Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura Líquida de Albino

brenoman

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/08/2012
71
63
38
Recife
Hoje fui tentar fazer uma CL (primeira).
Fiz 2 mamadeiras.

Como procedi:
Na mamadeira 1, coloquei um pouco de mel de abelha do sertão!
Na mamadeira 2, coloquei um pouco de mel Karo (xarope de milho).
e nas duas, coloquei o resto de água mineral e uma bola de gude.
Fechei as duas com o protetor e o bico.

Coloquei as 2 mamadeiras em banho maria por mais de meia hora.
Inclusive, as duas deformaram um pouco.

Depois que esfriou, limpei o lado de fora com álcool 90, e coloquei na GB previamente sanitizada.
Inoculei as duas com uma seringa de esporos que tinha.. tirei a tampa e despejei aproximadamente 0.7ml pra cada mamadeira.
Fechei as mamadeiras e coloquei na incubadora.

Espero que funcione!
 
Show de bola trabalhar com cultura liquida você verá a diferença.
Coloquei as 2 mamadeiras em banho maria por mais de meia hora.
Inclusive, as duas deformaram um pouco.
Estranho, eu esterilizo na panela de pressão é não deforma.
Você ao menos colocou um pano no fundo da panela?

Tira umas fotos das mamadeiras pra gente entender o que aconteceu!

Se não der certo desta vez pesquise mais um pouco e continue tentando da forma recomendada.
 
Última edição por um moderador:
Coloquei as 2 mamadeiras em banho maria por mais de meia hora.
Inclusive, as duas deformaram um pouco.

Em banho-maria? Isso não esteriliza nada. E se o plástico deformou em baixa temperatura, provavelmente era polietileno ou algum outro plástico inferior. Não serve para panela de pressão.
 
Você ao menos colocou um pano no fundo da panela?
Tira umas fotos das mamadeiras pra gente entender o que aconteceu!
é... não coloquei o pano no fundo... não sei se a mamadeira é legal pois custou R$ 3 cada.
No aviso da mamadeira, tem dizendo que ela é feita em polipropileno cristal, esterelizável até 125ºC. Inclusive tem o aviso: "não deforma quando fervida"

Em banho-maria? Isso não esteriliza nada. E se o plástico deformou em baixa temperatura, provavelmente era polietileno ou algum outro plástico inferior. Não serve para panela de pressão.
Eu não lembro se foi no shroomery ou no mytocopia, mas li um artigo lá que o autor fazia fervendo a mamadeira em banho maria...
Amanhã tento fazer mais 3 inoculações em CL usando a PP.
 
não sei se a mamadeira é legal pois custou R$ 3 cada.
Pelo visto esta mamadeira não é confiável as minhas quando comprei custaram R$ 35 cada uma e tem mais da pequena.

Eu não lembro se foi no shroomery ou no mytocopia, mas li um artigo lá que o autor fazia fervendo a mamadeira em banho maria...
Amanhã tento fazer mais 3 inoculações em CL usando a PP.

Tem pessoas aqui do fórum que tiveram sucesso com panela normal fervendo por 30 min porem eu não aconselho pode ser perda de tempo e dinheiro. A chances de sucesso na panela de pressão são maiores
 
Ontem eu fiz a mistura de Karo com Água mineral e coloquei na PP por meia hora.
As mesmas mamadeiras e elas não deformaram! :)
R$ 35? meu deus, quero vender mamadeiras aqui no fórum :p!
Enfim..
elas não deformaram dessa vez.
Esperei esfriar, e hoje passei álcool por fora, e coloquei dentro da GB com a seringa...
inoculei mais 3 mamadeiras e coloquei na incubadora.
Agora vamos esperar pra ver se dá certo :).
 
Ontem eu fiz a mistura de Karo com Água mineral e coloquei na PP por meia hora.
As mesmas mamadeiras e elas não deformaram! :)
R$ 35? meu deus, quero vender mamadeiras aqui no fórum :p!
Enfim..
elas não deformaram dessa vez.
Esperei esfriar, e hoje passei álcool por fora, e coloquei dentro da GB com a seringa...
inoculei mais 3 mamadeiras e coloquei na incubadora.
Agora vamos esperar pra ver se dá certo :).
Parabéns cara, está certinho, faça seus testes. só vai saber se dar certo depois de tentar. muita coisa da errada com um, mas com outro é completamente diferente, então segue em frente, ainda mais agora q elas ñ deformaram :)
 
Ontem eu fiz a mistura de Karo com Água mineral e coloquei na PP por meia hora.

Você poderia nos informar quantas ml de água e quantos % de mel Karo utilizou? Essas informações podem ser úteis para futuros cultivadores.
 
Vish... comigo as coisas funcionam bem no olhômetro...
foi mais ou menos 5% de mel e 95% de água

Pelo que eu li, é melhor colocar menos do que colocar mais mel.
"é melhor ser subnutrido do que super nutrido, porque se tiver muitos nutrientes ali, o micélio não vai querer colonizar muito rápido", de acordo com
 
Última edição por um moderador:
Ok.. atualizando...
eu tinha feito 5 mamadeiras, 2 deformaram e foram esterelizadas em banho maria. Uma com karo e outra com mel mesmo.
Das 2 do banho maria, 1 deu sinais de micélio... foi a do mel karo.
Das 3 que esterilizei em PP, feitas de mel karo, 2 dão sinais, sendo q uma dessas duas ta mais forte.
Não coloquei as fotos porque não se percebe o micélio ainda.. vamos ver nos próximos dias e ele consegue ser fotografado na praia por algum paparazzo.
 
Eu costumo usar mel Karo :).
Deixa as culturas liquidas quietas descansando por 14 dias
 
Deixa as culturas liquidas quietas descansando por 14 dias

É uma opção, mas para acelerar o crescimento, recomendo uma vez ao dia agitar as culturas em movimento circular (fazendo um redemoinho). Assim, promovendo a troca gasosa.
 
É mas para acelerar o crescimento, recomendo uma vez ao dia agitar as culturas em movimento circular (fazendo um redemoinho). Assim, promovendo a troca gasosa.
Interessante @Cosmik realmente faz sentido o que citou.

Trocas gasosas em um recipiente hermeticamente fechado? ( a não ser que o volume de ar dentro seja considerável )
acelerar em quanto?
será que esta oxigenação recompensa o estresse?
 
Trocas gasosas em um recipiente hermeticamente fechado? ( a não ser que o volume de ar dentro seja considerável )

Nunca usei recipiente fechado. Uso aqueles potes pequeno de maionese com um furo e micropore na tampa.

acelerar em quanto?

Não sei lhe dizer em quanto acelera, mas sempre noto uma melhor performance nas CLs que promovo a troca gasosa.

será que esta oxigenação recompensa o estresse?

Eu acredito que sim, pois baseando-se nas experiências dos veteranos do CM/Shroomery/Mycotopia: Troca gasosa = Crescimento rápido.

E outra, não precisa torturar o micélio chacoalhando-o com força bruta, é só ter bondade no coração e agitar o liquido com gentileza. :D
Punk mesmo é quando chacoalhamos o spawn... Por isso que em spawn eu chacoalho no máximo 3x.
 
Interessante @Cosmik realmente faz sentido o que citou.

Trocas gasosas em um recipiente hermeticamente fechado? ( a não ser que o volume de ar dentro seja considerável )
acelerar em quanto?
será que esta oxigenação recompensa o estresse?

Talvez não seja bem uma troca gasosa, pois há casos em que o pote está totalmente vedado e esse agito também influência positivamente na taxa de crescimento micelial. Isso ocorre por que a função dessa prática consiste em oxigenar a água, que é o meio onde reside o micélio.
 
Bom.. pediram a atualização, daí vai:
Continuo na busca de conhecimentos nessa linha enteógena...
as culturas líquidas funcionaram.. 3 de 5.
O lance é realmente usar pouco Karo e o resto de água... se colocar muito ele não se desenvolve tanto e demora um pouco mais.
O mel de abelha que tentei não funcionou mas acho que foi por que só fiz 1...
amanhã vou tentar tirar a foto pra ver se aparece o micélio flutuando :).
 
Nada de foto onde seja visível...
mas esses dias suguei um pouco da cl e inoculei em 3 PFS. os 3 funcionaram e estão se desenvolvendo :)
acho que podemos fechar esse tópico :).
 
Back
Top