Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dá para levar carimbos da Holanda para o Brasil ?

  • Criador do tópico Rasputin
  • Data de início
R

Rasputin

Visitante
Olá pessoal !

Esse é o meu primeiro post aqui, então espero que me desculpem caso esteja postando isso no lugar errado ou caso minha dúvida já tenha sido respondida 1000x (eu procurei antes de postar e não achei).
Enfim, o negócio é o seguinte... Estou morando aqui na Holanda há algum tempo e nesse ínterim eu já tomei vários tipos de chás de cogumelo (ou magic truffles como são chamados por aqui).
O meu pretileto chama-se Hollandia (Psilocybe hollandia) e também gostei muito de um outro chamado Philosopher's Stone (Psilocybe tampensis).
Agora no próximo mês devo retornar ao Brasil e gostaria de plantar lá para poder continuar tendo acesso.
Vi que importar os kits de cultivo é praticamente impossível (ou ninguém quer mandar, ou quem manda não garante que você vá receber, ou pode ser pego na alfândega e você ser "convidado" a prestar esclarecimentos para a PF).
Na melhor das hipóteses, consigo trazer ampolas com esporos em meio aquoso (tal qual eles vêm nas seringas) ou prints (carimbos).
Os prints me pareceram a forma mais fácil de trazer (é discreto, não ocupa volume, dificilmente alguém na alfandega saberia o que é ou teria instrumentação para atestar que se trata de esporos de fungos alucinógenos).

Assim, minha dúvida é saber se é possível trazer os prints na mala ou não...
Primeiro, a baixissima temperatura do porão do avião (onde ficam as malas, que pode chegar fácil fácil nos -30C) não pode destruir/inviabilizar o esporo ?
Segundo, alguém já trouxe prints na mala ? Sabe como é a fiscalização ? É proibido ?

Fora isso, alguém saberia me sugerir qual seria o melhor print para levar ?
Vi que alguns são melhor para cultivo ao ar livre, outros se dão melhor com frio, outros gostam de calor e assim vai...
Queria algo fácil de cultivar e que fosse potente (como o Psilocybe hollandia).

Bem, agradeço desde já a qualquer um que possa me ajudar a elucidar essas questões.

Abraços a todos !
 
Um carimbo seria com certeza mais facil de passar. Você pode levar dentro de um livro na sua bagagem de mão.


Fora isso, alguém saberia me sugerir qual seria o melhor print para levar ?

Traga de preferencia carimbos que não são vistos no Brasil. O Psilocybe hollandia é um exemplo. Se você conseguir trazer um carimbo raro como esse, seria o cara que todo mundo quer andar junto no recreio.

Traz pra cá e compartilhe novidades com os amigos. A fome é grande demais :D
 
PsychoEvie, obrigado pela resposta.
Não sei até que ponto o print é mais discreto ou não...
Talvez um livro passando pelo scanner de raio-x com um papelote de aluminio no meio não seja tão boa ideia quanto guardá-lo junto com um salompas e um pacote de sonrisal, junto das perfumarias, na bagagem despachada...

Sobre os prints, aqui eu achei prints bem raros a 15 euros, mais ou menos...
To pensando em levar uns 10 prints comigo... :)
No começo fico com receio de fazer trocas (então não tenho muita pretenção de querer ser o cara com quem todo mundo anda no recreio), minha questão aí é puramente técnica: qual é o mais potente cogumelo para se plantar no clima brasileiro e que seja fácil pra um mané iniciante como eu plantar com sucesso ! :)

Abraço !
 
Raspe o conteúdo do carimbo (esporos) para um ziplock novo e feche com o minimo de ar possível, ou envie alguns carimbos por carta comum bem disfarçado para o endereço que você vai morar. Traga especies que você não encontrara aqui no brasil.

O brasil é escasso de especies raras e exóticas, compartilhar com o pessoal aumenta as chances das especies não se perderem. Se tiver receio em trocar, não tenha medo você poderá futuramente enviar por carta comum sem se identificar ou correr riscos deixando-a em alguma caixa de coleta dos correios.
 
Última edição:
Um carimbo ou dois é fácil passar no meio de um livro ou outro item, mas se você trouxer 10, 15, podem querer ver porque tantos quadradinhos de alumínio no raio-x. ;)

Sobre o hollandia creio ser uma denominação incorreta (puro marketing), provavelmente é uma strain de outro Psilocybe (cubensis, mexicana, etc.) que seja propensa a trufas (se for mesmo).

O mais potente cogumelo para se plantar no clima brasileiro e que seja fácil pra um mané (sic) iniciante como você plantar com sucesso, é qualquer strain de Psilocybe cubensis. E essas você acha por aqui mesmo.
 
Uau ! :D
Quantas respostas...
Bem galera, na dúvida, comprei váááárias coisas pra levar e gostaria de compartilhar as primeiras experiências...

KVzpXU.jpg

Comprei os seguintes esporos:

1 print - McKennaii (Psilocybe mckennaii)
1 print - Golden Teacher (Psilocybe aurumeseens)
1 print - Thai (Psilocybe cubensis)
1 print - Z-Strain (Psilocybe cubensis)
1 print - Dutch King (Psilocybe cubensis)
1 ampola - Atlantis (Psilocybe galindoli)
1 ampola - B+ (Psilocybe cubensis)
3 packs - Trufas de Psilocybe galindoli

Apenas 2 prints vieram em papel alumínio, os demais vieram entre lâminas de vidro lacradas com cera nas bordas.
As âmpolas com os esporos em suspensão acompanhava um belo manual, seringa, luvas de latex e algodão com álcool.... Joguei tudo no lixo e vou trazer só as ampolas, obviamente....
Já as trufas, comprei para os embalos de sábado à noite e não pretendo levá-las para o Brasil ! :D


Sobre a resposta do amigo Salaam, sim, concordo com aqui eles dão nomes marketeiros para as coisas (vi isso ocorrer com sementes de maconha a torto e a direito), porém , o que me foi explicado sobre o Hollandia é que é um crossing único que conseguiram produzir aqui, que gerou um indivíduo com características novas se comparado aos parentes que o gerou. E assim, batizaram de Psilocybe Hollandia em homenagem ao país que produziu o crossing (a Holanda realmente tem fama nesse aspecto e já experimentei muitas coisas aqui que são muito mais potentes que as variantes encontradas em outros países, como a própria maconha e seus derivados).
Seja como for, não encontrei nenhum print/solução de nenhuma dessas trufas que consumi (com exceção da Psilocybe galindoli que comprei os esporos e as trufas hoje (vide imagem).
Por fim, ainda respondendo a resposta do amigo Salaam, entenda que eu não manjo NADA desse universo de cogumelos mágicos no brasil e jamais me ocorreu que podesse comprar esporos com alguma facilidade ai no Brasil (pelo menos foi a imagem mental que tive ao ler sua resposta). Já aqui na Holanda tem uma smartshop em casa esquina vendendo esporos, sementes de peyote, salvia divinorum, maconha e afins sem o menor pudor, você entra, bate um papo, se informa, escolhe... Como se estivesse comprando uma roupa ou um eletrodoméstico... Aí no Brasil tá assim também Salaam, ou envolve ainda se meter no submundo do crime, fazer contatos escusos via internet, pagamentos via bitcoin e afins ?
Por realmente não saber como são as coisas ai, resolvi comprar meu estoque aqui e levar...
O valor foi irrisório e acho que não terei dificuldade em passar com isso na alfandega (vai tudo na mala eu acho, sem maiores problemas).

Se de todos os esporos que comprei, se um deles vingar que eu poder tomar um chá de cogu com um amigo no Brasil e curtir numa boa, tudo mais terá valido a pena ! :)

Grande abraço galera e por favor continuem enviando resenhas e comentários !
 
Última edição por um moderador:
Galera, agora me veio outra duvida...
Diante das muitas opções de cultivo que tenho agora... Por qual começar ?
Todas custaram o mesmo valor mais ou menos (15 euros por print/frasco)...
E eu nao experimentei nenhum pra saber qual é a menina dos olhos e qual é mais propício para ser a cobaia/ovelha de sacrifício do meu primeiro cultivo...

Assim, deixo a questão aos mais experientes aqui...
Qual esporo eu tento "matar" primeiro na minha busca por conhecimento ?
Se eu soubesse o que é ou não é fácil de conseguir ai no Brasil (e como conseguir) seria mais fácil de julgar...
Mas atualmente realmente não possuo parâmetro algum, mas o que tenho certeza é que não vou tentar inocular todos os esporos que comprei de um vez só...
Minha ideia eh cultiva-los primeiro em ágar pra depois colonizar potes com substrato...
Pensando assim, poderia sim mandar ver em todos ao mesmo tempo (pois seria relativamente fácil conservá-los em ágar na geladeira por várias semanas)...

Enfim, aceito sugestões sobre qual esporo devo usar para meus primeiros testes e qual que eu deveria deixar pra usar só depois te jah ter experiencia no assunto (para evitar de jogar ralo abaixo algum esporo que valha a pena e seja de conseguir)...

Abraços !
 
Última edição por um moderador:
Rasputin, eu acho que seria mais interessante se você adquirisse um P. cubensis em algum site do Brasil pra ir aprendendo. Alguns sites vendem ele já colonizado em algum tipo de grão. Aí você vai aprendendo.
 
@Lodarede,

Obrigado pela ajuda !
Hoje, graças ao comentário do Salaam falando sobre Psilocybe hollandia ser inexistênte e nome marketeiro, verifiquei que realmente a maioria das coisas que vendem com nomes "engraçadinhos" aqui na Holanda, não existe em bancos de dados de taxonomia oficiais (ou seja, o Salaam tava coberto, aliás, soterrado debaixo da razão ao dizer que deveria ser mero marketing)...
Pelo que vi, essas coisas que podemos comprar ou vão ser Psilocybe cubensis ou tampanensis ou azurenses ou variações dessas...
Mas a lista de variações conhecidas pelo homem de cogus mágicos é bem grande, conforme pode ser visto aqui:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/Taxonomy/Browser/wwwtax.cgi?id=71950

Então, pelo que pude entender até agora, eu tenho vários esporos de cubensis aqui, mas não sei diferenciá-los muito bem.
Só sei que na dúvida, comprei tudo que me parecia ser para iniciantes (vê a lista ai em cima com a foto)... :D
Agora fico me perguntando sobre o que tentar primeiro (levando em consideração que, das coisas que comprei, não sei o que vale a pena usar como cobaia e o que vale a pena eu guardar com carinho e só usar quando eu já tiver mais experiente no assunto) ?
Tem alguma dica ?

Por exemplo... Falando em cubensis, como você citou, tenho os seguintes "modelos" aqui:

Prints: Dutch King, Z-Strain, Thai, Golden Teacher
Aqua: Georgia (Galindoi) e B+

Acho que como os prints se conservam mais facilmente que as ampolas com os esporos em meio aquoso, creio que vá começar usando os esporos que estão nas ampolas, em meio aquoso. (To certo ou por algum motivo é melhor começar com os prints ?)
Mas ai fica a dúvida... Galindoi ou B+ ?

Se for pra tentar a primeira vez e acabar estragando pela falta de experiencia, você estragaria qual desses esporos aí ? :D

@Lodarede,

Esqueci de perguntar no ultimo post, [EDITADO POR PSYCHOEVIE]?
Eu comprei os meus aqui na Holanda porque estou aqui no momento e em algumas semanas estou voltando para o Brasil, [EDITADO POR PSYCHOEVIE]... :S
 
Última edição por um moderador:
Sarghat, compreendo perfeitamente, seja como for obrigado pela tentativa...
Vou pesquisar por aqui !
[EDITADO POR PSYCHOEVIE]
 
Última edição por um moderador:
Esqueci de perguntar no ultimo post, mas onde você compra os esporos ai no brasil ?
Desculpa, segundo as regras do fórum, não posso informar. Por isso que meu tópico foi apagado. Mas pesquise no google.

É uma falha recorrente muitos membros se cadastrarem e não se darem o mínimo de trabalho em procurar entender quais são as normas de participação. Como se aqui fosse a casa-da-mãe-joana ou que é obrigação dos moderadores ficar apontado toda hora o que certo ou errado.

Sendo assim, peço encarecidamente que reservem alguns minutos da vida de vocês e leiam atentamente as regras do fórum :teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/regras

Aproveitando o post, @Rasputin não envie várias mensagens seguidas das outras, edite o post anterior e acrescente a nova mensagem.

E vamos parar com o assunto de formas de pagamento ou que quer que seja relacionado aos sites comerciais de esporos. Se você tem dúvidas, entre em contato diretamente com o fornecedor. Grato pela compreensão.
 
Caramba, que bad trip esse fórum...
O mais engraçado é que o moderador é o primeiro a postar inutilidade que não colabora em nada (violando ai o primeiro mandamento) ao invés de ajudar...
Mas ta beleza, to excluindo minha conta aqui pra evitar irritar os admins nervosinhos com meu vocabulário leigo novamente ! :D

Falou galera e obrigado Salaam e Sarghat pela ajuda !
 
Caramba, que bad trip esse fórum...
...
to excluindo minha conta aqui pra evitar irritar os admins nervosinhos com meu vocabulário leigo novamente !

Tchau. Não aguenta uma crítica construtiva (o que demonstra bem o seu nível de maturidade), imagina quando levar uma peia séria dos cogumelos. Depois fica lamentando e pedindo ajuda de todos os Deuses para sair das bad trips. Então se você não tem maturidade para isso, não brinque com eles, fica a dica.

Boa sorte na sua jornada.
 
Hm...

Voltando ao assunto do tópico,

Eu deixaria as ampolas, já que líquidos em avião geralmente são suspeitos, e talvez não possa passar na bagagem de mão (onde a temperatura é agradável e não iria matar os esporos). As trufas, então... Já são o produto pronto, então podem vir a ser consideradas como droga, alimento não permitido pela vigilância sanitária, ou os dois.

Traria só os prints mesmo, e ainda assim, só dos raros.

Esporos se conseguem por aqui mesmo sim @Rasputin , inclusive aqui no próprio fórum CM você consegue eles de graça. Existe um sub-fórum Compartilhando & Trocando, que é o único lugar no fórum onde é permitido solicitar esporos (está nas regras, artigo 6º). Tem alguns critérios para ser permitido o acesso, mas além disso também há os bancos de esporos no Brasil e mundo afora, que também enviam para cá.

Opções não faltam, e praticamente todas elas são mais "limpas" que trazer qualquer coisa na mala.
 
Back
Top