Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

cultivo em fezes outdoor

Status
Não está aberto para novas respostas.

Adrius

Primórdia
Cadastrado
25/06/2010
13
38
40
falae pessoal, na boa?
tava pensando em catar um tantao de fezes de vaca com micelio colonizado e trazer pruma moita aki perto de casa. moro em brasilia, moh secura...se bem q tem melhorado... nos pastos aki o micelio racha (seca) muito rapido. tem chuvido bastante mas nem sinal dos cogu...

dae trazia uma bostona dos pastos e regava direto...to ciente q a especie seria uma surpresa total, mas queria ver se funcionava...sera q rola?
da uma luz ai experiencia...
vlw:luz:
 
Pode nascer qualquer das espécies que normalmente colonizam esse esterco com micélio, Adrius. Se frutificar você terá que identificar com cuidado.

Movi para o sub-fórum de cultivos outdoor, embora coletar esterco colonizado e cuidar até frutificar não seja propriamente um cultivo ...
 
Cara, pega essas fezes, põe num cantinho firmeza e injeta esporos (com os devidos cuidados) nela.

Você também pode comprar as fezes em lojas de jardinagem, fazer um buraco, por lá dentro, jogar uma camada de 1 ~ 2 cm de terra por cima e injetar lá, também pode dar certo!


Queria ter um espacinho mais a pampa pra fazer um cultivo outdoor (é simples pra caramba), mas como não tenho fico plantando cogumelos no armário mesmo (assim é beeem mais complicado!)...
 
Cara, pega essas fezes, põe num cantinho firmeza e injeta esporos (com os devidos cuidados) nela.

quais seriam os cuidados? esterilizar a seringa, injetar dum lado da fezes, esterilizar e injetar do outro? tipo isso? vo fazer isso logo mais...li em outros topicos q era bom 3L de agua por dia. pode ser 3L regados de uma so vez?
 
Pesquise sobre cultivo outdoor.

Um cuidado é não deixar os esporos tomarem luz do Sol.
Mas esterelizar não será necessário, já que na terra existe uma biodiversidade na qual, na grande maioria das vezes, o PC é vencedor!

Boa sorte!
 
Você pode fazer seu cultivo outdoor de várias formas;

Você já cultivou cubbies alguma vez?
Caso vc já tenha experiência no cultivo deles, então vai ser tranquilo.

Vai começar do "zero" (desde a inoculação por solução aquosa injetável de esporo) ou vai tentar no estrume infectado mesmo?

Já fez a separação dos estrumes infectados pelos fungos corretos?
Sempre é bom pegar estrumes com pins que vc realmente tenha certeza que é apenas de cubbies.
No meu caso eu só cultivo outdoor de forma paralela ao indoor, nem consumo os cubbies do out., apenas carimbo seus esporos.

Outra coisa, qual a sua localidade?
O clima tem que tem a condição ideal para o cultivo...
De prefererência o clima tropical úmido, com chuva amena e com meia sombra.

Faça no bulk que será mais fácil do que diretamente em contato no solo.
"dae trazia uma bostona dos pastos e regava direto...to ciente q a especie seria uma surpresa total, mas queria ver se funcionava...sera q rola?"

Dependendo rola, desde que essas "bostona" não estejam contmainadas com outros fungos e estejam sobre competição biológica. Tem estrumes com micélios que não vingam em certas condições, mas você pode tentar. De preferência use os estrumes que já tiverem pins e deixe sempre umidecido e protegido de contaminantes...

Have a nice grow man.....
 
Você pode fazer seu cultivo outdoor de várias formas;

Você já cultivou cubbies alguma vez?
Caso vc já tenha experiência no cultivo deles, então vai ser tranquilo.

Vai começar do "zero" (desde a inoculação por solução aquosa injetável de esporo) ou vai tentar no estrume infectado mesmo?

Já fez a separação dos estrumes infectados pelos fungos corretos?
Sempre é bom pegar estrumes com pins que vc realmente tenha certeza que é apenas de cubbies.
No meu caso eu só cultivo outdoor de forma paralela ao indoor, nem consumo os cubbies do out., apenas carimbo seus esporos.

Outra coisa, qual a sua localidade?
O clima tem que tem a condição ideal para o cultivo...
De prefererência o clima tropical úmido, com chuva amena e com meia sombra.

Faça no bulk que será mais fácil do que diretamente em contato no solo.
"dae trazia uma bostona dos pastos e regava direto...to ciente q a especie seria uma surpresa total, mas queria ver se funcionava...sera q rola?"

Dependendo rola, desde que essas "bostona" não estejam contmainadas com outros fungos e estejam sobre competição biológica. Tem estrumes com micélios que não vingam em certas condições, mas você pode tentar. De preferência use os estrumes que já tiverem pins e deixe sempre umidecido e protegido de contaminantes...

Have a nice grow man.....
yoshi...vo tentar trazer um estrume ja colonizado para ver se o micelio vai pra frente no local q escolhi. caso o micelio nao se alastre, seria melhor injetar os esporos do PC, ou apenas raspa-los em cima do estrume?

outra duvida, eu devo fazer o substrato somente de bosta ou um pouco de grama, palha tmb? quanto de agua por dia?
vlw man!
 
Olá Adrius,

Vc pode tentar pega rum estrume colonizado se quiser, mas os riscos desses estrumes já estarem saturados é muito alto; isso significa que nem todos os estrumes estão aptos para frutificar. Também pode haver riscos de pegar algum estrume colonizado por outros fungos que podem competir biológicamente com os micélios do P. cubensis.

Se vc tiver mais paciência, seria bom coletar os esporos dos cogumelos que vc encontrou no pasto e recomeçar um ciclo a partir na inoculação mesmo.

A utilização de grãos (centeio, arroz integral, painço, alpiste etc) é uma simulação do substrato de plantio direto usado em diversas culturas agrícolas em geral, é conhecido como a palhada (forragem).

Eu não indicaria o uso de "grama" para a palhada e sim centeio ou arroz integral triturado como já foram testados para o cultivo do P cubensis.

Também não recomendo o uso de estrume silvestre no substrato, eu prefiro usar substrato industrializado e associado a grãos que compõe a palhada ou então com algumas doses de amidos de milho e mandioca. É recomendado a esterilização de todo esse composto para não haver riscos de contaminação.

Quanto a hidratação do cultivo é relativo a necessidade da condição do substrato; jamais deve estar com aparência desidratada, com umidade amena (leve). Não basta apenas hidratar o cultivo, a condição também depende a temperatura que vai favorecer a evolução do ciclo do fungo (clima tropical semi úmido), algo em torno de 24 a 28
 
Beleza galera? Queria aproveitar a deixa e fazer uma PERGUNTA: Esses dias eu estava fazendo uma investigação na regiao onde atualmente moro procurando pastos com estercos colonizados para fazer uma caçada quando chovesse. Aproveitei e trouxe alguns estercos para casa, que apresentavam uma massa branca, supostamente o Micélio. Coloquei no vaso na sombra do meu pezinho de Lingua de Vaca um desses estercos e fui regando normalmente junto com a planta.
Agora estão brotando cogumelos que nao sao os Cubensis; será que eles estão surgindo a partir da massa branca, e esta não é o Micélio do Cubensis? Será que o Micélio está em competição biológica com outros fungos que estão gerando os cogumelos indesejáveis que estão aparecendo? Se esse for o caso, há a possibilidade do Micélio estar se desenvolvendo ainda e no futuro gerar os Cubensis? Eu coloquei o Esterco na sombra da planta há uma semana mais ou menos.
Quem puder me dar uma luz, ficarei muitíssimo grato, valeu! (Que saudade da minha Terrinha, onde já tinha um pasto certo pra ir.. rs)
 
deixa eu adivinhar....NAO.
cara imagina ae eu aqui do outro lado do mundo, sem fotos sem nenhuma informacao como posso te ajudar?
e se eu te falar que sao cubensis mesmo e que voce pode comer de boa, e voce comer e morrer?
quer q eu adivinhe? compre um caixao primeiro.
 
O fungo não é o cogumelo em sí, mas sim, verdadeiramente, o micélio. Sendo assim, nenhum cogumelo brota sem micélio (eu acho). Então provavelmente esse micélio aí não é de cubensis, mas põe foto, porque vai saber, né!
 
Mortandello: Valeu cara, a preocupação, mas Eu sei identificar o Cubensis, se ele nascer vou reconhece-lo. Minha pergunta era mais pelo fungo em si. Fiz a pergunta por que nasceram cogumelos no esterco em questão que nao eram Cubensis (e eu nao os comi rs). Na verdade eu queria saber se haveria a possibilidade de nascerem Cubensis Daqui a algum tempo apesar de estarem nascendo outros cogumelos no momento(indesejaveis). São comuns outros cogumelos diferentes de Cubensis se desenvolverem a partir de fungos brancos em estercos nos pastos do Brasil? Eu vou postar fotos, mas a qualidade da camara infelizmente nao está boa. De qualquer forma agradeço ja voce ter me respondido, valeu!
Giuliano: Concordo com voce Parceiro, obrigado!
As fotos:

Rachei o Esterco em dois, as fotos sao do "miolo" dele.

Valeu galera desculpa aí qualquer coisa, tou tentando aprender; já tenho experiência em colher cogumelos em pasto, mas na cidade onde eu moro atualmente ainda nao tive a felicidade de encontrá-los. Estou aprendendo muito com esse site, obrigado e abraço a todos!
240311135844-01.jpg240311135933-01.jpg240311135820-01.jpg
 
Cultivar é muito fácil.
Por que não cultivas ?
 
Por que ele acha que é mais fácil coletar estrume colonizado e ficar esperando para ver qual cogumelo nasce.
 
Haha que nada nao é mais facil não, é mais difícil... Só é mais rapido..:D Mas na realidade é isso mesmo que quero, partir pro cultivo! Só nao pedi ainda um carimbo por que estou aquardando uma convocação para um trabalho, e talvez tenha que me mudar de novo em breve, por isso ainda não comecei um projeto sério, de cultivo, pra nao me precipitar e ter que abandonar no meio.

Por isso fico fazendo essas experiências aí, pra nao ficar parado. Afinal qualquer prática é pratica, quem sabe eu não dava sorte.. Até por que nao é nenhum sacrifício, adoro dar uma bicicletada..

Em breve quando eu estiver estabilizado vou tentar um projeto firmeza de cultivo, enquanto isso vou aproveitar o tempo pra continuar estudando, que bom que tem tanta informação aqui, muito a aprender.

Sobre essa questão de fácil, rápido ou lento, já diria B Negão: "O processo é lento, mas é assim que a gente vai pra frente".
 
ae calango, comecei igual a ti.
nao esquenta nao, uma hora o cultivo vem, os cogus vem e pelo que eu vi pode sim ser cubensis esse miceliao branco.
nao fica mexendo nele toda hora, larga la e esquece.
vai ainda uns 3 meses pra ele tomar essa merda toda.
tenta ler sobre cultivo e sobre como tu podes aproveitar este micelio vivo que pode render um bom isolamento isso.
tem uns topicos do figurinha (use search do forum: Selvagens Sonho Realidade, do usuario figurinha ) que ele debulhou essa possibilidade toda.
 
Como faço pra saber que a fezes de vaca tem Fungo?

A fezes e de um pasto !
 
Haha que nada nao é mais facil não, é mais difícil... Só é mais rapido..:D Mas na realidade é isso mesmo que quero, partir pro cultivo! Só nao pedi ainda um carimbo por que estou aquardando uma convocação para um trabalho, e talvez tenha que me mudar de novo em breve, por isso ainda não comecei um projeto sério, de cultivo, pra nao me precipitar e ter que abandonar no meio.

Por isso fico fazendo essas experiências aí, pra nao ficar parado. Afinal qualquer prática é pratica, quem sabe eu não dava sorte.. Até por que nao é nenhum sacrifício, adoro dar uma bicicletada..

Em breve quando eu estiver estabilizado vou tentar um projeto firmeza de cultivo, enquanto isso vou aproveitar o tempo pra continuar estudando, que bom que tem tanta informação aqui, muito a aprender.

Sobre essa questão de fácil, rápido ou lento, já diria B Negão: "O processo é lento, mas é assim que a gente vai pra frente".
blz calango? entao, acho q basta dar uns peteleco dum chapéu de cubensis em cima, ao redor da colonia pra espalhar os esporos e nascerem cubies!
....entao... esse micélio cujo fruto "ainda" NÃO foi cubensis, pode gera-lo? algum gatilho especifico? alguem kuma luz??
PAZ
 
Como faço pra saber que a fezes de vaca tem Fungo?

A fezes e de um pasto !

Usando o OLHO! Ou seja, olhando! :)

Você é menor de idade? Já terminou o ensino médio?
 
Dexa de ser ignorante Rapaa!
E ajuda a quem ta Aprendendo malandrinho!

E que tal você nos ajudar e usar a Busca do fórum? Quer tudo mastigado? Querendo comprar micélio, já olhou a lixeira do fórum? Tem dois tópicos seus lá... acho que o malandrinho aqui é você! :)
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top