Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de cultivo: Dakak Beach

Diário de cultivo completo.
Diário de cultivo Indio: Dakak Beach


Então pessoal, estou a algum tempo aí estudando o mundo dos enteogenos os mágicos e afins, depois de muita pergunta chata, dúvidas que nunca acabam e a ajuda do pessoal aqui ,hoje abro o meu primeiro diário referente ao meu primeiro cultivo de CM´s.

Ganhei de um irmão meu mestre dos magos um carimbo de Dakak Beach faz uns 5 meses...
Trabalhei com o mesmo em PF Tek padrão. Desses fiz 5 copos que vem requeijão e com arroz integral e vermiculita comecei o meu primeiro cultivo.

Na glovebox coloquei o álcool,papel toalha, tesoura, a serringa e agulha um copo de cachaça(vazio),o carimbo, e um pedaço de papel alumínio.
Passei um papel toalha com álcool 92 em tudo, na glove,nas luvas que eu estava usando juntamente com máscara e touca e comecei o trabalho.
DSC02800.JPG


Abri o carimbo com muito cuidado fiz a raspagem dos esporos para dentro do copo de cachaça com a pontinha da tesoura, anteriormente tinha esterelizado ela também.
Raspei 1/10 do carimbo para 20ml de água da torneira mesmo fervida por 20 min, e depois óbvio esfriada.

Com a seringa coloquei a agulha na ponta suguei toda a água do copo e coloquei novamente no copo, repeti esse processo umas 3 vezes, para misturar bem a pouca quantidade de esporos que eu depositei ali com os 20 ml de água usados para a minha seringa, não tive problemas com esporos grudados no copo, eles caíram diretamente na água e ali ficaram. Fechei o carimbo com cuidado, coloquei na zip-lock, e guardei ela no pedaço de papel alumínio que eu tinha colocado na glove também. Primeiro processo finalizado deixei a seringa na geladeira por 10 dias. Hidratando os esporos. Só por precaução.

Então passados os 10 dias comprei as coisas que faltava para dar continuidade no processo e mãos a obra. Preparei a vermiculita colocando por 20 minutos no microondas em 2 vezes de 10 minutos. O arroz eu pré-cozinhei ele no microondas também, por 10 minutinhos... após tudo ter esfriafo preparei com copos passando um papel toalha com álcool e em uma colher grande também. Misturei a vermiculita com água mineral até ficar uma pasta aí depois adicionei o arroz aí equivaleu o substrato deixando ele bem aerado.

Em seguida coloquei uma camada de papel alumínio nos 5 copos e não fiz furo nenhum. Mais também não apertei o alumínio no copo, foi para a panela de pressão lá ficaram com água até um pouco antes da metade do copo, e deixei por 1 hora . Deixei esfriar até o dia seguinte... no dia seguinte retirei os copos da PP e um deles estava quebrado. Uma pena perdi um deles aí, mais o processo continua. Limpei a panela tirei os copos e levei eles para dentro da glovebox juntamente com a seringa que estava na geladeira a 10 dias.

Dentro da glovebox abri rapidinho o papel alumínio e fiz a inoculação, inoculando 2 ml por copo, na parede do copo para os esporos escorrerem até embaixo, e um pingo no meio do substrato. Fechei rapidinho os copos com o papel alumínio e passei a fita isolante nos 4 copos e deixei ali na glovebox mesmo para incubar. A seringa foi pra geladeira pra algumas experiências com CL.

Incubação :


Como não tinha o termostato utilizei uma body care para manter a temperatura da incubadora em 26 a 29 graus. Moro em santa catarina e o calor aqui já foi embora. Mais com a body deu conta do recado. Para quem não sabe o que é uma body care, é aquelas bolsas térmicas, para colocar água quente dentro e manter por bastante tempo utilizados por atletas quando machucam e tal. É de um material parecido com borracha bem grossa. Foi bem até. Mais pro próximo cultivo providenciarei um termostato, porque tinha que abrir a incubadora todo dia para colocar a água quente na bolsa
DSC02796.JPG


Dos 4 copos incubando perdi 2 por contaminação da cor verde. E um com suposto cobweb. Sobrando apenas 2 copos, depois de 28 dias incubando estavam 90% colonizado,um , do copo PF TEK que me restava tirei pedacinhos de uma partebem boa do lado do copo eu tirei um pedaço do bolo e coloquei em alguns pedaços de papelão esterelizados na na água fervente para ele colonizar o papelão e eu jogar em algum grão. Deu certo o micélio foi para o ataque e devorou os pedacinhos de papelão em uns 15 dias, larguei um pedaço do papelão em copo de requeijão com o substrato de milho, com a esterelização indicada pelo nosso amigo tupy , com as 3 etapas e a água sanitária... , no copo foi 80% milho e 20% em um selo embaixo do copo. Na próxima vez vou colocar menos vermiculita, porque o micélio teve dificuldades para colonizar aquela parte do substrato. Acredito que 5% seja o suficiente para a próxima. Esse copo estava bem avançado e apelidei o mesmo de ´´EL SOBREVIVENTE´´ já que o outro copo PF eu perdi porque fiz uma expedição para a montanha e ele passou do tempo de ir pro terrário e contaminou em 3 cores.
_DSC0473.JPG_DSC0467.JPG


Aí de todo o trabalho e estudo até aqui me restava eu caro amigo el sobrevivente no qual depositei todas as minhas fichas... com o copo colonizado 100% deixei mais uns 3 dias e fiz o bulk. Com Vermiculita esterelizada da mesma maneira 20 minutos no microondas e fibra de côco, a fibra de coco eu picotei ela com a tesoura porque ela veio em ramas... fiz bem caprichado o trabalho e dividi 50% dos dois acima citados em um recipiente e misturei bem, após isso peguei o copo colonizado abri um lugar em meio a camada e coloquei o el sobrevivente ali na sua nova fase. Deixei bem separado os grãos. Grão por grão misturei bem tudo e coloquei no balde, com um selo de vermiculita em baixo e um de fibra de côco em cima da camada... tampei com papel filme e desejei a luz dos cube ali. Deichando o balde sob temperatura ambiente em torno de 20 graus e com a claridade natural do meu quarto mesmo.
Foto0186.jpg

Então pessoal, tenho aí algumas fotos do cultivo, são de celular a maioria.. mais vai dar para ter uma noção aí do trabalho que venho realizando...

Por hoje seria isso, amanhã escrevo mais um pouco aí, tem bastante coisa para contar ainda. Hahaha. Abraços espero que o pessoal esteja gostando e que não esteja muito chato de ler isso. Obigado pela ajuda de todos aqui do CM, aja paciência com os novatos hahahaha.

Viva El Sobrevivente!!DSC02810.JPGDSC02808.JPG
 
Última edição por um moderador:
se contaminou depois de 100% colonizado quer dizer que estava contaminado desdo inicio.
 
Estou acompanhando desde de já e mandando energias super positivas para suas atividades Indio

Desejo sorte,espero que der tudo certo!
 
se contaminou depois de 100% colonizado quer dizer que estava contaminado desdo inicio.

Não, então eu até editei alí o que tinha digitado, na real não coloquei no papelão o contaminado não. eu coloquei o ultimo estagnou o micélio em aprox. 90% da colonização. eu tinha parado de colocar a bolsa termica. acredito que possa ter sido isso. mal se me expressei errado. foi o que acabo de falar. vlw pelo toque.:)

Estou acompanhando desde de já e mandando energias super positivas para suas atividades Indio

Desejo sorte,espero que der tudo certo!
Boa sorte Indio. Acompanhando!


Aí irmãos obrigado mesmo! tenho boas surpresas aí nesse cultivo! hehe amanhã continuo escrevendo a historia.
 
vai seguindo no caminho da enteogenia, conforme teu merecer, eles vão te agraciando e te ajudando. Bela iniciativa :)
VIVA!
 
Te desejo muita luz ai no seu cultivo, esse eu to afim de acompanhar muita luiz ai irmão.
 
Ae pessoal. satisfação ver varios amigos aqui marcando presença .

Então vamos ao que interessa...
Nesse diário aqui vou postar 2 fotos por dia atualizadas e aí vamos comentando e analisando ai o trabalho, aberto a críticas, sugestões, dicas... estamos aí aluno eterno.

Hoje para começar a atualização lanco aí uma foto do PIN BRANCO que está marcando presença aí hehehe
Isso ae pessoal ´´el sobrevivente´´ mostrando que não brinca em serviço.

Grande abraços a todos os irmãos que marcaram presença aí no meu diário. espero que gostem aí da empreitada.

Foto0195.jpg

Mais uma aí :

Foto0188.jpg

Aí pessoal como add as fotos de ontem passados da meia noite não conta! vou postar mais 2 fotos do seguimento do trabalho:

Por enquanto apareceu o pin branco e teve um aborto logo ao seu lado, o aborto retirei e é isso aí, abro o balde uma vez por dia para abanar e trocar o ar. está bem úmido pois tenho borrifado água nas laterais do bulk...A novidade da vez fica por conta do outro pin branco que aparece na foto. os albinos estão aí?! vamos seguindo...

Foto0197.jpg

no canto esquerdo da foto o outro pin branco que eu me refería... as fotos não são boas mais é o que temos para hoje. abraço a todos os amigos que acompanham o diário.

Foto0198.jpg
 
Última edição por um moderador:
Muito bonito esse pin branco!!! Sucesso aí!!!!!!!!! Balde é muito bom, estou com um tbm, no segundo flush!! Gostei muito da técnica!!!!

Paz e Luz!!
 
provando ai que os baldes estão funcionando e bem!

Muito bonito esse pin branco!!! Sucesso aí!!!!!!!!! Balde é muito bom, estou com um tbm, no segundo flush!! Gostei muito da técnica!!!!

Paz e Luz!!


O Balde funcionando muito bem mesmo tup. usando sem terrário.. sem nada só o balde em temperatura e iluminação natural. :)

LamelaAzul. valeu mesmo irmão! boa sorte com o seu balde também. grande abraço!:)

Aproveitando aí para atualizar o diário no dia de hoje, postando mais fotos, uma delas é do pedaço de papelão que eu fiz a transferência para o grão(milho).

Para o processo do papelão esterelizei ele em água fervente por alguns minutos e deixei esfriar e já trabalhei com ele. deu certo! técnica que vou usar sempre.. até me aprofundar e agar ou bda vaos de papelão. rsrs

Foto0241.jpg

Foto0199.jpgFoto0200.jpg Foto0201.jpg

Por hoje é isso. amanhã continuo com a atualização do diário. obg a todos que acompanham :)Foto0201.jpg
 
A partir desse papelão se pode estar iniciando a inoculação em outros substratos prontos, milho ou aveia por exemplo. É uma ótima pedida. Mas... se não tiver nenhum substrato pronto no momento pode estar guardando o papelão colonizado na geladeira, na gaveta de frutas, para frear o crescimento do micélio.
 
A partir desse papelão se pode estar iniciando a inoculação em outros substratos prontos, milho ou aveia por exemplo. É uma ótima pedida. Mas... se não tiver nenhum substrato pronto no momento pode estar guardando o papelão colonizado na geladeira, na gaveta de frutas, para frear o crescimento do micélio.

Show de bola esse micélio colonizado no papelão, baixo custo e eficiência. Parabéns Indio.

Esse pin branco veio pra iniciar a manifestação desse balde,parabéns Indio


Essa de guardar na geladeira eu não sabia. vou fazer isso com um pedaço para frear o crescimento do micélio. vlw tupy.

AmaralGpuava bem nessa, vida de Ìndio e simples , hahaha; obrigado irmão.

Isso ae irmão Kleber, veio para iniciar o passeio de algumas naves aí no balde haha :alien:
 
Sucesso Indio! Quando ficarmos mais proximos do verão pretendo arriscar uns baldes por aqui.

Jah Bless!
 
Sucesso Indio! Quando ficarmos mais proximos do verão pretendo arriscar uns baldes por aqui.

Jah Bless!

Isso ae Moe balde é show de bola. pela minha experiência até aqui para usar sem terrário e tal serve muito bem. ótimos resultados aí do pessoal com o balde. :)

Aproveitando para atualizar o diário com o branquinho bem desenvolvido já. aparecendo outros pins e algumas primórdias já se apresentam também...

Foto0203.jpg
Foto0204.jpg
Foto0205.jpg

Isso aí pessoal ´´El Sobrevivente´´ firme e forte aí no balde. SOB A LUZ!

Abraço a todos...
 
tupy Salve,
referênte a sua dica de guardar o outro pedaço de papelão colonizado na geladeira para frear o crescimento do micélio para mais para frente colocar em um substrato... simplesmente coloco o papelão na geladeira assim como está mesmo? ou embrulho ele em alumínio ou outra coisa? ele esta em um pote pequeno com aquele plastico filme por cima. para poder acompanhar o crescimento do micélio. vu fazer o procedimento aí queria fazer a coisa certa aí. abraço irmão
:)
 
Indo muito bem Indio, energia positiva!!!!!!!
Vai na fé no balde, eles me proporcionaram cogumelos MUITO POTENTES. Acabei de ter uma experiência incrivelmente forte com eles!! :alien:

Paz e luz pra vc!!
Abraço!!
 
Buenas pessoal, então dando uma atualizada no diário com comentários e mais algumas fotos.

El Sobrevivente abriu o chapelão. haha então o branquinho abriu seu chapéu e matou a ansiedade que eu tava para descobrir o que estava acontecendo com ele, descobri ele é um ´´albino falso´´ é branco e tudo mais, porém contém esporos ´´pretos´´. o cogumelo é coisa linda de se ver, vou tentar técnica de clonagem e retirada de carimbos com el sobrevivente. espero que consiga um ou outro para propagar pelo menos para meus próximos cultivos... espero também que todos gostem do branquinho aí fotos dele. obrigado a todos que acompanham o diário e amanhã teremos mais novidades. bom dia a todos...

Foto0207.jpg
Foto0208.jpg
Foto0209.jpg

The end? never
 
Back
Top