Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas sobre serotonina + pequena apresentação

The_Wanderer

Esporo
Cadastrado
15/01/2023
1
2
21
Olá a todos!
Tenho conhecido e usado psicodélicos fará um ano. Minha primeira experiência com o cubensis foi em 31/08/2022. Tenho interesse desde então em sempre descobrir mais a fundo sobre até aonde a expansão da consciência dos alucinógenos pode chegar; até que tipo de anormalidades da mente ele pode curar, até quais níveis pode auxiliar na percepção espiritual.

Minha dúvida é a respeito da serotonina - não é muita surpresa que os alucinógenos aumentam a serotonina; mas eles podem, da mesma forma, gerar uma diminuição considerável?
Digo isso por uma experiência de grande falta de serotonina pouco tempo depois de minha última experiência com LSD, sem motivo nenhum. Durou algumas semanas e já estou bem melhor. Acredito que isso seja possível com bala, mas não sei se seria com cogumelos.

Obrigado por me receberem bem. Abraços!
 
Alucinógenos não aumentam a serotonina, apenas têm uma estrutura similar a molécula. LSD no caso além de se ligar com receptores serotoninérgicos também liga nos dopaminérgicos.

Como você tem tanta certeza dessa "grande falta de serotonina"? Faz exames laboratoriais semanais?

Edit:

Fui grosso sem motivo, tinha acabado de acordar de uma noite mal dormida. O Marcelo respondeu muito bem o que acontece no cérebro ali em baixo 🙏

Minha dúvida é a respeito da serotonina - não é muita surpresa que os alucinógenos aumentam a serotonina; mas eles podem, da mesma forma, gerar uma diminuição considerável?

Além da explicação abaixo acredito que o fator de "limpeza" cerebral e de novo ângulo sobre a vida após esse tipo de experiência pode influenciar em como nos sentimos: após uma experiência em que se reconhece numa situação de vida opressiva isso pode tornar a vida mais difícil até que se encontre a resolução para essa situação. Ou no caso se você tem uma vida estável porém algo não resolvido anteriormente que a experiência o fez resolver você acaba voltando para a "linha de base" com a moral elevada, se sentindo melhor a longo prazo. É algo muito circunstancial.

Seja bem vindo!
 
Última edição:
Seja bem vindo @The_Wanderer,

A sensação a qual você descreveu costuma ser chamada por aí de post-travel blues, after trip blues, post-LSD depression, entre outras variantes desses termos. É uma experiência bem comum e como você mesmo percebeu, dentro de alguns dias tudo volta ao normal.

Sobre a serotonina, não há um aumento, mas como o @Citrowong mencionou antes de te dar uma patada kkkkkkkkk, a estrutura da psilocibina, do LSD e de outros alcaloides é similar o bastante pra se conectar ao receptor, causando esse mal entendido aqui:

fenda sináptica.jpg
Observando a fenda sináptica, há a impressão de que as bolinhas azuis (serotonina) aumentaram. Mas não, acontece que elas seguem sendo liberadas na cadência normal, só que com os alucinógenos monopolizando o receptor não há o que fazer a não ser se acumular nesse espaço. Indiretamente, o excesso tbm garante que mais receptores sejam ativados simultaneamente, contribuindo para os efeitos percebidos.

Infelizmente depois de um tempo, essas moléculas vão sendo absorvidas (ou recaptadas) pelos neurônios e os efeitos vão sendo levados embora.
A tristeza que vem a seguir é multifatorial e a principal causa com certeza é de ordem psicológica: Depois te ter vivido a experiência de distanciamento da realidade, ser devolvido a vida cotidiana é uma droga, principalmente se estiver mergulhado numa vida a qual você percebe como ruim.

A segunda causa é fisiológica e mais próxima daquilo que você propôs. O corpo constantemente busca o estado de regulação interna chamada homeostase. Qualquer condição corporal diferente à sua linha de base será seguida de um ajuste, nesse caso, tanto na sensibilidade do receptor e quanto na liberação de novas moléculas de serotonina e em menor grau de dopamina tbm.

Mas só reforçando o argumento anterior, o que eu percebo na prática é que a duração dessa condição de downregulation é inversamente proporcional a qualidade da sua vida no momento. Quando não há nada pendente pra ser resolvido, sua saúde e alimentação estão em dia, situação nos estudos/trabalho em dia e relações estáveis, a melancolia dura bem menos.

Espero que o conteúdo aqui do fórum te ajude em sua busca.
Abraço!
 
O pessoal já respondeu, mas, sim, é normal isso acontecer, eu chamo de rebote, tenho também, na segunda semana pós trip fico muito sensivel, entristecido, mas isso passa, o cérebro reequilibra.

Acrescentando algo, a respeito de uma das possíveis causas fisiológicas desse rebote, o que se sabe é que ao expor o cérebro aos psicodélicos os neurônios aumentam o número de dendritos, que são, meio que as fechaduras onde os neurotransmissores (e enteógenos) se encaixam, isso é um fato consolidado. Agora, a hipótese que se levanta, e seria esse só um dos fatores de muitos, é que, após o consumo, quando o cérebro volta ao seu basal de neurotransmissores, esses dendritos que se formaram em razão dos psicodélicos ficam lá reclamando a falta de neurotransmissores, algo como: "orra tiu, vc vem aqui, enche a gente de visitas, a gente faz umas portas novas pra galera circular e agora, pouco tempo depois, vai todo mundo embora e fica só o pessoal de sempre circulando".

Coisas que regulam o teu fluxo mental podem ajudar, como meditação, exercícios, boas convivências, evitar estresse e lixo emocional, se centrar em atividades longas, que exijam concentração, evitar micro recompensas como likes e validações de redes sociais.
 
O pessoal já respondeu, mas, sim, é normal isso acontecer, eu chamo de rebote, tenho também, na segunda semana pós trip fico muito sensivel, entristecido, mas isso passa, o cérebro reequilibra.

Acrescentando algo, a respeito de uma das possíveis causas fisiológicas desse rebote, o que se sabe é que ao expor o cérebro aos psicodélicos os neurônios aumentam o número de dendritos, que são, meio que as fechaduras onde os neurotransmissores (e enteógenos) se encaixam, isso é um fato consolidado. Agora, a hipótese que se levanta, e seria esse só um dos fatores de muitos, é que, após o consumo, quando o cérebro volta ao seu basal de neurotransmissores, esses dendritos que se formaram em razão dos psicodélicos ficam lá reclamando a falta de neurotransmissores, algo como: "orra tiu, vc vem aqui, enche a gente de visitas, a gente faz umas portas novas pra galera circular e agora, pouco tempo depois, vai todo mundo embora e fica só o pessoal de sempre circulando".

Coisas que regulam o teu fluxo mental podem ajudar, como meditação, exercícios, boas convivências, evitar estresse e lixo emocional, se centrar em atividades longas, que exijam concentração, evitar micro recompensas como likes e validações de redes sociais.
Vou te dar um like por isso. Mas confundiu dendrito com neuroreceptor.

@MarceloHirosse que me mandou aqui xD
 
Vou te dar um like por isso. Mas confundiu dendrito com neuroreceptor.

@MarceloHirosse que me mandou aqui xD

Acredito que tenha confundido a parte dos neuroreceptores com as pesquisas que dizem que o cogumelo estimula o alongamento de novos dendritos que buscam novas conexões hehe
 
Só me ajuda aqui, que então interpretei alguma leitura errado, o dendrito não é o receptor do sinal do neurônio anterior?
Se não me engano dendrito é meio que uma estrutura de "antena" do neurônio, cujas pontas têm neuroreceptores; Eles passam a reação gerada dos neurotransmissores nos neuroreceptores para os neurônios (não sendo os únicos que fazem isso, acho que quase todo tecido nervoso têm neuroreceptores na superfície...)

Os dendritos geralmente são menores em forma e são mais curtos, enquanto os axônios tendem a manter um raio constante e são relativamente longos. Normalmente, os axônios transmitem sinais eletroquímicos e os dendritos recebem os sinais eletroquímicos, embora alguns tipos de neurônios em certas espécies não tenham axônios e simplesmente transmitam sinais por meio de seus dendritos.
 
Back
Top