Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas gerais Termostato / Qualidade Água..

andschaan

Esporo
Cadastrado
13/07/2020
19
2
36
Olá pessoal. Primeiramente gostaria de parabenizar o conteúdo do site e a qualidade da comunidade que vocês estão desenvolvendo aqui :)

Sou iniciante no cultivo mas tenho algumas dúvidas. Já li muita coisa no forum mas alguns pontos não encontrei respostas, vou postar aqui pra ver se vocês conseguem me auxiliar.

1) Termostato: Aqui na minha cidade está fazendo uns dias muito frios e testei a temperatura no terrário, e para conseguir manter a temperatura estável só colocando o termostato dentro da água que está junto com a argila expandida. Basicamente tem uma piscina no terrário com um termostato dentro. Vocês acham que pode dar problema com a frutificação? A garrafa de água com termostato dentro não deu conta.

2) Água: Fiquei confuso sobre a qualidade da água para inocular os esporos. Comprei um carimbo e pelo que li, comprando uma água de copinho e fervendo já vai funcionar bem. Funciona dessa forma? Tentei comprar a água destilada nas farmácias mas não encontrei. Outro ponto, é necessário ter PH 7?

3) Colheita: Li que o melhor momento para fazer a colheita é quando um dos cogumelos abre o chapéu. Tem algum motivo do porque de colher todos quando somente um abrir o chapéu? Não poderia colher os que abriram e esperar outros abrirem também para colher?

4) Esterilizar Vermiculita: Estou sem microondas em casa. Existe alguma outra técnica para esterilizar vermiculita sem ser no microondas? Essa vermiculita seria para fazer o roll.

5) Vermiculita Expandida / Normal: Li em algum momento no forum sobre a necessidade da vermiculita ser expandida, mas não achei na minha cidade, então comprei a vermiculita da Dimy, que acredito não ser expandida pelo tamanho dela, rotulo também não comenta. Eu preciso expandir essa vermiculita ou não tem necessidade? Se sim, qual seria a melhor maneira de fazer isso? Vou fazer Bolo PF.

6) Álcool gel: Desculpa ser for uma pergunta muito boba, mas comprei álcool em gel 70%. O fato de ser em gel funciona normalmente?

Muito obrigado e peço desculpas se esse é for canal errado para postar essa quantidade de dúvidas juntas. Valeu!
 
Dale irmão, boa tarde. Entao:

1) Termostato: Aqui na minha cidade está fazendo uns dias muito frios e testei a temperatura no terrário, e para conseguir manter a temperatura estável só colocando o termostato dentro da água que está junto com a argila expandida. Basicamente tem uma piscina no terrário com um termostato dentro. Vocês acham que pode dar problema com a frutificação? A garrafa de água com termostato dentro não deu conta.
Também estou fazendo isso! Um dos problemas que tive que enfrentar é a alta umidade dentro do terrário pois, com o termostato, muito da água evapora. Entao acabei usando o terrário shotgun com furos abertos para reduzir o quanto conseguir da umidade.

) Água: Fiquei confuso sobre a qualidade da água para inocular os esporos. Comprei um carimbo e pelo que li, comprando uma água de copinho e fervendo já vai funcionar bem. Funciona dessa forma? Tentei comprar a água destilada nas farmácias mas não encontrei. Outro ponto, é necessário ter PH 7?
Sim, vc pode usar água de potinhos fervida sem problemas. O ph pode variar de 6,5 a 7,5 pelo que já li. Eu realmente não me preocupo muito com isso.


) Colheita: Li que o melhor momento para fazer a colheita é quando um dos cogumelos abre o chapéu. Tem algum motivo do porque de colher todos quando somente um abrir o chapéu? Não poderia colher os que abriram e esperar outros abrirem também para colher?
Se vc não for fazer carimbos é melhor colher pouco antes de abrir o véu mesmo, ou esperar 1 dele a abrir o véu e colher pois, depois que o véu abre, o cogu já está com a carga máxima de psilocibina e o crescimento depois do chapéu aberto só faz acumular água e reduzir, portanto, a concentração do princípio ativo do cogu. Se quiser faze carimbos sugiro deixar abrir um pouco mais o chapéu.

) Esterilizar Vermiculita: Estou sem microondas em casa. Existe alguma outra técnica para esterilizar vermiculita sem ser no microondas? Essa vermiculita seria para fazer o roll.
Já fiz no forno e não tive contaminantes, na real não chega a esterilizar, mas mata a maior parte dos microorganismos. Só nao deixe a vermiculita secar, senão ela queima.

) Vermiculita Expandida / Normal: Li em algum momento no forum sobre a necessidade da vermiculita ser expandida, mas não achei na minha cidade, então comprei a vermiculita da Dimy, que acredito não ser expandida pelo tamanho dela, rotulo também não comenta. Eu preciso expandir essa vermiculita ou não tem necessidade? Se sim, qual seria a melhor maneira de fazer isso? Vou fazer Bolo PF.
Já utilizei as duas e não notei diferença!

) Álcool gel: Desculpa ser for uma pergunta muito boba, mas comprei álcool em gel 70%. O fato de ser em gel funciona normalmente?
Geralmente quando o gel seca ele deixa um resíduo branco que eu não gosto muito. Entao eu prefiro os mais líquidos.
Espero ter ajudado irmão. Grande abraço!
 
Boa tarde @andschaan
Fiquei interessado como você fez o esquema do termostato dentro do terrário.
Tem como postar uma foto pra poder ver como ficou?
Obrigado desde já 🍄
👽🍄
Desculpa Almalivre vou me atravessar na sua pergunta e já tentar lhe ajudar.
Essas são fotos de um novo terrário que eu fiz para o meu irmão.
20200721_190428.jpg20200721_190418.jpg20200721_190410.jpg

Nessas fotos fica difícil de ver mas eu deixei a parte do controle de temperatura para fora da caixa e levemente mais elevada do que o resto da garrafa. Essa elevação ajuda a reduzir a pressão dentro da garrafa. Se vc não fizer isso a garrafa pode explodir, que foi o que aconteceu no outro terrário e por isso estou deixando o termostato dentro da perlita com bastante água.
 
Desculpa Almalivre vou me atravessar na sua pergunta e já tentar lhe ajudar.
Essas são fotos de um novo terrário que eu fiz para o meu irmão.
View attachment 116329View attachment 116331View attachment 116332

Nessas fotos fica difícil de ver mas eu deixei a parte do controle de temperatura para fora da caixa e levemente mais elevada do que o resto da garrafa. Essa elevação ajuda a reduzir a pressão dentro da garrafa. Se vc não fizer isso a garrafa pode explodir, que foi o que aconteceu no outro terrário e por isso estou deixando o termostato dentro da perlita com bastante água.
Show de bola , a caixa do seu irmão é praticamente igual a minha, os furos que fez são esses que estão com a fibra siliconada? esse "varal" que passa dentro tem qual propósito? Os furos de respiro estão para cima devido a bomba de ar? Está show de bola
 
Show de bola , a caixa do seu irmão é praticamente igual a minha, os furos que fez são esses que estão com a fibra siliconada? esse "varal" que passa dentro tem qual propósito? Os furos de respiro estão para cima devido a bomba de ar? Está show de bola
Isso os furos são aqueles ali em cima com a lã acrílica. O "varal" é pra segurar o casing de modo que ele não encoste na garrafa do termostato. Na verdade não estou usando bomba de ar. Aquilo ali é um umidificador ultrassonico que ultimamente não tem tido muita serventia. Com o tempo acredito que o terrário vai evoluir para um shotgun para aumentar as trocas gasosas na hora de frutificar.
 
Isso os furos são aqueles ali em cima com a lã acrílica. O "varal" é pra segurar o casing de modo que ele não encoste na garrafa do termostato. Na verdade não estou usando bomba de ar. Aquilo ali é um umidificador ultrassonico que ultimamente não tem tido muita serventia. Com o tempo acredito que o terrário vai evoluir para um shotgun para aumentar as trocas gasosas na hora de frutificar.
Show! Vou fazer furos menores na minha caixa, a chance de dar problema e eu conseguir aumentar os furos é melhor do que o contrário ou eu cagar toda a caixa!
 
Olá @Poeiraviva ! Muito obrigado pelas respostas, já me ajudaram bastante :)

Uma dúvida sobre a colheita é se eu preciso obrigatoriamente colher todos os cogumelos ao mesmo tempo quando o primeiro abrir o chapéu. Me parece um padrão o pessoal não colher cada um dos cogumelos quando abre o véu e sim colher todos quando somente um deles romper o véu. Tem algum motivo para isso?

Sobre a vermiculita no forno, você poderia me passar uma ideia de quantos graus você usou e por quanto tempo?

@AlmaLivre fiz somente uns testes no terrário. Basicamente é um termostato conforme a foto abaixo na horizontal, colado na lateral da caixa, bem na base do terrário, com argila expandida ao lado do termostato preenchendo todo terrário. Digamos que uma camada da argila fica na mesma altura do termostato e água cobrindo tanto termostato com essa camada da argila. Essa primeira camada de argila e termostato estão mergulhados em uns 3 dedos de água, uma segunda camada de argila por cima da primeira camada não fica totalmente submersa, fazendo com que eu possa colocar os bolos sobre ela. Desculpe se ficou muito confuso, mando a foto assim que possível.

1595496853759.png
 
1595496853759.png
@andschaan sabe me dizer qual é o modelo desse termostato? estou procurando alguns modelos mas só tenho encontrado uns gigantes
 
Oi @krust . O modelo que tenho é da marca Roxin, diferente da foto anterior, segue a foto como fica dentro do terrário, esse terrário é de 30 litros. O que eu comprei foi com a potência de 25W: Aquecedor Com Termostato Integrado Roxin Ht1300 25w Aquarios - R$ 64,22

Reforçando que eu já testei esse de 25W com temperatura de 15 graus no ambiente, e consegui chegar nos 28 graus e umidade > 95%, mas ainda não fiz o teste valendo ainda com os cogumelos, até agora só testei as coisas separadamente.

IMG_0815.JPG
 
Oi @AlmaLivre. Sim, tenho o mesmo receio. Conforme tinha comentado foi a maneira que consegui encontrar para manter a temperatura correta em dias frios. Ainda preciso testar e ver isso funcionando durante um tempo maior, pode dar o problema de evaporar muito rápido, não sei ainda. A argila não deixo diretamente encostada, deixo um/dois dedos de distancia do termostato. Mantenho vocês atualizados assim que tiver alguma novidade. Abração :)
 
O meu acabei colocando só o aquecedor dentro da garrafa de água e to fazendo um 'corno-job' de ficar indo monitorar a temperatura do quarto, dar uma olhada no termometro adesivo para ver em qual temperatura aproximada está lá, acho que esse não cabe dentro de uma garrafa de 500ml né? Pelo que vi esses tem um tamanho de uns 20cm , minha caixa também é de 30L, estou orçando com as lojas locais o que é mais viável: manter o aquecedor e providenciar um termostato(se bem que como já 'montei' não acho que seja viável nessa primeira colheita eu abrir pra colocar algo mais.. o meu ficou assim: 1595507477758.png
 
Última edição:
Oi Legal! A caixa de 30L funciona legal pra você? Fiquei na dúvida na hora de comprar a 50L/30L, acabei comprando a 30L.

Acredito que não cabe na garrafa de 500ml. Eu coloquei numa garrafa de vidro que é pra colocar 1L de leite (uma garrafa diferente), e ficou quase saindo o termostato.

Você fez casing com grãos @krust ? Se sim, que tipo de grão você usou?
 
Oi Legal! A caixa de 30L funciona legal pra você? Fiquei na dúvida na hora de comprar a 50L/30L, acabei comprando a 30L.

Acredito que não cabe na garrafa de 500ml. Eu coloquei numa garrafa de vidro que é pra colocar 1L de leite (uma garrafa diferente), e ficou quase saindo o termostato.

Você fez casing com grãos @krust ? Se sim, que tipo de grão você usou?
Eu estava procurando caixas maiores, e para evitar sair de casa e furar o isolamento, na internet os preços dessas caixas tem uns fretes astronômicos, aí achei essa que estava com umas decorações de natal parada por aqui,, foi um colega que montou o casing pra mim, eu forneci a cevada que sobrou da cerveja que fiz e como ele já cultiva a bem mais tempo que eu ele me mandou a marmita, levei umas 2~3h para montar tudo ontem a unica coisa que me deixou ressabiado foi o tal aquecedor sem termostato, cheguei a cogitar a manter um aquecedor à óleo no quarto ligado em uns 24ºC mas desencanei , a temperatura do quarto resistiu aos 11ºC que fez hoje e manteve 21ºC , então estou indo com calma para não cagar com tudo. Inclusive estou limpando o chão com um desinfetante veterinário bacetiricida, fungicida e afins todo dia. No resto só a reza e a figa
 
@andschaan, evapora bastante sim, tem que dar umas abanadas de vez em quando mesmo com o borbulhador, mas a água não evapora assim tudo. A cada flush eu limpo o terrário todo, e consequentemente faço a troca de água, então não precisei repor.
Não tenho o controle da temperatura lá dentro mas tiro uma base colocando a mão pelo lado de fora.
Esse bolinho tá no terceiro flush, há três dias e já tem pins se desenvolvendo.
🍄👽
Que bom saber que está dando certo :) Pergunta boba aqui mas você faz dunk entre os flush, correto? Esse dunk você faz com água gelada ou temperatura ambiente? Essa água é da torneira mesmo?
 
Que bom saber que está dando certo :) Pergunta boba aqui mas você faz dunk entre os flush, correto? Esse dunk você faz com água gelada ou temperatura ambiente? Essa água é da torneira mesmo?
Colhe todos os cogus, se o bolos apresentarem sinais de desidratação como, manchas azuladas e perda de peso do bolo, vc coloca eles dentro de um pote com água filtrada (SEMPRE!) completamente submersos e coloca na geladeira por 24 hs. No outro dia, retira eles, faz o dunk e roll e volta pro terrário. Eu não uso água da torneira em nenhum processo. Mesmo que a água filtrada não remova todos os contaminantes, ela não tem aquela quantidade de cloro absurda que tem na água d torneira.
 
@andschaan , fiz o dunk sim, a primeira não fiz gelado, funcionou, desta vez deixei na geladeira, também já vi uns pins ali, então funciona das duas maneiras. Eu usei água da torneira mesmo. Sem sinais de contaminação, e nem mesmo azulamento,
Tá produzindo pouco, mas mas tá produzindo.
Cara tava procurando saber disso! Ainda estou no meu primeiro cultivo, está no terrário desde o dia 22/07 00:00. E pensando já em aplicar o dunk no futuro, tinha a duvida se precisava da geladeira ou não, pois a minha não tem espaço! Muito obrigado por compartilhar!
 
Back
Top