Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Lua - 1º Cultivo PF TEK

Diário de cultivo completo.
Salve irmãos e irmãs do fórum!!

Após alguns meses de estudos e leituras, consegui dar inicio ao meu primeiro cultivo. Principiante que sou, sei que cometerei alguns erros ao longo do caminho (já té cometi meu primeiro, como verá abaixo), então nada como compartilhar com quem já trilha essa estrada há mais tempo pra que eu possa aprender cada vez mais :) Gratidão pela partilha, bonito demais ver essa irmandade!!

Enfim, vamos ao que interessa.

Adquiri uma seringa de esporos do Cambodian, porém demorou mais de um mês para me enviarem.
Como achei que tivesse levado um cano, adquiri um carimbo de esporos da strain Peruvian.

Mas não é que justo no dia que decidi inocular com o carimbo, toca a campainha e é justamente o moço dos correios entregando as benditas seringas!! :roflmao:
Coisas da vida, mas aproveitei o embalo e decidi inocular as duas strains.

STRAIN: Cambodian e Peruvian
PROCEDÊNCIA: só Deus sabe

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( x) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
( x) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
Fiz uma receita que preencheu 4 copos. Esterilizei na panela de pressão por 1 hora.
Abri apenas no dia seguinte, na data da inoculação.
IMG_20180615_151059.jpg

Dois dias antes da inoculação, limpei o quarto onde ocorreria o procedimento. Escolhi meu ateliê por ser pequeno e não ter passagem de ar. Tirei as máquinas de costura e tudo o que estava nas prateleiras, deixei apenas a mesa. Limpei tudo muito bem, com desinfetante, água sanitária e alcool 70º.

Espirrei água sanitária no ar. Repeti o processo no dia seguinte e na manhã da inoculação também.
Tomei banho, vesti roupas limpas, usei luvas e mascara, e também um turbante pra segurar a cabeleira.
Tudo pronto.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data: 16/06/2018
Regência da LUA NOVA
------------------------------------------------
( x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (x ) Não


IMG_20180615_150603.jpg

Reservei o sábado para isso, então tinha tempo e fiz tudo com a maior calma possivel.
Inoculei em dois copos o Cambodian, com 4 furos em cada e cerca de 1,2 ml para cada furo.

Preparei a seringa com o Carimbo do Peruvian e inoculei os outros dois copos restante, da mesma maneira. Com 4 furos, cerca de 1ml para cada furo.

Foram para a incubadora, previamente limpa e esterilizada.

--------------------------------------------------------------------
INCUBAÇÃO
---------------------------------------------------------------------

Caixa térmica de 20L.
Um termostato a 28ºC dentro de uma garrafa PET.
--------------------------------------------------------------------
1ª Verificação
Data:
25/06/2018

Hoje, após nove dias, senti de dar a primeira verificada. E que bom que fiz isso!!
Na hora em que abri a caixa, ela estava com a tampa molhada e cerca de um dedo de água no fundo!!:!::!:
Eu esqueci de tampar a garrafa com o termostato :roflmao::whistle:

Mas que bom que foi há tempo. Com um pano limpo, tirei o excesso de água do fundo e da tampa.
Aproveitei para limpar tudo com álcool 70º novamente, incluindo o fundo dos copos. Tampei a garrafa com papel alumínio e coloquei os copos novamente na incubadora.

Notei que os copos cambojanos já estavam colonizados, cerca de 30%. Mas nada do Peruano aparecer!!
A forma como eu coloquei dentro da incubadora influenciou, pois coloquei o termostato no canto da caixa e os copos ao lado. Porém, os que estavam mais perto do termostato foram mais beneficiados.

Mudei a disposição dos copos e aumentei para 30ºC o termostato.
Deixei assim agora, mais justo para todos:
IMG_20180625_131223.jpg

Vocês acham que isso compromete muito o cultivo? Sei que pode rolar contaminação, mas estou bastante esperançosa! Aguardarei as cenas dos proximos capitulos :feliz:

Em breve posto mais!!


Tudo de bom a todos!! <3




 

Anexos

  • IMG_20180615_142919.jpg
    IMG_20180615_142919.jpg
    783.7 KB · Visualizações: 26
Vocês acham que isso compromete muito o cultivo? Sei que pode rolar contaminação, mas estou bastante esperançosa!

Creio que isso não seja motivo de contaminação, tenho bolos que "incubam" numa prateleira expostos a todas impurezas do ambiente e tenho tido sucesso. Se a água não entrou nos copos não tem por que se preocupar :)

Sucesso no cultivo :contente:
 
Parabéns pelo diário! Vou acompanhá-lo...

Seu cultivo tem tudo pra ser um sucesso.

Quanto ao termostato em 30 graus, você deve estar lembrada que dentro dos copos a temperatura ficará uns dois graus mais alta.

Que a Lua te auxilie a ter belas colheitas!
 
Oi.
Já te desejo um bom cultivo. Dá para perceber tanto pelo texto quanto pelas fotos que você tentou caprichar desde os preparativos.

Acredito que tudo está indo bem. Vamos aguardar suas futuras fotos com os micélios para ver o desenvolvimento.

Sobre as chances de cometer erros, bom ai eu lembro daquele dizer: Só não erra quem nunca faz nada.
Segue no foco ai, enquanto seus copos estão trabalhando.

Vamos ver como será seu terrário, como estão os preparativos para a próxima fase.
 

Cuidado com água sanitária em locais fechados. Respirar água sanitária é perigoso, principalmente se utilizada pura. A água sanitária mantém 100% de efetividade mesmo se misturada com 9 partes de água (ou seja, 1 décimo da solução). Se eu quiser me certificar mesmo, uso duas partes, mas pura nunca.

Notei que os copos cambojanos já estavam colonizados, cerca de 30%. Mas nada do Peruano aparecer!!

Nove dias já é bastante tempo, principalmente por estarem em seringas, ou seja, provavelmente já estavam hidratados. Mas pode acontecer de levar um pouco mais de tempo pra eclodir.

Vocês acham que isso compromete muito o cultivo? Sei que pode rolar contaminação, mas estou bastante esperançosa!

Depois de preparados os copos, fatores externos não irão influenciar. Umidade relativa do ar, sujeira, etc, você pode deixá-los em um lixão. Se estiverem completamente vedados (como devem estar), irão colonizar bem.

No mais, desejo boa sorte e agora é só esperar e deixar a natureza fazer sua parte.
 
Oi galera, gratidão por tantos comentários positivos!!
Não apareci pois estou na correria da vida, mas mantenho meu diário num caderninho escrito e vim agora atualizar :)

Quanto ao termostato em 30 graus, você deve estar lembrada que dentro dos copos a temperatura ficará uns dois graus mais alta.
Sim, mantive no 28 mesmo e deu certo com a garrafa tampada!

Oi.
Já te desejo um bom cultivo. Dá para perceber tanto pelo texto quanto pelas fotos que você tentou caprichar desde os preparativos.

Acredito que tudo está indo bem. Vamos aguardar suas futuras fotos com os micélios para ver o desenvolvimento.
Gratidão irmão!! Vim atualizar pois não saiu como o planejado. Dois copos não tiveram desenvolvimento algum, apesar de eu ter feito exatamente como vi aqui no blog. Contatei a pessoa que me forneceu para esclarecer o que pode ter acontecido.

Cuidado com água sanitária em locais fechados. Respirar água sanitária é perigoso, principalmente se utilizada pura. A água sanitária mantém 100% de efetividade mesmo se misturada com 9 partes de água (ou seja, 1 décimo da solução). Se eu quiser me certificar mesmo, uso duas partes, mas pura nunca.
Sim, usei ela diluida, mas apenas não citei. Gratidão pela preocupação, saúde em primeiro lugar ;)
No mais, desejo boa sorte e agora é só esperar e deixar a natureza fazer sua parte.
Amém ! Só tenho a agradecer pela oportunidade de mais um aprendizado em minha vida :) Sigamos aprendendo :roflmao:
 
Atualizando o cultivo...

Hoje tirei umas fotos do cultivo e vi que algo de errado aconteceu com a strain peruvian.
Não desenvolveu nada, nadica!!
IMG_20180710_105713.jpg
IMG_20180710_105716.jpg
Essas são fotos dele hoje, os dois copos que inoculei com eles não obtive sucesso.

Os outros foram uma surpresa, um está quase 100%:feliz: , dentro de 3 dias irei aniversariar e espero bons resultados :
IMG_20180710_105728.jpg IMG_20180710_105732.jpg

Infelizmente, o outro copo da mesma strain sofreu de contaminação :!::eek:h::
IMG_20180710_105658.jpg IMG_20180710_105705 - Copia.jpg


Penso que irei aniversariar o copo com contaminação também, em um terrário de garrafa PET de 5 litros, a titulo de experiência.
Ou o que acham, como pode ser melhor aproveitado esses copos com contaminação? ou o melhor é descartar mesmo?

Vamos ver como será seu terrário, como estão os preparativos para a próxima fase.

Bom, devido ao desenrolar do cultivo, optei por ainda não investir num terrário propriamente construído.
A titulo de experiência, irei aniversariar cada bolo separadamente em uma garrafa PET de 5 litros e ir controlando manualmente a ventilação
e a umidade.

Pretendo colocar argila expandida com água no fundo da garrafa, e o bolo em cima de um pratinho.
Fazer um furo na garrafa pet e tampar com microporo, abrir duas vezes por dia abanar a borrifar.

Peço perdão pela demora, mas a vida é corrida e frequentemente estou em zonas rurais sem internet.
Mas a partir do fim de semana estarei na cidade e principalmente para acompanhar o desenvolvimentos dos cogus.

É isso, ainda estou confiante!
Gratidão, Tudo de bom a todos. :D
 
Olá,
Sobre remover somente a parte contaminada
Usando todos EPI´s e com máximo cuidado;
Em um terrário diferente longe dos que estão saudáveis.
Boa Sorte.
Abraços.
 
Parabéns! Ta um ahhazo esse cultivo seu :)
Vou acompanha-lo!

Penso que irei aniversariar o copo com contaminação também, em um terrário de garrafa PET de 5 litros, a titulo de experiência.
Ou o que acham, como pode ser melhor aproveitado esses copos com contaminação? ou o melhor é descartar mesmo?

Ja q vai aniversariar em terrarios diferentes vale a pena tentar ne :D

Rola de cortar, como dito acima, e ja li por ai que o pessoal passa sal em cima da parte que foi cortada, pra dar uma garantida a mais.
 
a q vai aniversariar em terrarios diferentes vale a pena tentar ne :D

Rola de cortar, como dito acima, e ja li por ai que o pessoal passa sal em cima da parte que foi cortada, pra dar uma garantida a mais.

Massa Priscillocibina, vou tentar isso mas ja sei que esse tal bolo vai para o outdoor, melhor a fazer! Tenho tudo aqui em casa e vai ser o melhor destino pra ele.

Quanto aos outros que não desenvolveram, mandei um e-mail para o meu fornecedor e ele disse que é assim mesmo,
que com cogumelos nada é 100% garantido. Ele mesmo inoculou 12 sacos e só 3 deram certo.
É a vida. Só espero ter mais sorte para achar um fornecedor que tenha uma taxa maior de sucesso hahahah

Obrigada pessoal!! Em breve dou noticia do terrário e posto fotos :)
Tudo de bom!
 
Nossa, somente 1/4 dos sacos teve sucesso? Poxa, creio que ele nao esteja fazendo a seringa direito! o_O
 
Massa Priscillocibina, vou tentar isso mas ja sei que esse tal bolo vai para o outdoor, melhor a fazer! Tenho tudo aqui em casa e vai ser o melhor destino pra ele.

Quanto aos outros que não desenvolveram, mandei um e-mail para o meu fornecedor e ele disse que é assim mesmo,
que com cogumelos nada é 100% garantido. Ele mesmo inoculou 12 sacos e só 3 deram certo.
É a vida. Só espero ter mais sorte para achar um fornecedor que tenha uma taxa maior de sucesso hahahah

Obrigada pessoal!! Em breve dou noticia do terrário e posto fotos
Tudo de bom!

Saudações!
Levar esse bolo contaminado para outdoor é o melhor a se fazer. Por mais que não consiga perceber a olho nu, o restante do bolo já está contaminado.

Quanto a strain que não vingou....muito misterioso. :huh: Já inoculei carimbos antigos, com mais de 5 anos...e de fato não consegui colonização, mas nesse seu caso, com substrato ideal e temperatura de 28 a 30º, nem mesmo uma contaminação...vai saber!

Bora acompanhar teu cultivo. :fotos:

Abraço
 
Nossa, somente 1/4 dos sacos teve sucesso? Poxa, creio que ele nao esteja fazendo a seringa direito! o_O

Quanto a strain que não vingou....muito misterioso. :huh: Já inoculei carimbos antigos, com mais de 5 anos...e de fato não consegui colonização, mas nesse seu caso, com substrato ideal e temperatura de 28 a 30º, nem mesmo uma contaminação...vai saber!

Oi gente estou de volta!
Pois então, é isso mesmo! O negócio não vingou.

Dia 18/07/2018 resolvi testar novamente esse carimbo misterioso. Preparei novamente 4 bolos PF de arroz, água e vermiculita, seguindo á risca todas as recomendações.
Esterilizei os copos na PP. Limpei o ambiente da maneira mais minuciosa.

Preparei as seringas e deixei hidratando por 16 horas em um ziplock na geladeira.
Inoculei os 4 bolos e levei para a incubadora a 28ºC .

Hoje, após 15 dias, nada! Nem um branquinho de micélio. Foi só pra confirmar mesmo, mas esse carimbo não funcionou mesmo!
Raspei meio carimbo para 2 seringas de 10ml, e mesmo assim, não obtive nenhum resultado. Realmente a parada veio com defeito.
O que é uma sacanagem da parte de quem comercializa carimbos, mas ok. Vida que segue.

Mas tenho outras boas noticias para compartilhar :)
 
Dia 17/07/2018
Lua crescente

Terrário de Garrafa PET - Bolo PF
Strain: Cambodian


Materiais:
*1 garrafa PET 5 Litros
*argila expandida esterilizada
*vermiculita esterilizada
*1 bolo PF colonizado
*1 Pratinho de isopor

Procedimento:
1)Coloquei argila expandida de molho em 5 litros de água com 1 colher de sopa de água sanitária. Deixei por 24h.
2) Esterilizei a vermiculita na PP mesmo, pois não tenho panela de pressão. Fiz no mesmo esquema do bolo, porém usando apenas a vermiculita e deixei por 20 min.
3)Cortei a garrafa PET, tampei a parte de baixo com papel contact. Fiz 4 furos na altura em que o bolo ficaria.
IMG_20180717_175209.jpg
Rolei o bolo PF na vermiculita já fria, em um vasilha limpa com alcool 70º.
IMG_20180717_175510.jpg
4)Ao fundo da PET, coloquei a argila expandida com água até metade. Depositei o pratinho com vermiculita em cima e coloquei o bolo PF.

5)Fechei o corte da PET com microporo e também os furos que havia feito na lateral.
IMG_20180717_180137.jpg

Cultivo Outdoor - Bolo PF contaminado
Strain: Cambodian


Materiais:
*água
*esterco bovino
*forragem deixados de molho por 24h
*uma pá
*um bolo colonizado

Procedimento:
1)Cavei um buraco de 15 cm. Cortei o bolo ao meio, quebrei-o e joguei no buraco.
2)Cobri com forragem, esterco, depois forragem de novo.
3)Espalhei o restante do bolo despedaçado e cobri novamente com forragem.
4)Misturei terra, esterco e forragem e joguei sobre o buraco.
5) Borrifei água por cima.


Obs.: Tirei fotos, mas não querem carregar.
 
Hoje, dia 02/08/2018.

Realizarei minha primeira colheita do bolo PF que estava no terrário de PET.
Foi lindo ver eles crescerem ao longo dessa ultima semana, porém, todos já abriram os chapéus :love::love:
Está na hora.
IMG_20180802_143345-min.jpg IMG_20180802_143412-min.jpg IMG_20180802_143704-min.jpg

Vou colher, e deixar o bolo reidratando por 14 horas antes de voltar ao terrário.

Porém, tenho uma duvida, quem puder me responder serei muito grata!
É o seguinte, posso deixar eles na geladeira até o dia do consumo, que será sábado?
Não tenho ventilador, e esqueci que esse é um item essencial. Como posso armazena-los?

Quanto ao terrário outdoor, creio que infelizmente não tive resultados.
Mas ainda estou aguardo, esta chovendo bastante esses dias aqui, quem sabe né :feliz:

No geral, estou muito satisfeita com a experiência do cultivo.
Paciência é a chave para que tudo ocorra bem, cada um tem seu tempo, e os cogus tem o seu.
Gratidão a esse fórum maravilhoso, muito aprendizado!! Agora é partir para o próximo nível ;)

Obs.: para o cultivo na garrafa Pet, eu abria a garrafa 2 vezes ao dia, e borrifava um pouco de água declorada também. Sem muito mistério.
 
Realizarei minha primeira colheita do bolo PF que estava no terrário de PET.
Foi lindo ver eles crescerem ao longo dessa ultima semana, porém, todos já abriram os chapéus :love::love:
Está na hora.

Woww! Que lindo! E quantos frutos!

Rolei o bolo PF na vermiculita já fria, em um vasilha limpa com alcool 70º

Você fez o roll na vermiculita sem fazer dunk?

Qual é a média de temperatura na sua cidade? Me impressiona não precisar de um aquecimento controlado.

O bolo demorou 14 dias para dar frutos. Interessante ver está média também..

Parabéns pelo cultivo, que venha os próximos flushs!
 
@LuaAzul ,, é fascinante vê-los crescer né !!!!
Qto à sua pergunta sobre o armazenamento ... minha sugestão seria vc pesá-los antes e fazer um super chá depois !!!
Eu tb vou "cumprir o Shabat" hehehe

SHABAT SHALOM !!! :D
 
Muito bom!
Parabéns pelo cultivo!

Woww! Que lindo! E quantos frutos!
Gratidão pessoal! Muito emocionada por ter dado certo :)
Você fez o roll na vermiculita sem fazer dunk?

Qual é a média de temperatura na sua cidade? Me impressiona não precisar de um aquecimento controlado.

Sim, na primeira vez que foi pro terrario eu apenas fiz o roll sem fazer dunk.
A vermiculita porém estava umida, umidifiquei um pouco, o suficiente para formar um torrão quando apertada mas sem que sobrasse água.
Depois dessa primeira colheita, fiz o dunk por 24hr e voltei o bolo para o terrário.

Quanto a temperatura, moro na zona das vertentes, em Minas Gerais. Agora no inverno a menor temperatura varia entre 10ºC e 13ºC
e a maior não passa dos 23ºC. Realmente não usei nada controlado, apenas abro para ventilar e umidificar com borrifador.
Talvez por isso tenha demorado 14 dias, mas mesmo assim vieram :)


Qto à sua pergunta sobre o armazenamento ... minha sugestão seria vc pesá-los antes e fazer um super chá depois !!!

109g in natura!!
Dos quais 45g já foram consumidas no ato da colheita , por mim e meu companheiro.
Foi maravilhoso, uma experiência muito parecida com LSD.
Meu Shabat se tornou uma domingueira, por questão de compromissos!

Bom domingo a todos,
Tudo de melhor a nós :)
 
Muito bom, só diria para colher antes, eles já estavam bem maduros e esporulados, o ideal para consumo é colher um pouco antes de romper completamente o véu e se for carimbar pode esperar rasgar completamente o véu e dar um tempo para iniciar a esporulação mais densa e então colher.
Boa sorte nos cultivos ;)
 
Back
Top