esporos contaminantes pelo ar.

Tente enterrar em um terreno próximo de casa. Daqui uma semana volta lá pra ver se deu algo. (quem sabe né)
 
Então galera, eu peguei esse bolo contaminado levei para fora com bastante cuidado para não espalhar esporos e cortei as partes contaminadas com faca e álcool, pra ver como estava e tmb para ganhar experiencia, porém por dentro estava completamente contaminado, tudo verde. E pelo que vocês falaram achei melhor descartar esse bolo. Já os outros começaram a dar alguns pins dentro de algumas semanas acredito que se desenvolvam :D :D
 

Anexos

  • IMG_4421.JPG
    IMG_4421.JPG
    253.3 KB · Visualizações: 20
  • IMG_4422.JPG
    IMG_4422.JPG
    223.7 KB · Visualizações: 20
Show de bola.

Belos pins você tem aí. Esperando pra ver os cogumelos :fome:
 
Belos pins, mas algumas coisas me chamaram a atenção.

Esta vermiculita embaixo dos bolos esta seca? (tenho a impressão que nas primeiras fotos ela estava saturada com água).

Qual método de hidratação que tu estás usando?

Tu chegastes a fazer um dunk?
 
Última edição:
opa @Ankardo eu estou usando borrifador de água umas 4x por dia mais ou menos, aqui na cidade tmb é um clima bem úmido oque ajuda, meu celular tem marcado umidade: 90% durante essa semana. Agora dunk seria a imersão do bolo na água por umas horas certo ? ( tenho algumas duvidas com os termos ) se for isso, eu costumo fazer logo apos da primeira colheita, eu coloco eles submersos na água por 24hrs, eu poderia ter feito isso antes de aniversariar eles ? obg pela ajuda :p
 
Agora dunk seria a imersão do bolo na água por umas horas certo ?

Olha no nosso glossário :teo_seta_direita: Dunk. Lá você vai encontrar todos os termos mais utilizados pelo fórum. :)

se for isso, eu costumo fazer logo apos da primeira colheita, eu coloco eles submersos na água por 24hrs, eu poderia ter feito isso antes de aniversariar eles ?

É isso mesmo.

Mas tecnicamente não dá pra dunkar antes de aniversariar, a menos que você mergulhe na água os potes inteiros com os bolos dentro ainda com os lacres intactos. :lol: Bem, se for essa a ideia, é só mergulhar tudo junto e depois aniversariar. Mas... não teria utilidade nem efetividade pro dunk. :coffee:
 
Mas tecnicamente não dá pra dunkar antes de aniversariar, a menos que você mergulhe na água os potes inteiros com os bolos dentro ainda com os lacres intactos. :LOL: Bem, se for essa a ideia, é só mergulhar tudo junto e depois aniversariar. Mas... não teria utilidade nem efetividade pro dunk. :coffee:
Acho que o @moldguy quis dizer é dunkar antes de colocar os bolos no terrário pela primeira vez (logo apos saírem dos copos)

Na minha opinião só seria necessário um dunk de aniversário se o bolo estiver muito seco.
 
@Finganforn exatamente isso que eu quis dizer kkkk, então é oq eu faço mesmo, apenos faço o dunk depois da primeira colheita

Então galera fiquei um tempo sem postar, mas os cogus ja cresceram ficaram bem grandinhos até cada bolo deu uns 10/15 cogus, fiz bastantes carimbos pq eu quero testar fazer um bulk na proxima semana, vou aproveitar pra postar o bulk aqui pra vocês acompanharem e me ajudarem tmb. Coloquei eles na sílica e já secaram e tal, to com uma duvida agr em como conservar melhor pq li aqui no forum que mesmo no ziplock eles duram mais ou menos 3 meses , e que pra melhorar o tempo deles eu teria que coloca-lós em ziplock com sílica na geladeira isso procede ? Vou colocar as fotos pra voces verem :D :D
 

Anexos

  • IMG_4439.JPG
    IMG_4439.JPG
    252.7 KB · Visualizações: 18
  • asdasdasdasd.png
    asdasdasdasd.png
    2.2 MB · Visualizações: 19
  • Sem título.png
    Sem título.png
    2.6 MB · Visualizações: 18
  • IMG_4452.JPG
    IMG_4452.JPG
    304 KB · Visualizações: 19
  • 222.png
    222.png
    1.6 MB · Visualizações: 19
  • asdsad.png
    asdsad.png
    2 MB · Visualizações: 21
  • IMG_4465.JPG
    IMG_4465.JPG
    324 KB · Visualizações: 19
Última edição por um moderador:
Lindos frutos @moldguy parabéns, me lembram muito os do meu primeiro cultivo. :contente:

Sobre a conservação, tenho os frutos dos meus primeiros cultivos que saíram maio do ano passado (se não me engano), conservados em potes de azeitona com sílica laranja no fundo. E posso dizer que estão como novos, sempre os uso e não parecem ter perdido potencia e nem estragaram.

Dica: 1º Secar no ventilador até ficarem bem murchos. 2º Colocar num pote com sílica gel (de preferencia laranja por ser atoxica). 3º Conservar em geladeira.

Isso pode fazer os cogumelos durarem anos, como muitos dizem, ainda não cheguei a esse tempo :feliz:
 
Coloquei eles na sílica e já secaram e tal, to com uma duvida agr em como conservar melhor pq li aqui no forum que mesmo no ziplock eles duram mais ou menos 3 meses , e que pra melhorar o tempo deles eu teria que coloca-lós em ziplock com sílica na geladeira isso procede ?

Não.

A melhor conservação é dentro dos ziplocks dentro de um pote hermético com sílica gel, no escuro. Mantém a potência por anos, sem precisar do recurso à geladeira. :coffee:

Parabéns pelo sucesso do cultivo. :)
 
Back
Top