Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Diário 1º Cultivo B+ AKM em Rio Branco - AC

Diário de cultivo problemático.
Começando meu primeiro cultivo, depois de ler bastante por aqui e aprender o basicão. O intuito desse diário é ajudar iniciantes (pois aprendi bastante lendo diários e comentários) e também melhorar minhas técnicas de cultivo com o tempo. segue os dados: (Copiei modelo do topic do Brad @Pit )

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+ AKM 3 copos que comprei pra isso (não vi o ml) e 1 copo americano de cervejeiro raiz
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos adquirido na internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro:Arroz Integral

Método de preparação e esterilização do substrato:
3 dos copos utilizados são novos e sem nenhum uso, e 1 outro é um copo americano que uso em casa. Esterilizei eles com guardanapo de papel e álcool 70
Arroz integral foi batido no liquidificador até quebrar um pouco, mas não triturar de mais. Não lavei o arroz, porém fiz todo o processo da pressão, será que vai dar ruim?
Vermiculita e arroz, foram misturados em uma tigela, limpos com Álcool 70, assim como o talher utilizado.
Tudo feito com luvas com mãos e as mesmas limpas em álcool 70 também
Após o preenchimento dos copos, foram cobertos com uma tampa de papel alumínio e fechadas com fita isolante, e após isso uma nova tampa de papel alumínio acima.
Tudo cozido na panela de pressão, com pano embaixo dos copos por 40 min de pressão.


alice fazendo substrato.jpg
Minha filha amou me ajudar, olha ela preparando o substrato, se lavou toda pra não ter perigo de contaminar, pois eu tinha explicado a ela todo o processo kkkk.

copos1.jpg copos2.jpg
-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 01/03/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não(Foi feito na boca do fogão, fogo aceso)
A inoculação foi feita no fogão, recém limpo e com o ambiente fechado sem circulação de ar.
Seringas foram aquecidas no fogo do mesmo, após, limpas em guardanapo com álcool 70 e em seguida inoculados em 4 furos equidistantes em cada copo, cerca de 0,5 ml por furo.
Após isso, tampados com fita microporosa, colocada a segunda tampa de papel alumínio acima, e levados a incubadora, que improvisei com uma caixa de sapatos, e uma bermuda jeans em cima pra deixar ainda mais escuro (Vi essa dica aqui pelo forum).


===========================


Bom, é isso, creio que tomei os cuidados básicos de assepsia, vou dar uma olhada nos copos quando fizerem 7 dias de incubação pra ver se ja há sinais de micélio e/ou contaminações, acham de boa ver nesse tempo ? ou recomendam olhar antes/depois ?
 
Isso aí, bom início de cultivo em família.

Sobre ver se os esporos eclodiram, eu costumo olhar com 2 dias já. Se pá com 1 dia. Mas 7 tá de boa pra confirmar as eclosões.
 
Isso aí, bom início de cultivo em família.

Sobre ver se os esporos eclodiram, eu costumo olhar com 2 dias já. Se pá com 1 dia. Mas 7 tá de boa pra confirmar as eclosões.
Ah, legal então, minha filha ta ansiosa pra ver hahaha, então acho que amanhã vou chamar ela pra dar uma olhada!
 
Nao sei a idade mais pelo visto uns 11 ou 12 anos,nao sei como vc e ela lidam com isso vc explicando todo o processo pra ela mas e quando aparecer a vontade dela provar, como saber a idade certa para experimentar ? como fazer para ela entender isso ,pois sou usuario de cannabis e cogumelos iniciei agora e nao sei lidar com esse tema ainda ,pois querendo ou nao cogumelo e visto como alucinogino e tem todo um preconceito com quem faz seu uso ,como explicar seu uso para uma criança?sei que se for algo natural desde cedo ela nao ira estranhar pois minha filha nao estranha quando fumo, pois ainda nao sabe a diferenca entre o meu fumo e outros, mas nao saberia lidar quando ela começar a perceber que uso cannabis e ter que dizer para ela nao comentar com ninguem,pois sei que ela sofreria preconceito por ter um pai maconheiro,creio que o mesmo valha para cogumelos.
 
Nao sei a idade mais pelo visto uns 11 ou 12 anos,nao sei como vc e ela lidam com isso vc explicando todo o processo pra ela mas e quando aparecer a vontade dela provar, como saber a idade certa para experimentar ? como fazer para ela entender isso ,pois sou usuario de cannabis e cogumelos iniciei agora e nao sei lidar com esse tema ainda ,pois querendo ou nao cogumelo e visto como alucinogino e tem todo um preconceito com quem faz seu uso ,como explicar seu uso para uma criança?sei que se for algo natural desde cedo ela nao ira estranhar pois minha filha nao estranha quando fumo, pois ainda nao sabe a diferenca entre o meu fumo e outros, mas nao saberia lidar quando ela começar a perceber que uso cannabis e ter que dizer para ela nao comentar com ninguem,pois sei que ela sofreria preconceito por ter um pai maconheiro,creio que o mesmo valha para cogumelos.
Minha mulher e eu sempre fomos bem sinceros com ela em relação a drogas ja a uns 2 anos, ela tem 12 hoje e ela sabe que as naturais não são perigosas, e sabe que a maconha sofre um preconceito desnecessário, também usamos cannabis porém nunca em casa (Mais pra não ficar cheiro nem fumaça).

Expliquei pra ela o que eu sabia sobre os cogumelos, pra que são usados (medicina, auto-conhecimento, recreativo) e colocamos essas substâncias na educação dela no mesmo patamar que álcool, não se pode abusar deles, porém os adultos são responsáveis pelo seus atos, e vão usar substâncias psicoativas pra diversão e etc.

Recomendo que não "passe pra frente" esse preconceito pra sua filha, aproveita a oportunidade pra quando ele crescer mais, caso te questione do porque, ou o que você fuma, ser sincero e explicar pra ela sobre tudo isso, pois cedo ou tarde ela terá contato com drogas por aí, e o melhor caminho é a informação.
 
Minha mulher e eu sempre fomos bem sinceros com ela em relação a drogas ja a uns 2 anos, ela tem 12 hoje e ela sabe que as naturais não são perigosas, e sabe que a maconha sofre um preconceito desnecessário, também usamos cannabis porém nunca em casa (Mais pra não ficar cheiro nem fumaça).

Expliquei pra ela o que eu sabia sobre os cogumelos, pra que são usados (medicina, auto-conhecimento, recreativo) e colocamos essas substâncias na educação dela no mesmo patamar que álcool, não se pode abusar deles, porém os adultos são responsáveis pelo seus atos, e vão usar substâncias psicoativas pra diversão e etc.

Recomendo que não "passe pra frente" esse preconceito pra sua filha, aproveita a oportunidade pra quando ele crescer mais, caso te questione do porque, ou o que você fuma, ser sincero e explicar pra ela sobre tudo isso, pois cedo ou tarde ela terá contato com drogas por aí, e o melhor caminho é a informação.

Que excelente ponto vocês dois chegaram! Eu parabenizo seu cultivo que por si só parece ter assepsia e parabenizo ainda mais ter um hobbie desses em família, mas fico ainda mais gratificado quando vejo um pai lidando de forma natural, sincera e realista com a filha(o) pois um dia eu tbm serei pai e não gostaria de esconder deles minha forma de interagir com a natureza. Eu já não ia, já imaginava fazer parecido como você, mas ver vc fazendo na prática dá muita gratidão. Parabéns! :)
 
Vamos a alguns updates do diário:

dos 3 copos novos e um pouco maiores que o americano, ainda sem sinal de micélio 10 dias após inoculação.

E o copo americano, que foi o que começou a colonizar bem antes de todos (Algo a ver com o tamanho do copo será?) contaminou :(

Segue as fotos da contaminação:

cont1.jpg cont2.jpg

Porém, eu já esperava essa contaminação, tive problema com a primeira panela de pressão que testei, não tava funcionando bem, e troquei pra uma outra mais nova que tinha la em casa e eu sabia que funcionava bem, porém na hora de trocar o copo de panela, usei um pegador de macarrão pois estava muito quente, e acabei fazendo um pequeno furo no alumínio, que só vi depois de uns dias.

Vou postar aqui novamente quando aparecer algum sinal de micélio nos outros copos, ou então se eu decidir inocular mais alguns copos
 
A inoculacao foi por seringa de esporos?
Pergunto isso pq as vezes uma seringa muito concentrada de esporos da essa aparencia.
Que contaminacao vc pensa que seja?
 
A inoculacao foi por seringa de esporos?
Pergunto isso pq as vezes uma seringa muito concentrada de esporos da essa aparencia.
Que contaminacao vc pensa que seja?
Não conheço nenhuma decorado, mas achei muito estranho, não joguei fora ainda, só coloquei longe dos demais. Inoculação por seringa de esporos sim, comprei o carimbo, e misturei na água mineral

Vou esperar mais opiniões aqui então sobre esse copo
 
Pode ser excreção micelial. Se for geralmente é devido a bactérias, e o micélio pode superar.

Espere alguns dias e poste mais fotos.
 
Back
Top