Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Dez Mandamentos do Catador de Cogumelos

SpEcTrUm

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2005
13
70
:teo_seta_direita: 1 - Saiba identificar o cogumelo mágico e tenha total conhecimento das suas características antes de coletar, se tiver dúvidas, vá com alguém que conhece, prefira ir acompanhado, cuidado com os cogumelos venenosos, na dúvida, NÃO COMA!

:teo_seta_direita: 2 - Não esqueça de levar equipamentos básicos como saco ou o recipiente para sua colheita, guarda chuva ou capa se o tempo estiver instável, chapéu ou boné, protetor solar, repelente de insetos ou calça jeans, garrafa d'água, melhor levar uma pequena mochila nas costas para guardar todo o material.

:teo_seta_direita: 3 - Espere alguns dias de chuva, mais de dois é o ideal, é possível encontrar até com pouca chuva, mas quando chove mais tempo e depois abre sol é melhor, verifique a situação do tempo quando você achar bastante, anote as características climáticas (umidade, temperatura, nível de chuva, lua), veja as condições ideais que nasce mais cogumelos nos campos de sua região, use isso para programar suas caçadas futuras.

:teo_seta_direita: 4 - Não se afobe ao chegar ou ver os cogumelos, seja calmo e não pule uma cerca farpada por cima, a não ser que esteja caída, passe por baixo, cuidado com cercas eléctricas, não destrua as cercas, veja se ninguém lhe observa ao colher, seja discreto para não chamar a atenção.

:teo_seta_direita: 5 - Nunca encare um touro pela frente ou uma vaca pelas costas, fique sempre esperto e pronto para correr, principalmente com zebus, pense na frente, visualize sempre um local ideal, área de escape para eventual fuga de touros ou de tiros.

:teo_seta_direita: 6 - Não use roupas vermelhas ou muito chamativas, prefira as camufladas ou verde mato, seja discreto, converse e fale baixo, não grite.

:teo_seta_direita: 7 - Não arrebente, destrua ou vire as bostas ao colher, preserve seu bolo. Também não saia arrancando todos cogumelos que ver pela frente, a não ser que tenha poucos, colha só o suficiente para sua trip, não seja predador de você mesmo, deixe cogumelos para disseminar esporos no campo de preferencia um grande já se desmanchando.

:teo_seta_direita: 8 - Só coma o cogumelo no local, se for um campo seguro ou que você tenha total confiança e que conheça, ou seja seu, é claro! Sempre com alguém te acompanhando de preferência.

:teo_seta_direita: 9 - Não deixe detritos e lixo nos campos, deixe somente suas pegadas e suas pequenas e delicadas cicatrizes nos Bolos.

:teo_seta_direita: 10 - O cogumelo é magico e sagrado, não tenha pressa ou ansiedade, se você não encontrou não fique frustrado, foi para seu bem, quando tiver melhor preparado, ou observar melhor os itens anteriores, ele certamente vai te encontrar.

Por SpEcTrUm
 
Heuhe esse de não usar roupas vermelhas eh ótimo!
Imagina se o cabra decide dar uma de toureiro heuhe
Por isso se não quiser sair correndo da manada de bois o ideal é usar roupas camufladas ou verde mesmo.
Fazer amizade logo com o chefe da trupe é uma tarefa difícil se ele não for com a sua cara.. experimente levar bastante capim pra agradar o bichão se tiver coragem e caso ele não permita sua circulação espontânea.. Conquiste, ele nunca vai se esquecer de você rs
 
Não é o vermelho da capa do toureiro que incita o touro, o boi, ou a vaca. É o pano em movimento.
 
Tourada é uma coisa meio boçal.

Acho que quem gosta de sangue são os humanos.
 
Hum, é o movimento.. não sabia cara.. mas o vermelho é uma cor estimulante também..
É, além dos humanos gostarem de comer carne de boi, ainda fazem tourada.. coisa bem boçal mesmo essa crueldade.. e a carnificina nem se fala..
 
Hum, é o movimento.. não sabia cara.. mas o vermelho é uma cor estimulante também..
É, além dos humanos gostarem de comer carne de boi, ainda fazem tourada.. coisa bem boçal mesmo essa crueldade.. e a carnificina nem se fala..

Mas não de bois.
 
Taí uma dica que a maioria não segue e geralmente consegue uma frustração.
Eu que o diga... uma semana sem chover e meti as caras! :facepalm:
Mas, como já expliquei anteriormente, não é sempre que a mulher concede o alvará num sábado à tarde.
É coisa rara, fio... mosca branca! Aí tem que ser guerreiro e ir na fé!
Nem sempre se encontra aquilo que se busca, mas sempre fica uma lição e adquire-se conhecimento (Chico Xavier)... rsrsrsrs ;)
 
Eu que o diga... uma semana sem chover e meti as caras! :facepalm:
Mas, como já expliquei anteriormente, não é sempre que a mulher concede o alvará num sábado à tarde.
É coisa rara, fio... mosca branca! Aí tem que ser guerreiro e ir na fé!
Nem sempre se encontra aquilo que se busca, mas sempre fica uma lição e adquire-se conhecimento (Chico Xavier)... rsrsrsrs ;)

Eu que o diga! Trouxe a minha Gnoma pro lado azul-psilo da força e hoje caçamos juntos ahahahhaha :ROFLMAO:
 
minha primeira vez que procurei os cogus não achei
não sabia nada a respeito, mas achei algumas coisas como aquele negocio branco nas fezes da mãe vaca...
se eu achasse um cogumelo naquele dia, por mais que fosse venenoso, eu iria comer por causa de minha anciedade...
a mãe natureza sabe quem está preparado... obrigado pelas informações, otimo e criativo tópico!
 
:teo_seta_direita: 11 - Se o boi lhe encarar ou ameaçar você, curve-se e finja que esta pastando "comedo capim". Acreditem isso já funcionou comigo :teo_ninja:. Os bois não temem os amigos ruminantes :D
 
Porra falando das formigas como indicadoras...Tenho um cachorro que acompanhou algumas caçadas e na última ele entendeu o que eu estava procurando, correu pelo pasto e quando farejava cogumelo latia e rodava em volta! O único problema é que o bichinho só achou cogumelos brancos, daqueles "semelhantes" aos cubensis....mas porra já foi um começo! Se ele pega a manha dos certos vai ser uma pusta mão na roda! Principalmente quando o pasto está mais alto ou em meio a vegetação arbustiva.

Alguem aí tem ou já teve um farejador de cubanitos?
 
:teo_seta_direita: 11 - Se o boi lhe encarar ou ameaçar você, curve-se e finja que esta pastando "comedo capim". Acreditem isso já funcionou comigo :teo_ninja:. Os bois não temem os amigos ruminantes :D

Cara, cê tá de zoeira né? :roflmao:

Brinca com um negócio desse não que eu vou achar que só fingir que tô pastando e o boi num me ataca, mas... :morto: :hilario:

Enfim, qual a verdade? :geek:
 
Enfim, qual a verdade? :geek:
Na verdade não recomendo que façam isso, enfim pode ser muito arriscado, mas sem brincadeiras isso já funcionou comigo. No pior das hipóteses é "melhor" correr pra uma arvore por exemplo ou ate mesmo subir nela.

Os bois demostram sinais de quando não estão muito satisfeitos com a presença humana, eles balançam a cabeça, inclinam a cabeça para baixo e riscam o chão com a pata dianteira...
 
Quanto ao cachorro farejador de cogumelos...Não se confirmou! :(

Tentei dar um cubensis pra ver se ele identificava e em vez de farejar o desgramado lambeu, ele gosta mesmo é de correr em volta da gente nas caçadas e latir pros búfalos. Pelo menos serve pra espantar os bichos...
 
Back
Top