Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de texas

Diário de cultivo completo.
Fala galera, bom vou dar minha primeira contribuição no cultivo de Texas, realmente pra quem mora em Curitiba é meio complicado por causa da variação de temperatura constante que sofremos nesta região mas vamos La. As fotos serão postadas a partir de amanha pois como não tenho maquina, deixei para emprestar perto da pinagem valeu!

Strain: Texas
Fonte:Carimbo Tiwanaku
Tek: Multi esporos
Colonização do bolo:milho de pipoca/30º constante/tempo 22 dias
Colonização das camadas de casing:5 dias/90% colonizado e 70%
Substrato:húmus700ml/fibra de coco700ml/vermiculita350ml/1colher de calcário

O milho foi esterilizados conforme tek demonstrada por nosso amigo nômade

Esterelização

- O milho(2,300Kg) foi lavado algumas vezes e deixado de molho por 24 horas em água de torneira
- foi colocado então em panela e cozido por 30min(foi adicionado casca de batata para se ter absorção de nutrientes, este item sai fora das regras básicas, é opcional)
- foi desligado a panela, tampada e deixada de um dia para o outro para absorver água
- foi retirado as cascas de batata, e o milho escorrido e lavado, deixado de molho por 12 horas em água+água sanitária
- foi lavado e escorrido novamente e foi acrescentada 1 colher de sopa de calcário, e deixado por mais 12 horas de descanso
- foi então colocado o milho nos copos, e esterilizado por 1 hora na panela de pressão, após atingir temperatura ambiente foram colocados na glove para a “FECUNDAÇÃO”hehe.

Pasteurização

Como a fibra de coco foi feita por mim, tive de pasteurizar a mesma

- depois de feito e dechavado a fibra, foi colocado ao sol para secar
- foi picado em pedaços pequenos
- foi então colocado dentro de uma fronha e esta colocada dentro de um balde
- fervi água em um panelão e adicionei dentro do balde e tampei, deixei La ate esfriar por completo e repeti este processo mais 2 vezes

Inoculação

- foi borrifado dentro da glove lysoforme misturado em água devido o produto ser muito forte e causar irritações nasais
- os copos foram limpos com álcool 70% e colocados dentro da glove
- as duas primeiras camadas de alumínio dos copos foram lacradas com fita isolante
- foi então introduzida a seringa de esporos em 4 furos eqüidistantes e colocado uma terceira camada de alumínio, esta também vedada com fita isolante

Incubação

- os copos foram para a incubadora e deixados La a temperatura constante de 30º graus
- foi feito um acompanhamento a cada 4 ou 5 dias, o micélio se desenvolveu lentamente de forma algodoada fraca e fragil no total 8 bolos colonizados sendo que um não vingou por ter entrado água no momento de esterilização na panela de pressão deixando muito úmido dentro do frasco

Obs. Reparei em um dos copos de 500ml onde o micélio se desenvolveu com melhor aparência que ao invés de “urina amarelada do fungo” um óleo transparente de cor brilhante se formou em varias partes do copo

Fazendo casing

- após limpo a cozinha e a mesa a ser utilizada, foi limpo uma bacia com álcool 70% e adicionado:
- 700ml de húmus
- 700ml de fibra de coco
- 350ml de vermiculita
- 1 colher de calcário
- uns 350 a 400 ml de água ( não me lembro da quantidade, mas a mistura ficou ótima neste item)
- após tudo misturado foi levado em consideração se ficou uma mistura bem solta sem ter problemas decorrentes da compactação do substrato, a fibra de coco ajudou muito nesta etapa, deixando um material bem solto e aerado
- colocado em copos feitos por mim de garrafas de conhaque e vinho, para aproveitar espaço e esterilizados por 1 hora, foi deixado de um dia para o outro e repeti o processo

Como tinha muito micélio a disposição fiz meio a meio de micélio colonizado e substrato

Montando as Marmitas

- as marmitas utilizadas foram de 1Kg de forma retangular
- foram apenas limpas com lysoforme e colocadas dentro da glove(total 4 marmitas de 1 Kg cada)
- para se fazer as duas primeiras marmitas, tirei o micélio do copo dentro de um saco ziplock desmanchei o milho acrescentei o substrato e misturei tudo, depois foi colocado dentro das marmitas com espaço para a segunda camada foram lacrados com a própria tampa e colocados para incubar
- as outras duas foram feitas com uma camada de substrato, uma camada de micélio uns 3cm mais ou menos e outra camada de substrato, foi levado para a incubadora e deixados la por 5 dias a temperatura constante
- foi então misturado vermiculita com calcário fervido em uma cumbuca de alumínio e deixado ferver ate atingir a umidade necessária, após esfriada foi então adicionado sobre o casing e colocados no freezer por 3 horas

Obs. O milho misturado junto com o substrato apresentou uma colonização muito mais rápida uns 90% já colonizado, os feitos com camadas estavam 70% mais ou menos. Após varias discussões sobre colocar ou não uma camada com nutrientes no casing no caso “húmus” foi notado um crescimento revigorante do micélio, de um branco brilhante intenso e de rápida colonização, vamos ver no decorrer dos flash como se comporta esta mistura em relação a contaminação e umidade.

Frutificação

Ocorreram mudanças no terrario depois do ultimo post que fiz, após alguns transtornos ocorridos principalmente por cobweb, instalei um exaustor dentro utilizando um coller de computador vou postar as fotos amanha.

- os casing foram colocados no terrario dia 09/11
- a temperatura estava em torno de 22º graus constante até ontem dia 16/11 quando em curitiba mais uma vez fez inverno no meio do verão
- umidade excelente com as paredes sempre úmidas
- um exaustor é ligado a cada 3 horas por 2 minutos para retirar o ar parado no fundo do terrario evitando acumulo de Co2 e ataques de cobweb
- pelo menos 1 vez por dia dou uma borrifada de água+h2o2

OBS. foi observado que o exaustor não teve influencia no fator perda de umidade, tendo em vista que foi colocado 4 camadas de filtro soltando ar suficiente e não em demasia, mantendo assim a umidade do mesmo


Dia 17 de novembro a temperatura caiu neste domingo e acredito estar em torno de 17º graus dentro do terrario hoje, e este parâmetro devera ser corrigido ainda hoje para não ocorrer transtornos na etapa pinagem, a preocupação é se atrasar pode ocorrer perda de humidade do húmus prejudicando o primeiro flash.

Estou esperando que as primórdias apareçam por quarta ou quinta feira se a temperatura ajudar, por causa da adição de calcário na vermiculita, não apareceu sinal de micélio na superfície, acredito que o micélio não colonize algo tão alcalino e esta é , minha duvida, no demais esta indo conforme o esperado, como não tenho maquina fotográfica consegui emprestar uma para amanha e postarei fotos do resto do cultivo no demais abraços e atualizarei valeu.

NÃO ESTOU CONSEGUINDO ANEXAR AS FOTOS, DIZ QUE ESTE USUARIO NÃO TEM PRIVILÉGIOS PARA FAZER ESTA OPERAÇÃO:confused::(:eek::D
 
Salve, hemerson

Muita gente está tendo problemas com fotos. Em último caso coloque-as em um album, do próprio CM, e indique o link.

Boa sorte com o cultivo.
 
Pois é agora ta começando a me preocupar, ja são 13 dias e nenhum sinal hoje pela manha dei um choque mecanico de leve, e fiz algumas valas nos casing, dentro deles estas umido e não irei dunkar ainda a temp chegou a 17 graus esta madrugada e por falta de espaço não tem como colocar uma garrafa com aquecedor, to tentando descobrir como faço para compactar ou sei la diminuir o tamanho das fotos pra vocês darem uma olhada mais ta dificil, de qualquer forma comprei umas folhas de isopor e ontem fiz uma camara de micro clima fiz uma caixa grande de folhas de isopor colada com silicone e dentro dela uma garrafa de refri de 2litros com um aquecedor dentro para criar um clima de uns 27 graus como se fosse uma estufa, dentro dela irei colocar o terrario acredito que deva manter a uns 22 a 23 graus dentro do terrario independente da temperatura do lado de fora no demais vou atualizando bele!
 
Calma. Treze dias esperando pelos pins não é motivo para desespero.
 
Fala moçada, pois é galera, na ultima sexta feira preocupado com a evolução dos casing fiz dois ajustes:
-fiz varias valas com o cabo do garfo previamente esterelizado em diagonal mais ou menos 2 ou 3 centimetros, acretido que ajudou, para troca gasosa e a oxigenação dos casing
-comprei 5 folhas de isopor e fiz uma caixa colada e selada com silicone, dentro dela coloquei o terrario, uma garrafa pet de 2Litros e dentro desta um aquecedor de 15wats, atemperatura se manteve minima de 21 graus constante durante noite, madrugada e pela manha, durante a tarde chega no maximo a 26 graus em dois dias ocorreu uma evolução do micélio para cima da vermiculita se tornando um micélio mais agrecivo com varios filamentos dispostos para cima(esta camara tem como pro, aumentar o espaço dentro do terrario, pois o sistema de aquecimento fica do lado de fora, como se cria um micro clima envolta do terrario as paredes não ficam embaçadas dificultando a visão, e saiu muito barato), hoje pela manha ja estava aguardando pins e la estavam os danados no total 6, acredito vir muito mais ate de tarde, hoje eles estavam la, com sono querendo despertar, timidos e com chapéu bem escuros, verdadeiros jovens surgindo neste mundo para trazer magia, conhecimento e iluminação, como se cada um tivesse uma missão o de DESPERTAR, estou mandando algumas fotos desatualizadas do cultivo, as primeiras pois finalmente consegui anexar, amanha postarei fotos das primordias, e da camara de micro clima(estufa) valeu e espero contribuir mais com o desenvolvimento desde cultivo.

É infelizmente só consegui anexar duas fotos depois da uma mensagem de erro sei la qoe acontece
Imagem 075.jpgImagem 076.jpg
 
Atualizando, hoje pela manha contem 26 pins em dois casing, os outros dois o micélio continua se desenvolvendo sobre a vermiculita, tirei algumas fotos mais não da pra ver ainda os cogus tem uma coloração bem escura o chapéu e a maq não registra, acredito que ate amanha ja consigo tirar algumas fotos o problema é anexar elas aqui no diario valeu.
 
Bom dia galera pois é ate agora são 54 primórdias em dois casing e os outros dois, um começou a pinar hoje e o outro ainda esta se desenvolvendo, pena não dar para colocar fotos pra quem é do teonanacatl la tem as fotos, o curioso é que os pins de um casing são cor caramelo, e do outro casing são bem escuros, sei la hehe, acho que não vão crescer muito uma caracteristica do texas mais em compensação vai render em quantidade, um abraço e de vez em quando vou tentando anexar fotos bele.
 
Ai, consegui dar um jeito nas fotos valeu!
indisp.png


Fala !!!Então simplesmente maravilhoso este cultivo de texas, eles cresceram eficaram maravilhosos ai vão as fotos
indisp.png
 
Última edição por um moderador:
Hemersã.....Hemersã......

Mas que coisa linda meu irmão, de estufar a alma de alegria mesmo !

Parabéns pelo trabalho de sucesso !

Super vibes !
 
Back
Top