Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário 03: B+AKM - Da seleção genética à frutificação.

Diário de cultivo completo.
Pela primeira vez eu pego pra brincar com seleção genética no agar e quero usar essa experiência para trocar com vocês e incentivar o pessoal que tem um pouco de receio de fazer seleção genética no agar, assim como eu tinha até pouco tempo atrás. Uma certa preguiça que eu tive que encarar pois atualmente meu terrário é bem pequeno, o que torna o bom rendimento algo muito mais importante, isso sem falar que eu ando com uma taxa de contaminação meio alta, então trabalhar com uma boa genética se mostrou muito importante na minha atual situação por ambos os motivos.

A strain que vou trabalhar neste diário é a B+AKM.
A técnica é de casing básico de vermiculita e o substrato, trigo.
Para a seleção de ágar eu utilizei esta receita (que peguei deste tópico: Ágar técnica sem derramar ):
- 2,5g de ração de gato;
- 150ml de água;
- 4g de agar culinário.

Comprei potes de plástico PP5 que fechavam relativamente bem;
Com um clips de metal, levantei uma ponta, aqueci até ficar vermelho e fiz um furo no centro das tampas dos potes, estes furos devem ser cobertos com esparadrapo microporo, fiz duas camadas. Isso é importante para os potes não implodirem com na panela de pressão depois.

Dissolvi a ração na água, deixei um tempo e amassei com uma concha até ela dissolver quase completamente na água (vão ficar alguns pequenos grãos, mas eles derretem nos próximo passos);
Adicionei o agar na água ainda fria e mexi para dissolver;
Coloquei no fogo até ativar o agar e engrossar a mistura.

Coloquei uma camada de ágar em cada pote (isso deve ser feito antes do agar esfriar, ou ele vai endurecer na panela);
Limpei a borda dos potes e qualquer gota de agar que estivesse pelas paredes deles com um papel toalha e álcool 70;
Fechei o pote com a tampa furada e coloquei um pequeno pedaço de papel toalha sobre o buraco na tampa, o objetivo dele é absorver qualquer gotícula de água que condense após a esterilização, uma folha pode ser cortada em vários pedaços;
Embalei os potes em papel alumínio;
Coloquei na panela de pressão por meia hora, contando após pegar pressão. Teste esse processo antes de fazer pra valer, confira se seus potes não vão tombar, se estão bem encaixados, de um jeito de deixar eles seguros durante a esterilização, perdi uma tentativa por não ter dado a devida atenção a isso.

Aguardei esfriar completamente e, dentro de uma glovebox improvisada que tenho, inoculei os 3 potes com grãos de trigo colonizados com a genética B+AKM (multiesporos).
Os potes de trigo de onde esse micélio veio vão virar marmitas de casing nos próximos dias e então a gente vai poder comparar o rendimento em gramas antes da seleção genética e depois da seleção genética, do mesmo micélio. Óbvio que isso não é nada cientifico e diversas outras variáveis vão influenciar muito, mas fica de curiosidade ai.

Uma semana depois, esses primeiros potes de agar já apresentam um bom desenvolvimento e nos próximos dias eu farei a primeira seleção neles.
No momento, tenho um micélio bem bagunçado, com setores rizomorfos se formando e outros setores muito algodoados, a ideia é exatamente selecionar esses setores rizomorfos, isolar e replicar duas ou três vezes até ter uma genética cada vez mais agressiva e menos algodoada, conforme o Seleção de Genótipo de Micélio (Isolamento).
Mantenha os potes protegidos, lembrando que sempre que a gente mexe nesses potes plásticos, se o plástico vai e volta ar também sai do pote e... volta... Cuidado na manipulação, evite máximo apertar os potes.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-03-16 at 17.34.47.jpeg
    WhatsApp Image 2020-03-16 at 17.34.47.jpeg
    87.3 KB · Visualizações: 73
Última edição:
Back
Top