Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário 03: B+AKM - Da seleção genética à frutificação.

Diário de cultivo completo.
Pela primeira vez eu pego pra brincar com seleção genética no agar e quero usar essa experiência para trocar com vocês e incentivar o pessoal que tem um pouco de receio de fazer seleção genética no agar, assim como eu tinha até pouco tempo atrás. Uma certa preguiça que eu tive que encarar pois atualmente meu terrário é bem pequeno, o que torna o bom rendimento algo muito mais importante, isso sem falar que eu ando com uma taxa de contaminação meio alta, então trabalhar com uma boa genética se mostrou muito importante na minha atual situação por ambos os motivos.

A strain que vou trabalhar neste diário é a B+AKM.
A técnica é de casing básico de vermiculita e o substrato, trigo.
Para a seleção de ágar eu utilizei esta receita (que peguei deste tópico: Ágar técnica sem derramar ):
- 2,5g de ração de gato;
- 150ml de água;
- 4g de agar culinário.

Comprei potes de plástico PP5 que fechavam relativamente bem;
Com um clips de metal, levantei uma ponta, aqueci até ficar vermelho e fiz um furo no centro das tampas dos potes, estes furos devem ser cobertos com esparadrapo microporo, fiz duas camadas. Isso é importante para os potes não implodirem com na panela de pressão depois.

Dissolvi a ração na água, deixei um tempo e amassei com uma concha até ela dissolver quase completamente na água (vão ficar alguns pequenos grãos, mas eles derretem nos próximo passos);
Adicionei o agar na água ainda fria e mexi para dissolver;
Coloquei no fogo até ativar o agar e engrossar a mistura.

Coloquei uma camada de ágar em cada pote (isso deve ser feito antes do agar esfriar, ou ele vai endurecer na panela);
Limpei a borda dos potes e qualquer gota de agar que estivesse pelas paredes deles com um papel toalha e álcool 70;
Fechei o pote com a tampa furada e coloquei um pequeno pedaço de papel toalha sobre o buraco na tampa, o objetivo dele é absorver qualquer gotícula de água que condense após a esterilização, uma folha pode ser cortada em vários pedaços;
Embalei os potes em papel alumínio;
Coloquei na panela de pressão por meia hora, contando após pegar pressão. Teste esse processo antes de fazer pra valer, confira se seus potes não vão tombar, se estão bem encaixados, de um jeito de deixar eles seguros durante a esterilização, perdi uma tentativa por não ter dado a devida atenção a isso.

Aguardei esfriar completamente e, dentro de uma glovebox improvisada que tenho, inoculei os 3 potes com grãos de trigo colonizados com a genética B+AKM (multiesporos).
Os potes de trigo de onde esse micélio veio vão virar marmitas de casing nos próximos dias e então a gente vai poder comparar o rendimento em gramas antes da seleção genética e depois da seleção genética, do mesmo micélio. Óbvio que isso não é nada cientifico e diversas outras variáveis vão influenciar muito, mas fica de curiosidade ai.

Uma semana depois, esses primeiros potes de agar já apresentam um bom desenvolvimento e nos próximos dias eu farei a primeira seleção neles.
No momento, tenho um micélio bem bagunçado, com setores rizomorfos se formando e outros setores muito algodoados, a ideia é exatamente selecionar esses setores rizomorfos, isolar e replicar duas ou três vezes até ter uma genética cada vez mais agressiva e menos algodoada, conforme o Seleção de Genótipo de Micélio (Isolamento).
Mantenha os potes protegidos, lembrando que sempre que a gente mexe nesses potes plásticos, se o plástico vai e volta ar também sai do pote e... volta... Cuidado na manipulação, evite máximo apertar os potes.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-03-16 at 17.34.47.jpeg
    WhatsApp Image 2020-03-16 at 17.34.47.jpeg
    87.3 KB · Visualizações: 73
Última edição:
Preparei novos potes de agar, fui testar um outro jeito de posicionar os potes na panela de pressão, achei que ia dar certo mas tive um acidente com eles e perdi 3 dos 5 que estavam na panela, eles caíram na água.
Como dois deles se salvaram, usei só eles mesmos para fazer a primeira seleção do micélio mais rizomorfo que estava se formando em um daqueles 3 potes anteriores.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-03-20 at 17.03.28 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-03-20 at 17.03.28 (2).jpeg
    45.4 KB · Visualizações: 45
  • WhatsApp Image 2020-03-20 at 17.03.28.jpeg
    WhatsApp Image 2020-03-20 at 17.03.28.jpeg
    58.7 KB · Visualizações: 45
Última edição:
Essa noite eu selecionei novamente o setor mais rizomorfo que apareceu e inoculei mais 5 potes de agar.
Adiantei um pouco o processo e fiz isso cedo, antes do micélio espalhar muito, pois um dos potes apresentou contaminação e eu fiquei com medo de perder o outro.

Vou ver como esse micélio vai se comportar e se será necessário isolar uma vez mais antes de utiliza-lo, mas para este diário eu provavelmente vou usar assim mesmo pois o micélio já está predominantemente rizomorfo.
 
Esqueci de relatar aqui, mas há uns 3 dias atrás eu selecionei o ultimo trecho, foram portanto 3 seleções em ágar.
No fim eu não tive um micélio tão vigoroso como gostaria, mas pra uma primeira vez tá mais que ótimo e estou feliz de chegar na próxima fase. Além disso, só o fato de ter isolado um genótipo com certeza já vai diminuir a competição interna e aumentar bem o rendimento e a frutificação.
O cultivo que está rolando e que forneceu o micélio pra começar esse diário ( Em Andamento - Diário de Cultivo - A volta dos que nunca foram (indoor e outdoor) ) está em fase de frutificação e me surpreendendo muito com a quantidade de pins que surgiram, se metade daquilo for pra frente já vai ser lindo. Depois dessa seleção então, o negócio vai ficar sinistro *-*

Preparei uma cultura líquida utilizando a receita de 1 colher de sopa de Karo (Glucose de Milho) para 1 copo de água, esterilizei por meia hora na panela de pressão, depois selecionei um trecho rizomorfo no agar e inoculei na CL.
Três dias depois o resultado é esse da foto, o micélio já está se desenvolvendo bem e daqui alguns dias já estará ótimo para inocular alguns potes e testar a diferença na prática 🍄 :love:

@Outcastedlad21 e como anda o cultivo, cara?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-09 at 09.13.28.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-09 at 09.13.28.jpeg
    101.8 KB · Visualizações: 53
Última edição:
Boas, estou aqui a acompanhar, mantem os updates quero ver isso tudo a frutificar forte, tambem estou a começar com experiencias em agar fiz 8 pratinhos para começar parece que alguns ja contaminaram mas alguns estao a ir saudaveis entao estou agora a preparar-me para fazer transferencia para novos pratos para ver se consigo posteriormente fazer uma cultura liquida saudavel como a tua. Boa sorte e boas energias para todo esse processo, estamos juntos ;)
 
Salve, @Psyc

Tive problemas com contaminação também, utilizando essa técnica de esterilizar o agar já dentro dos potes o que eu notei é que é fácil acabar deixando criar muita umidade lá dentro, é necessário realmente esperar a panela de pressão esfriar completamente e lentamente pra água não condensar nas paredes internas do pote.
Esse excesso de água facilita o desenvolvimento de bactérias lá dentro (ou alguma outra forma de vida).

Os potes que deixei na panela esfriando durante toda a noite tiveram resultados muito melhores que os outros e não apresentaram nenhum ponto de contaminação em nenhum poite, os outros eu tentei acelerar o processo um pouco e acabou não dando tão certo, acredito que foi isso que fez o micélio perder um pouco de vigor, inclusive. De todo jeito, consegui salvar um que ficou tudo bem e utilizei ele, por sorte também era o mais vigoroso.

Bons estudos também, irmão! 🍄
 
Última edição:
A cultura líquida está pronta para o uso, virou 3 seringas de 20ml com bastante micélio dentro e eu devo preparar substrato e inocular nos próximos dias 🍄
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-04-17 at 18.51.08 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-17 at 18.51.08 (1).jpeg
    47.5 KB · Visualizações: 35
Hoje eu inoculei 3 potes de trigo.
Adicionei 1 colher de sobremesa de café e 1 colher de sobremesa de casca de ovo moído à água onde hidratei os grãos. Nunca fiz substrato com esse tipo de adição, vamos ver no que dá...

Preparei os potes de palmito onde esterilizo os grão de uma forma diferente que deixou todo o processo de inoculação muito prático e seguro:
Com um prego, fiz um furo no centro da tampa do pote;
Preenchi o pote com o substrato e fiz duas camadas de vermiculita, um em cima e outra em baixo;
Fechei o pote, coloquei fita microporo sobre o buraco da tampa e uma camada de papel alumínio pra ajudar a manter qualquer sujeira longe dali;
Esterilizei por 1:30h;
Após esfriar, inoculei a cultura líquida por esse buraco na tampa e logo em seguida coloquei mais uma camada de fita microporo.

Usei vermiculita seca, assim tive tranquilidade pra colocar bastante Cultura Líquida em cada pote, foi uma seringa de 20 ml inteira nessses 3 potes e eles não ficaram com excesso de água devido a vermiculita seca. Espero conseguir uma colonização bem rápida com isso.

Assim não preciso abrir o pote nem na hora da inoculação e o furo mantém uma troca de ar pro micélio, ficou sensacional. Deu bastante tranquilidade de fazer o processo de inoculação sem medo, mas vamos ver nos próximos dias se a confiança é realista.

🍄
 
Última edição:
Algo errado não estava certo, depois de uma semana não vi desenvolvimento do micélio no trigo.

Será que foi excesso de café?
Será que a casca de ovo do jeito que eu utilizei não ajudou no PH? Eu só triturei ela em um pilãozinho, não chegou a virar um pó.
Será que as quantidades estavam decentes? Como eu disse, nunca utilizei e não tenho muita noção, era um primeiro teste.
Será que a CL estava mal das pernas?

Na dúvida, inoculei mais um pouco de CL nos potes antes de ontem e vamos ver. Hoje eu vi uma pequena nuvem de micélio em um pote, vamos ver se ela vai pra frente.

Hoje de noite eu devo esterilizar mais trigo também, caso tenha problemas com esse o próximo já vem do jeito tradicional, só trigo e vermiculita.
Caso tudo dê certo (tomara), guardo uns em geladeira até o momento de usar.

Também vou aproveitar pra fazer mais CL e replicar essa cultura aqui =)
 
Essa tentativa de cultivo falhou por algum motivo, acredito que coloquei mais café do que deveria no substrato, mesmo após adicionar mais CL não houve desenvolvimento de micélio.
Abri um pouco mais as tampas dos potes e depois de um bom tempo começou a contaminar.

Eu tinha mais casings do que conseguia colocar pra frutificar e portanto não corri atrás de fazer mais substrato antes. Agora que o ultimo casing pronto está quase entrando no terrário, resolvi preparar mais substrato.

Devido à pandemia eu não estou ficando sozinho, então não venho conseguindo comer os cogumelos que frutificam e estou só guardando. Neste momento o cultivo está sendo terapêutico do jeito que é possível, sem ingerir, só com o cuidado e presença.

Hoje preparei mais 3 potes de trigo e acabei de inocular com outra seringa da mesma seleção genética.

Ainda sobrou cerca de 10ml em outra seringa, que eu vou usar para multiplicar a CL.
 
Atualizando aqui só pra vocês não acharem que o diário foi abandonado.

Como eu tinha alguns casings prontos, to segurando pra montar os próximos dessa leva aqui. O tempo esfriou muito na região e um dos potes está em um ritmo beeem lento, apesar de mostrar um micélio mais bonito que os outros dois potes.

A diferença basicamente foi que os dois potes já completamente colonizados foram misturados durante a colonização, o que acelerou o processo mas resultou em um micélio mais bagunçado.

Esses dias devo montar o casing e daqui alguns dias a gente vai poder ver o resultado da frutificação dessa seleção.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-07-11 at 11.21.07.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-11 at 11.21.07.jpeg
    148 KB · Visualizações: 20
Casings montados, daqui cerca de uma semana um deles vai pro terrário, os outros dois talvez pro jardim pq eu quero brincar de seleção genética e multiplicar os carimbos de outras strains que tenho aqui também=)
 
Agora sim.

Ontem o terrário foi totalmente higienizado e de noite já recebeu os novos habitantes intergaláticos.
O terrário é simples e de material reutilizado: uma caixa daquelas de gordura pra fritura com 4 furos feitos com serra copo de 5cm nas laterias cobertos com fita microporo, pedras de argila expandida no fundo e um pouco de água. Agora é só abanar algumas vezes por dia pra garantir a troca de ar em boa quantidade.

Fiz um teste, montei o casing com vermiculita seca direto do pacote e aparentemente deu tudo certo, em uma semana ele colonizou relativamente bem e já apareceu em diversos pontos da camada de casing (na foto dá pra ver menos por causa do dunk). A tampa da marmita estava cheia de água condensada, mostrando que em nenhum momento isso secou demais o substrato. Se isso funcionar eu vou começar a fazer sempre assim, afinal já economizo mais gás de cozinha, tempo e trabalho.

Usei uma marmita de 1kg com 1 pote de palmito de substrato (trigo) colonizado e 1 pote de palmito de vermiculita, um pouco em baixo e o resto por cima do substrato.

Fiz um dunk de cerca de 12h antes de colocar no terrário e agora é aguardar 🍄 :sleep:
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-08-05 at 11.27.51.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-05 at 11.27.51.jpeg
    213.6 KB · Visualizações: 9
Última edição:
Agora sim.

Ontem o terrário foi totalmente higienizado e de noite já recebeu os novos habitantes intergaláticos.
O terrário é simples e de material reutilizado: uma caixa daquelas de gordura pra fritura com 4 furos feitos com serra copo de 5cm nas laterias cobertos com fita microporo, pedras de argila expandida no fundo e um pouco de água. Agora é só abanar algumas vezes por dia pra garantir a troca de ar em boa quantidade.

Fiz um teste, montei o casing com vermiculita seca direto do pacote e aparentemente deu tudo certo, em uma semana ele colonizou relativamente bem e já apareceu em diversos pontos da camada de casing (na foto dá pra ver menos por causa do dunk). A tampa da marmita estava cheia de água condensada, mostrando que em nenhum momento isso secou demais o substrato. Se isso funcionar eu vou começar a fazer sempre assim, afinal já economizo mais gás de cozinha, tempo e trabalho.

Usei uma marmita de 1kg, 1 pote de palmito de substrato (trigo) colonizado e 1 pote de palmito de vermiculita, um pouco em baixo e o resto por cima do substrato.

Fiz um dunk de cerca de 12h antes de colocar no terrário e agora é aguardar 🍄 :sleep:
Boa irmão! Bastante semelhança com o que faço por aqui nos baldes de alimentos (25L ou 15kg). Uso como terrario tb e tem dado bem certo.
E quanto a vermiculita parei de esterilizar e nao tive problemas...
 
Boa irmão! Bastante semelhança com o que faço por aqui nos baldes de alimentos (25L ou 15kg). Uso como terrario tb e tem dado bem certo.
E quanto a vermiculita parei de esterilizar e nao tive problemas...
Eu considero que reaproveitar materiais no nosso cultivo é essencial. Cultivo barato, sem complicações desnecessárias e com material reaproveitado é a meta.
Essas caixas são bem legais pra isso, costumam ter uma tampa que fecha bem por serem de produtos alimentícios e uma altura legal. Esse meu terrário ai já rendeu muito cogumelo e é do tamanho perfeito pra mim, ela é de 14,5kg e cabe a marmita de 1kg certinho com espaço bom pros Niños crescerem à vontade...

E legal saber que você tá usando vermiculita sem esterilizar e sem problemas, fico mais tranquilo :ROFLMAO:

Boa sorte mano! To querendo começar a usar vermiculita direto do pacote também nos casing (ja usei pra roll) kkkk. é bom ver mais gente fazendo e dando certo
Acompanhando

Só vai, mano.
O @mysticgrower também já confirmou que não está tendo problemas.
Nessa fase do cultivo, com o micélio ainda bem saudável e vigoroso, com todo o substrato bem colonizado é bem difícil ter problemas.... Como a vermiculita não é nutritiva é só cuidar que os grãos estejam bem colonizados antes de montar. Ah, e eu não coloquei água exatamente pq ela já vem mais contaminada que a vermiculita e parece que isso só ajudou o micélio a se espalhar buscando mais água.
 
Primeiro flush finalizado.

Os cogumelos vieram pequenos, do mesmo tamanho que estavam vindo antes da seleção genética.
A quantidade de cogumelos foi pequena, menor que antes da seleção genética, tive uma boa taxa de abortos e eles renderam pouco mais de 50g de cogumelos frescos, estou levantando duas hipóteses pra isso: (A) a temperatura caiu demais durante a fase de frutificação; (B) fiz uma invenção onde adicionei um pouco de esterco pra esterilizar junto com os grãos e provavelmente ainda precise corrigir o PH (Vou compartilhar mais pra frente essa parte quando conseguir corrigir qualquer possível problema e chegar em resultados melhores, mas estou conseguindo usar esterco esterilizado sem problemas de contaminação).

Ainda tenho aqui duas marmitas feitas 100% com trigo e vermiculita, nas próximas vamos conseguir comparar melhor se foi o substrato/PH que causou problemas.

E já inoculei outras placas de agar com outras duas strains pra dar continuidade com os estudos =)
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-08-24 at 08.57.39.jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-24 at 08.57.39.jpeg
    100.8 KB · Visualizações: 27
  • WhatsApp Image 2020-08-24 at 08.57.39 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-08-24 at 08.57.39 (1).jpeg
    127.3 KB · Visualizações: 27
Última edição:
Esse substrato que tinha um pouco de esterco foi pro outdoor porque estava com uma região estranha, mas está frutificando e a diferença da aparência deles só por ter ido pro lado externo da casa é gritante =)

Outra marmita com essa seleção genética já entrou no terrário, essa tem apenas trigo e vermiculita e está com uma colonização bem bonita, os dias estão ficando mais quentes e em breve eles já devem das as caras, eu não vou estar em casa agora no feriado e talvez eles sofram um pouco, mas bola pra frente 🍄 🍄
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-09-02 at 13.30.38.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-02 at 13.30.38.jpeg
    266.1 KB · Visualizações: 23
  • WhatsApp Image 2020-09-02 at 13.24.39 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-02 at 13.24.39 (1).jpeg
    216.4 KB · Visualizações: 23
  • WhatsApp Image 2020-09-02 at 13.24.39.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-02 at 13.24.39.jpeg
    216.1 KB · Visualizações: 23
Última edição:
O primeiro flush veio interessante.

Por algum motivo não deu o rendimento que eu estava tendo inoculando diretamente os esporos, mas a aparência deles mudou bastante, os cogumelos vieram maiores (essa strain estava vindo sempre com muitos pequenos cogumelos, e rendiam entre 120g e 160g por flush) e renderam 81,9g frescos e parte deles já viraram chá na mesma hora que saíram do bolo :alien:
Vou fazer um dunk e partir pro segundo flush pra ver se o rendimento melhora agora com a nova frutificação.

Como não cheguei em uma frutificação mais uniforme e também tive uma queda no rendimento, provavelmente não consegui isolar uma genética unica, mas mesmo assim estou feliz com o aprendizado e pretendo focar um pouco nisso.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-09-13 at 18.59.51.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-13 at 18.59.51.jpeg
    167.8 KB · Visualizações: 23
  • WhatsApp Image 2020-09-13 at 19.04.11.jpeg
    WhatsApp Image 2020-09-13 at 19.04.11.jpeg
    90.5 KB · Visualizações: 23
Back
Top