Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre o crescimento do micélio

Guimarães

Esporo
Cadastrado
28/05/2021
16
2
28
Boa tarde pessoal, tudo bem? Espero que sim :))

Após algum tempo apreciando esse fórum, decidi iniciar o meu primeiro cultivo.
Estou com dúvidas em relação ao crescimento do micélio (perdoem a minha ignorância caso fale alguma besteira por falta de conhecimento)... Pelo que venho acompanhando nos diários, o micélio cresce de uma forma "definida", como se fossem raízes de uma arvore se alastrando no substrato. Mas o meu não, ele apareceu logo no segundo dia como se fosse uma penugem clarinha, que foi ganhando cada vez mais intensidade (como se fosse um gradiente do transparente para o branco).
É normal crescer assim? Ou estou será que está com algum problema?

Vou deixar mais informações para que vocês possam ter um melhor entendimento do caso:
  • Strain: MDK
  • Técnica: PFTEK
  • Substrato: Arroz integral, vermiculita e água. (Acho que não triturei o arroz no tanto que deveria... Alguma parte ficou bem fina, mas a grande maioria ficou como grãos bem quebradinhos).
  • Esterilização: Fiz a autoclave nos 5 copos, mas na hora de preparar o carimbo fiz em ambiente limpo, apenas.
  • Inoculação: Coloquei 4 ml em cada copo, separados de forma equidistante.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-09-14 at 08.08.45.jpeg
    WhatsApp Image 2021-09-14 at 08.08.45.jpeg
    164.7 KB · Visualizações: 12
  • IMG_20210920_132039772.jpg
    IMG_20210920_132039772.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20210920_131954542.jpg
    IMG_20210920_131954542.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 12
Pela foto parece estar tudo ok.
Não é muito preciso julgar por foto, mas aparentemente está saudável sim.

O micélio varia a aparência entre essa forma de raiz rizomorfica e um pouco mais algodoado.
Parece estar relacionado ao substrato (umidade, nutrientes), genética e temperatura.

Antigamente acreditavam que o micélio rizomorfico era melhor na questão de saúde e produção.
Porém, ninguem testou de forma realmente seria ou que pudesse confirmar.

Estando livre de contaminantes é perfeito de qualquer forma.

Bom cultivo!
 
Upvote 0
Ta jóia então Texugo, muito obrigado pelo esclarecimento... O difícil está sendo manter eles um pouco mais frescos... Está fazendo 38 graus aqui e meu cultivo está sendo bem amador. Estou pondo garrafinha de gelo próximo aos copos para abaixar um pouco a temperatura do ambiente.
 
Upvote 0
Back
Top