Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida contaminação?

SO(U)L

Hifa
Cadastrado
21/09/2020
15
8
Bomdia queridos! 🌞
Meu segundo cultivo e em alguns cogus apareceu essa “nevoa” branca no chapéu é comum ou é alguma contaminação? Passei o pincel antes de secar e saiu com facilidade.

Nesse cultivo optei por não utilizar o compressor de ar e fiz as trocas gasosas 3 vz ao dia abanando. A umidade manteve-se bem maior assim.

Sobre Dunk .. Vocês costumam utilizar água filtrada ou somente mineral? alguém percebeu alguma diferença nisso?
 

Anexos

  • 2C422A80-1749-4DDB-8696-849B79FDBB68.jpeg
    2C422A80-1749-4DDB-8696-849B79FDBB68.jpeg
    1,019.4 KB · Visualizações: 13
  • 232F8A7B-274B-40D7-B1E5-970C991056C8.jpeg
    232F8A7B-274B-40D7-B1E5-970C991056C8.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 11
  • 9640CCB8-F271-402F-9930-3D1D3723D4EF.jpeg
    9640CCB8-F271-402F-9930-3D1D3723D4EF.jpeg
    149.9 KB · Visualizações: 13
  • 910CFBB8-4210-4347-8C71-28CF0C9B97D3.jpeg
    910CFBB8-4210-4347-8C71-28CF0C9B97D3.jpeg
    2 MB · Visualizações: 14
e em alguns cogus apareceu essa “nevoa” branca no chapéu é comum ou é alguma contaminação?
Opa, blz? Isso é micélio, bem comum de acontecer, não é contaminação e o consumo não é prejudicial. Pode ter sido ocasionado justamente pela maior umidade que você mencionou, já que os furos de ventilação estão bem pequenos e com fita microporo.

Sobre Dunk .. Vocês costumam utilizar água filtrada ou somente mineral? alguém percebeu alguma diferença nisso?
Na minha opinião, tudo depende da saúde dos seus bolos. Bolos saudáveis não contaminam facilmente, mas também eu não arrisco água da torneira, justamente pela concentração de cloro. No mínimo filtrada. Nada impede de você dar uma fervida e resfriar na geladeira no próprio recipiente do dunk.

Eu não uso água mineral, mas sei que muitos usam. Isso é gosto de cada um e o jeito próprio de cultivar.
 
Upvote 2
Opa, blz? Isso é micélio, bem comum de acontecer, não é contaminação e o consumo não é prejudicial. Pode ter sido ocasionado justamente pela maior umidade que você mencionou, já que os furos de ventilação estão bem pequenos e com fita microporo.


Na minha opinião, tudo depende da saúde dos seus bolos. Bolos saudáveis não contaminam facilmente, mas também eu não arrisco água da torneira, justamente pela concentração de cloro. No mínimo filtrada. Nada impede de você dar uma fervida e resfriar na geladeira no próprio recipiente do dunk.

Eu não uso água mineral, mas sei que muitos usam. Isso é gosto de cada um e o jeito próprio de cultivar.
Ola, gracias! Estou com essa questão sobre quantidade de furos na caixa, aumentei alguns furos comparado com o 1 cultivo..observando se terá muitos abortos..


🙃😉
 
Upvote 0
Bomdia queridos! 🌞
Meu segundo cultivo e em alguns cogus apareceu essa “nevoa” branca no chapéu é comum ou é alguma contaminação? Passei o pincel antes de secar e saiu com facilidade.

Nesse cultivo optei por não utilizar o compressor de ar e fiz as trocas gasosas 3 vz ao dia abanando. A umidade manteve-se bem maior assim.

Sobre Dunk .. Vocês costumam utilizar água filtrada ou somente mineral? alguém percebeu alguma diferença nisso?

Por alguma razão algumas vezes (coisa de 1 a cada anos) eclode um micélio de fungo superior (ou seja, não é mofo e produziria cogumelos se crescesse) no chapéu, que pode ser até mesmo do próprio cubensis. É uma contaminação porque não devia estar aí. Mas bem inofensivo.

Sobre dunk, usa água da bica mesmo, não precisa nem filtrar. Se você pode beber, o micélio também pode. Deixa que a filtragem das partículas sólidas da água fica por conta dele mesmo, pois ele absorve a água ativamente - e não passivamente.
 
Upvote 0
Back
Top