Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura líquida que está demorando desenvolver

Smushkin

Esporo
Cadastrado
26/12/2020
14
2
Gente, coloquei pouco mais de 1 ml de solução de esporos em cada um desses 2 potes no dia 2 de janeiro deste ano. Já é dia 18 e só tem uma nuvenzinha bem tímida flutuando na água de cada um deles.

Lá no dia 2 eu esterilizei 250ml de água com 2g de dextrose e dividi em 4 potinhos para caso um desse errado ainda tivesse outros. Dos 4, só 2 desenvolveram algo. Os que não desenvolveram estão com a água limpinha e eu nem me dei ao trabalho de tirar foto. Estou pensando até em descartar já.

Aí eu pergunto a vocês: É isso mesmo? Demora esse tanto pra esse micélio crescer? Vai crescer mais do que isso? Me ajuda para os próximos passos quem tiver experiência nesse assunto, por favor.
 

Anexos

  • 20210118_213816.jpg
    20210118_213816.jpg
    755.6 KB · Visualizações: 21
  • 20210118_213751.jpg
    20210118_213751.jpg
    649.8 KB · Visualizações: 22
  • 20210118_213652.jpg
    20210118_213652.jpg
    418.4 KB · Visualizações: 20
Cara por favor... pesquise e leia um pouco o fórum antes de criar tantos novos tópicos com perguntas repetidas...
Todas suas perguntas já foram respondidas por aqui... basta ler um pouco
 
Cara por favor... pesquise e leia um pouco o fórum antes de criar tantos novos tópicos com perguntas repetidas...
Todas suas perguntas já foram respondidas por aqui... basta ler um pouco
Eu procurei bastante informação não só aqui, mas na internet e só vejo falar de cultura feita com o micélio já desenvolvido no ágar ágar. Vi um ou outro post falando de cultura líquida, mas ou não deu certo ou não colocaram detalhes.

Do que pude ver, quando tem post citando culturas feitas a partir de esporos elas geralmente estão juntas de culturas feitas a partir do ágar com imagens do ágar e tempo de desenvolvimento utilizando o ágar.
Se tiver algum post que esclareça sobre isso que você tenha conhecimento, pode me mandar que eu vou acompanhar.
 
Nao é normal ser tão demorado e lento e os que nem germinaram é melhor descartar.
Em meu perfil tem algumas CL bem desenvolvidas se quiser ter uma noção de até que ponto o micélio chega.
Sua proporção de 2g de dextrose pra 250 de água eu acho meio pouco... por aqui faço com 3 a 4% de mel, dextrose, glucose, diversas opções.
O ruim da CL é que só sabemos se está realmente saudável testando.
 
Tutorial de cultura líquida do Tupy (com esporos e imagens de exemplo):

Cultura líquida do dolphin

Cultura líquida do mazatec (com discussão do porquê utilizar ágar e não esporos)

Tem bastante explicações sobre cultura líquida, apenas não está no modo "perguntas e respostas", precisa dar uma garimpada.
 
Algo que pode ser levado em consideração é que a solução de esporos não foi agitada antes de fazer a inoculação, ou seja, foi inoculado pouco ou nenhum esporo devido a decantação. Pelo menos era esse o problema que eu estava tendo, após guardar umas seringas do dia 10/dez.
 
Back
Top