Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura líquida "esfarelada"

O REAL LC

Hifa
Cadastrado
04/01/2022
21
1
5
23
Boa tarde pessoal, tenho uma cultura líquida que foi feita através das caixinhas de gelo de côco e seringa de cultura (strain TKSSS). Foi inserido cerca de 2 ml dentro da caixinha e tampada com microporosa. Depois de mais ou menos 11 dias, resolvi abri-los (foram duas) e transferir para outro recipiente maior, porém, a água de côco em si está com a aparência esbranquiçada e com "farelos" no fundo... Vou deixar a imagem aqui.

Obs: Perdão se postei no lugar errado, é a primeira vez que faço isso.
 

Anexos

  • IMG-20220210-WA0453.jpeg
    IMG-20220210-WA0453.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 34
Boa tarde pessoal, tenho uma cultura líquida que foi feita através das caixinhas de gelo de côco e seringa de cultura (strain TKSSS). Foi inserido cerca de 2 ml dentro da caixinha e tampada com microporosa. Depois de mais ou menos 11 dias, resolvi abri-los (foram duas) e transferir para outro recipiente maior, porém, a água de côco em si está com a aparência esbranquiçada e com "farelos" no fundo... Vou deixar a imagem aqui.

Obs: Perdão se postei no lugar errado, é a primeira vez que faço isso.


Salve mano então eu fiz com a água de coco ficou bem Turva a água. Difícil para observar.

Essa semana estou testando com soro glicosado e água destilada. Vamos ver os resultados 🙏🏻🍄
 
Upvote 0
Boa tarde pessoal, tenho uma cultura líquida que foi feita através das caixinhas de gelo de côco e seringa de cultura (strain TKSSS). Foi inserido cerca de 2 ml dentro da caixinha e tampada com microporosa. Depois de mais ou menos 11 dias, resolvi abri-los (foram duas) e transferir para outro recipiente maior, porém, a água de côco em si está com a aparência esbranquiçada e com "farelos" no fundo... Vou deixar a imagem aqui.

Obs: Perdão se postei no lugar errado, é a primeira vez que faço isso.
Salvo melhor juízo, esses pontinhos devem ser da própria água de coco, não?
 
Upvote 0
Tem água de coco que tem alguns farelos no fundo sim, e no caso do período pode ser que tenha dado alguma fermentação. Acho que o ideal seria você testar em uma placa de agar antes de tentar colonizar algo.
 
Upvote 0
Boa tarde pessoal, tenho uma cultura líquida que foi feita através das caixinhas de gelo de côco e seringa de cultura (strain TKSSS). Foi inserido cerca de 2 ml dentro da caixinha e tampada com microporosa. Depois de mais ou menos 11 dias, resolvi abri-los (foram duas) e transferir para outro recipiente maior, porém, a água de côco em si está com a aparência esbranquiçada e com "farelos" no fundo... Vou deixar a imagem aqui.

Obs: Perdão se postei no lugar errado, é a primeira vez que faço isso.
Como ficou as Cl ? Resolvi fazer da água de coco a uns 12 dias atrás. Fiz o mesmo método que o seu. Nas minhas seringas e no potinho que coloquei a cl aparece uma nuvem branca já com total aspecto de micélio. Mas nas fotos ainda não dá pra ver. E a água de coco fica muito esbranquiçada, acompanhando todo dia o crescimento.
 

Anexos

  • 48E16CBF-5333-4CFC-B743-03109C4C1853.jpeg
    48E16CBF-5333-4CFC-B743-03109C4C1853.jpeg
    457.9 KB · Visualizações: 9
  • A3A3A6F4-2389-43B2-BEA3-43879A369B40.jpeg
    A3A3A6F4-2389-43B2-BEA3-43879A369B40.jpeg
    762.6 KB · Visualizações: 9
  • B17B6967-B007-4043-858B-D6F6635BCB64.jpeg
    B17B6967-B007-4043-858B-D6F6635BCB64.jpeg
    562.3 KB · Visualizações: 8
  • DF686CA1-2A97-4A9B-858F-F1F78ECC1457.jpeg
    DF686CA1-2A97-4A9B-858F-F1F78ECC1457.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 8
  • 678A5D52-A4B8-4F4A-AE16-9C9E4613019E.jpeg
    678A5D52-A4B8-4F4A-AE16-9C9E4613019E.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 8
Upvote 0
Como ficou as Cl ? Resolvi fazer da água de coco a uns 12 dias atrás. Fiz o mesmo método que o seu. Nas minhas seringas e no potinho que coloquei a cl aparece uma nuvem branca já com total aspecto de micélio. Mas nas fotos ainda não dá pra ver. E a água de coco fica muito esbranquiçada, acompanhando todo dia o crescimento.
Salve irmão, beleza? Esperei duas semanas mais ou menos para ver as caixinhas de água de côco, mas estavam turvas, sem sinal de micélio.
Acredito que eu deveria ter esperado mais, coisa de 20 dias e tal... Joguei fora pois já tinha entrado em contato com o ar ambiente e já tinha muitos problemas com contaminações aqui em casa.

O método que estou utilizando é a dextrose + água. Coloco a mistura de 3g de dextrose em +/- 250ml de água dentro de um pote de vidro, fecho com alumínio e faço uns furos pra tampar com a micropore. A esterilização é a mesma dos bolos, deixo mais ou menos 30, 40 min na pressão. Depois eu deixo esfriar e uso em várias seringas.

Na maioria das vezes as seringas acabam, então eu transformo a própria mistura em CL.

Pode até ser arriscado desse jeito, mas cuido para esterelizar bem o ambiente local e principalmente o pote.

Abraços!
 
Upvote 0
Salve irmão, beleza? Esperei duas semanas mais ou menos para ver as caixinhas de água de côco, mas estavam turvas, sem sinal de micélio.
Acredito que eu deveria ter esperado mais, coisa de 20 dias e tal... Joguei fora pois já tinha entrado em contato com o ar ambiente e já tinha muitos problemas com contaminações aqui em casa.

O método que estou utilizando é a dextrose + água. Coloco a mistura de 3g de dextrose em +/- 250ml de água dentro de um pote de vidro, fecho com alumínio e faço uns furos pra tampar com a micropore. A esterilização é a mesma dos bolos, deixo mais ou menos 30, 40 min na pressão. Depois eu deixo esfriar e uso em várias seringas.
Muito boa essa receita. Aquela que fiz até deu certo mas não consegui manter a incubação na temperatura certa. Consegui inocular uns 3 potes de 250ml e apareceu o micélio. Depois deixei as Cl na incubadora e esqueci o aquecedor. Estragou tudo.

gostei dessa da caixinha de água de coco pois não precisa fazer a esterilização. Um pouco mais prático.


Na maioria das vezes as seringas acabam, então eu transformo a própria mistura em CL.


Pode até ser arriscado desse jeito, mas cuido para esterelizar bem o ambiente local e principalmente o pote.

Abraços!
Muito boa a sua técnica. Vou esperar passar esse inverno e vou tentar de novo com a água de coco.

Abrácidos
 
Upvote 0
Back
Top