Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Demora na pinagem/frutificação

wweckl

Esporo
Cadastrado
16/09/2021
3
3
33
Oi pessoal, tudo bem?

Esse é meu segundo cultivo, mas ainda não consegui fazer nenhuma colheita. Passei meses estudando o forum antes de começar, passei por praticamente todos os guias e vários relatos e diários. Mesmo com todo o estudo, entendo que existe bastante opnião do pessoal e que nem tudo se aplica pra todos tendo em vista regiões que possuem diferentes temperaturas e umidade. Tenho tentado formar a minha experiência e opnião própria, consolidando tudo que eu li de todos os relatos. Mas ainda estou com receio de estar fazendo algo errado.

A fase de incubação não têm sido um problema pra mim, tenho comprado seringas prontas de cultura liquida e estou usando a técnica PFTek. Começando do básico mesmo, sem nada muito avançado como carimbos de esporos nem substratos muito elaborados. Tenho feito 6 bolos em cada cultivo em potes de 600ml.

Primeiro cultivo

No primeiro cultivo, metade dos bolos colonizaram em 1 mês e os demais demoraram bastante para colonizar (cerca de 2 meses). Mesmo demorando não parecia ter nenhum contaminante na fase de incubação e pareciam estarem saudáveis. Um dos bolos apenas tinha um pouco de excremento micelial, mas o cheiro estava tudo certo então fiz a limpeza e assumi que estava tudo certo. Quando foram para o terrário, ficaram 3 semanas e não surgiu nenhum pin e nada aconteceu. Nesse tempo eu aniversariei os demais bolos e coloquei junto com os anteriores no terrário. Uma semana após isso começaram a contaminar. Tive 3 tipos de contaminantes que eu consegui identificar: cobweb, duente verde e um outro avermelhado que eu imagino que seja Lipstick Mold.

Tenho tentado sempre manter tudo o mais limpo possível, usando principalmente alcool isopropílico.

Quando percebi que estavam contaminados eu retirei do terrário para enterrar e percebi que em 2 dos bolos haviam cogumelos pequenos e finos na parte de baixo dos bolos, estavam esmagados. Me deu até uma emoção de ver os cogus, mas uma tristeza ao mesmo tempo por saber que já estava tudo perdido.

Ao retirar do terrário, eu não percebi nenhum cheiro ruim, mas também não havia aquele cheiro característico do micélio saudável. A água do terrário também já estava gosmenta. Imagino que por ter ficado muito tempo sem fazer a limpeza, já que estava esperando o micélio reagir por muito tempo.

Até insisti um pouco mais com alguns dos bolos, mas foram contaminando aos poucos e acabei descartando todos.

A conclusão que eu cheguei com o primeiro cultivo é que se o micélio leva muito tempo para frutificar, os contaminantes passam a tomar conta ou já estavam lá e não dava para ver.

Segundo cultivo



No segundo cultivo, todos os bolos colonizaram muito rápido! Em questão de 2 semanas já estavam quase todos bem branquinhos. Esperei mais 1 semana e meia antes de colocar no terrário para garantir. Chego a pensar que as seringas que eu comprei da primeira vez não estavam boas por alguma razão. As seringas do segundo cultivo tinham visivelmente mais micélio do que as do primeiro cultivo. A variante eu também mudei, na primeira eu estava cultivando metade Thai Pink Buffalo e a outra metade Albino, já nessa segunda leva eu comprei todas as seringas de True Albino Teacher.

Assim como no primeiro cultivo, fiz cold dunk. Deixando na geladeira por umas 22 horas. Eu queria ter levado para o terrário antes (com 12 horas), mas ainda estava fazendo alguns ajustes nele.

Tentei fazer algumas mudanças no segundo cultivo:
  • Estava utilizando água da torneira no terrário e passei a utilizar água mineral.
  • Não tinha esterelizado a vermiculita para fazer os rolls e passei a esterelizar também.
  • Passei a fazer uma limpeza frequente do terrário por fora, sempre borrifando alcool 70 e uma mistura de água com água sanitária.
  • O primeiro dunk eu tinha feito com água da torneira, passei a fazer usando água mineral.
  • Já que no primeiro cultivo haviam cogumelos na parte de baixo, inverti os bolos. A camada de vermiculita colocada como filtro na concepção dos bolos nesse segundo cultivo ficou para cima, mantendo a mesma posição que estavam na incubadora.
Indo para o terrário, nos primeiros dias já consegui ver o micélio crescer rapidamente, tomando forma em cima da vermiculita do roll. Até os primeiros 4 ou 5 dias parecia tudo bem saudável, mas acabei ficando preocupado pois algumas gotas de água estavam pingando na bandeja e começou a formar água muito perto dos bolos. Então eu abri o terrário para colocar mais vermiculita na bandeja, esterelizei ela antes de colocar. Fiz esse processo 2 vezes até então.

O problema é que agora já se passaram 10 dias e não vejo nenhum pin. Cheguei a verificar a parte de baixo dos bolos quando eu abri o terrário para colocar mais vermiculita e não havia nada também.

Quando fiz as aberturas para fazer a manutenção da vermiculita o cheiro estava bem normal. Cheiro caracteristico de micélio imagino eu, pois era o mesmo cheiro que senti quando aniversariei os bolos. Também é um cheiro parecido quando abro uma bandeja de cogumelo comestivel comprado no mercado.

Também notei que algumas partes do micélio parecem estar um pouco mais cinzas do que o normal, não parecem ser manchas, só são um pouco menos brancas. Quando eu coloco uma luz bem próxima parecem brancos, mas vendo sem uma luz bem direta parece cinza. Parece até que é um micélio transparente e que consigo ver a vermiculita atrás dele. É bastante diferente dos contaminantes que eu tive no primeiro cultivo, onde havia um branco diferente (por causa do duente verde) e manchas verde esmeralda. Mas ainda fico na dúvida se é uma contaminação ou não.

Foto sem flash:



Foto com flash:



O terrário




-> Temperatura

Meu maior desafio com o terrário têm sido a temperatura, que agora têm feito alguns dias mais quentes aqui em Florianópolis - SC. Tentei construir um sistema para diminuir a temperatura baseado em algumas ideias que vi aqui no forum usando pastilhas peltier para resfriar a água. No primeiro cultivo, estava tentando resfriar a água toda do terrário, que não foi nenhum pouco efetivo. Já no segundo cultivo, fiz algumas adaptações no terrário e passei a usar um sistema baseado em water cooling para computadores, com canos de aluminio dentro do terrário. Com isso eu consegui baixar uns 2 ou 3 graus e em dias mais quentes o sistema ajuda a temperatura a ficar mais estável, sem subir muito durante o dia, mas ainda não tive o resultado que eu queria.

Acabei desencanando um pouco da questão da temperatura. Li aqui no forum algumas pessoas falando que era mais importante ter uma temperatura estável do que tentar diminuir e criar situações em que o micélio precisa ficar sempre se adaptando.

O que eu faço em dias mais quentes é colocar gelo packs e garrafas de água congelada ao redor do terrário. Observei que colocar eles na parte de cima é mais efetivo, a temperatura abaixa mais, mas também acaba formando gotas de água em cima do terrário que eventuamente acabam pingando nos bolos. No meu primeiro cultivo eu estava obcecado com a temperatura e isso acabou acontecendo com bastante frequencia, já no segundo eu acabei optando por fazer isso apenas nos dias mais quentes.



-> Ventilação

Para ventilação eu coloquei 3 coolers. 1 como ventilador jogando ar para dentro do terrário e 2 como exaustores. Todos eles estão do lado de fora do terrário, com alguns furos com uma camada dupla de fita micropore transparente. Uma colocada do lado de fora e uma do lado de dentro do terrário.

Também coloquei um borbulhador na água, que é ligado com um timer a cada 2 horas por 10 minutos, juntamente com os coolers.

Também tenho alguns furos de uns 5 cm nas laterais, fundo e frente do terrário. Todos tampados por 2 camadas de micropore transparente, uma dentro e uma fora.

Acredito que a ventilação está boa pois a umidade baixa sempre que os coolers ligam, o que indica que o ar umido está saindo.






-> Umidade

Estou usando um umidificador com uma tubulação para dentro do terrário. Eu ligo ele quando a umidade baixa, faço isso umas 3 ou 4x ao dia.

Já antes do primeiro cultivo, quando estava testando o terrário, por ter o umidificador e por estar em uma cidade bastante úmida, percebi que não precisaria da argila expansiva nem perlita. A umidade já era boa o suficiente. Então estou deixando apenas água no terrário. Os experimentos que fiz foram com perlita e achei bastante difícil de limpar o terrário depois. Ela esfarela bastante.

Também tenho uma bomba dagua para manter a água sempre em movimento e adicionei 1 colher de água sanitária na água como foi sugerido por algumas pessoas aqui do forum.




-> Iluminação

Coloquei uma lâmpada de LED de luz fria 6.500k 25watts que fica ligada 12h por dia com um timer.



Algumas dúvidas

  1. Faz sentido pensar que quanto mais o micélio demora para frutificar mais margem existe para contaminantes? Ou ainda que os contaminantes já estavam lá mesmo que invisíveis e por isso não frutificaram?
  2. A posição dos bolos (para cima ou para baixo) impacta em algo de fato? Digo isso pois no primeiro cultivo haviam cogumelos nascendo em baixo dos bolos e acabei percebendo só depois na hora de descartar.
  3. É normal o primeiro flush demorar tanto tempo para frutificar? O que seria um tempo aceitável para aparecerem os primeiros pins?
  4. O fato de eu ter aberto o terrário para colocar mais vermiculita pode ter prejudicado em algo?
  5. As gotas de agua que formam em cima do terrário e pingam em cima dos bolos é prejudicial?
  6. Pelas fotos e relatos, os bolos que estão com micélio menos branco, são contaminantes?

Desde já agredeço demais a todos vocês, que apesar de ainda não ter feito nenhuma colheita tenho aprendido muito com o forum.
 
Vou responder com minha experiência, espere mais respostas de gente experiente para dar uma média

  1. Faz sentido pensar que quanto mais o micélio demora para frutificar mais margem existe para contaminantes? Ou ainda que os contaminantes já estavam lá mesmo que invisíveis e por isso não frutificaram?
Sim. Normalmente, é realmente difícil que eles não estejam lá. É uma luta constante de um micélio já bem desenvolvido contra bactérias querendo tomar conta do pedaço. Por não ser realmente uma luta justa, na primeira e segunda semana o micélio tende a vencer facilmente, mas conforme ele vai perdendo sua vitalidade, os contaminantes conseguem passar por cima.
  1. A posição dos bolos (para cima ou para baixo) impacta em algo de fato? Digo isso pois no primeiro cultivo haviam cogumelos nascendo em baixo dos bolos e acabei percebendo só depois na hora de descartar.
A posição não importa muito, mas se tem cogumelos nascendo por baixo, isso acarreta alguns problemas. Por isso que a galera usa marmitas e reveste todo a parte inferior de preto. Por questão de facilidade, eu optei pelas marmitas. Eu perdi 2 flushs inteiros, porquê os cogumelos cresceram por baixo ao invés de por cima, acabei não percebendo. Não é uma perda de 100%, mas perde uns 60% pelo menos.
  1. É normal o primeiro flush demorar tanto tempo para frutificar? O que seria um tempo aceitável para aparecerem os primeiros pins?
Por volta de 10 dias.
  1. O fato de eu ter aberto o terrário para colocar mais vermiculita pode ter prejudicado em algo?
É até recomendado abrir para ventilar. Visto que a grande maioria abre 3x por dia para ventilar, duvido que você abrindo uma ou duas vezes tenha algum problema.
  1. As gotas de agua que formam em cima do terrário e pingam em cima dos bolos é prejudicial?
Creio que sejam muito poucas, então não acho que sejam ruins. Se não quiser que isso aconteça, só passe um minimo de detergente na tampa de cima que resolve.
  1. Pelas fotos e relatos, os bolos que estão com micélio menos branco, são contaminantes?
Essa é mais complicada e relativa. Identificar contaminantes é difícil, principalmente em fases iniciais e quando eles não tem de cores vibrantes do tipo Restart. Eu identifico pelo cheiro, acho bem mais pratico, mas já vi gente não recomendando (chance de ir esporos de no pulmão etc, eu acho bobagem, mas sempre bom dizer)


Com os aparatos que tu tem, tenho certa que vai vir muita boa coisa. Recomendo fazer um bulk e ver o que que dá nisso aí.
 
Upvote 1
Obrigado demais pelas respostas Obb!

Essa é mais complicada e relativa. Identificar contaminantes é difícil, principalmente em fases iniciais e quando eles não tem de cores vibrantes do tipo Restart. Eu identifico pelo cheiro, acho bem mais pratico, mas já vi gente não recomendando (chance de ir esporos de no pulmão etc, eu acho bobagem, mas sempre bom dizer)
O cheiro estava bom nas vezes que eu vi. Então acabo ficando mais tranquilo quanto a isso. A primeira leva eu não tentei cheirar muito justamente por causa desse receio, mas visivelmente estava contaminado... Já na segunda leva, tirando esses que estão um pouco mais cinza, parecem saudáveis...

Com os aparatos que tu tem, tenho certa que vai vir muita boa coisa. Recomendo fazer um bulk e ver o que que dá nisso aí.
Quando você diz fazer um bulk seria começar um cultivo completamente novo ou você acha que daria pra colocar algum substrato em cima dos bolos existentes? Você acha que o problema pode ser o substrato usando PFTek?

Obrigado!
 
Upvote 0
Quando você diz fazer um bulk seria começar um cultivo completamente novo ou você acha que daria pra colocar algum substrato em cima dos bolos existentes? Você acha que o problema pode ser o substrato usando PFTek?
Me expressei mal. Depois de terminar essa leva, na próxima usar um ou dois bolos, despedaça-los e utilizar algum substrato bulk (eu particularmente gosto do pó de coco + gesso). Apesar de ser possível fazer isso agora, nem precisa mexer. Tá bonito.

Você acha que o problema pode ser o substrato usando PFTek?
Não, realmente não. PFTek é realmente incrível e muito funcional, mas recomendo bulk sempre que possível. Ele resolve vários problemas sozinhos, por exemplo, os cogumelos nascem todos para cima por causa da grande área superficial e por poder coloca-los em marmitas ou monotubs, como boa parte do bulk tem grande capacidade de reter água, a umidade é um problema pequeno, além da produção final ser bem maior.
O risco é de contaminar, mas eu vejo que os riscos são semelhantes ao de fazer um casing.
 
Upvote 0
cara tive o mesmo problema, meu segundo cultivo, 2 semanas estavam todos colonizados, aniversariei 1 deles, passou 10 dias e nem um sinal de nada, o cheiro normal, porém a aparência estava parecendo cobweb, quando completou 2 semanas sem nem um sinal de cogumelo, mesmo não estando com cheiro ruim, descartei, posso ter sido precipitado então rsrs
pior que tirando a umidade abaixo do indicado(não uso nada bem elaborado como o seu kkk), não sei oq pode ter sido não ter frutificado, pois no primeiro cultivo, com o mesmo carimbo que usei, frutificou até que rápido, nas mesmas condições, até pensei que luz fria seria menos favorável que a quente, ai troquei a lâmpada do ambiente no segundo bolo pra ver.
Nos atualiza sobre suas experiências seguintes :)
 
Upvote 0
Back
Top