Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo COMPLETO - Cultivo de um iniciante - P.Cubensis / Cambodian

Diário de cultivo completo.
Raças
Cambodian
Inoculação
26/09/2021
Inoculação via
Cultura Líquida / Seringa de Esporos comprada na internet
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
28/10/2021
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF-Tek
Substratos
Arroz
Vermiculita
Olá! Finalmente estou tendo a oportunidade de estar escrevendo esse diário de cultivo, entrei nesse mundo dos cogumelos ainda esse ano mas já me apaixonei. Eu já consagrei cogumelos mágicos duas vezes e guardo com carinho toda a experiência, isso inclusive me fez querer juntar material e começar meu próprio cultivo, ver todo esse sistema de perto vai ser fantástico para mim!
Quero aproveitar e agradecer por este fórum ter me dado tanta informação e conhecimento sobre os cogumelos, conteúdos riquissimos!
Canal Esporos no ar também outra fonte que me trouxe informações e ajuda para o cultivo.

Bom, vou separar esse diário por dias e irei relatar o passo a passo.

Dia 1 - 25/09


Fiz o substrato básico, vermiculita, arroz integral triturado no liquidificador e água. Misturei até ficar homogêneo e com poucas gotas saindo ao apertar.

Screenshot_2.png
(foto da mistura)

Coloquei o substrato em quatro copos de requeijão com papel alumínio e fita isolante envolta e deixei na panela de pressão para esterilizar, com o pano embaixo e água até metade dos copos. Deixei por 1h24min, desliguei antes pois a água já havia secado (obrigado pano!).

Screenshot_3.png
(bolos prontos para esterilizar)

Deixei esfriar e só mexi no dia seguinte.

Dia 2 - 26/09​


Logo bem cedo fui inocular os bolos, decidi fazer dentro do meu guarda-roupa onde tem um espaço perfeito para colocar todo o material. Limpei tudo com álcool 70%, borrifei e limpei os objetos também, o único problema é que na hora da afobação (e na falta de atenção) acabei inoculando dois copos sem flambar a agulha 🤦‍♂️🤦‍♂️, porém nos outros dois eu fiz o processo de flambar. Não irei me surpreender caso apareça algum contaminante nesse copos, pelo menos fica de aprendizagem.
De resto tudo foi tranquilo, fiz a sequência de injetar no copo e tampar o furo com fita micropore. No final coloquei os copos em uma caixa de sapato.

Screenshot_4.png
(os copos com um X de fita são os que não inoculei corretamente)

- Dia 2 e as primeiras complicações:​

Logo depois de inocular os copos já tive os primeiros problemas, meu objetivo de incubadora era com a caixa, uma garrafa e o aquecedor de aquário. Porém descobri que o modelo de aquecedor que comprei não é aquedado para o uso e além do mais, aparenta estar com defeito :(.
Passei o dia inteiro tentando arrumar um jeito do aquecedor esquentar o ambiente porém sem sucesso. Mas como tudo tem um jeito, comigo não foi diferente, um amigo me recomendou colocar garrafas com água quente na caixa e realmente, a eficácia foi 100%. Com o aquecedor eu cheguei no máximo de 25C°, já com as garrafas consegui temperaturas de 28C° a 30C° (no momento em que escrevo está em 28C° e já faz 3 horas que coloquei as garrafas). Nisso decidi mudar tudo e coloquei a caixa com os bolos e as duas garrafas dentro de uma gaveta, agora irei aguardar e torcer para que o micélio seja bem sucedido no meu substrato. Até a próxima!

ATUALIZAÇÃO​

Dia 6 - 01/10​


Olá! Hoje vim trazer atualizações do meu cultivo, que adora está na fase de colonização.

Bom, um dia depois de eu começar a usar garrafas com água quente na incubadora eu logo abandonei a gaveta e improvisei uma caixa de papelão forrado com papel alumínio, e quando a temperatura cai muito eu coloco meio que uma "tampa" de papel alumínio para manter mais o calor.

Screenshot_11.png
(caixa improvisada)

Infelizmente esse método não está sendo muito prático, estou tendo muita oscilação de temperatura pois a água vai esfriando, estou mexendo na caixa duas vezes ao dia. Estou prevendo uma colonização lenta. Ainda estou esperando o reembolso do meu aquecedor de aquário para comprar outro, vocês do fórum, me recomendam algum modelo específico? Um que faça bem o trabalho dele. Ou até outras técnicas para manter em 28C°.

-Dia 6 e a situação dos bolos​


Dos 4 copos, dois mostram sinais de colonização até agora, porém devo ressaltar a importância de copos totalmente transparentes, sem nada para atrapalhar a visualização. Infelizmente eu tive outra ideia e acabei usando os copos de requeijão com a figura do copo nele 🤦‍♂️ e ainda passei a fita isolante de modo muito grosseiro que acaba atrapalhando a visão e agora não sei se os dois copos estão colonizando ou não. Segue abaixo os bolos:

1° bolo
Esse é o mais avançado, foi o primeiro a dar os sinais. Engraçado que é justo o bolo em que não usei a seringa flambada

Screenshot_6.png

2° bolo
Esse é o que está começando a dar sinais, da pra ver que tá começando bem perto da fita, percebi outro erro, acabei inoculando muito em cima do copo.

Screenshot_7.png

3° bolo
Sem nenhum sinal, ou talvez esteja escondido kkkkk

Screenshot_8.png

4° bolo
Sem sinais também, mesma situação...

Screenshot_9.png

Bom pessoal essa é a situação do meu cultivo agora, vou dando mais informações conforme vejo progresso, vendo agora consigo destacar várias coisas que eu não teria feito mas é com o erro que se aprende não é mesmo kkkk
 
Última edição:
Eu não tenho o costume de flambar a agulha.
Se os copos estiverem estéreis, não vejo necessidade, desde que manuseie do jeito certo.

Além de que, flambar a agulha acho meio complicado com isqueiro e pior ainda com vela, não é muito prático e nem garantido.

Claro que se inocular um copo "sujo" vai passar para os outros.
Mas não é um problema que eu tive.

25° é mais do que suficiente.
Não tem necessidade de ter todo esse trabalho para elevar até 28.
30 já começa a ser perigoso para o micélio e improdutivo.
 
Eu não tenho o costume de flambar a agulha.
Se os copos estiverem estéreis, não vejo necessidade, desde que manuseie do jeito certo.

Além de que, flambar a agulha acho meio complicado com isqueiro e pior ainda com vela, não é muito prático e nem garantido.

Claro que se inocular um copo "sujo" vai passar para os outros.
Mas não é um problema que eu tive.

25° é mais do que suficiente.
Não tem necessidade de ter todo esse trabalho para elevar até 28.
30 já começa a ser perigoso para o micélio e improdutivo.
Olá! Sério que você não flamba?? Eu pensava que era algo obrigatório, por isso fiquei chateado na hora da inoculação.

Na questão da temperatura, como estou sem o aquecedor por enquanto você tem sugestão de algo pra manter a temperatura boa pro micélio? Infelizmente com as garrafas a temperatura oscila muito e na minha cidade a temperatura também é bem variável.
Eu comprei esse aquecedor de aquário com termostato, ele desliga quando atinge a temperatura e liga de novo quando abaixa, porém o meu só esquentava e depois não ligava mais, esse modelo de aquecedor é bom? Você tem algum modelo para me recomendar? Desculpe tantas perguntas, estou preocupado em acabar matando o micélio.

Obrigado :sorriso:
 
Se a seringa encosta apenas em local estéril, não tem porquê contaminar.

Flambar é um método de cobrir a insegurança do procedimento realizado.

O mais barato é o aquecedor com termostato de aquário.

Eu utilizo uma lâmpada de cerâmica para aquecimento, regulado por termostato.
Aqueco a parte externa do terrário, já que o meu tem "2 camadas"
Ou não, já que aqui tá de 20-30°C.

O micelio se vira com temperaturas entre 10-32, pelo menos nos meus cultivos se acostumou.
 

Dia 20 - 15/10​


Voltando para trazer atualizações sobre o cultivo, atualmente na fase de colonização

Consegui o aquecedor de aquário e agora os bolos estão na incubadora improvisada na caixa de papelão, no começo estava mexendo demais nos bolos para regular a temperatura e isso atrasou a colonização, agora consigo manter nos 26°C e deixar os bolos quietos na incubadora.

Porém as baixas temperaturas aqui na minha cidade não estão favorecendo muito, meu aquecedor está no máximo e chega a 26C, pretendo esperar mais uma semana para colocar os bolos no terrario e com esperança de que as temperaturas daqui aumentem também.

Por enquanto sem sinais de contaminantes, estou otimista com esse cultivo


Segue foto dos bolos:

Screenshot_13.png

Screenshot_14.png

Screenshot_15.png


(esse aqui ta lindo)
Screenshot_17.png


Voltarei com os bolos no terrario.
 
Última edição:

Dia 32 - 27/10 - Primeiras contaminações​


Depois de um mês de colonização os bolos estavam prontos para aniversariar, infelizmente dois dos quatro bolos foram contaminados, e eram justamente os dois que eu não tinha flambado a agulha, apareceu uma mancha azul-esverdeada bem onde eu tinha colocado a agulha, pelo o que eu pesquisei era um penicelinium spp.

Coloquei os dois bolos restantes no terrario que é uma caixa organizadora de 45L, coloquei água mineral com a argila expandida na base e duas tampas de potes devidamente higienizados com vermiculita úmida. Dei um dunk nos bolos porém não pude fazer o roll com vermiculita pois meu microondas não aguentou (já é velhinho).

(foto do terrario)
Screenshot_24.png

(Coloquei um cooler para troca de ar)
Screenshot_25.png

Dia 38 - 02/11 - Dificuldades com o terrario​


Hoje dia 02/11 ainda sem sinais de frutificação nos bolos

Screenshot_23.png

Coloquei o aquecedor no terrario e ele se mantem na faixa dos 23°C e com umidade em 99%, quando aparece o sol eu deixo ele em luz natural indiretamente mas ainda sim, sem sinal. Borrifo água quando vejo que as paredes estão secando e ligo o cooler umas duas vezes ao dia durante uma hora.
Aguardando a jogando boas energias para que comece a pinar alguns cogus.
 

Dia 51 - 15/11 - Alterações nas configurações do Terrario​


Voltando com as atualizações do cultivo na fase de frutificação.

Bom, já haviam se passado 18 dias que os bolos estavam no terrario e não tinha nenhum sinal de frutificação, já havia feito dois dunk, roll e rotinas diárias de troca de ar (3x ao dia) e borrifar água em cima dos bolos (2x ao dia). Porém eu vi que a umidade não se segurava ali e o ar estava passando muito ali por dentro então resolvi fazer algumas mudanças. Troquei os acrilon por duas camadas de TNT nos buracos, removi o cooler e coloquei o aquecedor de aquário para manter a temperatura.

(Novas alterações do terrario)
256209798_1037937967042764_5733276747258498712_n.jpg
254301732_271581294921226_6394156599336984430_n.jpg

Dia 52 - 16/11 - Os primeiros pins!!!! :love::love::love::love:


Logo no dia seguinte os primeiros pins deram as cara, a eficácia das alterações foi de 100%!

(os meninos santos dando as caras)
256731692_425858669118775_6980307522783860432_n.jpg

Dia 53 - 17/11 - Mais pins​


Hoje fui verificar os bolos e mais pins surgiram, inclusive um bem grandão. Estou fazendo troca de ar 2x ao dia e borrifando nas paredes quando precisa. Vejo mais algumas primórdias na parte de cima dos bolos, vamos aguardar para ver se esse 1° flush traz mais surpresas.

(estou muito feliz!!)
253164149_1236057840233324_3212652755651393027_n.jpg
 

Dia 55 - 19/11 - Dia da colheita​


Enfim o tão esperado o dia, 55 dias após a inoculação finalmente estou colhendo os frutos!

Screenshot_1.png

Bom, o primeiro flush veio assim, cogumelos pequenos e finos, vi que bolos não rendem tanto mas pesei eles e deus mais de 20g frescos, dará uma boa dosagem para mim e minha namorada :love: .


Observações: Bom, vou finalizar este diário e deixar algumas observações sobre o meu primeiro cultivo.

Reavaliando eu acabei por pecar em vários pontos. Minha incubadora não manteve uma temperatura constante e o aquecedor de aquário não foi eficiente para mim, acredito que seja o motivo da colonização ter demorado tanto, peguei uma lâmpada de cerâmica e vejo muito mais resultado.
Na fase de frutificação não consegui um microclima adequado para os bolos, deixei muito ar entrar e isso não segurava a umidade, além disso eu só tinha feito o dunk quando aniversariei e deixei de fazer o roll, com isso o bolo não segurou a umidade também, precisei fazer um segundo dunk para dar o roll.
Meus cogus nasceram pequenos e vieram poucos, secos deram 1g, me falaram que bolos não frutificam muito mas também imagino que para bolos renderem bem o terrario tem que estar adequado.

Nos meus próximos cultivos vou me atentar a esses pontos, fiquei muito feliz de ter conseguido terminar meu primeiro cultivo, nunca tinha visto os cubensis ao vivo assim e me alegrou muito ver eles nascerem. Tirei dois carimbos para projetos futuros de cambodian.

Obrigado por acompanhar :sorriso:
 
Última edição:
Back
Top