Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #1 - GT e KC - 6º e 7º Cultivos

Diário de cultivo completo.
Após reler o tópico sobre longevidade de carimbos, me dei conta que eu tinha duas seringas já na casa dos 6 meses ou mais de vida, e ao mesmo tempo queria começar meu sexto cultivo. Também revi meus primeiros cultivos e, agora que dei uma baixada no ritmo de doidera da vida, espero que estes diário e cultivos fiquem mais trabalhados do que os dois últimos.

A Tek pra todos os bolos é a de sempre: PF Tek (guia de cultivo ilustrado) com garrafas pet para o terrário (tópico sobre terrários de garrafas pet). Só pretendo fazer experimentações no inverno, para ter as condições mais favoráveis.


Golden Teacher - 4 bolos inoculados - 6º Cultivo

Foi feito o substrato tradicional no dia 16/01 e levado à PP que, após começar a apitar, ficou no fogo baixo por 1 hora. A inoculação se deu em 17/01, 24 horas depois, com luvas e máscara cirúrgica, sem camisa. Usei toda a seringa de 10 ml de GT, únicos esporos que até hoje obtive em loja on line, com 6 meses já de existência, pela data de envio:
20160117_222529.jpg Eis os copos, que foram levados para a geladeira-incubadora no mesmo dia.


Keepers Creepers - 5 bolos inoculados - 7º Cultivo

Fiz o substrato tradicional de sempre, mas desta vez farinhei um pouco mais o arroz integral:

20160119_215647.jpg Na foto só aparecem os grãos que ainda ficaram grandinhos, mas ficou bastante farelo.

Levei para 2 PPs os 5 copos em 19/01 e deixei uma hora em fogo baixo depois que começou a sair o vapor. No fim, eu sempre me aproximo agachado do fogão pra desligar o fogo, só por precaução... :roflmao:

Aqui, gostaria de detalhar como foi a confecção do substrato:

  1. Sem camisa, sem toca, sem máscara, sem luvas, lavei as mãos com detergente;
  2. Moído bem moído o arroz integral em moedor de café até mais da metade virar FAI;
  3. Fui checar meu filho no quarto dele e falei que ia desligar a TV depois de mais um desenho;
  4. Fiz o subtrato no potão;
  5. Peguei os copos e botei o substrato dentro;
  6. Meu filho me chamou, fui verificar, deixei mais um desenho e voltei;
  7. Aí peguei os guardanapos e limpei as beiradas dos copos, mas tinha esquecido de botar o selo de vermiculita;
  8. Botei o selo bem fino em todos os copos, conseguindo não sujar de novo as beiradas;
  9. Fui lá no meu quarto buscar minha tesourinha;
  10. Peguei o papel alumínio e fui cortando e botando na boca dos copos;
  11. Botei meu filho pra dormir;
  12. Enchi as panelas de pressão na medida que estou acostumado;
  13. Na medida em que colocava os copos eventualmente tirei um cado de água de cada uma das 2 PP pra não ficar muito acima do nível recomendado;
  14. Botei pra esquentar.
A questão dessa narrativa é ver a tranquilidade com que fiz o substrato. Afinal, vai pra autoclave! Não precisa nada além da higiene básica do dia a dia, nem desespero de nada. Eu inicialmente me preocupava de colocar tudo antes de começar os procedimentos, mas nunca, nunca me lembrava. Agora, simplesmente abri mão: vou fazendo e lembrando do que precisa, e então faço, sem pressa, sem grandes preocupações. Depois, bota na PP e esteriliza mesmo... ;)

O procedimento de inoculação dos KC me chamou muito a atenção pelo seguintes fatos: estava sem camisa, me enrolei muito com as coisas e perdi muito tempo, suei dentro do banheiro a ponto de todas as paredes e do espelho embaçarem e eu ter dificuldade de grudar os pedaços de microporo já cortados na parede pra pegar depois da inoculação... Algumas inoculações fiz até mesmo sem a luva... O chão do banheiro não tava muito limpo... Enfim, se tiver um índice alto de contaminação (caso germinem), será esperado, senão... Bem, não recomendo a ninguém fazer isso no primeiro cultivo :whistle:...

20160120_153520.jpg E os 5 copos inoculados com KC cerca de 16 horas depois da PP, no dia 20/01.

Esta seringa em especial do KC foi dada pelo saudoso @Azul :), e já deve contar com uns 8-9 meses de vida pelo menos... Então usei tudo que tava na seringa pra aumentar as chances de germinarem. Além disso, eu esqueci dos problemas em copos de requeijão: o substrato tem que encher um pouco mais o copo pra agulha poder passar o selo de vermiculita na inoculação, o que me indica visualmente que esta foi realizada.


Na Geladeira-Incubadora

Por acaso, apesar de estar no verão, tem feito relativo frio, então a incubadora agora consegue manter a temperatura de fato ideal pra colonizarem:
20160120_153927.jpg Em cima os GT, em baixo os KC.



E agora é torcer pra esses carimbos improváveis darem certo :).
 
Última edição:
  1. Peguei o papel alumínio e fui cortando e botando na boca dos copos;

Acho o processo de confecção das tampas de alumínio extremamente penoso... sofri muito cortando papel alumínio na tesoura. Se alguém tiver uma boa foil-tek por favor publique imediatamente :teo_ninja:

Na torcida :)
 
Se alguém tiver uma boa [I disse:
foil-tek [/I]por favor publique imediatamente
A tequinica que eu usava me parecia simples, pegava uma régua fixada bem em cima ponto que eu queria e puxada o papel aluminio cuidadosamente contra a lamina da régua, depois só dobra ao meio e já era.
 
6º Cultivo - GT

Habemus micelium!!! :eba:

É isso aí, os GT já deram as caras:
20160123_134429.jpg 2b.jpg 1b.jpg 2a.jpg 1a.jpg

Observei que os micélios estão bem algodoados, e não rizo mórficos, como é o comum na strain (item no Guia de Raças).

A razão para isso? Acredito que seja porque a seringa já tava com pouco mais de 6 meses :bigode:!

Correto?

Agora, queria saber porque... Uma vez que germinou, germinou, uai, não era pra vir tudo algodoado só porque tava velho. O esporo tava velho, mas o micélio que nasce tá novo... Era pra vir algodoado rizomórfico... :unsure: Não?


Se alguém tiver uma boa foil-tek por favor publique imediatamente :teo_ninja:

Meu jeito de fazer é bem simples. Demorei um ou dois cultivos pra ficar bom, mas é tranquilo. Corto o papel alumínio em quadrados medianos, depois amoldo na boca e corpo do copo e com a tesoura tiro o excesso sobre as laterais deixando uma borda suficiente pra depois selar com a fita isolante :).
 
Última edição:
Opa, eu quis dizer: "O esporo tava velho, mas o micélio que nasce tá novo... Era pra vir rizomórfico... :unsure: Não?"

Mas parece que você já tinha entendido :D.

Muito legal essa informação que você passou lá no link, que pode vir algodoado ou rizomórfico devido a diversas variáveis, então não tem muito exatamente o que esperar (um ou outro) aqui no meu cultivo em andamento. Também me lembrou que meu primeiro cultivo foi todo algodoado e foi muito bem...

Do que li e conforme entendi, algo que pode ajudar a ficar algodoado é que eu esfarinhei bem o arroz, como não fiz em cultivos anteriores, o que deixou o meio mais facilmente nutritivo pro micélio.

@Ecuador , eu posso concluir que o micélio surgido de um esporo "velho" uma vez surgido será igual ao de um esporo "novo", germinado sob as mesmas condições? A questão da idade do esporo diria respeito tão-somente a germinar ou não, mas não afetaria o micélio resultante? :bigode:
 
eu posso concluir que o micélio surgido de um esporo "velho" uma vez surgido será igual ao de um esporo "novo", germinado sob as mesmas condições? A questão da idade do esporo diria respeito tão-somente a germinar ou não, mas não afetaria o micélio resultante?

Se estamos falando somente de micélio normalmente presume-se isso, e pode-se trabalhar com essa idéia na maior parte dos casos.

Entretanto quando os esporos já estão muito debilitados o micélio pode não ser tão vigoroso.
 
7º Cultivo - KC

Habemus micelium (
de novo)!!! :eba:

Dois dos cinco copos de KC já deram as caras com os micélios:
71.jpg #1 - Sem sinal ainda.
72.jpg #2 - Também nada.
73.jpg #3 - Nem aqui.
74.jpg #4 - Opa, olha ele ali! :love:
75.jpg 75 close.jpg #5 - E esse daqui já desponta por detrás da fita isolante. :teo_ninja:

Detalhe é que na inoculação deste 5 copos usei 4 pontos de inoculação porque era seringa de 20 ml. Como explicado, usei tudo por ter sido confeccionada há mais de 9 meses. Contudo, como tive problemas em passar com a ponta da agulha a camada de lacre de vermiculita na maioria dos furos, creio que demorará até que a maioria dos micélios fiquem visíveis.


6º cultivo - GT

Os micélios seguem a todo vapor :feliz::
6 frente.jpg 6 tras.jpg Eis os quatro copos, com crescimento tranquilo no dois pontos de inoculação.
 
Última edição:
6º Cultivo - GT
Meu jeito de fazer é bem simples. Demorei um ou dois cultivos pra ficar bom, mas é tranquilo. Corto o papel alumínio em quadrados medianos, depois amoldo na boca e corpo do copo e com a tesoura tiro o excesso sobre as laterais deixando uma borda suficiente pra depois selar com a fita isolante :).

Tenho feito assim também, mas ainda falta prática ou paciência pra levar numa boa :p
 
7º Cultivo - KCs

Contaminação ou micélio de cubensis que deu as caras no copo todo de uma só vez?

Peço a ajuda de vocês. Fui ver como estavam os KCs, novos micélios surgiram e a maioria vai bem. Só um deles que estranhei. Nunca tive isso em nenhum copo até hoje em nenhum cultivo: do nada, esbranquiçou ele inteiro. Coloquei então ao lado de um copo com micélio normal (mas coloquei do lado sem micélio) para verem a diferença. O copo mais claro é o que estou em dúvidas:

20160127_144934.jpg 20160127_144934.jpg 20160127_145001.jpg 20160127_144944.jpg 20160127_144955.jpg Alterei os lados devido à luz da janela refletir nos copos.

20160127_145006.jpg Em especial neste
close, creio que tenha chance de ser cubensis mesmo, mas como os micélios não foram inoculados contra a parede do copo, começou por acaso a aparecerem suas hifas todas ao mesmo tempo.

Encontrei também uma pequena passagem de ar neste copo, num ponto do microfilme que afrouxou.

Que acham? :bigode:

Coloquei de volta na incubadora-geladeira pra aguardar ficar mais evidente que tipo de micélio seria. Achei melhor que deixar fora da incubadora, por enquanto, já que tem chances de ser cubensis.
 
6º Cultivo - GT
A colonização segue excelente:
gt1a.jpg gt1b.jpg #1
gt2a.jpg gt2b.jpg #2
gt3a.jpg gt3b.jpg #3
gt4a.jpg gt4b.jpg #4

7º Cultivo - KC
O bolo #4 continua com a contaminação, agora cada vez mais visível. Deixarei aguardando para saber se o micélio vai prevalecer :teo_ninja:.
Em relação aos demais bolos:
kc1a.jpg #1 - eis que surge o micélio aqui também! :)
kc2a.jpg kc2b.jpg #2 - e aqui também! :feliz:
kc3.jpg #3 - e mais aqui que era o último que faltava! :contente:
kc5.jpg kc5close.jpg #5 - neste, que já estava visível desde antes, começa um rizomofismo.

Resultado: excelente! Seringa com mais de 9 meses, apenas uma contaminação de 5 bolos, e em todos o micélio de cubensis chegou a ficar visível.

Agora é só aguardar até o fim da colonização :cool:.
 
Ontem dei uma olhada. Os GTs estão quase em 100% logo, logo. Realmente excelente pra uma seringa já com 6 meses.

Os KCs estão também desenvolvendo. Mas acho que até a parte visível ser totalmente colonizada demore um pouco mais, devido à inoculação longe das paredes dos copos.

Espero que amanhã os copos de KC estejam já também a todo vapor. Tirarei novas fotos e postarei.

No mais, comprei um temporizador automático pra regular a luz dos terrários novamente, que desde o terceiro cultivo o meu tinha queimado. Por mais que seja satisfatório ligar/desligar luz todo dia, assim ficará ideal esse parâmetro.
 
Incubadora
Fui abrir e estava medindo 31,3 °C no termostato! Imaginei o calor em que estariam os copos, mas quando os peguei pareciam bem frescos. Creio que o vidro da prateleira dentro da geladeira ajude na dispersão do calor dos copos... Bem, pela taxa de colonização do GT é evidente que dentro dos copos não tem feito uma média de 33,3 °C (temperatura externa + 2 ° C), então apesar da medição do termostato, creio que os copos estão em temperatura mais amena que o esperado.


6º Cultivo - GT
Maravilha. Mais alguns dias e ficam 100% todos, daí aguardar uma semana pra consolidar e mandar pras pets. As fotos são apenas das áreas em que o micélio ainda não colonizou:
61a.jpg 61b.jpg #1 - observe que a colonização embaixo se dará por último, dada a inoculação com agulha que não passou o lacre de vermiculita.
62a.jpg 62b.jpg #2 - idem
63.jpg #3 - única parte que ainda falta, embaixo foi colonizado já.
64a.jpg 64b.jpg #4 - e esse tá quase completo, mais uma pequena área embaixo que falta.


7º Cultivo - KC
Estão indo bem, em ritmo menos acelerado. Mas, como dito antes, é uma seringa de 9 meses ou mais. Achei legal colocar uns carrinhos Hot Wheels em cima dos copos, tanto pra dar uma enfeitada nas fotos e deixá-las mais maneiras e radicais :cool: :brincalhao:, quanto pra ajudar na orientação ao girar os copos para bater as fotos nas diferentes posições:
71.jpg #1 - Este é o único que me preocupa desses 4 bolos. A parte de cima está na cor normal de micélio de cubensis, mas a parte debaixo está clara como a contaminação do bolo #4. Vou aguardar.
72a.jpg 72b.jpg #2 - Maravilha, micélio,
go go go!!!
73a.jpg 73b.jpg #3 - Tá tímido, mas tá indo.
75.jpg #5 - Este só surgiu o micélio em um ponto, mas está algodoadamente vigoroso.

O Primeiro Diário da Esperança segue firme e forte em sua mensagem: há esperança :).

E é ótimo já ter prática com seringas em tempo de perderem a viabilidade...
 
Após reler o tópico sobre longevidade de carimbos, me dei conta que eu tinha duas seringas já na casa dos 6 meses ou mais de vida, e ao mesmo tempo queria começar meu sexto cultivo. Também revi meus primeiros cultivos e, agora que dei uma baixada no ritmo de doidera da vida, espero que estes diário e cultivos fiquem mais trabalhados do que os dois últimos.

A Tek pra todos os bolos é a de sempre: PF Tek (guia de cultivo ilustrado) com garrafas pet para o terrário (tópico sobre terrários de garrafas pet). Só pretendo fazer experimentações no inverno, para ter as condições mais favoráveis.


Golden Teacher - 4 bolos inoculados - 6º Cultivo

Foi feito o substrato tradicional no dia 16/01 e levado à PP que, após começar a apitar, ficou no fogo baixo por 1 hora. A inoculação se deu em 17/01, 24 horas depois, com luvas e máscara cirúrgica, sem camisa. Usei toda a seringa de 10 ml de GT, únicos esporos que até hoje obtive em loja on line, com 6 meses já de existência, pela data de envio:
View attachment 87411 Eis os copos, que foram levados para a geladeira-incubadora no mesmo dia.


Keepers Creepers - 5 bolos inoculados - 7º Cultivo

Fiz o substrato tradicional de sempre, mas desta vez farinhei um pouco mais o arroz integral:

View attachment 87412 Na foto só aparecem os grãos que ainda ficaram grandinhos, mas ficou bastante farelo.

Levei para 2 PPs os 5 copos em 19/01 e deixei uma hora em fogo baixo depois que começou a sair o vapor. No fim, eu sempre me aproximo agachado do fogão pra desligar o fogo, só por precaução... :roflmao:

Aqui, gostaria de detalhar como foi a confecção do substrato:

  1. Sem camisa, sem toca, sem máscara, sem luvas, lavei as mãos com detergente;
  2. Moído bem moído o arroz integral em moedor de café até mais da metade virar FAI;
  3. Fui checar meu filho no quarto dele e falei que ia desligar a TV depois de mais um desenho;
  4. Fiz o subtrato no potão;
  5. Peguei os copos e botei o substrato dentro;
  6. Meu filho me chamou, fui verificar, deixei mais um desenho e voltei;
  7. Aí peguei os guardanapos e limpei as beiradas dos copos, mas tinha esquecido de botar o selo de vermiculita;
  8. Botei o selo bem fino em todos os copos, conseguindo não sujar de novo as beiradas;
  9. Fui lá no meu quarto buscar minha tesourinha;
  10. Peguei o papel alumínio e fui cortando e botando na boca dos copos;
  11. Botei meu filho pra dormir;
  12. Enchi as panelas de pressão na medida que estou acostumado;
  13. Na medida em que colocava os copos eventualmente tirei um cado de água de cada uma das 2 PP pra não ficar muito acima do nível recomendado;
  14. Botei pra esquentar.
A questão dessa narrativa é ver a tranquilidade com que fiz o substrato. Afinal, vai pra autoclave! Não precisa nada além da higiene básica do dia a dia, nem desespero de nada. Eu inicialmente me preocupava de colocar tudo antes de começar os procedimentos, mas nunca, nunca me lembrava. Agora, simplesmente abri mão: vou fazendo e lembrando do que precisa, e então faço, sem pressa, sem grandes preocupações. Depois, bota na PP e esteriliza mesmo... ;)

O procedimento de inoculação dos KC me chamou muito a atenção pelo seguintes fatos: estava sem camisa, me enrolei muito com as coisas e perdi muito tempo, suei dentro do banheiro a ponto de todas as paredes e do espelho embaçarem e eu ter dificuldade de grudar os pedaços de microporo já cortados na parede pra pegar depois da inoculação... Algumas inoculações fiz até mesmo sem a luva... O chão do banheiro não tava muito limpo... Enfim, se tiver um índice alto de contaminação (caso germinem), será esperado, senão... Bem, não recomendo a ninguém fazer isso no primeiro cultivo :whistle:...

View attachment 87413 E os 5 copos inoculados com KC cerca de 16 horas depois da PP, no dia 20/01.

Esta seringa em especial do KC foi dada pelo saudoso @Azul :), e já deve contar com uns 8-9 meses de vida pelo menos... Então usei tudo que tava na seringa pra aumentar as chances de germinarem. Além disso, eu esqueci dos problemas em copos de requeijão: o substrato tem que encher um pouco mais o copo pra agulha poder passar o selo de vermiculita na inoculação, o que me indica visualmente que esta foi realizada.


Na Geladeira-Incubadora

Por acaso, apesar de estar no verão, tem feito relativo frio, então a incubadora agora consegue manter a temperatura de fato ideal pra colonizarem:
View attachment 87414 Em cima os GT, em baixo os KC.



E agora é torcer pra esses carimbos improváveis darem certo :).
Qual temperatura vc regula o termostato da incubadora?
 
Última edição:
Qual temperatura vc regula o termostato da incubadora?

Então, o Set Point está em 27,5 °C, temperatura em que liga a lâmpada incandescente na parte debaixo da geladeira, e é desliga quando bate 28,5 °C no sensor do termostato. :)

É um intervalo bem curto de aquecimento para poder funcionar em dias quentes, tanto de dia, quanto de noite que fica mais ameno, sem a temperatura excedente passar muito do planejado no fim da distribuição do calor dentro da incubadora via evicção após o desligamento do aquecedor.

Estou pensando em comprar no entanto um termômetro pra medir a temperatura que ficam as prateleiras sobre as quais estão os copos, que creio que esteja influindo mais pra temperatura real dos mesmos em dias quentes, dissipando o calor excessivo.
 
Bom. Eu tbm regulei o meu em 27,5 numa incubadora bem menor. Acho seria bom tbm um cooler para espalhar a massa de ar quente. Boa sorte amigo e boas vibrações p seu cultivo.
 
Acho seria bom tbm um cooler para espalhar a massa de ar quente.

No caso específico da minha geladeira-incubadora, eu até pensei em colocar cooler, mas daí notei que a temperatura externa já é bem maior que a temperatura interna em dias quentes, e a questão das prateleiras serem de um material que ajuda a não esquentar os copos, se eu confirmar, vou ficar muito feliz porque significa que a temperatura dos copos nela fica ideal o ano inteiro, faça frio, faça calor, simplesmente por um método passivo de perda de calor, no toque do vidro do copo com o da prateleira.
 
Back
Top