Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvidas de contaminação: Mancha marrom/amarela crescendo sobre o casing.

Ketashi

Esporo
Cadastrado
06/09/2020
17
2
33
Olá meus caros, novamente estou aqui pra pedir ajuda.

Hoje, meu segundo dia após abrir a caixinha do casing e deixar no terrário, apareceram manchas marrons em um dos casings.

Essas manchas estão em apenas um dos casings e apareceram onde havia água na superfície. Será uma reação à água em si? Fervi a água antes de borrifar nas paredes do terrário.

O substrato é feito de pó de coco e vermiculita (que foram pasteurizadas em um microondas), então poderia ser o bolor marrom canela; mas não consigo identificar. Outra coisa importante é que nenhum cheiro ruim está saindo do terrário.

A tampa da caixa organizadora eu deixo entre-aberta, e não fiz furos de ventilação; mas ao longo do dia eu ventilei a caixa. Antes de ventilar passei água sanitária em tudo em volta e lysol também.

Segue a foto >

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito!
 

Anexos

  • Marrom.jpg
    Marrom.jpg
    97.4 KB · Visualizações: 53
Bom dia amigo... @Ketashi

Acho que está faltando oxigênio , e você esta adicionando muita umidade , não tenho certeza...
se estiver errado alguém me corrija...
Faz muito sentido isso. Estava deixando a caixa com uma frestinha muito pequena, aumentei a fresta e a água está evaporando melhor.

É que não pude fazer os furinhos na caixa onde estou deixando os casing. Então coloquei num quarto que estou limpando diariamente e deixando as portas e as janelas fechadas.

Esses pontinhos marrons eu tirei com uma colher (passei álcool nela antes). Fiquei com medo de isso acabar prejudicando todo o bolo.
 
Upvote 0
@Ketashi

se deixar ela dentro de um armario escuro certamente as temperaturas aumentarem facilmente ...
eu aqui tenho 3 caixas de 50l , e deixo elas num quarto em uma estante , quando o sol faz 30 graus , la dentro da caixa ja ta quase em 32 e subindo
ja peguei a caixa até com 34 g , tem que ter um termômetro para você ir verificando essas faixas e ir ajustando , se não voce não irá conseguir frutificar
você tem que simular a natureza dentro dessa caixa , como acontece normalmente vem o calor , e depois a chuva dando um choque termico na temperatura
e por fim vem os pin ....

Recomendo que você abane o terrário a cada 8 Horas borrifando agua mineral ...
Depois de borrifar abane durante uns 20 segundos ... ou conte até 20 ...
não precisa ta mexendo toda hora no casing , sua caixa também não contém furos , fica mais difícil ainda circular oxigênio ....

Você tem que monitorar os seguintes parâmetros :
Temperatura
Umidade
E Troca gasosa ( Liberar o CO2 )

se tudo tiver certo você tem que induzir a frutificação com uma luz direta , ou uma luz indireta ...

Tenta regular os parâmetros e continua atualizando os tópicos... acho que o ideal será um mono tube
nessa caixa de 20 litros ... vou realizar uns 3 mono por aqui , logo mais posto um diário desses mono ....
só ta difícil arrumar um termômetro culinário , interior é foda amigo kkkk.

Creio que seja isso ... que ainda não frutificou você fez o dunk antes de por no terrario ?
 
Upvote 0
Na minha opinião parece contaminação. Bacteriana talvez?
Eu isolaria esse case imediatamente e observaria.

Já que removeu os pontos, resta ficar em observação. Atenção às alterações no aroma, se começar a alterar para azedo/estragado, enterre o bloco, se possível.
Sorte aí!
 
Upvote 0
@xablausl

Estou deixando em cima de uma mesa. Como está quente aqui, fico preocupado com a temperatura. E também não tenho o termômetro hahaha interior é difícil.

Beleza, acabei de ir lá abanar o terrário e borrifar água.

Depois que eu colher (ou ter que enterrar todos os bolos por perder tudo hahaha), vou fazer um terrário mais decente. E acompanhar suas postagens do diário hahaha. Acabei não fazendo um diário pq comprei um kit (arroz, a seringa e os potes); aí pelas regras eu não poderia fazer esse tipo de postagem.

E não fiz o dunk. Aqui em casa a pia é de pedra e acho difícil deixar tudo muito limpo, então tentei evitar o máximo o contato com os bolos e o casing. Tentei ir na fé de que a umidade do substrato e do terrário dariam conta... Mas vou esperar uns 10 dias pra ver se frutifica. Ao menos o aprendizado teve algum valor.

@TupacWari

Pois é, hoje o próprio micélio está um pouco amarelo. Infelizmente esse é o que o micelio do psilocybe parece mais forte. O cheiro está normal, como antes. Cheiro de cogumelo comestível, que é um cheiro agradável. Estou observando :)
 
Upvote 0
Na minha opinião parece contaminação. Bacteriana talvez?
Eu isolaria esse case imediatamente e observaria.

Já que removeu os pontos, resta ficar em observação. Atenção às alterações no aroma, se começar a alterar para azedo/estragado, enterre o bloco, se possível.
Sorte

Obrigado pela resposta irmão

tirei os meus casing de um terrário , agora que fui pegar pra lavar ele tava com cheiro de azedo a água do terrario , mais já tinha tirado os bolos desse terrário ontem, e raspei as partes amarelas, parecia ser xixi do micelio, que ficou no fundo do bolo casing.
Algum princípio de contaminante que o micélio combateu... e pelo visto venceu. Contaminações bacterianas são bem fedidas e você vai sentir caso se agrave.
Isso aí é o famoso xixi de micélio...
Obrigado pela resposta irmão...
Opa estou passa por isso aqui também rsrs, tava com medo de contaminantes e estou fazendo uma geral nos meus terrários e na perlite , com água sanitária , todos casing eles estão com ótimo cheiro.
2 estou indo pro 1° flush
E logo os outros em seguida hehehe


@Ketashi
Continue firme irmão, logo mais brota uns cogu por aí , se estiver calor tenta intervir com garrafas de gelo aqui funciona bem...

E vamos que vamos , trazer mais e mais conteúdos e informações pro pessoal ...

Obrigado aos administrados e fundadores do site , moderadores e toda a equipe que o mantém empe , logo mais me tornarei contribuidor por aqui , muito obrigado a todos ....
 
Última edição:
Upvote 0
Algum princípio de contaminante que o micélio combateu... e pelo visto venceu. Contaminações bacterianas são bem fedidas e você vai sentir caso se agrave.
Isso aí é o famoso xixi de micélio...
Isso aconteceu no meu bulk também ..então não devo me preocupar? Ele tem furos dos lados uma seis em cada lado mais coloquei micropore para evitar entrar mosquito ... Coloquei hoje pra frutficar ..porem percebi essas manchas amarelas meia laranjas meia douradas RS ... Estou aqui pesquisando e pesquisando até encontrar uma solução ...
 
Upvote 0
Back
Top