iai galera da mente arreganhada! vou tentar postar meu primeiro diario de cultivo, sendo este o meu segundo cultivo, o primeiro superou minhas espectativas,muitos frutos, mas ñ pude posta-lo como diario de cultivo por inexperiencia, falta de anotaçoes,etc.
materiais:
9 recipientes de vidro
potinho de exame com pazinha(relativamente esterilizado com pinho sol depois alcool70)
papel aluminio
guardanapo de papel
linha 10(enrolei umas 7 voltas na boca dos recipientes de vidro apos a esterilização)
alcool 70
pinho sol com alcool(acho q é novo mata 99,9 kkkk...)
água mineral
fita adesiva transparente grossa(para lacrar os copos apos a esterilização, por cima da linha 10)
fita micropore grossa(pra ñ rasgar o papel aluminio na hora de inocular e "tampar" apos a inoculação)
esporos 3/4 de um peq carimbo
composição dos bolos:
50% vermiculita
25% milho(tipo quirela grossa)
10% alpiste
10% aveia
5% galhos e sementes de maryjane
(% medidas aproximadas)
usei os proprios recipientes pra calcular
coloquei tudo em uma bacia com bastante agua torneiral,apos 20 minutos, escoei a agua com um pano
coloquei uma fina camada de vermiculita seca no fundo e encima dos bolos,tampei com papel aluminio sem lacrar ,cortei dois pedaços de guardanapo de pano no formato do fundo da panela e coloquei no fundo da panela de pressão é claro, com os retalhos escorei os copos,coloquei agua ate na metade da altura do copo menor, foram necessarias 3 paneladas para esterilizar os 9 copos
esterilização- 07-12-2011
inoculação-08-12-2011
coloquei 52 ml de agua mineral no potinho de exame e raspei os esporos com a pazinha
recipientes grandes inoculei 8ml divididos em 4 pontos diferentes do bolo
recipientes pequenos inoculei 4ml divididos em 4 pontos diferentes do bolo
borrifei bastante alcool dentro de uma caixa de papelão ontem, onde hoje guardei os bolos com uma garrafa d'agua!
agora é ter paciencia e boas vibrações né:question::!:
materiais:
9 recipientes de vidro
potinho de exame com pazinha(relativamente esterilizado com pinho sol depois alcool70)
papel aluminio
guardanapo de papel
linha 10(enrolei umas 7 voltas na boca dos recipientes de vidro apos a esterilização)
alcool 70
pinho sol com alcool(acho q é novo mata 99,9 kkkk...)
água mineral
fita adesiva transparente grossa(para lacrar os copos apos a esterilização, por cima da linha 10)
fita micropore grossa(pra ñ rasgar o papel aluminio na hora de inocular e "tampar" apos a inoculação)
esporos 3/4 de um peq carimbo
composição dos bolos:
50% vermiculita
25% milho(tipo quirela grossa)
10% alpiste
10% aveia
5% galhos e sementes de maryjane
(% medidas aproximadas)
usei os proprios recipientes pra calcular
coloquei tudo em uma bacia com bastante agua torneiral,apos 20 minutos, escoei a agua com um pano
coloquei uma fina camada de vermiculita seca no fundo e encima dos bolos,tampei com papel aluminio sem lacrar ,cortei dois pedaços de guardanapo de pano no formato do fundo da panela e coloquei no fundo da panela de pressão é claro, com os retalhos escorei os copos,coloquei agua ate na metade da altura do copo menor, foram necessarias 3 paneladas para esterilizar os 9 copos
esterilização- 07-12-2011
inoculação-08-12-2011
coloquei 52 ml de agua mineral no potinho de exame e raspei os esporos com a pazinha
recipientes grandes inoculei 8ml divididos em 4 pontos diferentes do bolo
recipientes pequenos inoculei 4ml divididos em 4 pontos diferentes do bolo
borrifei bastante alcool dentro de uma caixa de papelão ontem, onde hoje guardei os bolos com uma garrafa d'agua!
agora é ter paciencia e boas vibrações né:question::!: