Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Cultivo de bolos de arroz integral

Muito bom! Excelente material para quem possui dificuldade em encontrar vermiculita! ;)
 
  • Bolos
Poderás simplesmente fazer um dunk & roll com vermiculite e frutificar o bolo.

Eu já tentei frutificar bolos só de arroz integral e tive muita dificuldade.
 
posso fazer em copos comuns e tampar só com folhas de aluminio? caso não, onde posso comprar estes frascos?
 
Obrigado @Cosmik , eu ia usar copos de requeijao, também possuo os de whisky, . Mas a minha preocupação é com a tampa, e pelo visto esses frascos com boca reta sao dificeis de conseguir, queria saber se as folhas de aluminio sao tao eficientes quanto.
 
queria saber se as folhas de aluminio sao tao eficientes quanto.


São eficientes, mas muito frágeis também. Use uma boa fita isolante para evitar qualquer contaminação.
Para inspirações de como fazer, dê uma olhada nos diários de cultivos. Por aqui o pessoal usa bastante esses copos de whisky ou requeijão.
 
No tutorial do @Cygnus X 1 em https://teonanacatl.org/threads/pf-tek-para-brasileiros.18/ ele explica direitinho como usar o papel aluminio.

Cygnus X 1 @ PF Tek para Brasileiros disse:
Para fazer a tampa de alumínio, a ideia é existir uma tampa permanente e outra removível, para a inoculação. Costumamos cortar três cubos de papel alumínio para cada copo, 2 folhas para a tampa que será permanente e 1 para ser retirada no momento da inoculação e recolocada rapidamente logo após o ato ser consumado. Mas este papo de inoculação e seringas já é outro departamento... Aqui é só sobre fazer bolinhos colonizáveis
 
Muito legal a idéia de um papel aluminio por cima, vou aderir a esse método vlw @Slacker . Paz!
 
Não teria como misturar mais algo para deixar o bolo mais "nutritivo" e permanecer com as mesmas propriedades por assim dizer?
Pelas minha pesquisas andei vendo q da para misturar cremogena e (ou) farinha láctea para nutrir o bolo :s. O q acham disso ?
 
Não teria como misturar mais algo para deixar o bolo mais "nutritivo" por assim dizer? Pelas minha pesquisas andei vendo q da para misturar cremogena e (ou) farinha láctea para nutrir o bolo :s. O q acham disso ?

São misturas experimentais, e acho totalmente desnecessário (dinheiro jogado fora). Deixar o bolo mais "nutritivo" não quer dizer que os cogumelos ficarão mais potentes ou irão produzir mais frutos.

Se deseja que os seus cultivos produzam mais frutos, invista em clones ou isolamentos.
 
São misturas experimentais, e acho totalmente desnecessário (dinheiro jogado fora). Deixar o bolo mais "nutritivo" não quer dizer que os cogumelos ficarão mais potentes ou irão produzir mais frutos.

Então, tava pensando em inocular 6 copos, 3 para bulk e 3 deles como bolos "experimentais" para comparar...
Mesmo assim muito obrigado pela resposta.
 
Hehe 5 dias e mostraram desenvolvimento ^^, está bem branquinho e espalhado. Minha preocupação é que, como eu usei copos de whisky, preenchí eles uns 90%! Estou arrependido e queria saber se tem algo q eu possa fazer pra ajustar, alguma ação não agressiva que melhore um pouco, ou se devo deixar como está .
 
... preenchí eles uns 90%! Estou arrependido e queria saber se tem algo q eu possa fazer pra ajustar, alguma ação não agressiva que melhore um pouco, ou se devo deixar como está .


Não é algo tão grave assim. Se não quiser que contamine, deixe como está. Abra um diário, assim podemos acompanhar melhor o seu cultivo.
 
Gostei da técnica. Agora, fiquei com uma dúvida: os cogus vão frutificar sem nenhuma adição de substrato? ex: se eu colocar os colonizados em um saco e manter a umidade os "belos" nascerão?
 
Gostei da técnica. Agora, fiquei com uma dúvida: os cogus vão frutificar sem nenhuma adição de substrato? ex: se eu colocar os colonizados em um saco e manter a umidade os "belos" nascerão?

O arroz é o substrato. Eu não te aconselho essa técnica. Nem recomendo. Se quiser iniciar, faça o PF tek básico (que usa da vermiculita, e há um bom motivo para isso). Se quiser usar só de substrato colonizado, use milho.
 
O arroz é o substrato. Eu não te aconselho essa técnica. Nem recomendo. Se quiser iniciar, faça o PF tek básico (que usa da vermiculita, e há um bom motivo para isso). Se quiser usar só de substrato colonizado, use milho.

Valeu a dica, Tupy. Também acredito no maior sucesso com a vermiculita, pela relação dos fungos com os minerais. A técnica PF tek me atendeu muito bem na ultima colheita mágica ;)
 
Back
Top