Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário

Diário de cultivo completo.
Retomando a série dos Diários da Esperança (#1 e #2), agora estamos no #3. A seringa usada em 4 dos 9 copos acho que tem mais de um ano. O carimbo do qual tirei duas seringas, mais de um ano também. Inclusive fiz besteira pela falta de prática desde meu último cultivo e rasguei o alumínio, o que me fez tirar só as duas seringas dele - como dito.

Na hora do substrato, nada demais, Pf Tek basicão. Só que eu esqueci de botar o arroz integral moído por último, e coloquei junto com a água: ficou uma papa. Kkkk Mas depois consegui misturar a vermiculita, mas com bem mais trabalho. Espero que não afete a aeração do substrato.

4 copos inoculados (20/11/19). 5 esperando o tempo da hidratação dos esporos por uns dias (quanto maior o tempo do carimbo, mais tempo se recomenda pra deixar hidratando).

Volto quando tiver mais novidades.

Mas segue meu checklist de fazer o substrato e esterilizá-lo:
-Misture o substrato
-Ponha nos copos
-Camada de vermiculita
-Isole com alumínio e fita isolante
-Não faça furos no alumínio
-Coloque na PP
-Deixe 45 min após dar pressão
-Desligue e aguarde pelo menos 6 horas

Pra inocular, só usei fogo na seringa para esterelizá-la, e como os copos saem vedados da PP, só precisa de camada de micropore depois da inoculação.

Local de trabalho: boca do forno do fogão.

Sem segredos.

Consultem o Diário-Tutorial Completo pra detalhes passo a passo.
 
Última edição:
Que lindos cogumelos irmão, obrigado por postar sobre técnica in vitro ,está me ajudando muito , vou ter paciência e esperar o primeiro flush , inoculei ontem e vou relatar em um post, é tão bom cultivar uahauajaiaja , técnicas outdoor espero num futuro tentar acho avançado , cultura líquida tbm
 
Quanto de água diária vc usou

Assim que quebrei os bolos, eu regava bastante água, que saía o excesso por baixo do vaso. Quando o bloco micelial se consolidou e a água parou de descer, reduzi para borrifadas. Inicialmente, borrifava até ver que umideceu bem, até ver lâminas dágua. Depois passei a dar 10 borrifadas 3x ao dia para manter bem úmido. E assim fiz até a colheita.
 
Muito boa
Suas camadas casing foram feitas ou a vermiculita não foi preparada(colocada do saco pro vaso )

Colocada do saco no vaso embaixo e em cima do micélio. Pra evitar sair vermiculita pelos buracos debaixo do vaso, cobri todos com micropore, que deixa passar a umidade de boa, devagar.

Agora para a segunda frutificação, logo após a colheita adicionei mais vermiculita pra tapar as laterais pela redução do micélio com o primeiro flush. Também um pouco de vermiculita nova em cima, o que tapa os furos no casing após a colheita e por alguma razão ajuda o micélio a se manter mais saudável, segundo o professor PF.

Ao molhar a nova vermiculita, primeiro borrifei água até deixar a camada em cima mais durinha, e depois reguei com suavidade para dar bastante umidade. Na segunda rega que fiz, aumentei bem a quantidade de água e finalmente pude ver um tempo depois um pouco da água acumulada no pratinho. Nesse momento isso é bom, porque quer dizer que a camada inferior de vermiculita também está sendo reidratada.

A fase de regar sem agitar a vermiculita deve durar uns dias e substitui o dunk. Bastante água pro micélio, cujo excesso será eliminado pelo fundo do vaso.

E então eu devo voltar a apenas borrifar com relativa abundância 3x ao dia pra aguardar o segundo flush.
 
Desabafo...

Nenhum dos meus in vitro estão pinando, há mais de mês!

Não sei por qual parâmetro. Frio e calor já fez. Com e sem camada de vermiculita. Deslacrado ou ainda lacrado.

Nada... nada... nada...
 
Então...

3 dos 4 in vitro sem camada de vermiculita contaminaram. Eu ia descartar também o quarto, por falta de esperança, quando então vi 3 pinos na parte debaixo do bolo onde tinha um corte! Isso vai me levando a crer que o micélio frutifica mais facilmente quando não é um sólido de micélio. Explique-se. A tendência dos bolos a frutificarem embaixo quando o selo de vermiculita é posto pra baixo não seria apenas baixa umidade, mas também o fato de como o micélio secundário ali se espalha sem formar uma massa densa.

Da mesma forma, o rool ou a camada dupla de vermiculita dão ao micélio uma área colonizável que sai do bolo. Por isso talvez facilitem a frutificação em cima ou no meio do bolo. Quero dizer, talvez hifas "soltas" ou "em andamento" que ainda não sejam um sólido emaranhado tenham mais facilidade de frutificação do que as partes do bolo compactadas de micélio.

Não que o bolo compacto não frutifique, claro. Apenas, se você der ao micélio mais "ar de filamento" torne mais fácil a produção de nós hifais.

E, bem, os outros 3 copos in vitro com camada de vermiculita que ainda estão lacrados finalmente frutificaram! A produção parece baixa pra primeira onda de frutos, mas pelo menos aconteceu...

E hoje terminei a secagem de um total de 11,5 gramas secas de Ecuador! Yeah!
 
Estamos de volta.

Os in vitro selados frutificaram:
20200127_225248.jpg :teo_seta_direita: os três copos em vias de colheita. Só tô esperando não ter mais nenhum cogu crescendo.

Os in vitro peladões todos contaminaram. Mas um chegou a frutificar!
20200127_132359.jpg :teo_seta_direita: dois lindos e robustos cogumelos. Apesar do tamanho, são bem densos e devem dar um bom peso.

Sobre os experimentos com micélios pelados, vou manter e ver no que dá em períodos mais frios. Afinal, totalmente em contato com o ambiente, o micélio sente muito mais o calor.

Se eu realmente comprovar a viabilidade de um cultivo assim, terei finalmente superado e simplificado ainda mais o cultivo para além da tek in vitro. Mas isso vai ser em um próximo cultivo.

Por fim, os 8 copos da última inoculação estão quase 100%. O plano é fazer o casing de vaso de planta outdoor, que se mostrou a tek mais rentável no calor do verão.

Ah eh, demorou mas me dei conta que tô cultivando outdoor, já que deixo o vaso do lado de fora da casa para sentir a noite e o dia, com umidade do sereno, das chuvas, e também o calor ou mormaço do dia, se não chover. Acredito que isso aumente a pinagem.
 
Voltei!!!

O casing de vaso de planta... mor-reu!!! Acho que exagerei muito na hidratação e no calor do sol. Um mês sem pinar, meti o dedo em cima e afundou igual bolo de aniversário: adeus primeiro outdoor. Enterrei tudo no quintal.

Bem, mas a vida segue. Peguei dois bolos 100% da última inoculação e fiz um novo casing no vaso de plantas. Uhuuuu

De resto, 1 copo 100% e consolidado. Devo botar na garrafa Pet. E mais 5 copos em quase 100% há... umas duas semanas! Estagnaram... que estranho, nunca aconteceu antes. Vamos ver no que dá.

Ah, os 3 in vitro deram uma leva de flush. Estão lá aguardando pela próxima onda.

E pronto. Fui!
 
Acho que se ajustar a quantidade de água deve dar pra tirar alguns bons flushs dai

É! Dessa vez não vou afogar o casing com um regador kkk. Só umidificação com borrifador mesmo.
 
Uhuuuuu e finalmente vamos chegando perto do fim deste diário.

Mas enquanto ainda não terminou, para trazer as conclusões, trago mais uma frutificação do casing em vaso de flores. Contudo, é mais um primeiro flush. Já o refiz agora pela terceira vez, e até agora não consegui passar do primeiro flush.

A primeira tentativa foi toda relatada aqui, e acho que o bolo morreu por excesso de hidratação. Na segunda vez, após o primeiro flush, virei o bolo e deixei umas partes do micélio expostas, e daí contaminou de mofo verde em 2 dias!

Agora vou simplesmente deixar o micélio lá, e borrifar água normalmente. Já agitei o vaso pra vermiculita em excesso se re-espalhar e preencher os cantos.

É essa de longe a melhor tek pra produção no calor do verão até agora, um casing outdoor de vermiculita em vaso de flor.

E agora às fotos:
20200312_090420.jpg :apontar: acordei de manhã e estavam todos abertos!!!
20200312_153937.jpg :apontar: apenas dois cogumelos sofreram mais com o sol, endurecendo o chapéu que se rasgou com o amadurecimento. E de quebra tive também o caule mais grosso de todos meus cultivos, ali naquele da esquerda.

E é isso! Cultivo da esperança de verão prossegue.
 
Última edição:
Resultados da terceira geração de casing no vaso de plantas: contaminou de tricoderma e encheu de vermes e mosquitos, depois da primeira onda.

Dessa vez não afoguei o micélio nem deixei ele exposto, mas ele fez uma pequena colonização na vermiculita até se expor. Eu sem saber se era o tal overlay (porque eram apenas dois pontos) deixei lá. Em alguns dias, tricoderma. Eu pensei: deixa contaminar aqui que lá embaixo não deve avançar. Estava errado, tinha tricoderma até no fundo do vaso quando descartei.

Deixei o micélio ali pra ver se frutificava com vermes de mosquitos e tudo mais. Só precisaria fazer chá com a colheita. Mas quando os vermes ficaram gigantes e começou a crescer uma teia semitransparente (excremento de verme?) joguei a toalha e enterrei tudo no quintal.

Agora só restam 3 copos desse cultivo, os quais estão ainda nos copos de colonização. Pretendo fazer a quarta geração e ver se consigo ir além do primeiro flush com os erros aprendidos até agora.
 
Devagar nos aproximamos do fim derradeiro.

4 copos que ficaram colonizando por 2-3 meses sem frutificar in vitro foram aniversariados. Dois bolos foram pro vaso de flores, e até o momento nada por lá, mas OK que tem poucos dias.

Já o bolo que foi pra garrafa Pet deu mofo verde em 3 dias... que pena.

E por fim, o quarto copo permanece in vitro, mas sem o selo de isolamento. Ele fez uma camada dura em cima que selava o resto, que sei que dali não sai cogumelo, mas quis ver no que vai dar. Ele começou a perder volume e as laterais a se exporem ao ar, e dali pode ser que saia algum cogumelo.

No entanto, se um micélio não frutifica in vitro em 3 meses... acho que não vai mais frutificar...

Minha maior esperança é que o casing do vaso de flores me renda a última colheita deste longo cultivo, algo que me renda pelo menos duas experiências.
 
Uhuuu, mais uma frutificação. Agora naquele copo que eu disse que deixei pra ver como ia in-vitro. Pois foi o que pensei. A camada rígida em cima definhou e abriu espaço pras laterais com micélio apto a dar frutos. E eles vieram:
15867990416497370148905359373471.jpg :teo_seta_direita: uma inesperara e feliz frutificação depois de quase 4 meses de incubação sem frutos.

E isso me dá mais esperança pro vaso de plantas.
 
Back
Top