Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo Thai koh samui

Diário de cultivo completo.
Boa Noite a todos.

Começo o meu primeiro diário de cultivo, com a strain Thai koh samui, esse será meu segundo cultivo, o primeiro foi com Mex Duch King, porém na época eu não fiz um diário.

Há dois anos eu leio com alguma frequência o fórum, porém tive apenas essas duas oportunidades de cultivar os mágicos, espero que agora torne-se um hábito.

Como sou apenas um esporo conto com a ajuda de vocês, com opiniões e sugestões. =D

Primeiramente agradeço ao amigo Basidioma, que sempre me ajudou com a micologia amadora e nesse cultivo tem um papel fundamental.

No dia 28/10/2011 foram preparados os bolos, tendo como substrato vermiculita, arroz integral (triturado até virar pó), cremogema, calcário e H2O, seguindo proporção de 1/2 vermiculita, 1/4 de arroz integral, 1/4 de H2O.
O substrato foi preparado para 10 copos, o meu cultivo terá apenas 4 copos, os outros 6 são do Basidioma.
substrato.JPG
Foto 1: Substrato

Os bolos foram montados em copos de whisky com uma camada de vermiculita estéril no fundo com aprox. 1 cm, substrato(com cuidado para não compactá-lo) e mais uma camada de vermiculita estéril. No fim vedou-se os copos com filtro de papel e papel alumínio.
coposprontos.JPG

Os copos foram levados à panela de pressão durante uma hora para esterelização, deixados na mesma para esfriar.
panela.JPG

Abaixo seguem algumas fotos dos procedimentos citados.

Paz e luz a todos.

No dia 31/10/2011 iniciou-se o processo de hidratação dos esporos(esporos cedidos pelo Basidioma)
carimbo.JPG
As seringas(de 20ml) foram preparadas com água mineral de copinho, dentro de uma glove box(improvisada em um fogão) dentro da glove havia uma "lata de milho" com álcool para criar um cone de esterilidade, a superfície do fogão foi esterilizada com álcool.
preparação das seringas.JPG

Esse processo foi realizado pelo Basidioma e eu só acompanhei e o ajudei em algumas coisas, usamos somente uma seringa para inocular todos os copos.

Após isso as seringas foram repousadas na geladeira durante 24 horas para hidratação dos esporos.
seringa.JPG

Dia 01/11/2011
Inoculação dos copos - o processo foi realizado dentro da glove box, pelo seu tamanho, foi possível colocar a panela de pressão dentro, com isso diminuíram as chances de contaminação.
glove.JPG glove 2.JPG

Não utilizei luvas, porém lavei as mão com sabonete protex e desenfeitei-as com álcool 70%.
inoculação.JPGCopo.JPGinoculação 2.JPG
 
ei, o guiii e o basidioma são irmãos? :confused:

Boa sorte no cultivo!
 
KKKKKKKKKKKK não somos irmãos não, só se for de consideração. Mas todos perguntam mesmo, aqui não foi diferente.....:p

ae gui vamo coloniza os copos ae powwwwwwwwwwwwwwwwwwww
 
ei, o guiii e o basidioma são irmãos? :confused:

Boa sorte no cultivo!

Vlw Tupy, por enquanto está dando tudo certo, vou postar algumas fotos dos bolos colonizados,

PAz!
He he he tambem pensei isso tupy!
Sucesso no cultivo @Guiii !

Bom dia!!!

Primeiro agradeço a todas mensagens de apoio, pelo jeito as vibrações positivas estão fazendo efeito.

As primeiras evidências de colonização aconteceram 3 dias após a inoculação, no dia 04/11/11, infelizmente, minha câmera fotográfica parou de funcionar alguns dias antes, e por esse motivo não tenho fotos desse acontecimento :(

Mas, aqui estão algumas fotos de ontem(09/11/11), ao que me parece os micélios estão saudáveis e a colonização acontece com uma certa velocidade :).

Foto0082.jpg
Os copos estão em uma incubadora( Caixa de isopor) com um termostato que estabiliza a temperatura em 29ª C.

Foto0089.jpg Foto0090.jpg Foto0091.jpg Foto0092.jpg Cogu1.jpg

Good Vibes!!
 
ae o cris tá aqui contemplando your pictures parabéns meu amigo, sucesso na sua jornada cogumelística
 
hehehe, bom saber, degustarei com moderação =D
acredito que esse fds já atingem 100% de colonização.
meus filhotes tão crescendo :ROFLMAO:
 
Bom dia,

Primeiro peço desculpas por "abandonar" o diário eu estava em um período de provas e entrega de monografia na faculdade, e estava sem tempo de me dedicar ao diário.

Mas o cultivo está correndo de forma satisfatória.

No dia 16/11 dois copos atingiram 100% de colonização, eles continuaram na incubadora a 29ºC e não apresentavam nenhum sinal de contaminação. Para facilitar vou chamá-los aqui de #1 e #2


Foto0105.jpg
Copo #1 à esquerda e copo #2 à direita


Dia 20/11 os últimos dois copos(#3 e #4) atingiram 100% de colonização.

Foto0104.jpg
Copo #3 à esquerda e copo #4 à direita


Foto0110.jpg
Copo #4


Foto0102.jpg
Os quatro copos 100% colonizados.

Essas fotos foram tiradas no dia 21/11, e os copos #1 e #2 já tinha 5 dias completamente colonizados.Foto0106.jpg
 
Opa Equador, já sim, aqui vai a continuação.

Dia 21/11. Após 5 dias já totalmente colonizados, aniversariei o bolo #1 e 2#.
Eles passaram pelo "cold shock" processo que retirei os bolos da incubadora e com uma seringa, injetei água de copinho neles até a metade e os levei para a geladeira durante 36 horas.

Preparei um terrário que comportasse esse dois copos com:
Argila expandida:previamente lavada e escaldadas com água fervente no fundo
Água à meia altura da argila.

Aniversariei os dois copos sobre pratos descartáveis esterilizados com álcool, e cometi o erro de não colocar uma camada de vermiculita sob o bolo.

Quando fui colocá-los no terrário notei que o bolo 1# estava com duas manchas verdes acinzentadas(ou azuis) nos micélios que passaram a camada de vermiculita "estéril". Como ainda estava com a câmera do celular não consegui tirar fotos com qualidade para identificar um possível contaminante.

Após seis dias no terrário dia 27/11 os dois bolos já apresentavam pins.
01 008.jpg
Finalmente no dia 29/11 consegui uma câmera e pude registrar os bolos.
Se a qualidade da foto permitir peço que ajudem a identificar esse contaminante.


imagem.JPG
Mancha verde no micélio.


01 006.jpg
Bolo #1 provavelmente contaminado


01 007.jpg
Bolo #2
 
Bolo #1 contaminado de que? De pins?
Coloca um pouco de vermiculita umedecida embaixo dos bolos, e põe mais argilas e menos água. :)
 
Back
Top