Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Penis Envy / Peru.

Diário de cultivo problemático.
Salve Pessoal,

Depois de um tempo só observando, lendo assistindo a vídeos chegou a hora de por em prática toda a informação que absorvi em meu 1º cultivo, ou tentativa de cultivo, mas, gostaria de contar com a ajuda de todos para chegar ao objetivo, que é muito mais do que o Hobby, uma aventura, é o que eu acredito ser o início, o reencontro, o que fez mudar este planeta, nós.
Acredito que um dia um hominídeo desceu das árvores e se aventurou a procura de alimento pelas savanas.
Esse primata se deparou com uma formação ainda desconhecida e a experimentou, sentiu uma enorme expansão sensorial, algo que ele nunca tinha experimentado antes, algo que ara tão intenso que mudara a sua existência até ali, ele tivera os seus sentidos aguçados, sua acuidade visual ampliada, teve início ali uma nova era, as selvas tinham um novo rei um dominador.
A partir dali profundas mudanças no comportamento foram acontecendo, ao passo que ele "topava" novamente com a formação mais profundas eram essas mudanças, agora ele observa uma semente caída no chão e alguns dias depois percebe que ali nasceu uma planta, e começa a coletar sementes, e temos a agricultura sendo introduzida na nossa história e todas as mudanças que vieram com elas, mudanças que nos trouxeram aqui agora.
Mas esta história, é apenas uma história, afinal não se sabe ao certo, ninguém sabe, mas acredito que foi assim que tudo começou.
Esta mesma historia foi contada de várias formas e em vários lugares, estas formações frutíferas já foram chamadas de, "fruto do conhecimento", os mistérios de Elêusis, A pília azul de Morpheus, eu acredito que sejam os Cogumelos que contém psicoativos, e são eles o meu objeto de estudo neste momento.

o papo estava bom, pelo menos pra mim :eba:, mas vamos ao que viemos rs...

Pessoal, até agora eu tenho esse material ai: "não estou conseguindo subir as fotos"

1 Seringa de esporos de Psilocybe cubensis Penis envy.
1 Seringa de esporos de Psilocybe cubensis Peru.
seringa de esporos para publicação.jpg

Tenho três vidros, dois de 400ml e um de 700ml.
Acabei de desligar o fogo da panela de pressão que ficou cerca de 1 hora no processo de esterilização do grão de centeio.

Como está tarde a agenda para a manhã e a inoculação.
Possuo uma Glove Box que até fiquei de mostrar como se faz, mas já ví que aqui so tem fera e tenho muito mais a aprender.

Abrços e até a manhã!

Seguem as imagens.
1 Seringa de esporos de Psilocybe cubensis Penis envy.
1 Seringa de esporos de Psilocybe cubensis Peru.
20141015_203515[1].jpg


Tenho três vidros, dois de 400ml e um de 700ml.
 
Última edição:
Depois de um tempo só observando, lendo assistindo

Ao que parece não leu o suficiente para se convencer das vantagens de começar com uma técnica mais simples ...

Essas seringas dão para inocular bastante material além desses três potes, então vá com calma.
 
Ao que parece não leu o suficiente para se convencer das vantagens de começar com uma técnica mais simples ...

Essas seringas dão para inocular bastante material além desses três potes, então vá com calma.


Li sim, e me convenci de que não há nenhuma vantagem em se começar com uma técnica mais simples como a PFTEK, é simples, essa é a minha escolha, sim as seringas podem inocular uns 10 jars, mas quero começar com três, estou calmo :whistle:
A propósito só vou usar um das seringas, a outra vou usar em milho, para fins de experimentação e teste de meio.
Há mais uma coisa, vou inocular 6 placas de petri com PDA, acredito ter o suficiente para esta tentativa.
 
Última edição:
A pf tek é feita preferencialmente com copos americanos ou de whisky, "1/2 pint" (237 ml). Já vi alguns casos de "bolos" de pf muito grandes que acabaram rendendo mais ou menos a mesma coisa que os de pf normal, mas sem as fotos fica um pouco difícil de analisar.
Boa sorte, especialmente com os penis envy, que são um pouco mais exigentes.

Edit: agora que li que você não vai usar a pftek. Desejo o dobro de sorte, vai precisar. O centeio coloniza bem, mas tem mais chances de contaminação na hora de aniversariar.

Eu acredito na mesma teoria, a "stoned ape theory". Poderíamos discutir mais sobre isso em outro tópico, num subforum mais adequado.
Por curiosidade, gostaria de saber melhor sobre sua primeira tentativa e o que você acha que levou ao fracasso. É sempre bom ir trabalhando os problemas conforme eles aparecem para adquirir experiência.
Novamente, boa sorte.
 
Última edição:
A pf tek é feita preferencialmente com copos americanos ou de whisky, "1/2 pint" (237 ml). Já vi alguns casos de "bolos" de pf muito grandes que acabaram rendendo mais ou menos a mesma coisa que os de pf normal, mas sem as fotos fica um pouco difícil de analisar.
Boa sorte, especialmente com os penis envy, que são um pouco mais exigentes.

@Anão, muitíssimo obrigado, quanto a contaminação acredito que você tenha razão, e vou seguir a sua recomendação e fazer pelo menos 2 bolos, eu elaborei um plano para diminuir a contaminação, vou postar logo mais a minha idéia com algumas fotos e gostaria muito da sua opinião.

Eu acredito na mesma teoria disse:
Por curiosidade, gostaria de saber melhor sobre sua primeira tentativa e o que você acha que levou ao fracasso. É sempre bom ir trabalhando os problemas conforme eles aparecem para adquirir experiência.
Novamente, boa sorte.

Com certeza, adoraria falar sobre o assunto, sou apaixonado por este tema, e seria um grande privilégio conversar com pessoas que tem interesse, aceito o seu convite, espero que possamos trocar experiências.


Quanto as minhas tentativas, ainda não fiz nenhuma efetivamente, eu anteriormente havia trazido esterco de um pasto para adubar plantas e das plantas que adubei nasceram alguns cogumelos, mas não foi um cultivo propriamente dito, esta é de fato a minha primeira tentativa, acredito que devido a complexidade poderei ter sim problemas.
Fiquei sabendo a pouco sobre a dificuldade extra que os PE adicionam a cultura, mas sigo determinado a ter sucesso.

Abraços !!
 
Bom @Cognus, em princípio o maior desafio para quem trabalha com os fungos é faze-los crescer VIVOS E SAUDÁVEIS! A PFTEK é um ótimo ponto de partida, mas escolhas são de cada um, tenha em mente que independente PF ou Grãos a esterilização é uma peça principal para um bom começo, não pule etapas, não pense "ah vou fazer sem mascara e sem touca só dessa vez" e coisas do tipo que são muito comuns. Enfim, com grãos SEMPRE faça TUDO bem limpinho e MUITO bem esterilizado.
Sucesso ai amigo! Estude BASTANTE para não precisar contar com a sorte.
 
@Cho;] , Muito obrigado pelas dicas, vou tentar fazer sim um ou dois bolos, já que tantos falaram vou ouvir a voz da experiência.

Quanto a limpeza, estou bastante atento a este fator, construí uma glove box que acho vai me ajudar com isso, bom tomara! (n)

Pessoal, como não consegui para hoje todos os ingredientes do PF-TEK inoculei os três vidor com centeio e vermiculita de lacre.
tentei ser o mais assepsio possível e usei uma glove box 20141016_205850.jpg.
No mais amanhã vou comprar o resto dos ingredientes para fazer o PFT.
Vibrações positivas !!!:)

Abraço a todos !
 
Última edição por um moderador:
Fiz a mesma coisa uma vez e salvou meu cultivo.
Todos os copos, menos o de PF, contaminaram. Foi tão simbólico que quase acredito ter sido proposital. Ver todos os bulks falhando ou com flushes minúsculos (bulks com 3, 4 copos de pf ou pipoca) e um simples bolinho, largado em uma caixa organizadora só com um papel alumínio no fundo, no verão (acima dos 30), com umidade e trocas de ar manuais com borrifador e uma tampa de caixa de sorvete, gerando vários flushes lindos.

Não estou desmerecendo técnica alguma. Mas após esta experiência, não troco a PF por nada. Quem ja viu uma SGFC bem feita, com o microclima que os bolos geram para si mesmos, sabe o potencial da mesma. Eu consegui flushes lindos apenas borrifando e fazendo troca de ar manual umas 3-4 vezes por dia. Imagina em um esquema bem feito.

Por isso sempre ressalto a todos. Não só aos iniciantes. Muitos têm essa idéia de que a PF rende menos, é mais básica. Eu discordo plenamente. O que acontece, sim, é que a PF tek tem altas chances de sucesso em condições básicas. Dada as condições adequadas ela tem tanto potencial quanto qualquer outra tek, menos algumas devido ao altíssimo fator nutritivo de alguns grãos.
 
1Kg de milho por aqui é R$ 1,00
já o:
1Kg de arroz integral é + ou - R$ 6,00

Estrume tem de graça, já a vermiculita não é tão barato. Pese na balança e veja qual sai mais em conta relação custo beneficio quando se domina o cultivo.
 
Última edição:
Que legal cara, bom eu reconheço que fui um pouco afoito em decidir por bulk, mas já usei metade da seringa em três vidro de 500ml apx.
Vou usar a outra metade em três bolos PF, a outra seringa que tenho os psilocybe peru vou fazer somente com pftek.

A para a manter a umidade eu comprei um umidificador ultrassônico.20141020_231046.jpg
Tomara que dê conta.

Pessoal estou com quase tudo que se precisa para um cultivo de sucesso, mas as vezes ainda bate um certo receio de fazer alguma bobagem.

1Kg de milho por aqui é R$ 1,00
já o:
1Kg de arroz integral é + ou - R$ 6,00

Estrume tem de graça, já a vermiculita não é tão barato. Pese na balança e veja qual sai mais em conta relação custo beneficio quando se domina o cultivo.
Concordo com você, se ambos derem certo o custo benefício tenderá para o lado do cultivo usando o milho, mas se como disse nosso amigo @Anão a PFTEK for de fato uma técnica com maior número de aproveitamentos, por mais cara ainda sim é vantajosa.
Mas a sua análise e válida.
 
Última edição por um moderador:
Concordo com você, se ambos derem certo o custo benefício tenderá para o lado do cultivo usando o milho, mas se como disse nosso amigo @Anão a PFTEK for de fato uma técnica com maior número de aproveitamentos, por mais cara ainda sim é vantajosa.
Mas a sua análise e válida.
Esse é o momento de garantir a auto-suficiência de esporos, o barato as vezes sai caro ;)
 
A para a manter a umidade eu comprei um umidificador ultrassônico.
Tomara que dê conta.

Em cultivo bulk/casing acho até desnecessário o uso de umidificadores porque a umidade fica excessivamente alta. Aliás, uma das ideias principais por trás do conceito de casing é para criar um microclima ao micélio.

Outro cuidado que se deve ter com umidificadores é sempre mantê-los limpos, lavando e trocando a água por pelo menos a cada 2 ou 3 dias. Caso contrário, bactérias começam se proliferar dentro do reservatório e são disseminadas dentro do terrário.
 
Em cultivo bulk/casing acho até desnecessário o uso de umidificadores porque a umidade fica excessivamente alta.

Obrigado pelas dicas @Cosmik, eu comprei também uma bomba de aquário para fazer uma fluxo de água gelada para dentro do terrário, e pensei que como tenho que diminuir a temperatura a umidade iria cair, daí pensei jo umidificador.
Mas acho que vai servir pra pftek.
 
Na minha singela opinião, o melhor custo benefício ainda é a pf.
Vermiculita não é muito barata mesmo no varejo. Pago cerca de 5 reais em 250g. Mas ela rende e tem diversas utilidades. Estrume não é "grátis", tempo é dinheiro. Você pode até ter acesso fácil a estrume (eu não) mas a praticidade de um mineral é incontestável.
No fim, todas as técnicas têm o mesmo objetivo, cada um fica na qual se sente mais confortável. Eu acho mais simples colonizar um bolo, dunkar, rolar e aniversariar. Colocando em um SGFC depois do dunk & roll é só esperar, não é necessaria intervenção. Mantendo o terrário pronto, é só colonizar e soltar la. Acho mais prático que quebrar o micélio, pasteurizar substrato, etc.
 
Vermiculita não é muito barata mesmo no varejo. Pago cerca de 5 reais em 250g.

Se você pretende cultivar muito com vermiculita é melhor comprar logo um saco grande. Sai bem mais em conta.
 
Se você pretende cultivar muito com vermiculita é melhor comprar logo um saco grande. Sai bem mais em conta.

Me expressei mal. O que eu quis dizer foi isso: que a vermiculita é cara apenas no varejo. Em atacado ela fica bem mais em conta. Dos sacos de vermiculita que comprei no varejo pro cultivo passado, não cheguei a usar a metade. Um saco daqueles de 50 litros dura pelo menos alguns anos de cultivo intenso.
Cada um defende suas técnicas. Eu defendo que se mude esta imagem da pf ser técnica de principiante. É algo que vejo com freqüência aqui, acho que a maioria considera mais facil montar um monotub do que um terrario adequado, ou talvez seja apenas um viés de percepção por minha parte.
 
Pelo menos pra mim alem de hobby é uma terapia. Algumas pessoas não querem fazer essa parte (que eu gosto muito), querem as coisas fáceis, muitos preferem comprar os cogus na net. O cultivo e tão magico quanto a trip. Pelo menos pra mim pasteurizar estrume é mais barato e rápido do que esterilizar.

O problema dos novatos e que querem tentar Teks sem o minimo de conhecimento (sem estudar), sem o minimo de entendimento e noção sobre o cultivo e o porque de cada coisa. Não vejo problemas em tentar qualquer tek desde que faça tudo adequadamente. Assim como nosso colega @Cognus caso faça tudo nas condições favoráveis terá sucesso independente da tek.

Todos já sabem que igual a PFTek não ha, conselho é o que não falta no fórum.
 
Back
Top