Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida: realmente é necessário realizar furos para troca gasosa?

Xaixoi

Hifa
Membro Ativo
07/05/2020
104
6
Olá, pessoal.

Estou realizando a técnica PF-TEK e seguindo o Guia de Cultivo Básico Ilustrado que gentilmente fora disponibilizado aqui, mas ando com uma dúvida. Em uma parte do tutorial é dito para que o cultivador faça alguns furos no alumínio que cobre o bolo para garantir uma colonização mais saudável.

Troca gasosa: depois de 10 dias de incubação faça dois furos pequenos na tampa de papel alumínio
do copo e tampe com um esparadrapo micropore. Estará garantindo assim uma colonização mais
saudável ao micélio.

Quero saber se isso é realmente necessário. Não amplia o risco de contaminação?

Muito obrigado. 🥳
 
Olá, pessoal.

Estou realizando a técnica PF-TEK e seguindo o Guia de Cultivo Básico Ilustrado que gentilmente fora disponibilizado aqui, mas ando com uma dúvida. Em uma parte do tutorial é dito para que o cultivador faça alguns furos no alumínio que cobre o bolo para garantir uma colonização mais saudável.



Quero saber se isso é realmente necessário. Não amplia o risco de contaminação?

Muito obrigado. 🥳

é necessário sim, se não fizer isso corre risco de o micélio parar de crescer por excesso de co2. Você pode deixar colonizar por alguns dias sem furar, para que pelo menos tenha micélio vivo na hora de furar na qual existe sim o risco de contaminação.
Por isso furar o bolo deve ser feito em ambiente limpo com instrumentos limpos e depois os furos devem idealmente serem tampados por uma camada de micropore.
 
é necessário sim, se não fizer isso corre risco de o micélio parar de crescer por excesso de co2. Você pode deixar colonizar por alguns dias sem furar, para que pelo menos tenha micélio vivo na hora de furar na qual existe sim o risco de contaminação.
Por isso furar o bolo deve ser feito em ambiente limpo com instrumentos limpos e depois os furos devem idealmente serem tampados por uma camada de micropore.

Certo! Farei.

Muito obrigado, amigo.
 
@Kvasir, vejo muitos cultivos usando essa técnica com Polyfil. A micropore cumpre esse papel né?
 

Anexos

  • 272935084-IMG_0668.jpg
    272935084-IMG_0668.jpg
    198.6 KB · Visualizações: 15
@Kvasir, vejo muitos cultivos usando essa técnica com Polyfil. A micropore cumpre esse papel né?

Sim, basicamente tanto o polyfil quanto o micropore servem pra deixar ar sair e entrar, mas sem deixar partículas supenas no ar entrarem, para evitar contaminação. Quando eu não tinha micropore eu usava algodão tbm, mas era só por não ter outra coisa, o algodão não é ideal, acaba gastando mais, pq eu prendia 2 camadas de algodão com fita crepe em cima dos furos, cumpria seu papel, mas micropore é bem mais pratico.
 
Bom saber.
Eu achava que só os furos feitos na hora de inocular eram o suficiente. Então melhor fazer mais alguns além destes.
To esperando o resto da parafernalia que eu comprei pela internet chegar pra botar em prática essas dicas.
 
Back
Top