Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre aquecedor ideal?

juninho22

Hifa
Membro Ativo
11/10/2019
158
5
35
Fala aê galera, estou na questão da dúvida do melhor aquecedor pro meu terrário e por vez tbm não quero algo que eu vá gastar muito por não ver necessidade, mas enfim...

O terrário está sendo feito numa caixa organizadora de 70 litros, e por vez eu moro no RJ aonde existe uma variável grande de temperatura por se tratar de um clima tropical normal, a média de 25°C e em dias extremos 20/37°C.

Resumindo, então nunca é certo pra mais ou pra menos. Irei colocar uma pastilha peltier pro calor e um aquedor pra dias frios, o terrário está td quase pronto em excessão ao controle de calor.

Até aí td bem, mas tentei improvisar fazendo um aquecedor caseiro, e ele esquenta bastante, e o bom é que é muito mais resistente e não queima fácil quanto os comprados, o problema é que a fonte que eu uso tem pouca potência e ela esquenta muito a ponto de quase queimar e a água não esquenta exceto quando eu substituo ela pela outra fonte que eu tenho aqui nesse caso de notebook, essa sim não esquenta e faz a água quase ferver e tem que desligar senão ela quase derrete a capsula do aquecedor se deixar ligada. Aí o problema deixar ligada sem saber se o ar interno ficará em harmonia com o recipente com a água aonde vai a capsula.

Minha dúvida é se esses aquecedores que vendem na net e em lojas de aquários aquecem tanto ou apenas na temperatura do terrário para se chegar a temperatura desejada? Alguém possui um desses? Vale a pena eu persistir em tentar arranjar ou melhorar o meu aquecedor ou melhor comprar um, e qual caso seja?

Pode ser com termostato incluso nele próprio, ou caso eu use a minha fonte do notebook terei que por um termostato junto a ele tbm, enfim, estou com bastante dúvida em relação ao melhor jeito.

Obs: Pretendo alcançar a temperatura interna do terrário na casa dos 27/30°C 😉
 
Aquecedor ideal para o Rio?

Nenhum. Mesmo no inverno os cultivos vão muito bem sem nenhum aquecedor.
Poxa cara, desculpa a pergunta com falta de expressão 🙂 rs

Mas é pq eu uso o terrário como incubadora tbm, e pelo menos aqui onde eu moro ta fazendo quase 20°C, ou ao menos dentro da caixa, sei lá, rs. E eu viso a temperatura ideal pra qualquer época e sem imprevisto.

E mesmo que as vezes dure um diazinho ou outro de calor ou um pouco mais de frio, eu como amante afixionado dessas criaturinhas 🍄 já fico achando e lá no fundo eu sei que a linhagem vai ser diferente. E num é frescura não, tanto que eu não estou me importanto pra pequenas diferenças e variações de temperatura, e nem tenho a intenção de usar controladores tbm.

Mas por exemplo 2 graus abaixo ou acima do esperado nem faz muita diferença, mas 3 ou 4 pra mais ou pra menos uma vez ou outra que vc se esquece as vezes de monitorar ou num tem tempo no final da colheita dá uma diferença ☺ talvez pra quem procure só experimentação não importe muito, mas pra quem busca aperceiçoamento e estudo sobre raça ou espécie é um variável grostesca 😏

Mas eu sei que dá pra cultivar de boa pow, o nosso clima é bem favorável e só fortalece, por mais que não seja em td época e sempre que se tenha sorte, mas eu to ligado pow, rs.
 
Te preocupa com temperatura muito alta ... Nem vai precisar de nada pra incubadora se a tempratura variar os 20 ate os 29 graus .
E pra frutificar só achar o lugar mais fresco da casa ...
Poucos graus não fazem diferença na incubação , se estiver variando 22 graus de minima e 29 de máxima ta suave.
Eu tava usando um aquecedor de aquario de 50wats e tava sempre pelos 29graus ...
Parei de usar pq a temperatura aumentou no sul e to observando uma colonização mais rápida nessa temperatura de incubação sem aquecedor .
Em 15 dias o australian estava 100% em temperatura variando de 22 ate 29graus .
Os tpb levaram 35 dias usando o aquecedor de aquario .
Deixa fluir o mais natural possível que funciona melhor .
 
Te preocupa com temperatura muito alta ... Nem vai precisar de nada pra incubadora se a tempratura variar os 20 ate os 29 graus .
E pra frutificar só achar o lugar mais fresco da casa ...
Poucos graus não fazem diferença na incubação , se estiver variando 22 graus de minima e 29 de máxima ta suave.
Eu tava usando um aquecedor de aquario de 50wats e tava sempre pelos 29graus ...
Parei de usar pq a temperatura aumentou no sul e to observando uma colonização mais rápida nessa temperatura de incubação sem aquecedor .
Em 15 dias o australian estava 100% em temperatura variando de 22 ate 29graus .
Os tpb levaram 35 dias usando o aquecedor de aquario .
Deixa fluir o mais natural possível que funciona melhor .
Poxa Lobo teu comentário ajudou bastante, e realmente me deixou um pouco menos preocupado pelo relato das variantes, e realmente eu sei disso. E sei que eles nascem de boa tbm apesar de td o nosso cuidado por garantia de um bom cultivo, até um cantinho ali do quintal que eu escolher que não bata sol e tiver um pouco umido basta jogar um pouquinho de substrato e alguns esporos.

Mas o meu medo é iniciar cultura e quando ela estiver pairando a metade o sol cumeçar a suar frio e fazer um mormaço do carai aqui no RJ, rs. Aí nesse caso eu ja teria que ligar o cooler, mas só que eu ainda num instalei ele, e nem como vai ser, ainda vou na rua pra comprar, aí no caso dependendo de como fosse eu teria que ligar o aquecedor pra regular o que possa ter baixado além do o que eu pretendo...

Mas só sabendo como vai ficar mesmo e como ele vai agir na prática, era só pra ter uma base mesmo, e era realmente isso que eu queria saber. Tipo, tu que já tem uma prática já me passou uma visão mais abrangente do que possa ser ideal e aí eu tenho mais ou menos uma base...

O meu carregador que eu tenho aqui pra ligar o aquecedor é 21v e 3a que dá em média uns 60w, que no caso realmente agora eu vejo que é por aí mesmo, agora já o cooler eu ainda não sei, mas importante é ter esse equilíbrio. Quanto a média de temperatura pra um bom cultivo já me deixou um pouco mais aliviado tbm mesmo com as diferenças de temperatura.

Mas a minha preocupação td tbm é projetar td pra uma colheita mais rápida, eu já tentei colonizar uns esporos aqui que um amigo me passou e reservei alguns pra cultivar depois, mas apenas arrisquei pra teste e demoraram bastante pra vingar, tipo aquela hora que vc sabe que agora vai, enfim, demorou algo como um mês pra chegar a aqueles 5% daí pra só depois vim tomando o resto do poto.

E eu pensei que seria mais rápido, não sei se é pq a média de temperatura tava baixa, pq quando eu fiz o teste eu nem pus pra incubar no terrário, ainda era no isopor e eu nem pude medir a temperatura. E nem esquentei o substrato, ja tirei do jeito que tava na caixa a vermiculita e misturei com o arroz que deu uma leve queimadinha no fundo pq quanto a ele eu fiquei com um pouco de medo de dar contaminação, na época eu nem usei a medida que hj eu pretendo usar pra fazer a mistura tbm aí eu acho que ficou um pouco seco. Acabou que eu nem aproveitei o bolo colonizado, mas td bem foi a primeira vez, rs.

Mas valeu mesmo pela ajuda galera 😉
 
Back
Top