Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo #1: PF TEK - Strain Australian

Diário de cultivo completo.
Caros amigos, depois de pesquisar muito e acompanhar de perto vários cultivos de vocês, venho humildemente compartilhar minhas primeiras experiências com o cultivo do cubensis.

Esse é o mais simples de minha série de primeiros cultivos, onde estou explorando a maioria das TEK que encontrei por aqui.

STRAIN: AUSTRALIAN
PROCEDÊNCIA: Carimbo de esporos vindo de uma amiga.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não​

Método de preparação e esterilização do substrato:
Transformei arroz integral orgânico em farinha média utilizando o liquidificador, atentando para não bater demais para garantir que o substrato tivesse menor chance de se compactar.
Em uma bacia limpa com alcool 70 misturei a vermiculita com a água, assim que a mistura se mostrou homogênea adicionei a FAI testei o ponto de hidratação da mistura, onde duas gotas d'agua caiam quando eu comprimia o substrato com o máximo de minha força.

Feito isso o substrato foi colocado em copos de vidro de 200ml, recebendo a primeira camada de papel laminado que foi presa ao copo utilizando fita isolante. Após colocar uma segunda camada de papel isolante, apertada de forma bem rente ao entorno do recipiente, todos os vidros foram levados a PP por 1h30min, iniciando com agua a 2/3 da altura dos copos e com um pano de prato limpo colocado no fundo da panela para evitar trincamentos.

Por falta de tempo assim que a panela perdeu a pressão ela foi levada a geladeira por 4h30min, e finalmente repousando mais 2h em temperatura ambiente para estabilizar e regular o calor em toda a panela.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 22 / 04 / 2017
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida

GloverBox?
(X) Sim ( ) Não​

O preparo do ambiente foi feito em duas etapas, inicialmente o banheiro de meu quarto teve possíveis fontes de contaminantes retiradas do mesmo (escovas de dente, pente, produtos pessoais, etc.) e foi limpo com uma mistura de agua e agua sanitária do chão até o teto, deixei o ambiente fechado por 2h. Após isso, já de banho tomado e devidamente equipado de luvas, touca, mascara e afins, iniciei uma segunda limpeza com álcool 70.

Ainda com o ambiente saturado de alcool fui trazendo todos os materiais envolvidos na inoculação, todos préviamente limpos com alcool 70, onde foram limpos novamente, inclusive meu Glovebroxa.

Sumemo, Glovebroxa™ feito com uma caixa de papelão, muito papel laminado e dois toques de sazon.

101442-dbdc307fb251d47d9afd024207a4d07c.jpg
Utilizando uma vela para flambar a agulha entre um bolo e outro, os copos foram inoculados dentro do glovebroxa o mais rapidamente possível em quatro furos equidistantes entre si próximos a borda do copo. Os buracos feitos pela agulha foram fechados com micropore.

Após finalizados os serviços os copos foram levados a uma caixa de papelão e mantidos em uma armário até o fim da colonização.​

No dia 01/05/17 tivemos o primeiro sinal de micélio!
A incubação não foi padronizada em todos os copos, 60% dos copos ainda estão entre 85 e 90% de colonização 5 dias após o primeiro copor chega a 100%.

Substrato 100% colonizado Data 13 / 05 / 17​

101443-29bbc5202e27dacb653e48106703a67c.jpg

-------------------------------------------------
TERRÁRIO
-------------------------------------------------
Garrafa Pet!
Vi um outro companheiro as utilizando como terrário e decidi aniversariar o primeiro bolo para frutificar em um desses.

Cortei a garrafa, fiz um fundo de perlita hidratada, coloquei um suporte de papel laminado e coloquei o bolo depois de 5h de dunk seguido de um roll em vermiculita seca. No lugar da tampa coloquei polyfill para facilitar a troca gasosa (ou eu deveria manter com a tampa para induzir a pinagem???) e foi isso aí.
Além disso eu cortei a parte superior para que encaixasse dentro da garrafa, fazendo com que fosse possível subir e descer a parte encaixada para ventilar o terrário de forma mais segura, mas acho que calculei mal a altura e cortei parte da garrafa para facilitar o manuseio, o que fez com que eventualmente fique apertado para fazer a ventilação com a tampa superior, enfim...

Aparentemente o ambiente tem se mantido a 100% de umidade pelas gotas que tem se formado nas paredes da garrafa.

101444-44cc39823b2982f22dc84f286d4ab086.jpg
Os outros copos eu farei em terrários diferentes e postarei no tópico com o decorrer do processo.
 

Anexos

  • glovebroxa.jpg
    glovebroxa.jpg
    169.9 KB · Visualizações: 26
  • glovebroxa.jpg
    glovebroxa.jpg
    169.9 KB · Visualizações: 22
  • IMG_20170518_190847835.jpg
    IMG_20170518_190847835.jpg
    183.9 KB · Visualizações: 27
  • IMG_20170518_190941524.jpg
    IMG_20170518_190941524.jpg
    174 KB · Visualizações: 28
Muito legal o diário e parabéns pelo andamento do cultivo! :)

Transformei arroz integral orgânico em farinha média utilizando o liquidificador, atentando para não bater demais para garantir que o substrato tivesse menor chance de se compactar.

Fazer virar farinha de arroz integral (FAI) é a ideia. Pode moer bem mesmo. O que compacta o substrato é forçar a colher pra baixo na hora de preencher os copos. Apenas coloque e deixe, não comprima para caber mais. Faço assim e é sem problemas. :)

Por falta de tempo assim que a panela perdeu a pressão ela foi levada a geladeira por 4h30min

Cacete! Sua geladeira deve ter tido quase um infarto! :lol:

No lugar da tampa coloquei polfill para facilitar a troca gasosa (ou eu deveria manter com a tampa para induzir a pinagem???) e foi isso aí.

Isso aí. A única mudança que as Pets precisam fora do tutorial básico é colocar o polfill. Em minha experiência, ele sempre assegura a umidade adequada e uma troca de gás suficiente. E isso sem precisar abanar...

Além disso eu cortei a parte superior para que encaixasse dentro da garrafa, fazendo com que fosse possível subir e descer a parte encaixada para ventilar o terrário de forma mais segura, mas acho que calculei mal a altura e cortei parte da garrafa para facilitar o manuseio, o que fez com que eventualmente fique apertado para fazer a ventilação com a tampa superior

Muito boa a ideia, prática se der certo. Assim pode fazer uma agitação no ar da garrafa sem ter que abri-la. :coffee:

Inclusive, acho que me deu até uma ideia de um novo corte de encaixe das partes superiores e inferiores, que eu faço de forma estática...
 
ATUALIZAÇÃO SOBRE CODINOME BANGU 4
Voltei a trabalhar e não estou conseguindo manter os diários em dia, não consigo dar as datas exatas dos acontecimentos.

Ele começou a pinar aproximadamente 5 dias depois do inicio de processo de frutificação. Eu ventilei a garrafa PET pelo menos duas vezes ao dia e fui acompanhando o crescimento minusciosamente, coloquei ele como decoração em um lugar bem utilizado em meu quarto, onde ele recebeu luz natural indireta.

IMG_20170527_173043937.jpg IMG_20170527_173053731.jpg

E cresceram aos poucos


IMG_20170528_213245339.jpg
Fui tirando alguns que abriam o chapéu antecipadamente sem me preocupar com esterilização.
Assim que a maioria abriu o chapéu ao mesmo tempo, colhi!
Tanta emoção que nem tirei uma foto antes de começar a colheita.
Assim que tirei o bolo do terrário me deparei com a seguinte imagem:

IMG_20170530_183311424.jpg
Tã-dã!

Contaminadíssimo, mas irei consumir tudo que ficou longe do cantinho que pegou mofo.
Irei descartar amanhã.

80% da colheita (não tenho balança)
IMG_20170530_185907909.jpg
Minhas impressões eram de que os cogumelos estavam sufocados lá dentro, alguns se batiam na parede da garrafa e pararam de crescer.
Minha esposa me ajudou a aerar ele durante alguns dias, eu só conseguia fazer pela manhã e a noite, mesmo assim sinto que faltou ar fresco, a garrafa de 2L me pareceu desconfortável para coguzinho.

E assim se encerra o ciclo de BANGU 4.

Não paramos por aí!
Há três dias atrás eu peguei um dos bolos que ainda estavam na incubadora, fiz o dunk and roll. e coloquei nesse terrário improvisado em um balde de 7,5L com fundo de perlita e fechado com filme plástico!

IMG_20170528_213335822.jpg

Não tenho humidecido o meio por achar que a perlita daria conta, deixei até a metade com água mas não parece bastar, vou começar a sprayzar agua algumas vezes por dia além de abrir buracos para possibilitar a troca de ar.
Estou deixando ele acima do meu ármario do quarto, pegando luz indireta 12h por dia, com a temperatura média de 26 a 28C.

Agora é só esperar, acho que começa a pinar amanhã ou depois.
 

Anexos

  • IMG_20170528_213245339.jpg
    IMG_20170528_213245339.jpg
    230.5 KB · Visualizações: 21
  • IMG_20170530_185907909.jpg
    IMG_20170530_185907909.jpg
    163.4 KB · Visualizações: 21
Back
Top