Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo usando seringas (TKSSS) de quase 2 anos.

Diário de cultivo completo.
Raças
TKSSS
Inoculação
10/07/2022
Inoculação via
Seringa Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Próximo a chamas do fogão
Terrário
Monotub
Técnicas
Casing, monotub
Substratos
Milho de pipoca, fibra de coco
Saudações a todos!
Bem, já acompanho o fórum desde 2014 mas nunca fui ativo aqui. Minha história com os cogumelos mágicos começa um pouco antes disso, quando tive a oportunidade de caçar alguns cogumelos em um pasto próximo de minha casa, mas por más condições de armazenamento não pude experimenta-los.
Alguns anos depois, um amigo iniciou seu primeiro cultivo e tive minhas experiências a partir disso, já que ele passou a produzir com frequência.

Minha primeira tentativa de cultivo foi via carimbo de esporos que me presentearam, na ocasião a técnica utilizada foi PFTEK.
Resultado: Todos os copos contaminados, provavelmente por contaminação do carimbo.
Em janeiro de 2021 comprei 3 seringas de esporos e as deixei guardadas em geladeira e só as utilizei mês passado!

Acredito que esse cultivo desmistifique algumas coisas. Vamos ao relato:

Dia 9 de julho: HIDRATEI milhos de pipoca em modo expresso ( 30 minutos na panela de pressão), escorri e os deixei secar por cerca de 3 horas.
Verifiquei que o que realmente importa nessa etapa, independente do grão, é hidrata-los a ponto que fiquem saturados (não estourados) por dentro mas secos por fora.
Feito isso, no mesmo dia Iniciei a esterilização em PP.

Dia 10 de julho: ESTERELIZEI 3 potes (2 de conserva de 500ml e um pp5 de 1000ml) por 1h e 40min.
Após completamente frio os INOCULEI próximo a bocas acesas do fogão com apenas 2 seringas com 5ml, foram 4ml para o pote grande e 3ml para os menores.
O curioso é que geralmente vejo as pessoas usando 4ml para potes de 250ml.

Passaram-se 15 dias ENCUBADOS em uma caixa térmica e praticamente nada de colonização ou contaminação, exceto um dos potes de 500ml que já tinha alguns pontos de micélio se desenvolvendo.
Mais 15 dias e esse mesmo pote já estava bem mais avançado e o outro ZERO. O pote de 1000ml estava com pontos de colonização mas também de contaminação.
Nota: Acredito que dois fatores retardaram o desenvolvimento do micélio; O primeiro foi que nesses dias a temperatura estava em cerca de 23-25C, o segundo TALVEZ baixa quantidade de esporos.

Hoje já estão assustadores 40 dias encubados e eu pretendo utilizar o pote que colonizou 100% para G2G em mais 3 potes de 500ml e vou jogar o de 1000ml fora.
Após colonizados a ideia é fazer um Monotub utilizando apenas fibra de coco.
 

Anexos

  • IMG_20220820_143947.jpg
    IMG_20220820_143947.jpg
    672.8 KB · Visualizações: 544
  • IMG_20220820_144025.jpg
    IMG_20220820_144025.jpg
    649.2 KB · Visualizações: 20
  • IMG_20220820_144325.jpg
    IMG_20220820_144325.jpg
    678.8 KB · Visualizações: 21
  • IMG_20220820_144316.jpg
    IMG_20220820_144316.jpg
    704.7 KB · Visualizações: 21
De volta, o cultivo não foi abandonado. Estive muito ocupado.
Bem, no dia 01/09 fui dar uma olhada e o pote que vingou estava pinando (no escuro e vedado, o micélio não tinha mais pra onde ir) mudei os planos e usei o pote colonizado para fazer um bucket com a mesma proporção de fibra de coco pasteurizada.
.IMG_20220901_133903.jpg
Hoje 13/09 liberei o oxigênio e coloquei pra frutificar
.buckett.jpg

Daqui a 3 dias volto pra mostrar o resultado.
 
É pessoal, 5 dias frutificando e os cogumelos estagnaram.
Aspecto muito diferente dos cubensis que já vi. Estão com cor e tamanho muito estranhos. Alguém pode opinar em relação a isso ?
IMG_20220918_123609.jpg
 
Podem estar com aspecto fat ass, mas isso não é incomum. Pode ser algo no seu ambiente. tipo pouca troca de ar ou pouca luz.
 
Podem estar com aspecto fat ass, mas isso não é incomum. Pode ser algo no seu ambiente. tipo pouca troca de ar ou pouca luz.
Obrigado, irmão. Fiz uma pesquisa rápida e eles realmente estão com esse aspecto "fat ass" caule grosso e baixinhos... A maioria diz que provavelmente é excesso de água.

Obrigado, irmão. Fiz uma pesquisa rápida e eles realmente estão com esse aspecto "fat ass" caule grosso e baixinhos... A maioria diz que provavelmente é excesso de água.
shroomery.jpg.
 
Colhi hoje. Eles reagiram depois que coloquei luz artificial.
IMG_20220919_080920.jpgIMG_20220919_080225.jpg
IMG_20220919_083615.jpg
 

Anexos

  • IMG_20220919_075621.jpg
    IMG_20220919_075621.jpg
    441.1 KB · Visualizações: 6
  • IMG_20220919_074716.jpg
    IMG_20220919_074716.jpg
    806.3 KB · Visualizações: 8
Pessoal, segundo flush e indo para o terceiro. Vou encerrar o diário por aqui!
Cultivo mais simples possível. Usei apenas um balde, seringa de esporos, milho de pipoca, pote de conserva e fibra de coco.

Acho que pude contribuir mostrando que seringas de esporos duram bastante, utilizei uma com 2 anos guardada.
Meu bolo ficou incubado por 60 dias. Ou seja, não desista da colonização depois de 30 dias... desde que não tenha contaminantes você ainda tem chances.
Gesso e café não são necessários.


IMG_20220926_123353.jpgIMG_20220926_124022.jpg
Tudo começa no entendimento do ciclo de vida do cogumelo.
Até a próxima!
 
Saudações a todos!
Bem, já acompanho o fórum desde 2014 mas nunca fui ativo aqui. Minha história com os cogumelos mágicos começa um pouco antes disso, quando tive a oportunidade de caçar alguns cogumelos em um pasto próximo de minha casa, mas por más condições de armazenamento não pude experimenta-los.
Alguns anos depois, um amigo iniciou seu primeiro cultivo e tive minhas experiências a partir disso, já que ele passou a produzir com frequência.

Minha primeira tentativa de cultivo foi via carimbo de esporos que me presentearam, na ocasião a técnica utilizada foi PFTEK.
Resultado: Todos os copos contaminados, provavelmente por contaminação do carimbo.
Em janeiro de 2021 comprei 3 seringas de esporos e as deixei guardadas em geladeira e só as utilizei mês passado!

Acredito que esse cultivo desmistifique algumas coisas. Vamos ao relato:

Dia 9 de julho: HIDRATEI milhos de pipoca em modo expresso ( 30 minutos na panela de pressão), escorri e os deixei secar por cerca de 3 horas.
Verifiquei que o que realmente importa nessa etapa, independente do grão, é hidrata-los a ponto que fiquem saturados (não estourados) por dentro mas secos por fora.
Feito isso, no mesmo dia Iniciei a esterilização em PP.

Dia 10 de julho: ESTERELIZEI 3 potes (2 de conserva de 500ml e um pp5 de 1000ml) por 1h e 40min.
Após completamente frio os INOCULEI próximo a bocas acesas do fogão com apenas 2 seringas com 5ml, foram 4ml para o pote grande e 3ml para os menores.
O curioso é que geralmente vejo as pessoas usando 4ml para potes de 250ml.

Passaram-se 15 dias ENCUBADOS em uma caixa térmica e praticamente nada de colonização ou contaminação, exceto um dos potes de 500ml que já tinha alguns pontos de micélio se desenvolvendo.
Mais 15 dias e esse mesmo pote já estava bem mais avançado e o outro ZERO. O pote de 1000ml estava com pontos de colonização mas também de contaminação.
Nota: Acredito que dois fatores retardaram o desenvolvimento do micélio; O primeiro foi que nesses dias a temperatura estava em cerca de 23-25C, o segundo TALVEZ baixa quantidade de esporos.

Hoje já estão assustadores 40 dias encubados e eu pretendo utilizar o pote que colonizou 100% para G2G em mais 3 potes de 500ml e vou jogar o de 1000ml fora.
Após colonizados a ideia é fazer um Monotub utilizando apenas fibra de coco.
Salve @Octopus , muito bom seu diário. Gostei da ideia de colocar o milho direto na PP ao invés de fazer a tindalização, e deu um bom spawn sem contaminantes.

Vou tentar essa tek , pois já tentei tindalização e até agora não tive bom resultado.

Abrácidos
 
Back
Top