Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre borra de café para substrato de shimeji

icaro

Hifa
Cadastrado
01/06/2016
18
10
28
Queria saber se a borra normalmente utilizada para fazer substrato tem que ser de café coado sem açúcar ou se não faria diferença. Também li sobre reguladores de ph para esse tipo de substrato, é uma exigência ? Qual a diferença prática?
 
Creio que sem açúcar que seja o ideal, apenas creio... Eu sei que, a borra tende a deixar o substrato ácido, por isso deve-se usar algum regulador de pH, muito ácido não é bom.
 
Olá @icaro, eu utilizo a borra de café coado com açúcar, deixo ele secar bem no sol e coloco 35% do peso de água. Coloco também os filtros de papel picado e 2% do peso seco de cal virgem. Costuma dar certo. Coloco em um saco plástico e deixo umas 20 minutos fervendo na panela de pressão. Depois que esfria e coloco o inóculo no saco com a borra e distribuo em potes de vidro que esterilizei anteriormente. Olha como fica:
 

Anexos

  • IMG_20190425_163908_HDR.jpg
    IMG_20190425_163908_HDR.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 23
@Girinop Olá, tudo bem? Então, meu amigo, eu estou interessado em tentar cultivar cogumelos das seguintes maneiras:

1) Tentar cultivar Panaeolus Cian. de esporos selvagens.
2) Tentar cultivar qualquer outro cogumelo (Cubensis) pegando seringas prontas com esporos, comprando da internet, não sei...

Gostaria de uma ajuda sua nessa técnica usando borra de café. Nunca tentei cultivos, sou novato, inexperiente.
 
@Girinop Olá, tudo bem? Então, meu amigo, eu estou interessado em tentar cultivar cogumelos das seguintes maneiras:

1) Tentar cultivar Panaeolus Cian. de esporos selvagens.
2) Tentar cultivar qualquer outro cogumelo (Cubensis) pegando seringas prontas com esporos, comprando da internet, não sei...

Gostaria de uma ajuda sua nessa técnica usando borra de café. Nunca tentei cultivos, sou novato, inexperiente.

Não é para mim a pergunta, mas tô aqui haha

1- Se você nunca cultivou, não comece por Panaelous, eles são muito mais exigentes e precisam de condições de temperatura/umidade mais estáveis.

Ainda mais se for utilizar esporos de selvagens, tem que isolar de contaminantes primeiro e é um processo que leva tempo, mas se tiver interesse em ler e aprender, é bastante divertido.

2- As duas espécies tem psilocibina, o cubensis tem menos, mas você pode compensar comendo mais.

Que eu saiba substrato de borra de café é apenas para comestíveis (não-psicoativos), pra cubensis o máximo que vai achar é como aditivo.

Use a biblioteca do forum, tem vários tutoriais passo-a-passo que é apenas seguir exatamente igual. Não sei o quanto já leu, mas o recomendado é iniciar com PFTek

 
Última edição:
Back
Top