Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!

Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!

Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!

1. Este site utiliza cookies. Ao continuar utilizando esse site, você concorda em usar nossos cookies. Saiba Mais.
  2. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dispensar Aviso

Em Andamento Diário da Lua - 1º Cultivo PF TEK

Discussão em 'Diário de cultivo' iniciada por LuaAzul, 25 Jun 2018.

1. LuaAzul

LuaAzul Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    8
    :
    12
    :
    2
    :
    +12 / 6 / -0
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Salve irmãos e irmãs do fórum!!

Após alguns meses de estudos e leituras, consegui dar inicio ao meu primeiro cultivo. Principiante que sou, sei que cometerei alguns erros ao longo do caminho (já té cometi meu primeiro, como verá abaixo), então nada como compartilhar com quem já trilha essa estrada há mais tempo pra que eu possa aprender cada vez mais :) Gratidão pela partilha, bonito demais ver essa irmandade!!

Enfim, vamos ao que interessa.

Adquiri uma seringa de esporos do Cambodian, porém demorou mais de um mês para me enviarem.
    Como achei que tivesse levado um cano, adquiri um carimbo de esporos da strain Peruvian.

Mas não é que justo no dia que decidi inocular com o carimbo, toca a campainha e é justamente o moço dos correios entregando as benditas seringas!! :roflmao:
    Coisas da vida, mas aproveitei o embalo e decidi inocular as duas strains.

STRAIN: Cambodian e Peruvian
    PROCEDÊNCIA: só Deus sabe

---------------------------------------------
    SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
    ---------------------------------------------
    ( x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
    Selo com Vermiculita
    ( x) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
    Fiz uma receita que preencheu 4 copos. Esterilizei na panela de pressão por 1 hora.
    Abri apenas no dia seguinte, na data da inoculação.
    IMG_20180615_151059.jpg

Dois dias antes da inoculação, limpei o quarto onde ocorreria o procedimento. Escolhi meu ateliê por ser pequeno e não ter passagem de ar. Tirei as máquinas de costura e tudo o que estava nas prateleiras, deixei apenas a mesa. Limpei tudo muito bem, com desinfetante, água sanitária e alcool 70º.

Espirrei água sanitária no ar. Repeti o processo no dia seguinte e na manhã da inoculação também.
    Tomei banho, vesti roupas limpas, usei luvas e mascara, e também um turbante pra segurar a cabeleira.
    Tudo pronto.

-------------------------------------------------
    INOCULAÇÃO: Data: 16/06/2018
    Regência da LUA NOVA
    ------------------------------------------------
    ( x) Seringa Multiesporos
    ( ) Cultura Líquida
    ( ) Outro: _________________

GloverBox?
    ( ) Sim (x ) Não

IMG_20180615_150603.jpg

Reservei o sábado para isso, então tinha tempo e fiz tudo com a maior calma possivel.
    Inoculei em dois copos o Cambodian, com 4 furos em cada e cerca de 1,2 ml para cada furo.

Preparei a seringa com o Carimbo do Peruvian e inoculei os outros dois copos restante, da mesma maneira. Com 4 furos, cerca de 1ml para cada furo.

Foram para a incubadora, previamente limpa e esterilizada.

--------------------------------------------------------------------
    INCUBAÇÃO
    ---------------------------------------------------------------------

Caixa térmica de 20L.
    Um termostato a 28ºC dentro de uma garrafa PET.
    --------------------------------------------------------------------
    1ª Verificação
    Data:
    25/06/2018

Hoje, após nove dias, senti de dar a primeira verificada. E que bom que fiz isso!!
    Na hora em que abri a caixa, ela estava com a tampa molhada e cerca de um dedo de água no fundo!!:!::!:
    Eu esqueci de tampar a garrafa com o termostato :roflmao::whistle:

Mas que bom que foi há tempo. Com um pano limpo, tirei o excesso de água do fundo e da tampa.
    Aproveitei para limpar tudo com álcool 70º novamente, incluindo o fundo dos copos. Tampei a garrafa com papel alumínio e coloquei os copos novamente na incubadora.

Notei que os copos cambojanos já estavam colonizados, cerca de 30%. Mas nada do Peruano aparecer!!
    A forma como eu coloquei dentro da incubadora influenciou, pois coloquei o termostato no canto da caixa e os copos ao lado. Porém, os que estavam mais perto do termostato foram mais beneficiados.

Mudei a disposição dos copos e aumentei para 30ºC o termostato.
    Deixei assim agora, mais justo para todos:
    IMG_20180625_131223.jpg

Vocês acham que isso compromete muito o cultivo? Sei que pode rolar contaminação, mas estou bastante esperançosa! Aguardarei as cenas dos proximos capitulos :feliz:

Em breve posto mais!!

Tudo de bom a todos!! <3

Arquivos Anexados:

• Curtir Curtir x 5
    • Otimista Otimista x 1
  2. Mitopilubare

Membro

:
    18 Mar 2018
    :
    81
    :
    77
    :
    8
    :
    +109 / 9 / -0
    Raça Preferida:
    Spectrum
    Técnica Preferida:
    Casing
    Creio que isso não seja motivo de contaminação, tenho bolos que "incubam" numa prateleira expostos a todas impurezas do ambiente e tenho tido sucesso. Se a água não entrou nos copos não tem por que se preocupar (y)

Sucesso no cultivo :contente:

• Curtir Curtir x 2
    • Concordar Concordar x 1
  3. Psilosophia

Contribuidor

:
    29 Out 2016
    :
    16
    :
    33
    :
    5
    :
    +33 / 1 / -0
    Parabéns pelo diário! Vou acompanhá-lo...

Seu cultivo tem tudo pra ser um sucesso.

Quanto ao termostato em 30 graus, você deve estar lembrada que dentro dos copos a temperatura ficará uns dois graus mais alta.

Que a Lua te auxilie a ter belas colheitas!

• Curtir Curtir x 2
  4. Abzû

Abzû Primórdia
    Membro

:
    4 Abr 2016
    :
    256
    :
    765
    :
    22
    :
    +1,109 / 191 / -0
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Oi.
    Já te desejo um bom cultivo. Dá para perceber tanto pelo texto quanto pelas fotos que você tentou caprichar desde os preparativos.

Acredito que tudo está indo bem. Vamos aguardar suas futuras fotos com os micélios para ver o desenvolvimento.

Sobre as chances de cometer erros, bom ai eu lembro daquele dizer: Só não erra quem nunca faz nada.
    Segue no foco ai, enquanto seus copos estão trabalhando.

Vamos ver como será seu terrário, como estão os preparativos para a próxima fase.

• Curtir Curtir x 2
  5. Anão

Anão O Homem Risonho
    Membro

:
    14 Dez 2012
    :
    296
    :
    301
    :
    34
    :
    +542 / 54 / -0
    Raça Preferida:
    Australian
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Cuidado com água sanitária em locais fechados. Respirar água sanitária é perigoso, principalmente se utilizada pura. A água sanitária mantém 100% de efetividade mesmo se misturada com 9 partes de água (ou seja, 1 décimo da solução). Se eu quiser me certificar mesmo, uso duas partes, mas pura nunca.

Nove dias já é bastante tempo, principalmente por estarem em seringas, ou seja, provavelmente já estavam hidratados. Mas pode acontecer de levar um pouco mais de tempo pra eclodir.

Depois de preparados os copos, fatores externos não irão influenciar. Umidade relativa do ar, sujeira, etc, você pode deixá-los em um lixão. Se estiverem completamente vedados (como devem estar), irão colonizar bem.

No mais, desejo boa sorte e agora é só esperar e deixar a natureza fazer sua parte.

• Curtir Curtir x 1
  6. LuaAzul

LuaAzul Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    8
    :
    12
    :
    2
    :
    +12 / 6 / -0
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Oi galera, gratidão por tantos comentários positivos!!
    Não apareci pois estou na correria da vida, mas mantenho meu diário num caderninho escrito e vim agora atualizar :)

Sim, mantive no 28 mesmo e deu certo com a garrafa tampada!

Gratidão irmão!! Vim atualizar pois não saiu como o planejado. Dois copos não tiveram desenvolvimento algum, apesar de eu ter feito exatamente como vi aqui no blog. Contatei a pessoa que me forneceu para esclarecer o que pode ter acontecido.

Sim, usei ela diluida, mas apenas não citei. Gratidão pela preocupação, saúde em primeiro lugar ;)
    Amém ! Só tenho a agradecer pela oportunidade de mais um aprendizado em minha vida :) Sigamos aprendendo :roflmao:

• Curtir Curtir x 1
  7. LuaAzul

LuaAzul Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    8
    :
    12
    :
    2
    :
    +12 / 6 / -0
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Atualizando o cultivo...

Hoje tirei umas fotos do cultivo e vi que algo de errado aconteceu com a strain peruvian.
    Não desenvolveu nada, nadica!!
    IMG_20180710_105713.jpg
    IMG_20180710_105716.jpg
    Essas são fotos dele hoje, os dois copos que inoculei com eles não obtive sucesso.

Os outros foram uma surpresa, um está quase 100%:feliz: , dentro de 3 dias irei aniversariar e espero bons resultados :
    IMG_20180710_105728.jpg IMG_20180710_105732.jpg

Infelizmente, o outro copo da mesma strain sofreu de contaminação :!::oh::
    IMG_20180710_105658.jpg IMG_20180710_105705 - Copia.jpg

Penso que irei aniversariar o copo com contaminação também, em um terrário de garrafa PET de 5 litros, a titulo de experiência.
    Ou o que acham, como pode ser melhor aproveitado esses copos com contaminação? ou o melhor é descartar mesmo?

Bom, devido ao desenrolar do cultivo, optei por ainda não investir num terrário propriamente construído.
    A titulo de experiência, irei aniversariar cada bolo separadamente em uma garrafa PET de 5 litros e ir controlando manualmente a ventilação
    e a umidade.

Pretendo colocar argila expandida com água no fundo da garrafa, e o bolo em cima de um pratinho.
    Fazer um furo na garrafa pet e tampar com microporo, abrir duas vezes por dia abanar a borrifar.

Peço perdão pela demora, mas a vida é corrida e frequentemente estou em zonas rurais sem internet.
    Mas a partir do fim de semana estarei na cidade e principalmente para acompanhar o desenvolvimentos dos cogus.

É isso, ainda estou confiante!
    Gratidão, Tudo de bom a todos. :D

• Curtir Curtir x 2
    • Otimista Otimista x 2
  8. l3th3

l3th3 Primórdia
    Membro

:
    9 Nov 2011
    :
    51
    :
    38
    :
    26
    :
    +53 / 5 / -0
    Olá,
    Sobre remover somente a parte contaminada
    Usando todos EPI´s e com máximo cuidado;
    Em um terrário diferente longe dos que estão saudáveis.
    Boa Sorte.
    Abraços.

9. Priscillocibina

Membro

:
    29 Mar 2018
    :
    84
    :
    86
    :
    8
    :
    +127 / 22 / -0
    Raça Preferida:
    Cambodian Gold (a unica que cultivei por enquanto :p)
    Técnica Preferida:
    Casing
    Parabéns! Ta um ahhazo esse cultivo seu :)
    Vou acompanha-lo!

Ja q vai aniversariar em terrarios diferentes vale a pena tentar ne :D

Rola de cortar, como dito acima, e ja li por ai que o pessoal passa sal em cima da parte que foi cortada, pra dar uma garantida a mais.

• Curtir Curtir x 1
    • Informativo Informativo x 1
  10. LuaAzul

LuaAzul Esporo
    Membro Novo

:
    2 Mai 2018
    :
    8
    :
    12
    :
    2
    :
    +12 / 6 / -0
    Técnica Preferida:
    Técnica PF
    Massa Priscillocibina, vou tentar isso mas ja sei que esse tal bolo vai para o outdoor, melhor a fazer! Tenho tudo aqui em casa e vai ser o melhor destino pra ele.

Quanto aos outros que não desenvolveram, mandei um e-mail para o meu fornecedor e ele disse que é assim mesmo,
    que com cogumelos nada é 100% garantido. Ele mesmo inoculou 12 sacos e só 3 deram certo.
    É a vida. Só espero ter mais sorte para achar um fornecedor que tenha uma taxa maior de sucesso hahahah

Obrigada pessoal!! Em breve dou noticia do terrário e posto fotos :)
    Tudo de bom!

• Curtir Curtir x 1