Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre Evolução Genética no Cruzamento de Esporos do mesmo Cogumelo/Micélio

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Como se sabe, entre os animais, filhos de um mesmo pai e mãe possuem altas chances de terem gerações futuras com mais falhas, doenças congênitas, características desfavoráveis à sobrevivência.

Isso ocorre nos fungos? Quero dizer, uma inoculação ME de um só carimbo não vai gerar micélios secundários de micélios primários "irmãos" (mesmo cogumelo/micélio)? Seria melhor misturar carimbos de diferentes gerações da mesma cepa na hora de fazer seringas para ter maior chance de características desejáveis prevalecerem?
 
Última edição:
Cara, em primeiro lugar, tu poderia dar uma moral depois de como tu fez, em reservado ou não, segundo, não sei pra o caso dos cogus e qual a relação entre eles mas isso é estremamente normal pra mim e olhe lá 😓😌😢 Eu sou assim e que se fufu a minha família 😔

Mas ao caso dos cogus eu não posso fazer essa pergunta pra eles, bem por vez eu pensaria assim se eles não podem decidir e essa união acontece sem o concentimento dos mesmos, deve ser algo bom quando por vez nem o micelio ou nem o esporo podem tomar tal decisão, geralmente já mortos ou previamente limitados em vida um ou outro podem por vez tornar a criarem uma nova raça 🤔

Isso não é ruim cara e dá muito certo, vc pode fazer substrato até com o próprio cogumelo se vc quizer, triturar um monte a ponto de ver qual se sobressai, ou torná-los simples nutrientes de aproveito de tão triturados; basta aplicar e fazer a experiência que vc quizer meu caro 😄

Se vc não fizer por si só, já tem quem tbm já tenha pensado assim 🤗

E te digo mais, afim de melhores resultados e pesquisa valha por natureza o caminho é este mesmo ☺😉😎
Cara, em primeiro lugar, tu poderia dar uma moral depois de como tu fez, em reservado ou não, segundo, não sei pra o caso dos cogus e qual a relação entre eles mas isso é estremamente normal pra mim e olhe lá
😓
😌
😢
Eu sou assim e que se fufu a minha família
😔


Mas ao caso dos cogus eu não posso fazer essa pergunta pra eles, bem por vez eu pensaria assim se eles não podem decidir e essa união acontece sem o concentimento dos mesmos, deve ser algo bom quando por vez nem o micelio ou nem o esporo podem tomar tal decisão, geralmente já mortos ou previamente limitados em vida um ou outro podem por vez tornar a criarem uma nova raça
🤔


Isso não é ruim cara e dá muito certo, vc pode fazer substrato até com o próprio cogumelo se vc quizer, triturar um monte a ponto de ver qual se sobressai, ou torná-los simples nutrientes de aproveito de tão triturados; basta aplicar e fazer a experiência que vc quizer meu caro
😄


Se vc não fizer por si só, já tem quem tbm já tenha pensado assim
🤗


E te digo mais, afim de melhores resultados e pesquisa valha por natureza o caminho é este mesmo
☺
😉
😎


Pode pegar um monte cogu de uma colheita e e nela implantar um esporo que acho bom, enfim. Nem td dá certo, mas a pesquisa é valha e os frutos da sua pesquisa é mérito td seu, inclusive o resultado, se ficou melhor, se cresceu, ou se ficou mais forte, deu onde diferente, e por aí vai.

Cortei sem querer e colei, por isso q ficou os emojins grandes assim, no seu eu num sei, mas no meu ficou bizarro demais 😀
 
Última edição:
Em um carimbo de esporos existem inúmeras variações genéticas. No nosso caso a variação genética quando existem casos de consanguinidade é pouca e por isso temos doenças e tal. Mas para o micologista amador a variação genética gigante que os fungos tem que se torna um problema. Vários frutos, grandes e potentes é o que queremos, mas nessa variação pode ser que venham poucos, pequenos ou sem potência alguma... Tentamos evitar isso com a clonagem, o que temporariamente soluciona por causa da senescência, e os esporos do fruto clonado tem o mesmo problema do que qualquer fruto.
 
Em um carimbo de esporos existem inúmeras variações genéticas. No nosso caso a variação genética quando existem casos de consanguinidade é pouca e por isso temos doenças e tal. Mas para o micologista amador a variação genética gigante que os fungos tem que se torna um problema. Vários frutos, grandes e potentes é o que queremos, mas nessa variação pode ser que venham poucos, pequenos ou sem potência alguma... Tentamos evitar isso com a clonagem, o que temporariamente soluciona por causa da senescência, e os esporos do fruto clonado tem o mesmo problema do que qualquer fruto.
Ankardo eu ja vi que vc entendi, mas em outras palavras eu não entendi muito 🤗

Enfim, mas pros cogus, isso é bom ou ruim?

É bom e as probalidades são poucas de resultado ruim?
Ou é ruim e as probabilidades são grandes de dar algo errado?

Entendi em partes, mas fiquei meio perdido na conclusão 🤔
 
Em um carimbo de esporos existem inúmeras variações genéticas. No nosso caso a variação genética quando existem casos de consanguinidade é pouca e por isso temos doenças e tal. Mas para o micologista amador a variação genética gigante que os fungos tem que se torna um problema. Vários frutos, grandes e potentes é o que queremos, mas nessa variação pode ser que venham poucos, pequenos ou sem potência alguma... Tentamos evitar isso com a clonagem, o que temporariamente soluciona por causa da senescência, e os esporos do fruto clonado tem o mesmo problema do que qualquer fruto.

Então não há necessidade de cruzar carimbos de diferentes gerações numa seringa, já que há grande variação genética a cada esporo. Valeu.


Enfim, mas pros cogus, isso é bom ou ruim?

É bom e as probalidades são poucas de resultado ruim?
Ou é ruim e as probabilidades são grandes de dar algo errado?

Boas perguntas.
 
Ankardo eu ja vi que vc entendi, mas em outras palavras eu não entendi muito 🤗

Enfim, mas pros cogus, isso é bom ou ruim?

É bom e as probalidades são poucas de resultado ruim?
Ou é ruim e as probabilidades são grandes de dar algo errado?

Entendi em partes, mas fiquei meio perdido na conclusão 🤔

O que que é "errado" no ponto de vista da natureza? Não chegar a maturidade, ou ser incapaz de se reproduzir... E quem tem alguma dessas características está fadado a extinção.

Pra natureza poucos cogumelos pequenos sem nem um pouco de psilocibina que conseguem se reproduzir é um sucesso, mas se acontecer com alguém aqui, de fazer um cultivo inteiro e além de poucos e pequenos, não tiverem nenhum ativo é o que?

O fato é que não temos controle numa inoculação multi esporos, e temos algum controle quando fazemos uma clonagem.

Por isso que se deve avaliar todas as características de um fruto para clonar o mesmo, geralmente pegam os maiores, mas e se esse cogumelo grande não tiver nenhum ativo, qq adianta ele ser grande?
 
Potência não é um fator muito selecionável nem por clonagem, creio eu. Ela depende em especial do substrato entre os cubensis. Basta ser FAI que já é duas vezes mais potentes que os da natureza.

Além disso, não é distinguível diferença de concentração de psilocibina entre as diferentes cepas de cubensis, as quais já passaram por centenas de isolamentos nas últimas décadas. Em potência, se igualam às relativamente recém-domesticadas.

Falando por exemplo em termos de plantio de cannabis, não se torna uma cepa mais concentrada em CDB ou THC do nada, mas se reduz um para aumentar o outro.

No caso dos cogumelos, o substrato deve ser o que mais conta pra potência. A seleção deve ser para pegar melhor adaptabilidade a climas mais quentes, crescer mais rápido, contaminar menos, etc.

É o que me parece... há resultados sentidos de aumento de potência com isolamento?
 
Potência não é um fator muito selecionável nem por clonagem, creio eu. Ela depende em especial do substrato entre os cubensis. Basta ser FAI que já é duas vezes mais potentes que os da natureza.

Além disso, não é distinguível diferença de concentração de psilocibina entre as diferentes cepas de cubensis, as quais já passaram por centenas de isolamentos nas últimas décadas. Em potência, se igualam às relativamente recém-domesticadas.

Falando por exemplo em termos de plantio de cannabis, não se torna uma cepa mais concentrada em CDB ou THC do nada, mas se reduz um para aumentar o outro.

No caso dos cogumelos, o substrato deve ser o que mais conta pra potência. A seleção deve ser para pegar melhor adaptabilidade a climas mais quentes, crescer mais rápido, contaminar menos, etc.

É o que me parece... há resultados sentidos de aumento de potência com isolamento?


Substrato, temperatura, momento da colheita...

Vários fatores influenciam na potência, mas o objetivo do isolamento e/ou clonagem é ter vários cogumelos de tamanhos "bons" que possua o ativo.

Você não precisa de um cogumelo super potente, quando tem vários que tem o ativo, se precisar de mais potência é só comer mais.

Quantidade de cogumelos e tamanho é o que devemos mirar, mas temos que saber se eles tem o ativo.
 
Pode ser só boato, mas dizem que frutos que crescem em temperaturas menores são mais potentes
Eu creio nisso tbm, pq em temperaturas mais altas apesar de crescerem mais rápidos por estarem mais próximos de um clima que vos afetam, creio eu que as temperaturas mais baixas vos tornam mais saudáveis, agente é que fica naquela ânsia de colher rápido os frutos 😏

Eu tava pensando tbm que tipo, imagina vc que se tenha um monte de cogumelos no bolo, e tds dependem de um substrato e os nutrientes do mesmo para se crescerem. Enfim a seleção natural forçada deve tbm torná-los fortes, tipo se deixa os cogus começarem a crescer, e logo que se viu que os pins não serão simples abortos pode-se tbm arrancar alguns prematuramente a fim de deixar os que ficarem mais ricos de nutrientes. Enfim, mais fortes pq existe menos competividade, e logo mais nutrição, assim tbm é um fator que gera muitos pins, a seleção natural e a competitividade entre eles, assim eu creio ☺
 
Back
Top