Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultura Negligente #2 - In Vitro Tek no Copo de Requeijão - TKSSS - 12º Cultivo

Diário de cultivo completo.
*Este diário será atualizado apenas para constar as colheitas.​

Depois do bem-sucedido cultivo da Cultura Negligente #1, em que os micélios foram inoculados e colhidos dentro de potes de palmito, resolvi dar um passo além e ficar mais fiel ainda à mycro tek - a in vitro tek original, e cultivar diretamente em copos de requeijão. Algumas das razões:
  1. O espaço acima do substrato nos potes de palmito são desnecessários, então lidar com os copos de requeijão, que são menores e mais pesados, fica melhor desde a panela de pressão;
  2. Os potes de requeijão possuem bocas largas, então é possível tirar os bolos para manipular na hora da colheita, e é opcional também para fazer dunk.
Bem, aos dados do cultivo:


:teo_seta_direita: Substrato e Inoculação
Substrato feito com a receita tradicional PF Tek.
Inoculação realizada no dia 02/12/2016, na boca do fogão, usando uma seringa ME (multiesporos).


:teo_seta_direita: Incubação e Colonização
Na geladeira-incubadora, demorou muito, muito mesmo. Apenas para concluir os 100%, foi mais de um mês. Quando achei que já tinha consolidado, ainda demorou muito até frutificar.
1b - 1 mês e 5 dias.jpg --> 1 mês e cinco dias sem sinal de pinagem, há mais de uma semana consolidados.


:teo_seta_direita: Frutificação
Aconteceu primeiro em um dos copos em torno do dia 25/01/2017, quase 2 meses depois de inocular. Como o cultivo é in vitro, não há aniversário entre a incubação/colonização e a frutificação. Mas, como não frutificava depois de muito tempo da consolidação, acabei "aniversariando" para os colocar em dunk / cold shock por 48 horas.
2 - frutificação quase 2 meses depois da inoculação, com um dunk cold shock.jpg --> frutificação quase 2 meses depois da inoculação.

Após as 48 horas coloquei de volta nos copos e coloquei na boca dos copos as tampinhas, aquelas que tem um furo no meio. E assim aguardei por em torno de uma semana, até frutificar.


:teo_seta_direita: Colheita
E finalmente, 2 meses depois, a primeira colheita.
3a - frutificação1.jpg 3b - frutificação2.jpg 3c - frutificação3.jpg --> eis os 3 copos deste cultivo. Apenas os dois da esquerda foram colhidos na primeira colheita...
4a - na colheita retirei abortos e maduros apenas.jpg4b - pote volta com alguns cogumelos - outro foi pra dunk cold shock.jpg --> ... pois peguei apenas os cogumelos maduros e os abortos, deixando nos bolos os demais. Nesta foto, o da direita foi pra
dunk de 24 horas dentro do próprio copo.
5 - primeira colheita - de apenas 2 bolos.jpg --> E finalmente a colheita de 27,1 gramas de cogumelos frescos! (
edit: o cogumelo rachado já estava com boa massa seca na hora da colheita, então esta pesagem não corresponde ao peso fresco total)

Isso sem eu ter feito esforço nenhum... Enquanto colonizava viajei, fiquei fora, mal abria a geladeira, só coloquei no dunk quando ficou muito demorado frutificar, e durante a frutificação não ventilei nem umidifiquei, eles só ficaram ali, no canto do armário. :teo_ninja:

E definitivamente o fato dos bolos saírem dos copos para a colheita é um fator 1000% favorável ao uso dos copos.


:teo_seta_direita: Observações Finais
Agora só irei voltar pra relatar o resultado das colheitas - em geral, ou de algumas em algumas - e fazer observações sobre esta modalidade de cultivo que possibilita colocar um bolo na mochila e rodar o mundo, ou cultivar dentro de um armário. Caso haja algo legal de relatar, irei contar.

Eu fiquei surpreso com esta primeira colheita, e olha que foi apenas de um bolo e meio.

Quem tiver perguntas, fique à vontade. :bigode:
 
Última edição:
Show de bola essa tek negligente.

Quanl as temps na região e na geladeira @ExPoro ? E como está a umidade?
 
Valeu, @Finganforn (Fin! Gan! Forn!). :)

Então, a temperatura aqui tá em torno de 32 °C neste verão bem quente. Acho que foi um dos fatores que não tava ajudando a pinar in vitro.

Na geladeira-incubadora, não tenho cuidado da temperatura, pois abro de tempos em tempos. Mas o termostato liga em 27,5°C e desliga em 29°C, para permitir o pico de calor em torno de 30°C por ficar ligado pouco tempo o termostato. Nos primeiros cultivos eu abria durante o dia quente pra ver como fica lá dentro, e notei que é menos quente que o exterior devido aos materiais e à forma como é feita a geladeira, pra facilitar a perda de calor. Por exemplo, agora são 32°C externos, e lá dentro tá 28,5°C. :bigode:

De fato, incubadoras são desnecessárias quando está frio. Acontece que essa incubadora-geladeira é útil até mesmo para períodos de muito calor.

Sobre a umidade, eu não cuido dela nos cultivos in vitro. Apenas observo se o bolo não está ficando muito ressecado. No pote de palmito, ainda há sinais de condensação na parede do vidro. Mas no copo de requeijão não há esse tipo de sinal. Mas acho que por ser um ambiente extremamente pequeno, esse fator fique "autorregulado" ou, pelo estilo do cultivo, fique "como esteja" e dá certo. Claro, sempre pra baixa produtividade neste período do ano. Contudo, no inverno, acredito que um in vitro frutifique tão bem quanto um bolo em terrário. :coffee:

E este meu cultivo tem sido bem negligente, :lol:. A ideia é não ter trabalho. Eu só fiz uma colheita tão boa ontem porque fiquei enrolando uns dias quando vi que já tinha o que colher, e aí cresceu um monte de biomassa. Mas tá certo que eu também esperava por esse benefício em esperar mais pra colher. :fome:
 
1ª Pesagem Seca

Primeiro, fiquei surpreso ao me deparar com o peso de 4,65 g secas da primeira colheita, quando eu tinha pesado (erroneamente) pouco menos de 3 gramas frescas. Ocorre que alguns dos cogumelos já estava quase totalmente secos em boa parte de sua massa (como dito na primeira postagem, devido ao ventilador que ficou virado pros copos enquanto estes cogumelos já abriam a tampinha), apesar de ter continuado a viver e crescer (e rachar). Com isso, a pesagem final então ficou muito acima do esperado, justamente porque durante a pesagem fresca já havia carne bem seca.

Segundo, caramba! Foram quase 5 gramas em apenas uma colheita de um bolo e meio! :contente:


Dica - faça chá com cogumelos in vitro

144.jpg --> A vermiculita fica muito misturada com os cogumelos no cultivo in vitro, e eventualmente até mesmo fica por dentro da carne do fruto.
145.jpg --> Por isso, no
ziplock na hora de armazenar eu faço a ressalva, quando é in vitro: "fazer chá".

:!:
Evite comer diretamente os cogumelos de cultivos in vitro, em especial dos primeiros flushes que são mais apertados, pois poderá morder vermiculita. :pare: Faça chá. :)
 
Atualização

2ª e 3ª Pesagens Secas

Após ficarem totalmente secos, os frutos deram os seguintes pesos:
  • 2ª Colheita :teo_seta_direita: 4,32 g.
  • 3ª Colheita :teo_seta_direita: 2,29 g.

Hidratação sim, resfriamento não

Até a 2ª colheita fiz um dunk junto a um cold shock com os bolos recém-colhidos, que sempre estão bem secos. Mas na terceira colheita resolvi colocar o bolo apenas em dunk, sem a redução da temperatura:
226.jpg --> Se o cold shock não é produtivo pro micélio de cubensis, então resfriar é mais um choque desnecessário para o bolo recém-colhido. Além disso, :idea: em temperatura ambiente a as reações físico-químicas ficam mais facilitadas e a água fica menos densa, o que deve ajudar na :!: hidratação - que neste tipo de cultivo negligente em temperatura de verão precisa ser frequente. :bigode:

Assim, me parece melhor ficar aqui com o micélio apenas hidratando em temperatura ambiente ou de ar condicionado aqui do quarto. :coffee:

----------------------------------------------------
Totais do Cultivo
Colheitas: 3
Peso seco: 7,27 g (4,98 g + 4,32 g + 2,29 g)
 
Última edição:
Atualização

2ª e 3ª Pesagens Secas

Após ficarem totalmente secos, os frutos deram os seguintes pesos:
  • 2ª Colheita :teo_seta_direita: 4,32 g.
  • 3ª Colheita :teo_seta_direita: 2,29 g.

Hidratação sim, resfriamento não

Até a 2ª colheita fiz um dunk junto a um cold shock com os bolos recém-colhidos, que sempre estão bem secos. Mas na terceira colheita resolvi colocar o bolo apenas em dunk, sem a redução da temperatura:
View attachment 98371 --> Se o cold shock não é produtivo pro micélio de cubensis, então resfriar é mais um choque desnecessário para o bolo recém-colhido. Além disso, :idea: em temperatura ambiente a as reações físico-químicas ficam mais facilitadas e a água fica menos densa, o que deve ajudar na :!: hidratação - que neste tipo de cultivo negligente em temperatura de verão precisa ser frequente. :bigode:

Assim, me parece melhor ficar aqui com o micélio apenas hidratando em temperatura ambiente ou de ar condicionado aqui do quarto. :coffee:

----------------------------------------------------
Totais do Cultivo
Colheitas: 3
Peso seco: 7,27 g (4,98 g + 4,32 g + 2,29 g)

Cara tinha lido sobre esta história de não resfriar o bolo no dunk, bom ver que alguém aqui decidiu demonstrar isso na prática.

Queria saber qual a lógica da pessoa q começou a resfriar no dunk...
 
Cara tinha lido sobre esta história de não resfriar o bolo no dunk, bom ver que alguém aqui decidiu demonstrar isso na prática.

Queria saber qual a lógica da pessoa q começou a resfriar no dunk...

Pelo que dizem, o cold shock é uma técnica funcional em algumas espécies de cogumelos. A ideia é incentivar pinagem, enquanto o dunk hidrata. Aí pessoal experimenta ver no que dá com cubensis, mas não se reparam benefícios de produtividade com seu uso. :coffee:
 
Queria saber qual a lógica da pessoa q começou a resfriar no dunk...

Aí pessoal experimenta ver no que dá com cubensis, mas não se reparam benefícios de produtividade com seu uso.


O cold shock realmente não é necessário em cubensis. Hoje em dia se continua a fazer dunk em ambiente refrigerado (ou seja, dunk mais cold shock) porquê supostamente evita ou diminui a proliferação de bactérias.
 
O cold shock realmente não é necessário em cubensis. Hoje em dia se continua a fazer dunk em ambiente refrigerado (ou seja, dunk mais cold shock) porquê supostamente evita ou diminui a proliferação de bactérias.

Pois é, não cheguei a citar isso, que recentemente fiquei sabendo com recentes postagens em outros diários. Obrigado por trazer esta informação. :)
 
Atualização

4ª a 5ª Pesagens Secas

Cada colheita foi de no máximo três pequenos cogumelos, uma de cada bolo:
4) 0,72 g
5) 0,54 g
6) 0,48 g​

Considerações até o momento - muito excremento, sem contaminação, baixa produção no calor mas suficiente pro cultivador não-super-highdose

Tenho aferido uma baixa produtividade, mas dentro do esperado pro calorzão do verão em condições de cultivo in vitro sem nenhum cuidado diário - no máximo o ventilador virado de noite quando o ar tá ligado. Reparei que os micélios não estão indo atrás de oxigênio, mas estão produzindo muita excreção micelial. Sempre confiro se não tem contaminação até o momento destes TKSSS - o cubensis é muito forte mesmo.

Uma ideia que tive hoje para melhorar a produção com os in vitro em copo de requeijão é trocar a tampa (com furinho no meio de fábrica) por toucas cirúrgicas, que irão aumentar a aeração drasticamente, evitar insetos e ainda permitir que os cogumelos se desenvolvam. A umidade não será grandemente perdida devido ao selo de vermiculita ser a maior área em contato com o ar no topo dos bolos. Mas não sei se tento isso apenas no próximo cultivo ou desde já...

Pretendo também repetir este mesmo cultivo, com o mesmo carimbo, no período de inverno.

Mas, por experiência do in vitro anterior (Cultura Negligente #1), no entanto, sei que os cubensis ainda me guardam boas surpresas nos últimos flushes.

Por enquanto, lembrando que estamos na pior época do ano pra cultivar, o total dos três bolos tá ótimo pra um viajante solitário não-hiper-dosador de até 2 trips por mês. Ou seja, o cultivo in vitro em condições mais desfavoráveis é suficiente pro uso do cultivador enquanto o cultivo produz. Lembrando que sempre os primeiros flushes são mais fartos, o que normalmente resolve a "pressa" em conhecer os efeitos.

----------------------------------------------------
Totais do Cultivo
Colheitas: 3
Peso seco: 9,01 g (4,98 g + 4,32 g + 2,29 g + 0,72 g + 0,54 g + 0,48 g)
 
Última edição:
Atualização

Mudanças no Setting In Vitro

Não tenho o registro de dias desde que o último pinou, mas já vão acho que duas semanas sem qualquer sinal de pinagem, de morte, nem de contaminação.

Então resolvi fazer o seguinte: coloquei um cadinho de água no fundo dos copos pra reidratar os bolos ontem, e hoje resolvi retirar as tampas dos copos para deixar o micélio em "ar livre" e ver se retomam a pinagem pela melhoria da oxigenação - nem sequer touca cirúrgica vou usar. Como a única razão pra não ficarem em ar livre é evitar a perda excessiva de umidade (e também um pouco evitar insetos), usar o método de hidratação "cadinho d`água no fundo" (livre tradução), que alguém citou em outro diário dia desses, será uma boa.

:!: Se alguém puder me lembrar o link da postagem no diário, ficarei grato. Edit: obrigado pela ajuda, @Ankardo. :) O link é V-Tek & Eas Casing laers • Growing from watered whole grains in screw-lid plastics - Mushroom Cultivation - Shroomer Message Board.​

Devo ressaltar que já tentei anteriormente o método de "cadinho d`água no fundo" no in vitro anterior, mas não deu certo antes, que o micélio praticamente nada absorveu.

No entanto, desde ontem, um dos copos absorveu quase a água toda do fundo.

Vamos ver se vai ajudar na pinagem, apesar da drástica queda da umidade ambiente, espero que a oxigenação influa mais favoravelmente. :bigode:
 
Última edição:
Você é muito malvado :devil: Que dó desses cogumelos espremidos :olhoroxo:
 
Pensou em colocar mais algum tipo de nutrientes para o micélio absorver junto da água?

Quem sabe um pouco de albumina dissolvida na água ou até mesmo água da fervura de batatas ;)
 
Pensou em colocar mais algum tipo de nutrientes para o micélio absorver junto da água?

Quem sabe um pouco de albumina dissolvida na água ou até mesmo água da fervura de batatas ;)

Obrigado pelas ideias.

Nunca pensei em unir hidratação com nutrição. Funciona? Faz diferença? :bigode: Meus dunks são todos apenas com água. Então o "aguando por baixo" vai também só com água...

Eu demoro muito até adotar alguma coisa nova. :atrapalhado:

Mas talvez açucarar mesmo de leve a água chame insetos... :(
 
Funciona? Faz diferença?
Aí já não sei, só me passou isso pela cabeça. Faça uma experiencia se possível e compartilhe suas observações. :whistle:
 
Pensou em colocar mais algum tipo de nutrientes para o micélio absorver junto da água?

Quem sabe um pouco de albumina dissolvida na água ou até mesmo água da fervura de batatas


Nunca pensei em unir hidratação com nutrição. Funciona? Faz diferença?


Tudo indica que funciona e faz diferença ... para os contaminantes. Crescem que é uma beleza nesses nutrientes extras.
 
Tudo indica que funciona e faz diferença ... para os contaminantes. Crescem que é uma beleza nesses nutrientes extras.
Eu lendo todo animado aí pah :roflmao:. Malditos contaminantes.
 
Já vi essa discussão sobre por nutrientes na água do aguamento por baixo, mas como essa técnica é só usada depois que o bolo já tem pins, o micélio só vai usar a água mesmo e o que for posto de nutrientes ou vai fora ou contamina.
 
Já vi essa discussão sobre por nutrientes na água do aguamento por baixo, mas como essa técnica é só usada depois que o bolo já tem pins, o micélio só vai usar a água mesmo e o que for posto de nutrientes ou vai fora ou contamina.

Hmmm, obrigado pela informação. :)

Eu tô usando antes de pinar... :atrapalhado: dei uma olhada rápida lá, só vi as imagens e nada li. :lol:

Mas os micélios absorvem, bem devagar, mas muito muito devagar. Talvez na pinagem absorvam mais rápido...

Eu tive uma ideia que pode ser mais eficaz em estimular pinagem nos in vitro que seria tapar os bolos em camada de vermiculita após um novo dunk - ou seja, um casing no in vitro direto nos copos. :bigode:

Mas primeiro testei a ideia mais simples... tudo em nome de reduzir mais e mais a complexidade dos cultivos rudimentares que já faço. :p
 
Back
Top