Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

[dúvida]G2G desenvolvimento do micélio

Leollas

Esporo
Cadastrado
27/05/2019
10
2
29
Prezados, tenho uma duvida e gostaria do conselho de vocês:

Estou recomeçando meu cultivo, migrando da da PFTek para a com milho de pipoca, partindo de spawns e não de esporos.

Adquiri 1kg de spawns, coloquei a maioria em casings que estão se desenvolvendo muito bem e já estão no terrario, e parte usei para inocular milho de pipoca já hidratado e esterilizado.

No entanto já se passaram 6 dias e não consigo perceber nenhum desenvolvimento dos micélios partindo dos spawns para os molhos estéreis. Sei que o processo de dividir o milho colonizado prejudica o fungo e que ele leva algum tempo para voltar a se expandir/se reorganizar, no entanto já tá esperava ver o algodão branco se desenvolvendo, principalmente pq vejo muito desenvolvimento nós casings. Uma coisa a se considerar é a relativa baixa temperatura, que está por volta de 21o ultimamente.

Vocês poderiam compartilhar qual é o cronograma de desenvolvimento do fungo no G2G? Algo de errado aconteceu? Ou só tenho que ter mais paciência?

Seguem fotos de dois dos jarros anexadas para avaliação dos senhores. Sei que alguns milhos abriram - não muitos - e alguns potes estão muito unidos, mas também nem tanto assim. O que devo esperar?
 

Anexos

  • 20191206_092604.jpg
    20191206_092604.jpg
    1 MB · Visualizações: 16
  • 20191206_092642.jpg
    20191206_092642.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 17
  • 20191206_092604.jpg
    20191206_092604.jpg
    1 MB · Visualizações: 16
Eu aumentaria alguns graus na temperatura da incubadora, não muito, até uns 23°C já que o interior do pote estará em uma temperatura maior que o ambiente da incubadora devido a atividade biológica promovida pelo micelio. No mais,eu tentaria usar fibra de coco, borra de café e um pouco de cal agrícola num proximo copo.
 
Alem da temperarura estar baixa e isso denorar mais o crescimento...
qual foi a proporcao usada na adicao do spawn ?

tenta com frascos de 500 ml...que nao sejam tao altos...

Faz um furo na tampa e coloca POLYFIL ou o que esta dentro de teu travessero..(ou no caso fita micropore)

Abç
 
peratura da incubadora, não muito, até uns 23°C já que o interior do pote estará em uma temperatura maior que o ambiente da incubadora devido a atividade biológica promovida pel
pouco de cal agrícola num
Valeu! A temperatura subiu mas nada mudou nas jarras, continua tudo soltinho e sem desenvolvimento aparente, enquanto os mesmos spawns no casing estão indo muito bem, nenhum frutificou ainda mas tomaram todo o casing, como era de se esperar.

Sobre a fibra de coco, café e cal, poderia me dizer um pouco sobre o papel de cada um? Já vi recomendações mas ainda não entendi bem, o cal é para corrigir o ph do café, certo? o coco para reter água? Vermiculita serviria?
Alem da temperarura estar baixa e isso denorar mais o crescimento...
qual foi a proporcao usada na adicao do spawn ?

tenta com frascos de 500 ml...que nao sejam tao altos...

Faz um furo na tampa e coloca POLYFIL ou o que esta dentro de teu travessero..(ou no caso fita micropore)

Abç

A temperatura subiu de forma geral, acredito que agora está no clima perfeito, ainda assim nada das jarras se desenvolverem. Nada apetente.
Cada jarra teve uma proporção diferente, pq eu tinha poucas jarras, mas algumas delas tem proporção de 3 para 1 ( milho estéril / milho colonizado) E inclusive com uma concentração bem maior do que essa na cama,da superior da jarra, talvez de 2 para 1 ou mais. Não imaginei que o formato da jarra interferisse, usei as que tinha, da próxima vez usarei outras. Uma das jarras na verdade é um copo de requeijão, que não é nada alto, e o resultado foi o mesmo: nada

Acabei de fazer o furo na tampa, espero que não seja muito tarde. As jarras estão bem cheias tmb, com exceção de uma que tem mais espaço. Será que foi falta de oxigênio?

Uma hipótese que explica o fato de nenhuma das 5 jarras ter progredido pode ser o fato de que estilizei o milho e guardei por mais de uma semana até inocular com o spawn. Definitivamente a esterilização foi bem sucedida pq nenhum jarro apresentou nenhuma contaminação, no entanto me pergunto se esse período de espera possa ter tornado o milho impróprio para o desenvolvimento do micélio. Pesquisei antes de fazer como fiz e tive relatos de que seria ok, mas algo de errado tem que estar acontecendo, obviamente.

O que vocês acham?

Tive uma idéia e queria validação de vocês que tem mais experiência: Eu poderia destruir um dos meus casings que está pronto para frutificar, e adicionar o milho colonizado nessas jarras. Recomendam? Acham que vale o risco ou quase certeza de contaminação? Já faz mais de 15 dias que as jarras foram inoculadas e nada...

Ou sera mais recomendado esterilizar mais pipoca e tentar novamente com esse milho dos casings que está no terrário?

Agarradiço a ajuda de vocês, estou realmente bem confuso e sem, saber como agir!
 
Última edição:
Volte a comenzar de cero..
Repase os passos e melhore onde vc acha que nao estive bem..
Nao recomendo o qie vc falou de fazer com o casing e milho..

Comenzar de novo e o melhor jeito de aprender dos erro.

Abç

Pd nao acontece seguido... mais as veces vc fiz td bem e o carimbo simplesmente nada...
 
Alem da temperarura estar baixa e isso denorar mais o crescimento...
qual foi a proporcao usada na adicao do spawn ?

tenta com frascos de 500 ml...que nao sejam tao altos...

Faz um furo na tampa e coloca POLYFIL ou o que esta dentro de teu travessero..(ou no caso fita micropore)

Abç

Abri um buraco nos potes e o micélio começou a se desenvolver! Ao menos em um dos potes!
 
Sobre a fibra de coco, café e cal, poderia me dizer um pouco sobre o papel de cada um? Já vi recomendações mas ainda não entendi bem, o cal é para corrigir o ph do café, certo? o coco para reter água? Vermiculita serviria?

A fibra de coco e o café são substratos, também fornecem alguns nutrientes importantes para a formação de cogumelos.
A vermiculita serve para reter água e criar espaços dentro do substrato para "arear" o mesmo e também fornece alguns nutrientes.

Quando você diz cal, seria Hidróxido de cálcio? Óxido de cálcio?
 
Abri um buraco nos potes e o micélio começou a se desenvolver! Ao menos em um dos potes!

Minha sugerencia era para os novos frascos...nao para os que estabam indo...

Mais se vc furou.. nao contaminaou e esta dando certo....! :cool: vai observando eles..
 
Back
Top