Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Desinfetando Placas de Petri com álcool

Diego

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2007
147
71
Olá a todos, gostaria de compartilhar algumas de minhas experiências com
placas de petri até agora.

Já que não achei em nenhum lugar na internet nada sobre como desinfetar
placas de petri e outros instrumentos plásticos que não podem sofrer
muito calor, resolvi experimentar alguns meios e cheguei a seguinte
conclusão:

Não basta passar álcool, tem que mergulhar os instrumentos no álcool e
se possível deixar por algum tempo antes de usar (uso álcool 70%).
Só assim os germes morrem completamente.

Uso o mesmo sistema com seringas e potes que precisam ser esterilizados
e tem funcionado até agora.

Quem lida com PDA (Potato Dextrose Agar) sabe como é difícil fazer um
ambiente completamente estéril nas placas de petri, a assepsia tem que ser
total (já estou pesquisando com culturas em PDA a alguns meses com
vários fracassos, qualquer contato com o ar e a placa vira um arco íris).

Não sei se todos já sabem disso mas pelo menos eu demorei algum
tempo para descobrir, espero que ajude.

Paz e luz, Diego.
 
Retiro o que disse sobre o álcool funcionar,
parece que comemorei cedo demais.

Após alguns dias apareceu uma bactéria
com cheiro de chulé nas placas de petri.

Vou continuar tentando esterilizar as placas
sem calor mas acho que vou acabar tendo que
comprar as placas de vidro mais caras mesmo.

Vou tentar com água oxigenada e álcool ainda,
mas não acho que vai funcionar. Se alguem
souber de algum meio barato de esterilizar
sem calor por favor ajude :pos:
 
Retiro o que disse sobre o álcool funcionar,
parece que comemorei cedo demais.

Após alguns dias apareceu uma bactéria
com cheiro de chulé nas placas de petri.


O contaminante não pode ter vindo do meio de cultura ou da preparação, ao invés de ter vindo da placa?
 
Oi Ecuador, não acredito que seja do meio
pois já fiz a mesma experiência com placas
novas, usadas e o mesmo preparado de agar.

As novas não contaminaram, as usadas sim.

Valeu pela resposta :pos::)

Abraços.
 
Eu uso o forno pra esterilizar as placas e o resto do material.
Até papel esterilizo no forno junto.. rs
Depois coloco tudo na glovebox e borrifo bastante alcool em tudo.
Deixo por uns 15 minutos e depois começo o trabalho..
Mas no seu caso é diferente.
Daí não sei dizer..
Boa sorte..
 
Sofro do mesmo mal !!!

Na minha cidade não existe as placas de petri em vidro, somente em acrilico e se compradas em pacote fechado elas segundo o fabricante vem "esterilizadas", mas em se tratando de Brasil onde sempre se visa o lucro e o barateamento dos processos de fabricação essa esterilização seria duvidosa !!!

Ainda não utilizei elas, preferi potes de papinha de nene em vidro e até o momento tudo está dentro dos conformes, passei vários e-mails para o fabricante das placas de acrilico para que me indicassem meios eficazes de esterilização das mesmas para reutiliza-lás e e não obtive respostas satisfatórias.....:neg:

Sigo na busca das petri de vidro, quem sabe uma hora consigo me dirigir a um centro comercial maior e comprá-las !!!

*******
PLACA DE PETRI VIDRO 100 x 20mm R$ 5,31 CADA

PLACA DE PETRI ACRILICO 100 x 20mm R$ 0,30 CADA

Essa diferença mata e quebra o bolso... .:neg:
 
*******
PLACA DE PETRI VIDRO 100 x 20mm R$ 5,31 CADA

PLACA DE PETRI ACRILICO 100 x 20mm R$ 0,30 CADA

Essa diferença mata e quebra o bolso... .:neg:


De quantas placas de acrílico é o pacote, Oregon?

Pode valer a pena tentar um pacote. Se é uma marca que vende para laboratórios, por exemplo, eles têm de garantir a esterilização.
 
Morgana Le Fay:

As placas de plastico viram bolinhas plasticas quando
expostas a temperaturas na média dos 100ºC.

Eu vi que existe um jeito de esterilizar com água oxigenada
em alta pressão na wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Esterilização_(materiais)#M.C3.A9todos_qu.C3.ADmicos
é a parte Plasma de Peróxido de hidrogênio,
mas deve ser caro demais.

Eu uso umas 50 placas a cada vez (10g agar + 250ml de água)
então se foce comprar de vidro me sairia uns 250 reais, estava
tentando me escapar mas parece que vou ter que investir isso
mesmo :(

Obrigado :D

Cia Oregon, Ecuador:

50 placas acrílicas a cada teste dão 15 reais, talvez valesse
apena gastar isso toda vez mas acaba ficando meio acessivo
o gasto para varias experiencias.

Aqui as placas sempre vieram bem esterilizadas, nunca tive
problema com as novas.
 
De quantas placas de acrílico é o pacote, Oregon?

Pode valer a pena tentar um pacote. Se é uma marca que vende para laboratórios, por exemplo, eles têm de garantir a esterilização.

O pacote vem com 10 placas por 3,00 pila !!!

Concordo com vc, eles tem que garantir alguma esterilização ! Quando for a hora eu irei testá-las !!!

* Vou aguardar o resultado dos copos que fiz para teste !!!

Paz e Luz !
DSC00680 (800 x 600).jpgDSC00681.JPG
 
<Ae, tambem tenho o mesmo problema, quase abro outro topico sobre isso. Tenho 20 placas de ptri novas, pre-esterelizadas dentro do saco plastico.. mas acho q 20 pratos nao vai ser suficiente pra conseguir isolar a familia mesmo.

So se dou sorte.. vamos ver...

Mas se alguem tiver uma ideia ai seria legal saber... eu acho q vou tentar a experiencia com alcool tambem, ou mandar pra panela de pressao a menos de 5psi. Como por pra fazer pressao sem o peso da tampa da panela... acho q pode funcionar tambem... pq pela experiencia q eu tenho de esterelizacao, noto q a ideia de 15psi eh pra chegar a esterelizar recipientes mas grandes. Porque com o metodo de cultivo q utilizei com cakes em potes bem pequenos, eu esterelizei os potes numa panela de pressao sem o peso, q so fica o "xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii", soh o comeco da pressao mesmo, e de 8 potes pequenos 2 contaminou. Nao eh a melhor esterelizacao mas funciona tambem. Acho que se por sob uma pressao abaixo da temperatura de fusao do polipropileno(250°) as petridish nao deve derreter... nao sei.. alguem ja tentou?

Abs
 
Não basta passar álcool, tem que mergulhar os instrumentos no álcool e
se possível deixar por algum tempo antes de usar (uso álcool 70%).
Só assim os germes morrem completamente.


Diego, agora me dei conta disso, vc ja tentou com Etanol(alcool 90%) em vez de so 70? 90% eh mais caro mas tem mais eficiencia contra germes e bacterias em geral... tenho certeza que vai funcionar melhor que com alcool 70%.

Abs
 
Última edição por um moderador:
existe o acido peracetico, que é viavel (n é Muito caro).Pelo que sei ele dá bons resultados,mesmo assim vale a pena comprar as de vidro
vai comprando aos poucos =)
 
galera costumo deixar em alcool 92% submerso e não tenho problemas ... mais eu faço com potes de papinha... tbm deixo alguns dias meus tubos de ensaio em uma mistura de uma tampa de agua sanitaria e o resto de agua totalmente submersos ... e usando Glove edredon box ... só contaminaram os frascos e tubos que eu vacilei de outras formas ... substrato é foda ... ainda mais se for milho ...
 
Galera a muito tempo trabalhei com preparação deste material , nos colocávamos as placas em solução de hipoclorito por 24 horas posteriormente em álcool 70% também 24h e na hora de usar usávamos radiação com uv , era uma espécie de capela com onde colocávamos as placas e irradiávamos uv por alguns minutos , tal procedimento era realizado e tínhamos resultado ok .
 
Hipoclorito é o mesmo que é vendido comercialmente com o nome Hidrosteril?

Essa lâmpada de esterilização tem na Sta. Efigênia, em S. Paulo. Vale a pena colocar uma na GB?
 
Pessoal, eu já fui gerente de um laboratório de multiplicação de fungos e hoje eu produzo em casa com pouca coisa. Realmente é difícil o processo de esterilização das placas de Petri. De vidro você deve submetê-la à esterilização em uma autoclave e as de plástico (poliestireno) é praticamente impossível. Quando você adquiri uma de plástico (poliestireno) ela já vem tratada com óxido de etileno ou raios gama pela empresa que as comercializa.
Se você usar agentes desinfectantes como álcool 70º, Hipoclorito de sódio, Peróxido de Hidrogênio, Ácido Peracético, etc... você removerá os microrganismos no modo vegetativo, mas na maioria das vezes, não consegue eliminar os endósporos bacterianos (endósporos são produzidos pelas bactérias quando o meio em que se encontram está desfavorável a sua sobrevivência)
Vou dar algumas soluções: se você preferir utilizar placas de vidro, adquira uma autoclave portátil, eu comprei uma da Cristofoli e me satisfez, porém, eu também uso precauções para quando o material vai entrar autoclavagem, como molho e posterior lavagem com detergente, secagem em escorredor de depois embalagem em papel Kraft para autoclavagem. Autoclavou, depois coloque num forno para secagem da vidraria ainda embalada com papel Kraft, pois ela ainda é fonte de contaminação.
No meu caso, eu utilizo muito placas de Petri estéreis, mas cuidado, muitas vezes são de má qualidade, ou seja, já vem contaminada. Procure sempre comprar de empresas que vendem produtos para laboratórios como Prolab, Netlab, SPLabor, etc... Essas empresas são fornecedoras de muitos laboratórios. DIFÍCIL ERRAR
E por último: você está trabalhando com meio de cultura tipo BDA, tome algumas precauções como não ficar abrindo o meio em local contaminado, na hora de pesar, pese em cima de um papel alumínio limpo com álcool 70º ou até em uma placa de Petri limpa e desinfectada. Tampe sempre sua vidraria para não se contaminar.
O SEGREDO É PROCURAR DIMINUIR AS CONTAMINAÇÕES EM TODOS OS PROCESSOS.
Por último, use sempre álcool 70º de ótima qualidade e lave sempre as mãos com água e sabão por 30 segundos ou mais, limpe as superfícies onde vai trabalhar com água e sabão e álcool 70º sempre.
ESPERO TER CONTRIBUÍDO COM ALGUMAS DICAS. SE PRECISAREM, É SÓ CHAMAR.

 
Back
Top