Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre esterco na camada Bulk

Mycology_Art

Hifa
Membro Ativo
22/02/2015
61
15
28
Campo Grande MS
Vi alguns relatos aqui no fórum sobre estercos pasteurizados dando ótimos resultados, então resolvi ir atrás de esterco hoje.... Encontrei esterco equino, estou deixando em um balde para curar... em minha ultima tentativa de cultivo, cheguei até à aniversáriar, mas tive que jogar tudo fora (problemas pessoais). Agora estou voltando, querendo fazer diferente.

Em meu ultimo grow (também bulk) Utilizei uma proporção de (40% Vermiculita 40% Pó de coco (xaxim) 10% Humos 10% Calcário)... Decedi, substituir Humos por esterco. E minha dúvida é sobre a dosagem da receita... Eu tenho em mãos Vermiculita, Pó de coco, calcário/gesso, Esterco equino.
Pelas passagens que tive aqui, vi que muitos utilizam (50% Esterco, 40% Vermiculita, 10% Gesso). Alguém poderia me dar alguma noção para balancear este substrato. Digo na quantidade nutricional.

Poderia estar alterando para (50% Esterco 20% pó de coco 20% vermiculita 10% gesso.) ou (50% Esterco 40% Pó de coco 10%Gesso) em busca de um melhor rendimento, ou deixo do modo "tradicional" (50% Esterco, 40% Vermiculita, 10% Gesso)?

Sei que é uma pergunta muito iniciante, mas teria alguma vantagem ou desvantagem em modificar? alguma sugestão para ampliar mais os valores nutricionais?

Obrigado!
 
Leia o quote abaixo:

As proporções do substrato em si não tem regras muito definidas. O RR (do Shroomery) recomenda que a quantidade de esterco seja igual a de vermiculita, o resto vai por conta do freguês. Por outro lado, se for esterco de cavalo, geralmente vem com palha misturado, nesses casos não precisa de tanta vermiculita.

Se aventurar em bulks requer mais intuição do cultivador e um maior conhecimento dos materiais usados (por isso é uma técnica avançada). Digo isso porque os materiais variam muito de um cultivador para outro. Não é como os PF Tek, onde os materiais usados são relativamente parecidos e as medidas funcionam para quase todo mundo.

Em minha opinião, essa proporção está bem equilibrada: 50% Esterco 20% pó de coco 20% vermiculita 10% gesso
 
Opa @Mauricio pode ser uma boa dica, sem dizer que é um nutriente muito bom para bulk. Seria melhor palha de trigo não é? Mas posso utilizar de milho mesmo? Sexta feira aqui na esquina de casa tem feira uhauahuah e são sacos e sacos jogado fora, eu pensei em pegar na ultima sexta, mas aconteceu um imprevisto e eu até desanimei! Mas sem dúvidas é uma boa dica...
 
Back
Top